font-garamond-times-new-roman

Adolescente sugere troca de fonte dos impressos para fazer economia

Saindo de Times New Roman para Garamond, o consumo de tinta pode ser reduzido em 24%

0
notas
0
likes
0
Tweets
0
Pin it
0
notas
0
likes
0
Tweets
0
pin it

Uma das grandes qualidades da juventude é a persistência e o olhar curioso. Enquanto no mundo todo as pessoas se preocupam com a economia de papel, Suvir Mirchandani, de apenas 14 anos, preferiu ver a situação por outro ângulo.

Em sua participação na feira de ciências da sua escola, ele investigou a possibilidade de economizar gastos com documentos impressos simplesmente trocando o tipo de fonte utilizado para imprimi-los. Ao invés de focar na diminuição do uso de papel, que implica em mudanças de comportamento e cultura, ele preferiu olhar para o excesso de tinta que estava sendo utilizada ao imprimir conteúdos usando a conhecida fonte Times New Roman. “A tinta é duas vezes mais cara que um perfume francês”, brinca o garoto, que testou, através de um software comercial, quanto da tinta era gasto para imprimir um mesmo texto em diferentes fontes.

A hipótese confirmada por Suvir é que fontes mais ‘esbeltas’, com traços mais finos, como é o caso da Garamond, levam a uma economia de 24% no consumo de tinta, o que significa a possibilidade de economia de 21 mil dólares por ano apenas na sua escola.

Fontes com traços mais finos, como é o caso da Garamond, levam a uma economia de 24% no consumo de tinta 

Incentivado pelos seus professores e pelos colegas do ‘Journal for Emerging Investigators’, onde o seu trabalho foi publicado, Suvir também estimou qual seria a economia do governo norte-americano caso se dispusessem a trocar a fonte oficial usada em seus comunicados. O resultado é surpreendente: seria possível economizar por volta de 400 milhões de dólares apenas trocando uma simples fonte, e ainda mantendo o estilo serifado.

Apesar dos números, modificar todo o funcionamento dos escritórios do governo é um passo mais complicado. Mas quem sabe vender essa ideia para a sua empresa possa ser um bom jeito de conseguir fundos para aquela iniciativa que não decolou ainda por falta de verba.

VIA CNN
LEIA TAMBÉM
COMENTE