Philip Glass lança álbum de remixes como aplicativo para iPad

0
notas
0
likes
0
Tweets
0
Pin it
0
notas
0
likes
0
Tweets
0
pin it

O novo álbum de Philip Glass, uma compilação de remixes, foi lançado como aplicativo para iPad, o REWORK.

O uso de aplicativo para promover novos álbuns não é novidade. Björk, com o app Biophilia, permitiu que os usuários experimentassem a música de forma mais visual e intuitiva. O último álbum do The XX, Coexist, também virou app, abrindo espaço para incluir vídeos e entrevistas exclusivas, além de uma experiência mais imersiva na música, a partir de letras e arte interativa. E o app do álbum 18 Months do Calvin Harris, que toca por inteiro, mas apenas de você dançar com o smartphone na mão.

A diferença do REWORK é que o aplicativo foi feito para que o usuário o escute do começo ao fim. Ou seja, sem interação a não ser usar o dedo para mover os gráficos fluidos que se movimentam na tela enquanto a música toca.

Como um vinil, o usuário é forçado a escutar cada música até o fim, ou pular para a próxima, sem a possibilidade de espiar um pouco de cada ou simplesmente deixar no shuffle.

Além disso, o aplicativo roda apenas quando estiver aberto. Não há como escutar as músicas enquanto faz outra tarefa no iPad.

app-philipglass03 app-philipglass02

Por ser um álbum de remixes, há uma função chamada Glass Machine, permitindo que o usuário crie remixes e construa sua própria composição minimalista, usando a interface touchscreen de botões para ajustar tempo, ritmo, filtro, sintetizador e outras opções. O resto da tela é preenchido com dois círculos gigantes que podem se movidos para ajudar a melodia. O jeito de manipular o som é totalmente intuitivo, deixando uma sensação de “sei o que estou fazendo” ao mais leigo dos usuários.

app-philipglass01

Por ser Glass um compositor minimalista e nascido em 37, o ato de produzir um álbum como aplicativo diz muito mais do que a urgência de lucrar em uma era em que tudo se baixa ou se escuta online. Em dois extremos, o projeto já alerta que seu trabalho é preciso ser ouvido do começo ao fim ou, se não gostou, use o app para fazer o seu.

Produzido pelo Snibbe Studio, o app está disponível para iPad por $10.

LEIA TAMBÉM
COMENTE