Um marcador inteligente que tuíta para lembra-lo de voltar a ler

Se você deixar a leitura de lado por mais de uma semana, o perfil do escritor aparece no seu Twitter para convidá-lo a retornar para as páginas do impresso

3
notas
0
likes
0
Tweets
0
Pin it
3
notas
0
likes
0
Tweets
0
pin it

Ainda que eu goste muito de ler, conseguir parar com um livro na mão e ler por horas a fio tem se tornado uma tarefa cada vez mais difícil. No meio da leitura, pisca o celular com uma mensagem, toca um app social, apita uma novidade e eu acabo sendo levada para fora da minha leitura. Meus momentos de microtédio em filas e salas de espera, ao invés de serem preenchidos com algumas boas páginas de leitura, acabaram sendo sugados por uma rolagem infinita de postagens das minhas timelines sociais.

Provavelmente observando esse comportamento, a Penguin Companhia das Letras lançou o Tweet for a Read, um marcador inteligente que é capaz de perceber quando você deixou seu livro de lado por muito tempo, e que te avisa via Twitter, te convidando a voltar onde você tinha parado naquela leitura.

A criação da agência Mood inseriu nesse marcador um sensor de luz, um timer e um nano computador com Wi-Fi, permitindo que ele detecte se você passar mais de uma semana sem abrir o livro. Se isso acontecer, o autor da obra te envia um tuíte dando aquele puxão de orelha incentivo para você retomar a história.

Para mim, parece a associação perfeita para trazer leitores do digital para o mundo de papel, e certamente funciona como um bom ‘alarme’ para se delongar demais para encerrar uma história. Até eu preciso de um desses com urgência, para me lembrar de deixar as redes sociais de lado um tantinho e me perder nas páginas de bons livros.

tweet-for-a-read
LEIA TAMBÉM
COMENTE
  • Esley Henrique

    Muito bacana a ideia!
    Senti que a narração não emplacou bem. Queria ser poética e informativa, mas acabou ficando estranha.

  • https://www.facebook.com/margosguedes Marcos Guedes

    Acho que o “puxão de orelha” deveria ser em menos tempo (tipo três dias) e ter na versão mensagem pelo facebook.

  • Fabiola Luz

    Demais! Preciso de uns desses na minha coleção. Saramago será o 1º de muitos!!