chinapropaganda-destaque

A China de hoje retratada com visual de propaganda comunista

Pinturas feitas por artistas norte coreanos misturam passado de tradições com o presente moderno

0
notas
0
likes
0
Tweets
0
Pin it
0
notas
0
likes
0
Tweets
0
pin it

Tempos atrás, os clássicos cartazes que faziam propaganda da China e suas ideologias costumavam compor paisagens idílicas e vilas rústicas, bastante diferente do cenário atual.

Imagina como seria a propaganda da China contemporânea, se tivesse continuado com esse mesmo estilo e ideais?

Para brincar com essa questão, dois artistas britânicos, Nick Bonner (Koryo Studio) e Dominic Johnson-Hill (Plastered8), convidaram um grupo de criativos da Coréia do Norte para desenvolver uma série de pinturas que transforam a realidade em distopias e cenas pitorescas, carregando-a de um sentimento inquietante e até cômico.

Em entrevista para o The Guardian, Bonner e Johnson-Hill contam que muitas das telas retram estádios feitos para os Jogos Olímpicos de 2008 na China.

Porém, como os artistas começaram a pintar antes das construções ficarem prontas, o resultado acaba sendo mais surreal ainda, com elementos do futuro renderizados ao clássico estilo da propaganda chinesa.

chinapropaganda-2
chinapropaganda-3
chinapropaganda-4
chinapropaganda-5
chinapropaganda-6
chinapropaganda-7

“Queríamos mostrar como a China contemporânea poderia ter sido se a ideologia maoísta ainda continuasse por lá.” – Bonner e Johnson-Hill

Cada tela, pintada em Pyongyang (capital da Coréia do Norte), foi baseada em sketches de Bonner e Johnson-Hill. O objetivo era retratar um lugar perdido no tempo. Um passado desafiador e único, unido a um presente dinâmico e imagens de um futuro brilhante.

O resultado: uma China de linguagens híbridas, com tradições comunistas ocupando o mesmo espaço que os atuais prazeres da vida moderna.

Os trabalhos fazem parte do projeto The Beautiful Future, que tem rodado o mundo das artes há algum tempo, com recentes exibições na Beijing Space Gallery e Beijing Design Week.

 

LEIA TAMBÉM
COMENTE