Se perca em Veneza com o Google Street View

Com câmeras em gôndolas, passado e presente se unem em documentário vivo da cidade

0
notas
0
likes
0
Tweets
0
Pin it
0
notas
0
likes
0
Tweets
0
pin it

Os carros do Google que passam fotografando e colhendo dados são comuns em grandes cidades, mas como fazem para documentar um lugar sem ruas?

Para explorar e documentar Veneza, foi preciso ocupar a água: o Google View Gondola.

Construída há 1200 anos sobre estacas de madeira ligadas por pontes que costuram os canais sinuosos entre 118 pequenas ilhas, Veneza trouxe um desafio ao Google.

Para conseguir captar caminhos secretos, cantos escondidos e passagens de tirar o fôlego, foi preciso prender as câmeras de 360º em cintos, vaporettos (palavra italiana para ônibus-barco) e gôndolas. Assim, é possível explorar a cidade a pé ou com seus transportes típicos.

Indo além dos tours de costume, ao explorar Veneza pelo Street View é possível comparar a cidade hoje com à de milhares de anos atrás. São prédios e localizações que vão informando o usuário, sobrepostos ou via janelas pop-up, sobre sua história e como elementos do passado ainda se mantém intactos.

googlestreetview-veneza-1

googlestreetview-veneza-2
googlestreetview-veneza-3

Além de transpor para a tela o olhar curioso de um viajante, e sua liberdade de explorar a jornada, a forma como o projeto combina passado e presente em um documento vivo, escrito com e sobre a própria cidade, vale o passeio.

LEIA TAMBÉM
COMENTE