Um calendário feito de Lego que sincroniza com o Google Calendar

Estúdo Vitamins cria sistema de gerenciamento de projetos que une mundo físco com digital

0
notas
0
likes
0
Tweets
0
Pin it
0
notas
0
likes
0
Tweets
0
pin it

Ano passado, os designers do estúdio londrino Vitamins fizeram uma pausa para organizar os projetos e colocar a agenda em dia. Com tantas tarefas simultâneas, a gestão do tempo parecia uma coisa distante. Eles precisavam de um método que os manteria organizados, algo visual, acessível e tanto tangível quanto online. A solução? Um calendário do tamanho da parede feito inteiramente de peças de Lego.

“De um lado, precisávamos de algo grande, claro e visual. Do outro, era preciso ser ordenado e legível para um computador.” (Adrian Westaway, Vitamins)

As peças são sincronizadas com o Google através de um software de reconhecimento de imagem, usando os recursos open source openFrameworks e OpenCV. Para que o Google Calendar se atualize automaticamente após organizar o Lego, basta tirar uma foto via smartphone e mandá-la para um email especial.

O sistema é simples: os quadros representam os meses, cada membros da equipe tem seu boneco personalizado e os projetos tem cores diferentes. Cada tijolo denota metade de um dia de trabalho, alocado para um determinado cliente. O resultado é uma tapeçaria de plástico onde é possível visualizar todos os dados da agenda durante 3 meses de trabalho.

legocalendar-1
legocalendar-2
legocalendar-3
legocalendar-4
legocalendar-6

Encontrar o equilíbrio entre a simplicidade da interação humana e as funcionalidades da tecnologia foi um dos desafios do projeto.

O escritório já usa o calendário há um ano com sucesso, enquanto seu sistema vai evoluindo no caminho. Há novas ideias como a de implementar uma webcam para sincronização automática em vez das fotos, e também formas de adicionar anotação de áudio nas peças.

Enquanto a Vitamins estuda como tornar seu software de reconhecimento de Lego aberto e disponível para todos, ficamos com a inspiração de encontrar nos lugares mais simples e lúdicos a tão esperada mágica da organização.

LEIA TAMBÉM
COMENTE