Fechar [X]

Fotógrafo transforma fenômenos naturais em arte

Fabian Oefner revela o lado poético da ciência em imagens de tirar o fôlego

1
notas
0
likes
0
Tweets
0
Pin it
1
notas
0
likes
0
Tweets
0
pin it

Fabian Oefner é um fotógrafo suíço que circula pelos campos da ciência e arte para capturar, de maneira poética, fenômenos naturais que fazem parte do nosso cotidiano, como ondas sonoras e força centrípeta. Segundo ele, às vezes é preciso “parar por um momento e apreciar a mágica que nos cerca constantemente”. E disso ele parece entender muito bem, já que as imagens são de tirar o fôlego.

Já tem um tempinho que eu tenho acompanhado o trabalho de Oefner e confesso que, a cada novo projeto, fico ainda mais encantada. No ano passado, ele participou de uma das edições do TED, onde mostrou e falou um pouco sobre o que faz e como faz. Utilizando diferentes materiais, ele consegue criar uma representação visual de algo que normalmente não é visível.

Uma de minhas séries favoritas é Dancing Colors, em que ele aplicou uma camada plástica sobre um alto-falante e, sobre ela, centenas de cristais coloridos. De acordo com a vibração causada pelo som, os cristais pulavam, ou melhor, dançavam, criando um colorido balé que variava de acordo com a frequência, timbre e volume.

Outro projeto incrível é Millefiori, em que as imagens são criadas com ferrofluído. Este líquido tem uma propriedade magnética, graças às milhões de nano partículas de ferro contidas em sua fórmula. Quando colocado em um campo magnético, as partículas do ferrofluído se reorganizam em função da atração e repulsão do ferro, formando diferentes desenhos.

Para este post, tive a dura tarefa de selecionar algumas imagens dos projetos do fotógrafo, já que cada uma é mais incrível do que a outra. A dica é separar um tempo para explorar o site de Oefner para, realmente, “apreciar a mágica que nos cerca”.

fabian fabian1 fabian2 fabian3 fabian4

LEIA TAMBÉM
COMENTE
  • Henrique Oliveira

    Muito bom o trabalho do cara, enxergar arte em atividades cotidianas!