Casa das Histórias

Casa das Histórias

Valorização da forma geométrica, sobriedade e volumes sólidos em Cascais, Portugal

0
notas
0
likes
0
Tweets
0
Pin it
0
notas
0
likes
0
Tweets
0
pin it

A Casa das Histórias Paula Rego é um museu dedicado à pintora portuguesa que dá nome ao edifício. Localizado em Cascais, Portugal, o projeto foi feito pelo quinto nome da lista “ABC dos Arquitetos”. Eduardo Souto de Moura, ganhador do Pritzker, o Oscar da arquitetura, de 2011.

Souto de Moura iniciou a carreira trabalhando com Álvaro Siza (outro que faz parte do “ABC dos Arquitetos” e responsável pelo projeto da Fundação Iberê Camargo). O arquiteto iniciou sua carreira no começou da década de 1980. Podemos notar que sua obra de influência dos princípios modernistas: valorização da forma geométrica, sobriedade, volumes sólidos.

Casa

.

Esse projeto, de 2008, mantêm o partido das formas geométricas. Poderia ser descrito como dois troncos de pirâmides apoiados em prismas retangulares. As fachadas cegas dão ao volume um aspecto monolítico.

Porém, diferente do que se viu na maior parte da produção modernista, branca e acinzentada, a Casa das Histórias Paula Rego foi tingida de vermelho. O tom terracota contrasta com o céu anil e o verde do jardim, uma bela combinação cromática entre arquitetura e paisagem.

Cafeteria

A cafeteria está dentro de um dos troncos-de pirâmide e possui iluminação zenital. O programa do museu inclui 750 m² de áreas de exposição, uma loja, uma cafetaria com esplanada aberta para o frondoso jardim e um auditório com 200 lugares.

A boa arquitetura acontece nos detalhes. No caso de um espaço público, além da preocupação com a proposta arquitetônica é importante pensar em como os usuários irão se localizar e deslocar no espaço. Para esse museu foi contratado o escritório Antônio Queiroz Design para elaborar o projeto de sinalização. Vi isso no blog Sinalizar, quem quiser pode conferir as peças lá.

Por último, deixo vocês com um vídeo do museu, desenvolvido para ser visualizado em iPad, no formato vertical.







Casa das Histórias

Casa das Histórias

/fotos por Pedro Kok

LEIA TAMBÉM
COMENTE