Fechar [X]

Comercial utiliza ligações de emergência reais contra a violência por armas de fogo

Filme reencena noite do caso Trayvon Martin com os chamados da vizinhança

0
notas
0
likes
0
Tweets
0
Pin it
0
notas
0
likes
0
Tweets
0
pin it

As chamada lei “Stand Your Ground” é um tipo de defesa da auto-defesa, que dá aos cidadãos nos Estados Unidos o direito de usar força mortal em caso de conflito público, sem antes cumprir o dever de evitar ou fugir da situação. Em resumo simplista: Se você se meter numa briga e perder – ou simplesmente se sentir ameaçado – teoricamente tem o direito de matar a pessoa em nome da defesa própria.

Essa polêmica doutrina é válida em 26 estados norte-americanos, e o recente caso Trayvon Martin reascendeu o debate. Em fevereiro de 2012, na Flórida, o garoto negro Trayvon Martin, de 17 anos, foi alvejado pelo segurança hispânico George Zimmerman. No mês passado, depois de um julgamento tenso e acusações de racismo, Zimmerman foi inocentado, provocando indignação nos EUA.

Em um impactante comercial, a Coalition to Stop Gun Violence utiliza justamente essa caso para pedir pelo fim da lei “Stand Your Ground”. O filme reencena a noite em que Trayvon foi morto pelo segurança, utilizando o som real das ligações de emergência feitas por vizinhos para o 911.

No final, exibe um corpo para cada estado que mantém a prática, assinando com: “Nossas leis deveriam proteger as vítimas. Não criar mais.”. Sei que provavelmente a polêmica e a discussão sejam distantes da nossa realidade brasileira, mas a decisão criativa do comercial é extremamente acertada, e capaz de falar com todo mundo, mesmo que não diretamente impactado pelo caso.

LEIA TAMBÉM
COMENTE