Fechar [X]
Alien_-_Godmachine

Alternative Movie Posters e o retorno ao design clássico em cartazes de filmes

Livro traz curadoria de 200 designs não-oficiais de filmes que trazem a "arte" de volta ao poster

0
notas
0
likes
0
Tweets
0
Pin it
0
notas
0
likes
0
Tweets
0
pin it

Alternative Movie Posters: Film Art from the Underground, novo livro de Matthew Chojnacki,  apresenta 200 posters que celebram filmes de Tron e Bladde Runner à Código DaVinci e Bambi. Porém, estes não são posters que você veria em campanhas pelos cinemas. Aliás, o principal critério para a seleção da publicação foi justamente prestiar artes que não foram usadas para promover os filmes comercialmente.

“Eu queria incluir um grande leque de estilos artísticos, gêneros de filmes e nacionalidades dos artistas nesta seleção.” – Chojnacki, para The Verge

Os posters vão de fan art à ilustrações editoriais, resultado do trabalho de mais de 100 artistas e designers de mais de 20 países ao redor do mundo.

De certa forma, o livro retoma uma discussão de como os posters usados hoje para promover filmes já não são tão interessantes como costumavam ser. Diferente do típico enfoque nas celebridades, os posters clássicos frequentemente usavam técnicas de design, ícones marcantes e estilos artísticos para abordar pontos-chave dos filmes em uma composição inteligente.

Labyrinth_-_Joshua_Gilbert

Labyrinth, por Joshua Gilbert

Robocop_-_Tim_Doyle

Robocop, por Tim Doyle

Iron_Man_-_Jesse_Philips

Iron Man, por Jesse Philips

beetlejuice_separations

Beetlejuice, por Anthony Petrie

Bambi_-_Rowan-Stocks_Moore

Bambi, por Rowan-Stocks Moore

Blade_Runner_-_Kako_and_Carlos_Bela

Blade Runner, por Kako e Carlos Bela

“Este livro funciona como uma rede de designers que estão reinventando posters de filmes e trazendo a “arte” de volta ao cartaz.” – Chojnacki

Unindo artistas interessados, ferramentas como Tumblr e DeviantArt, e publicações independentes como essa, as características do design clássico de poster tem tido um retorno celebrado, fazendo até com que essas artes não-oficiais de filmes gerem mais repercussão e valor de mercado aos colecionadores e entusiastas do que as peças comerciais.

O livro começa a ser vendido dia 28 de outubro. Enquanto isso, Chojnacki liberou uma prévia aqui.

Imagens via Matthew Chojnacki.

 

VIA The Verge
LEIA TAMBÉM
COMENTE