O filme antes do filme

Webdocumentário mergulha na história das aberturas e seus grandes mestres

0
notas
0
likes
0
Tweets
0
Pin it
0
notas
0
likes
0
Tweets
0
pin it

Em 2011, o Art Of The Title reuniu algumas aberturas importantes na compilação A Brief History of Tittle Design. O projeto era bem bacana, mas como mostramos por aqui, cometeu algumas injustiças. Agora, um grupo de estudantes do Berliner Technische Kunsthochschule resolveu ir um pouco mais a fundo nessa história com o webdocumentário The Film Before The Film.

Para quem curte cinema, aberturas de filmes, design, tipografia e história, é imperdível. The Film Before The Film tem tudo isso e muito mais. De maneira didática, mas ao mesmo tempo envolvente, acompanhamos a evolução do que em muitos momentos realmente é uma espécie de prólogo da história, realmente, um filme antes do filme.

O que começou com o propósito apenas de creditar os profissionais envolvidos com aquela produção acabou se tornando parte da história, um campo fértil para experimentar novas ideias e tecnologias.

É claro que nem sempre dá certo e por algumas vezes, os créditos acabam ficando em segundo plano, com a escolha de uma tipografia ruim, ou do excesso de informação na tela, com imagens disputando a atenção do espectador com, teoricamente, a real função daquela sequência.

É uma bela homenagem, ainda, a pioneiros como Saul Bass, Maurice Binder e Kyle Cooper, e a chance de relembrar aberturas e filmes inesquecíveis.

The Film Before1 The Film Before2
LEIA TAMBÉM
COMENTE