Braincast 113 – Vai ter Copa?

Entre política, mídia e protestos, deu até tempo de falar de futebol

59
notas
0
likes
0
Tweets
0
Pin it
59
notas
0
likes
0
Tweets
0
pin it

Entramos na principal debate brasileiro da atualidade e nos perguntamos se é bom negócio sediar uma Copa do Mundo. No Braincast 113, discutimos as brigas políticas, o pessimismo da mídia, o superfaturamento, os protestos, turismo, a falta de estrutura, as exigências da FIFA, e toda sorte de conversa de elevador dos últimos meses.

Também sobrou tempo para Carlos Merigo, Cris Dias, Luiz Yassuda e Guga Mafra falarem de futebol, com suas previsões e memórias da Copa da vida de cada um.

Faça o download ou dê o play abaixo:

> 01m20 Comentando os Comentários

> 12m55 Pauta principal
> 1h08m00 Qual é a Boa? – qualeaboadobraincast.tumblr.com

========

Workshop9

Workshop9

Há quantos anos ouvimos que “esse é o ano das mídias sociais no Brasil”? Só que a tecnologia continua avançando, as pessoas mudam junto e as marcas ficam perdidas perseguindo a próxima grande novidade.

Este workshop irá mostrar como usar redes sociais como plataforma para gerar resultados de negócio para marcas, sob uma nova lente que este mercado vive há poucos anos: as redes sociais agora são mídia de massa. Mais do que “falar com os influenciadores” vamos encarar cada pessoa como um influenciador para seu grupo de amigos, com as marcas contando as histórias certas para cada uma destas pessoas.

>> INSCREVA-SE!

========

Qual é a Boa? em vídeo!

========

Críticas, elogios, sugestões para [email protected] ou no facebook.com/brainstorm9.
Feed: feeds.feedburner.com/braincastmp3 / Adicione no iTunes

Quer ouvir no seu smartphone via stream? Baixe o app do Soundcloud.

OUÇA TAMBÉM
COMENTE
  • Ale Rosenbaum

    Como sempre, um excelente programa, parabéns! Porem saudades do Saulo… Abraços e parabéns pelo trabalho xD

  • Bruno Cavalher

    poxa cade o Saulo?

  • Thomas

    #voltasaulo

    • http://www.colosseo.com.br saulomileti

      Tiveram a cara de pau de falar de futebol sem mim!

  • Arthur Rosberg

    Ué, cadê o podcast que rende a semana toda? Braincasts de menos de duas horas… Ótimo trabalho!

  • Evandro de Freitas

    Bolão pra ver quem vai indicar o Her a semana que vem.

  • gandralf

    Talvez a entrevista que o Juca deu no Roda Viva seja um excelente complemento ao assunto. Não tenho certeza pois vou ouvir o cast só amanhã.

    De qualquer forma, fica aqui o link: https://www.youtube.com/watch?v=4CKIyFNiBXI

    • Antonio Marcelino

      Em qual desses 90 minutos ele fala da Copa? Detesto ouvir esse homem, por favor alguém dá um highlight ai

      • jonatascd

        O primeiro bloco deve te bastar, nesse caso. ;)

  • Glauber

    Pouco mais de uma hora de propaganda disfarçada de “análise” sociológica baseada no “o mundo inteiro é ruim, corrupto, incompetente em gestão e por isso o governo federal brasileiro está perdoado de todas suas malfeitorias!” ou em outra análise: “a culpa é do governo estadual e municipal, o federal é bonzinho e está do lado do povo!” Risos.

    Vocês falam de estádio e futebol como se fossem coisas relevantes e não, são totalmente inúteis para a maior parte da população. Só servem para enriquecer entidades duvidosas, alguns empresários, alguns jogadores e alguns dirigentes – boa parte deles corruptos. Em países desenvolvidos o esporte é usado de uma forma a construir e não a alienar, como o é usado por aqui. Só para dar um exemplo educacional, foram criadas “filiais” da Usp e Unifesp nas periferias. Resultado: todas abandonadas e com um péssimo ensino. Investimentos importantes em lugares afastados são negligenciados. É como se eles quisessem que dali só saia mão de obra barata entretedida e não educada ou revoltada com o abandono diário que sofrem.

    Mas não estranha vocês defenderem o governo, pois já fizerem merchan do Enem e com certeza tem algum tipo de ligação com agentes governamentais ou funcionários públicos na família ou recebem dinheiro diretamente pela propaganda ou fazem trabalhos para a Fifa – que justifica a Copa para quem recebeu o job. O dinheiro arranja argumentos contra o indefensável.

    E quanta ingenuidade de vocês acharem que “a conta já está paga”… Gezuis, não é possível que tanta ignorância política seja de graça.

    Quero ver qual parte do texto vocês vão ironizar para justificarem suas falácias. Abraços. =)

    P.s.: Saulo é o único que tem uma boa visão política no programa (não me refiro a esquerda ou direita, que no Brasil são a mesma coisa) Fez falta.

    • DrunkCharmander

      Realizei meu sonho de criança que era entrar na faculdade de engenharia aeroespacial com o ENEM, beijinho no ombro prá você…

      • http://marcoreis.net/ Marco A. S. Reis

        Cara, vai passear em uma escola pública. E pergunta para um formando se ele sabe alguma fórmula de física.
        Se realmente está achando que você faz parte da média, parece-me que está ligeiramente enganado.
        Quando alunos sabem o que é um Gripen? Vai olhar o PISA, procure por um país chamado Brasil.
        Pé no chão, vamos tentar melhorar a educação. Não vi nenhum motivo para comemorar. Pelo contrário, é desesperador. Já dei aula para mais de 1500 pessoas. Desses, eu não contrataria 15 para trabalhar comigo. O resto só queria o diploma, usando inclusive de métodos questionáveis para chegar lá.
        Ou será que 10% do pib vai resolver isso?

        • Renato Santos

          “Desses, eu não contrataria 15 para trabalhar comigo” – Cara, infelizmente vejo isso também por aqui em BH. Pra a maioria dos universitário da minha faculdade, universidade é referencia de liberdade dos pais, maconha e bebida. Pronto.

          Dificilmente alguém abandona uma baladinha ou assistir futebol pra ler um livro ou aprender alguma coisa nova. A galera não está nem aí pra estudo.

          De que adianta uma sociedade de diplomados que não sabem nem pra onde ir depois de formados???

  • DrunkCharmander

    E ai? Gostei bastante do cast, que trouxe pontos positivos e negativos sobre o evento, e perspectivas de outros países menos e mais desenvolvidos que o nosso com relação ao legado do mesmo, assunto que é retumbantemente negligenciado pela mídia em geral, que prega já a alguns anos um país em colapso no ano seguinte.

    É muito difícil achar hoje equilíbrio em vários assuntos no Brasil, tudo está sendo polarizado num movimento burro, maléfico e idiotizante, é uma praga que se espalha na nossa sociedade, temos muitos haters, poucos cidadãos e quase nenhum político.

    Também acho, como um de vocês apontou, um absurdo alguém comprar CNH, fazer cambalacho na nota, depositar dinheiro em campanha política para trocar por favores depois, conseguir contrato comercial pagando bola, transferir ponto da carteira, pisar na cabeça de colegas de trabalho para ganhar qualquer trocado a mais ou simplesmente para alimentar o próprio ego e manter numa cara de pau incrível um discurso “político é tudo ladrão”, “imposto é roubo”, “joguem uma bomba em brasília”, etc. etc. Abomino gente hipócrita.

    Infelizmente, já me deparei várias vezes na internet e pessoalmente com pessoas não só torcendo contra o Brasil na copa, mas inclusive torcendo para que a argentina a ganhe, isso é mais deprimente para mim, que amo tanto este país, do que quando ouvi de um amigo no trabalho, anos atrás, que torceria pela argentina porque tinha o Tevez no time (sendo nós dois corinthianos).

    Me parece que razões partidárias difusas de fundo os movem a isso. Da minha parte, se alguém de amarelo estiver jogando bolinha de gude na rua, tem minha torcida, inclusive convidei minha família e um amigo estrangeiro para assistir os jogos aqui em casa. Ainda hoje devo buscar os fogos de artifício.

    É realmente assustadora a capacidade cegante que o ódio tem, uma frase da personagem “Tauriel” que ouvi mais de um ano atrás em “O Hobbit”, até agora lateja em minha mente quando leio ou escuto pessoas cegas de ódio, por qualquer motivo, seja partidário, religioso, anti-religioso, de classe ou cor: “Quando permitimos que o ódio se tornasse mais forte do que nós?”

    Eu estou trabalhando e estudando para ajudar a construir um Brasil melhor não para mim (pois sei, diferente de muitos, que um país demora décadas, senão séculos, para amadurecer), mas talvez para nossos netos, quem sabe? Só espero deixá-lo nas mãos de pessoas com coração mais limpo, para que continuem este trabalho.

    • http://marcoreis.net/ Marco A. S. Reis

      Um dia depois de acabar a copa, o que de fato mudará no Brasil?
      Não tem relação com ódio, apenas pragmatismo. Você é que está polarizando a situação. Tem vários outros lados.
      Eu questiono a necessidade da copa, mas ela vai acontecer e para mim não faz nenhuma diferença. O custo de 40 bi é pequeno, diria que até barato.
      Em que momento vamos discutir questões mais relevantes? Um dos problemas graves encontrados foi a escassez de engenheiros. Isso é probema. Se vai ter ou não copa, isso é irrelevante.

      • DrunkCharmander

        Respeito sua opinião, mas: Não é 40Bi, é 28Bi, dos quais 8Bi é em estádio, sendo que parte é financiado e deve ser pago em até 20 anos, dito isso, Belo Monte sozinha custou 30Bi…

    • Glauber

      Vai lá dizer pra um tigre asiático se eles querem esperar centenas de anos pra construir uma identidade. haha

      Ou melhor, vai aqui na América do Sul e pergunta pro Chile, pro Uruguai, pro Peru ou até mesmo pra Argentina, se eles querem esperar alguma coisa.

      Bem coisa de terra do nunca mesmo essa espera eterna do que não vai acontecer.

      • DrunkCharmander

        Sejamos realistas, a constituição americana tem 227 anos, a nossa não tem 25 anos, eu sou mais velho que minha constituição… E crescimento vertiginoso em nações populosas nunca significou melhora direta em IDH, mortalidade infantil, universalização do ensino, saneamento, etc. etc.

        • Glauber

          Uma rápida pesquisa mostra que nenhum dos quatro tigres tem nações populosas. Também pensava que Índia e China faziam parte.

          Outra rápida pesquisa mostra que já tivemos diversas constituições, nenhuma delas particulamente duradoura ou eficiente. Só a atual de 1988 tem mais de 80 emendas…

          • DrunkCharmander

            Não tem problema emendar, que algum dia haja vontade política para as reformas que precisamos… HAAAAAAAJA CORAÇÃAAAAAO que a hora tá chegando!

      • KMG

        Cara sério que você falou isso? você sabe quantos anos existem os países “tigres asiáticos que você diz”?.
        Você aprendeu a ler com quantos anos? com 1 ano? acredito que levou mais tempo para aprender como quase todo mundo. Imagina um pais para evoluir.

        faça um exercício simples. veja seu grau de instrução e compare com seus avós.

        é fácil falar “mas o Japão blá blá blá”…
        se você frequentou a escola deve lembrar que o Japão na última guerra estava de que lado? e hoje? qual o lado dele? e pode acreditar que quando as bombas explodiram lá ninguém estava comemorando a decisão deles.

        isso é um pequeno exemplo da evolução que os países tem que passar para crescer e o Brasil graças a Deus está evoluindo devagar mas está.

        quer ajudar o Brasil? vai estudar! análise seus candidatos e vote no que você acha melhor, isso é democracia.

        “Terra do nunca” e você acreditar que tudo pode ser feito do dia pra noite. porque se você vai levar uma vida inteira para evoluir. agora imagina um pais.

        Nosso pais realmente é cheio de problemas e temos que evoluir muito e não ser com esses seu pensamento. E sim trabalhando, dando a cara a tapa para fazer a diferença como essa galera do B9.

        Minha mãe que é professora da rede pública que já educou de pedreiro a deputado sempre fala.
        “Brasil muito dinheiro e pouca cultura.”
        e pouca cultura é do mais pobre a muita gente rica que acha bonito fazer compras em Miami.

        Parabéns pessoal do B9. Ótimo Cast

        • Glauber

          Esse vídeo te responde bem:

          • KMG

            Esse é seu estudo Glauber?

            Cara sou formado em comunicação, tenho MBA em MKT pela FGV. Sou sócio de uma agência de publicidade.
            Já trabalhei com inúmeras contas públicas e privadas.
            Não acredite em tudo que está na internet.
            Como já falei olhe a história dos países desenvolvidos e o tempo de evolução e compare com a nossa.

            Só mais um exemplo:
            você sabia que se você andar nas ruas da França vai se deparar com prédios históricos antigos com algumas janelas fechadas com cimento.
            sabe por que?

            porque em uma época da historia econômica deles decidiram que quem tinha mais dinheiro deveria pagar mais impostos e uma forma de saber era pela quantidade de janelas nas casas.
            O que os mais ricos faziam para não pagar imposto?

            diminuíam as janelas.

            Você já imaginou isso aqui no Brasil?

            Cara tentativa e erro. nunca seremos grandes vendo videos como esse que você postou.

            Volto a repetir saia da sua terra do nunca e vá estudar.

          • DrunkCharmander

            Calma jovem, também estou ansioso por causa do jogo, mas o rapaz só está argumentando, já já começa…

          • Glauber

            Mas aqui as janelas já são feitas para os ricos não terem que diminuir, já que pagam menos impostos que os pobres proporcionalmente.

            Outro vídeo bem interessante que comprova o que aconteceu no jogo de ontem:

          • Glauber

            Encerro aqui minha participação. =p

          • Guilherme Barreiro

            E vc acredita no Kajuru?

            Sabe de nada, inocente!

        • Luiz Eduardo Martins

          e oq adianta a gente votar certo, se metade do pais é Ignorante e só vota no PT?, dai não adianta mta coisa a gente votar certo.

  • http://marcoreis.net/ Marco A. S. Reis

    Brasil e Canadá não têm nada em comum. Sequer o fato de ter um estádio construído sem nenhuma necessidade. Um amigo que mora em Quebec me falou que lá também tem corrupção. Vamos pensar um pouco.
    Qual a escala entre Brasil e NY? Quantas pessoas chegam ao mesmo tempo? Em BSB, quando chegam 4 aviões juntos, você vai passar 2 horas esperando. Pronto.

    O estádio de Brasília, que custou 1,5 bi, servirá a times de 3a divisão. E já está alagando. O mesmo para o aeroporto. Foi entregue, com toda pompa e orgulho. Fui viajar e parei para olhar uma placa. Olhando mais de perto, percebi que a placa está amarrada com arames. E alagou também.

    Chegamos ao extremo de europeu reclamando do preço no Brasil. Eu moro aqui, não ganho em euro e também reclamo.

    Talvez a maior diferença é que nesses países eles já fizeram tudo, poderia jogar dinheiro fora com copa e olimpíada. A gente não tem nada mais importante? Os buracos na minha rua continuam iguais. Qual vai ser realmente a vantagem de ter a copa? Um dia depois de acabar, o que vai mudar na nossa vida?

    Quem protestar vai ser julgado por terrorismo? Democracia? Tivemos que pedir ao STF o direito de protestar? O que é isso, gente?

    Mostramos para o mundo a desorganização e improviso que vivemos no cotidiano. E não é bonito.

    • Glauber

      Pois é.

      “Ah, mais no Canadá construiram um estádio e abandonaram.”

      “Ah, mais na Alemanha construiram um estádio do zero.”

      “Ah, mais nos EUA cresce mato dentro do estádio.”

      “Ah, mais na Grécia o povo que não queria.”

      Como se a comparação com esses países de alto desenvolvimento fosse válida.

      • Antonio Marcelino

        Alto desenvolvimento? Grécia e Estados Unidos cara? Em que século você vive? EUA é rico, sim, mas daí o Brasil também é. E o racismo e a desigualdade deles são tão cruéis e desumanos quanto aqui, em certos casos pior.

        • Glauber

          Vivo no século onde se tem dados onde se comprovam isso.

          Mas claro, se você quiser viver na fantasia onde Brasil é melhor que EUA ou Grécia ou qualquer outro IDH elevado, fique a vontade.

          Ah, só mais uma coisinha, pesquise mais sobre racismo e desigualdade no Brasil…

          • Glauber

            *onde se tem dados que comprovam isso.

  • Antonio Marcelino

    Ainda não ouvi o episódio, imagino e espero que esteja excelente e sincero, porque sei que vocês têm coragem para abordar um tema cabeludo desses. Aproveitando que nos comentários daqui já pipocou pelo menos um comentário acusando vocês de estarem recebendo do PT (não duvido nada que depois recebem acusações de estarem recebendo do PSDB, PSB e até do PSOL e do Fora do Eixo) e levando em conta que esse ano também é ano de eleição, gostaria de sugerir que vocês fizessem um programa sobre a relação Mídia “Livre” e Propaganda Política. Digo isso em luz da denúncia do Jéferson Monteiro de que uma agência de publicidade ligada ao Aécio Neves tentou “comprar” a página Dilma Bolada, de autoria do Jéferson, para usar de plataforma política. Acho que seria no mínimo relevante e especialmente picante e polêmico falar disso, bem como da Veja, da Carta Capital, Estadão e a Ditadura etc etc. Enfim, muito pano para a manga aí pessoal. Valeu/Falou

    (link da tal denúncia: http://www.revistaforum.com.br/blogdorovai/2014/05/20/jeferson-dilma-bolada-denuncia-esquema-para-leva-lo-para-equipe-de-aecio/
    )

  • http://www.indicagames.com.br Mario Bigode

    2010 África = Lucro
    2014 Brasil = Muito Lucro
    2018 Rússia = Lucro
    2022 Qatar = Lucro

    Por que os EUA não ganharam o direito de sediar em 2018? Será que lá eles não aprovariam uma lei que isenta a FIFA de impostos sobre o evento (privado) que ela realiza?

    • Paulo Ricardo Amaral

      Eles aprovaram a Guerra no Iraque, cara. Não superestime os EUA. Hehehe

  • Tiago Araujo

    Sabem porque não tem mais tabelas da Copa do Mundo™? Porque não podemos utilizar nenhum dos termos registrados.

    A não ser que sejamos patrocinadores, claro.

    Ou utilizemos títulos como “Tabela do Campeonato Mundial de Futebol no Brasil”.

  • Jander

    Que monte de baboseiras, falar que ta ruim mais ta bom é o mesmo que falar que um político rouba mais faz. Episódio ridículo.

  • Patrick Browne

    Tem uma tabela bem maneira feita por um ilustrador brasileiro na Espanha: https://www.behance.net/gallery/17382155/FREE-Brazil-2014-Calendar

  • Guest
  • http://www.podcastf1brasil.com.br/ Carlos Del Valle

    Esta Copa tem um fenômeno interessante, que é a patrulha negativista anti-Copa nas redes sociais. Criou-se um clima em que o sujeito que mostrar entusiasmo com a Copa arrisca ser taxado de alienado, vendido ou entreguista. Não acho que isso vá mudar muito durante o torneio.

    Outro fator negativista para esta Copa é que, por ser no Brasil, entra o clubismo. Vocês estavam em dois corintianos no programa, então não deu para sentir nenhuma acidez suína ou “bambina” contra a Gloriosa Épica Majestosa Arena Corinthians. Mas notem que eu sou de Curitiba, e minhas redes sociais são infestadas de torcedores do Coxa proferindo palavras de ordem contra a Copa em Curitiba, porque os jogos serão sediados na Arena do arqui-rival Atlético Paranaense. Acho que esse fenômeno pode se repetir em Porto Alegre, Salvador, São Paulo e Curitiba.

    Gostei do programa, apesar de ter faltado o Saulo “Alitalia Worst Airline Ever” Mileti,

    abração a todos

  • Rodolfo

    Só enxergo uma coisa boa se o PSDB vencer a eleição para Presidente em outubro. Em um eventual governo tucano criticar o governo vai voltar a ser um comportamento socialmente aceito.

    • Antonio Marcelino

      Que vantajona hein!

  • http://www.canalpiloto.com.br/ Alexandre Sales

    Ótimas opiniões

  • http://twitter.com/renanfcorrea Renan Correa

    pra variar merigo spoileiro… ainda bem que ja vi o filme

    • Antonio Marcelino

      Merigo é o rei do spoiler. PQP!

  • Bruno Pelisson Marques

    Olá, obrigado por lerem meu comentário sobre o BraimCast 112…
    Ah, é Pelisson, se fala como se escreve mesmo, sem acento no “e”!
    Muita gente erra o sobrenome, isso quando não falam Pélizon…
    rsrsrs

    Pessoal que fez protesto contra a realização da Copa no ano passado e fez/está fazendo este ano é no meu ver só uma desculpa para matar o trabalho, estudos ou simplesmente queria fazer baderna mesmo…
    Pois fazer estes protestos faltando pouco mais de um ano para o inicio do campeonato é inútil, se tivessem ocorrido protestos na época em que o Brasil foi escolhido teria muito mais sentido, agora é só vontade de fazer baderna mesmo!
    O triste mesmo foi que as promessas feitas pelo Governo de melhorias não ocorreram e as aparentes superfaturadas obras dos estádios, isso sim que deveria ser protestado e não falar que vai torcer para outro time ou que vai boicotar os jogos, os jogadores da seleção não tem culpa alguma do péssimo governo que temos, o que tem que ser feito é em outubro nas eleições e tentar mudar as coisas nas eleições!

  • Peterson Carvalho Fernandes
  • http://peloamordedeus.org.br/ Eduardo Silveira

    Muito bom o episódio.

    Vi um vídeo cômico hoje, que pode agregar à discussão: http://www.dailymotion.com/video/x1z2izx_esse-jornalista-explicou-para-os-americanos-como-a-fifa-vai-arruinar-o-brasil_news#from=embediframe

    Abraço
    EddieTheDrummer (PADD)

  • Renato Santos

    Que o futebol é feito para “iludir” a população isso já claro ha muito tempo, porém o que mais intriga é o fato de a mídia QUERER sempre nomear um “herói da bola” para dar uma referência para a população.

    Existem muitos bons jogadores brasileiros mas a barra é forçada demais para que Pelé, Ronaldo, Neymar sejam vistos como “o cara do Brasil”.

    É interessante notar que em todas as gerações do futebol brasileiro, foi-se importante ter um jogador de referência para que as pessoas pudessem gritar o nome e servir como porta voz do futebol. Não necessariamente este joga bem futebol…

    Sou estudante de publicidade e talvez porisso acabo pegando a “mania” de analisar os eventos nacionais com o pensamento: “O que realmente eles querem com isso?” mas é fato que na Copa de 98 (aquela foi minha copa) eu torcia para o Brasil ganhar, hoje não tenho o menor sentimento de paixão pela seleção canarinho por ficar com uma certa indignação de ver essa galera, que mora na Europa, se dizendo brasileiro de coração e jogando, APENAS, para valorizar seu passe e comprar uma casa maior em terras gringas.

  • Leandro Rodrigues

    Um dos melhores programas, parabéns. Ficou faltando o Saulo mesmo.

  • ricardo

    Cara, que foi isso q ouvi aqui? Só pode ter sido piada, não é possível… Ficou parecendo uma defesa aos erros da “‘Marioneta’ Dilma”, Vcs tentaram a todo instante justificar os erros e teimaram a todo instante em dizer q as coisas estão melhorando por conta da Copa… Não, não estão melhorando por conta da Copa, em q planeta vcs vivem? O transporte público continua um lixo, capaz q nem metade de tudo q foi prometido foi entregue no prazo prometido… Uma das coisas mais bizarras é que foi liberado fazerem coisas durante a Copa sem prestação de contas antes e durante a obra… Liberaram a FIFA de pagar impostos a favor de quem? Dispensaram o Corinthias de pagar alguns milhões de reais em taxa pra construir um estádio no fim do mundo e que não vai ter serventia real, e não adianta falar q isso gerou emprego pq se tivesse sido feito no lugar do estádio hospitais e escolas e obras reais pra mobilidade também iria gerar emprego…

    Esse programa pareceu mais uma piada.

  • Rafael

    Muito boa a dica do aplicativo Secret! tem um site nacional que tbm é muito bom!

    http://www.euconfessoque.com.br

    vale a pena dar uma conferida!!

    • Claudia

      Sensacional, to rindo muito… =D

  • Radamés Rodrigues

    Tanto faz se o Brasil ganhar ou perder pra vocês, eu moro na Argentina e não aguento mais as pessoas falarem comigo sobre futebol, se eu torço para o Brasil ou pra Argentina ou se em algum momento eu vou pra minha casa assistir algum jogo. E ai tem os dois lados: se o Brasil ganhar eu vou ter que aguentar simplesmente TODO mundo fazendo as suas piadinhas de como os jogos foram comprados, se o Brasil perder vou ter que aguentar piadinhas sobre como o Brasil é ruim. Isso tudo vem atrelado a um detalhe: eu não estou me importando com a copa e muito menos com o futebol. No melhor dos casos tanto Argentina como Brasil perdem nas oitavas de final e eu posso seguir com a minha vida tranquilamente, sem me questionarem, além de tudo, sobre a política do Brasil e os prós e contras da Copa.
    Abraços a vocês, gostei muito do programa.

  • Marcus Vinicius Lima Martins

    O episódio mais decepcionante do Brainscast 9, sorte que parte da bancada foi consciente.
    O discurso dos que eram contra os protestos foi simplista e reduziu o valor dos protestos e da indignação do povo brasileiro.

    • Luiz Eduardo Martins

      não vou nem ouvir então, ia ser a primeira vez que eu ia ouvir braincast, vou ouvir dos outros temas, que ganho mais rs.

  • Rodrigo Vieira

    Eu perdi a fé na seleção desde 2006, porém, a festa da copa é linda, empolgante, carros casas e ruas decoradas com a bandeira – tudo maravilhoso e eu vou no embalo. O triste da parada é que, terminando a copa o brasileiro guarda/apaga tudo isso, esquece do país, a grande maioria não se interessa por política(vota sem interesse) e depois reclama que os EUA é patriota demais. A impressão é que o brasileiro tem mais amor ao futebol do que o seus próprios direitos.

  • Cezar Mariano

    hahahaha to rindo porque fiz um comentário, muito bem argumentando, parte por parte do podcast inteiro, e a energia simplesmente caiu, bom que agora resumo tudo para vocês galera…..

    1- Infraestrutura da copa.

    Aeroportos: como os senhores já sabem, não é de hoje que os aeroportos brasileiros recebem criticas, a anos (muitos mesmo) varias empresas enfatizam que os aeroportos brasileiros precisavam ser modernizados, a modernização e ampliação dos aeroportos não é um legado da copa, era (ou é) uma necessidade veemente de um pais que acabou se tornando a 7 maior economia do mundo…

    Demais infraestruturas: bom, o trem bala, lembro que o Lula disse que iria a nado a África do sul se o trem bala não estivesse pronto…. ta ai o evento do ano, hahaha (e olha que eu votei no lula…..2x, se não fosse o bastante)
    muitas pessoas acreditaram que a copa viria com esse legado, de modernização, e que as coisas realmente melhorariam, graças a deus os gênios da propaganda inventaram o bordão perfeito para a situação “Inocente, sabe de nada” tanto a Fifa, quanto o governo e a instituição privada sabiam que no brasil, essas obras durariam anos e anos (por causa da burocracia) mas mesmo assim seria um ótimo negocio, a final a copa aqui deu um lucro que nem as 2 ultimas copas juntas deu a Fifa, é mais fácil eu acreditar que o lula vai realmente a nado ate a África do sul, do que o resto destas obras de infraestrutura fiquem prontas após copa/olimpíadas.

    Sobre os protestos, eu acho valido sim protestar, muita gente fala “ahh agora ja roubaram, protestar para que”…..eu uso a seguinte analogia…..”ahh ja roubaram o meu carro, vou fazer B.O para que?” (se quer que no brasil, nenhum dos dois surte efeito)

    Bom vou ficando por aqui, o programa estava ótimo, vocês já são presença garantida no meu pod, ate!!