Fechar [X]
chines

Chineasy facilita aprendizado do idioma chinês

Sistema visual criado pela designer ShaoLan propõe é “derrubar a grande muralha da língua chinesa”

0
notas
0
likes
0
Tweets
0
Pin it
0
notas
0
likes
0
Tweets
0
pin it

A designer ShaoLan criou um projeto que propõe facilita a vida de quem precisa aprender a ler e escrever no idioma chinês. Chineasy é um sistema visual, que usa os ideogramas originais como base para uma ilustração que revela o seu significado. O objetivo, segundo ela diz no site, é “derrubar a grande muralha da língua chinesa”.

Filha de uma calígrafa, ShaoLan cresceu fascinada pelos ideogramas chineses, mas percebeu a dificuldade para os ocidentais entender seu significado – inclusive seus filhos, nascidos na Inglaterra.

Para desenvolver o Chineasy, a designer desconstruiu quase dois mil dos caracteres chineses mais usados, além de identificar os 100 componentes mais comuns. “Estes componentes são similares às diferentes formas e tamanhos de peças de LEGO. Para criar mais ideogramas, você só precisa combinar dois ou três (e algumas vezes quatro ou cinco) componentes”, descreve.

Com isso, ShaoLan consegiu tornar o aprendizado muito mais fácil e divertido, permitindo que as pessoas façam associações simples e eficientes.

É claro que isso é apenas um primeiro passo, uma espécie de alfabetização, mas com certeza tem seu mérito, ainda mais em um mundo que cada vez mais quer estar próximo do mercado chinês. 

chines1 chines
LEIA TAMBÉM
COMENTE