Fechar [X]
jr-nyc-5

Artista instala cabine de fotos na Times Square e cria painel gigante com rostos

Novo projeto do famoso Inside Out Project, do artista francês JR

0
notas
0
likes
0
Tweets
0
Pin it
0
notas
0
likes
0
Tweets
0
pin it

Com a ideia de mostrar a cara dos nova-iorquinos e turistas que rapidamente se movem pela Times Square, o artista francês JR montou uma cabine de fotos bem no meio de um dos cruzamentos mais movimentados do mundo.

O projeto, Inside Out New York City, que foi lançado como parte do programa de incentivo Times Square Arts, é uma continuação do famoso Inside Out Project, no qual os rostos das pessoas são colados em grandes estruturas no local em que moram, para todos verem.

“As ruas são a maior galeria de arte do mundo” – JR

O artista começou espalhando suas fotos gigantescas pelas ruas de Paris entre 2004 e 2006. Depois disso, seus trabalhos ganharam a África e a América (Brasil inclusive). Suas propostas envolvem colaboração do público (que muitas vezes pode mandar fotos para os projetos) e são carregadas de ativismo social.

Nesta ação que propôs na Times Square, qualquer um pode fazer fila para tirar uma foto 3×4 e ainda levar um poster com seu retrato para colar no chão, que se transformou em um enorme mural de rostos.

O projeto vai até 10 de maio, e o mosaico de sorrisos, palhaçadas e olhos encarando vai se expandindo na medida em que novas fotos são coladas sobre fotos antigas. Assim, na teoria, os rostos que um participante ver no mural serão de pessoas que acabaram de passar por ali, pouco antes dele. E assim por diante, criando uma conexão a partir de lugares e tempos desconectados.

Com o objetivo de mostrar ao mundo uma imagem abrangente de Nova York, o maior desafio do projeto é conseguir parar a multidão apressada que nem tempo tem de observar o que vê pelas ruas.

Um desafio que tem se mostrado vencido, ao tornar o processo de fotografar divertido e deixar visível o vislumbre de ter todas essas pessoas e suas personalidades unidas, pois normalmente ficam à deriva neste canto frenético do mundo.

jr-nyc-4
jr-nyc-3
jr-nyc-2
jr-nyc-1

LEIA TAMBÉM
COMENTE