stones00

Infográfico mapeia 50 anos de shows dos Rolling Stones

0
notas
0
likes
0
Tweets
0
Pin it
0
notas
0
likes
0
Tweets
0
pin it

Já tem algum tempo que os Rolling Stones ultrapassaram o status de maior banda de rock em atividade para se tornar algo muito além. Apesar de todos os desentendimentos, dos escândalos, do sexo, das drogas, do ego… well, it’s only rock n’roll e por isso mesmo não se pode culpá-los. Há 50 anos na estrada, os Stones têm uma história digna de respeito, independentemente de se gostar ou não da banda, da música ou de seus integrantes. E foi para celebrar esta história que a CartoDB criou o infográfico interativo 50 Years of Concerts of The Rolling Stones, mapeando as turnês da banda entre 1963 e 2007.

Em números, os Rolling Stones fizeram neste período mais de 1.300 shows, percorrendo cerca de 960 mil quilômetros.

É curioso perceber neste material a evolução do mercado de shows, também. Nos anos 1960, as turnês eram mais localizadas: Grã-Bretanha, Estados Unidos, abrindo um pouco para Austrália, o restante da Europa e Canadá. Em 1975, a Tour of Americas deveria ter passado pela América Latina, mas não vingou. Em 1989, os Stones chegaram ao Japão e só em 1994, com Voodoo Lounge, eles conseguiram percorrer os quatro cantos do mundo (inclusive Brasil). Eles repetiram a dose em 1997, com Bridges to Babylon Tour e A Bigger Band, entre agosto de 2005 e agosto de 2007.

Talvez o único erro do CartoDB tenha sido usar a Wikipedia como fonte. A primeira turnê dos Stones nos Estados Unidos aconteceu em 1964 quando, assim como os Beatles, eles fizeram uma parada obrigatória no Ed Sullivan Show.

LEIA TAMBÉM
COMENTE