twitter-europa-destaque

A geografia dos Tweets

Twitter cria lindas imagens de São Paulo e outros cidades usando tweets com geotaggs

0
notas
0
likes
0
Tweets
0
Pin it
0
notas
0
likes
0
Tweets
0
pin it

A equipe de Visual Insights do Twitter publicou recentemente um set de lindas imagens que retratam os padrões de cidades icônicas como São PauloNova York, Moscou e Istambul, usando apenas as localizações de tweets.

“Harmonia não é uniformidade, é sempre uma ação recíproca de vários motivos diferentes, cada um mantendo sua identidade separada e sustentando a melodia resultante dessa identidade.” – Bauman em Modernidade Líquida

As imagens incorporam cada tweet marcado por geotaggs, desde 2009 – chegando na casa dos bilhões.

Cada ponto representa o post, enquanto a intensidade da cor das imagens traduz a quantidade total de tweets naquela área.

O mais interessante destas imagens é que, apesar de serem criadas e visualizadas totalmente fora do contexto de geografia que conhecemos – sem dados reais e escalas – as informações contidas nos tweets acabam por formar mapas muito próximos daquilo que conhecemos.

Esse projeto acaba por confirmar como as tecnologias ubíquas e geolocais estão nos fazendo reaprender a pensar o espaço.

Istambul

Istambul

 

São Paulo

São Paulo

 

Nova York

Nova York

 

Moscou

Moscou

Aqui, o Twitter funciona como uma captação do movimento através de tags e 140 caracteres, representando espaços e lugares de passagens efêmeras e fugazes. O resultado: o retrato da existência móvel dos habitantes destas cidades, em padrões que nos lembram a mesma harmonia e identidade dos mapas geográficos que conhecemos há muito tempo.

LEIA TAMBÉM
COMENTE