Fechar [X]
contributoria-dstq

Guardian Media Group lança projeto que une jornalismo e crowdfunding

Plataforma Contributoria repensa tecnologia, processos de trabalho e modelos de pagamento

0
notas
0
likes
0
Tweets
0
Pin it
0
notas
0
likes
0
Tweets
0
pin it

Contributoria é o novo projeto experimental do Guardian Media Group, holding por trás dos grandes The Guardian e Observer.

“Era hora de criar uma abordagem diferente, uma combinação de novas tecnologias, novos processos de trabalho e novos modelos de pagamento.” – Matt, Sarah and Dan, no blog do projeto 

Funcionando como uma plataforma de jornalismo que opera em três diferentes frentes – planejamento, produção e publicação – o projeto combina crowdsourcing, financiamento coletivo e produção de conteúdo.

No estágio de planejamento, jornalistas que foram pré-aprovados na Contributoria podem propor suas ideias e pautas, que são classificadas por membros em um sistema de pontuação que dá diferentes pesos aos membros, dependendo do tipo de assinatura que possui.

Como em um modelo de crowdfunding, as ideias precisam arrecadar “bakers” (pontos) suficientes para passar para a produção.

contributoria-1

Nesta fase, a Contributoria fez parceria com Poetica, uma plataforma que permite edição de arquivos em tempo real por diversos usuários, similar ao sistema do Google Docs. Aqui, os membros ajudam na elaboração do rascunho final.

Na última fase, o artigo é publicado no site para todos e também disponível sob licença Creative Commons. Por fim, os jornalistas são pagos através de um fundo que tem origem nas taxas pagas pelos membros do projeto.

Se tiver sucesso, a plataforma pode ajudar não só a comunidade de jornalistas freelancers com maior apoio e recompensa, mas também a repensar todo o processo de criação de conteúdo nos dias de hoje.

 

LEIA TAMBÉM
COMENTE