Sete anos depois, David Chase revela que fim levou Tony Soprano

Martha P. Nochimson conta se o mafioso morreu ou não em texto publicado na Vox

9
notas
0
likes
0
Tweets
0
Pin it
9
notas
0
likes
0
Tweets
0
pin it

Em junho de 2007, foi ao ar nos Estados Unidos o último episódio de Família Soprano. A partir daqui, a leitura deste post corre por sua conta e risco de encontrar spoilers pelo caminho, especialmente se você não assistiu à série.

A última sequência mostra Tony Soprano em um restaurante, acompanhado por Carmela e A.J., aguardando a chegada de Meadow, que está do lado de fora tentando estacionar o carro. Enquanto isso, o lugar está cheio de figuras suspeitas, criando um clima duvidoso, de que algo está prestes a acontecer. O que vem a seguir, então, é o som de alguém abrindo a porta do restaurante,  a câmera fechando em Tony e a tela ficando escura. Segundos depois, começam a rolar os créditos, deixando uma pergunta sem resposta: afinal, Tony Soprano morreu naquela noite?

Ao longo dos últimos sete anos, David Chase – o criador da série – se negou a responder esta pergunta, inclusive ficando bastante incomodado com a obsessão das pessoas em colocarem um ponto final, como se isso fosse mais importante do que a história em si, construída ao longo de seis temporadas, 86 episódios.

Até que, recentemente, em um bate-papo com a jornalista Martha P. Nochimson, ela arriscou um “Tony morreu?”A resposta veio, lacônica, após mais uma reação irritada de Chase. “Não. Ele não morreu”.

A história toda foi publicada por Martha hoje, no site Vox, que traz uma belíssima análise da obra e estilo de David Chase. A íntegra, em inglês, você confere aqui.

vox
VIA CNN
LEIA TAMBÉM
COMENTE
  • Mateus Stefens

    como assim não morreu?

  • Aline

    Como assim não morreu? Minha vida é uma mentira!

  • Likinho

    Era uma grande oportunidade de ficar calado. =X

  • RODRIGO SILVA

    Morre pra quem quer e vive pra quem quer. Ele ter morrido o torna mais icônico. Ele vivo parece piada, uma mentira. Logo, aceite que ele morreu. O fim da a entender que ele morreu, então foda-se. Se acaba como mistério é para o espectador definir o que fica mais impactante para si. Qual final, para vc, fica melhor diante do contexto da serie? O que vc esperava para o Tony?

  • Don Ramon

    Ele perdeu o tempo de piada, ficaria mais explícita se ele tivesse dito: “Ele fugiu para o México”

  • Raphael D

    Comecei a série ante-ontem e já recebeu um tapa desses na cara logo que abro site. Poxa B9, podia ter maneirado no spoiler…

    • RODRIGO SILVA

      7 anos depois, cara? Engole o choro.

    • André Monsev

      pq diabos vc abriu a notícia?

  • Alan

    Ao meu ver, esta é uma resposta que não responde coisa alguma.

    Imagino eu sendo o criador da série, querendo que o público interprete por si o que a trama conta. Perturbam-me tanto que, quando enfim eu estourar e responder, vou ficar irritado e retrucar ironicamente. Isto acontece no dia a dia, é algo cotidiano ver este tipo de reação.

    Exemplo: Eu lavando o carro, aí chega alguém e diz “Fulano, cê tá lavando o carro?”, arqueio as sobrancelhas e falo enfaticamente “Não, não! Tô treinando ele pra brincar de caçar o sabonete na banheira do Gugu!”.

    Ah, vá, né!? Posso até estar assumindo o estado de negação aqui, mas pra mim o David Chase cansou dessa palhaçada de perguntinha toda hora e tá tacando o foda-se! Só pra ver o mundo pegar fogo, claro.