Tributo a Rosa Parks

16
notas
0
likes
0
Tweets
0
Pin it
16
notas
0
likes
0
Tweets
0
pin it

Utilizando o famoso conceito “Think Different”, a Apple divulgou um anúncio em seu site homenageando Rosa Parks, que morreu na noite de segunda-feira.

Há cinqüenta anos, Parks ficou famosa e ganhou o título de “mãe do movimento pelos direitos civis” ao se negar a ceder seu lugar para um passageiro branco em um ônibus em Montgomery, no Estado do Alabama. Na época, leis de segregação racial eram permitidas nos Estados Unidos. Em meios de transporte, acomodações públicas ou restaurantes, era comum a separação entre negros e brancos

Ao recusar a ordem do passageiro branco, apesar das leis que a obrigavam a ceder sua vaga, Parks foi presa e multada, o que provocou a reação da comunidade negra local. Sua prisão provocou um boicote de 381 dias contra as companhias de ônibus locais, liderado por um então desconhecido pastor, o Reverendo Martin Luther King, que nos anos seguintes liderou o movimento pela igualdade de direitos civis.

LEIA TAMBÉM
COMENTE
  • Forgotten Rebel

    Simplesmente sem comentários!!! Incrível como essa situação remete perfeitamente ao conceito da Apple.

    ABAIXO A SEGREGAÇÃO RACIAL!!!

  • andré
  • http://www.carreirasolo.org Mauro Amaral

    Dois comentários:
    1 – Valia a pena, na semana Apple que você está fazendo no Brain, resgatar aquelas campanhas meio piratas. Certa vez recebi um e-mail superbacana com vários exemplos.
    2 – O filme Ray (excelente!) tem uma cena bem parecida. Do DVD temos uma versão alternativa com o Ray Charles cantando para os brancos. Na montagem oficial ele fica quetinho sentado em seu canto.

    E mais uma vez parabéns pelo espaço. Bato ponto aqui todo dia, ainda com o café na mão.

  • Graciliano Marques

    Excelente! Além de aproveitar a oportunidade, é tb uma reverência a quem lotou à sua maneira para mudar o mundo.

  • http://www.cascovermelho.blogspot.com airjohnny

    Se apropriar de um ato nobre para lucrar mais.

  • Vanessa Prateano

    Rosa Parks foi o melhor exemplo de como pequenos gestos podem mudar o mundo,a que nós muitas vezes não damos o devido valor, a devida importância. Ela poderia, naquele dia, ter se sujeitado mais uma vez às leis de segregação racial que imperavam no Alabama e nas demais cidades do sul dos EUA e do mundo. É assim que muitos de nós agimos diariamente, ao invertarmos desculpas e continuarmos acomodados,preferindo a humilhação a insurgir-se contra algo que nos ofende, cerceia ou faz mal.
    Muitas vezes, quando criança, eu tinha ouvido sobre essa mulher negra que recusara-se a ceder um assento num ônibus a um branco e me perguntava, na minha ignorância de criança, qual era o significada daquela recusa. Agora, com o passar do tempo e a morte dela eu realmente entendo que naqueles dias e situação, ceder, renunciar não seria um gesto de coragem como muitas vezes o é. Naquele dia, não se levantar do lugar onde se estava e cedê-lo a alguém era o mais importante. E isso não seria necessariamente um ato de acomodação ou falta de educação.Era um ato de coragem.Muita coragem mesmo.
    Será que nós também faríamos isso ou cederíamos servilmente o espaço?
    Eis a importância de Rosa, a mulher que disse não.
    Abraços.

  • Matê

    Bela iniciativa da Apple, que foi bem rápida. Vc também Merigo, hein? Congrats

  • http://www.flogao.com.br/yeo Romulo Pontes

    “Se apropriar de um ato nobre para lucrar mais.”

    EU DESCORDO. ACHO UMA VERDADEIRA HOMENAGEM A PEÇA QUE FOI FEITA. A SITUAÇÃO PROVOCADA POR ROSA PARKS SE ALIA AO CONTEXTO DE LOVEMARK DA APPLE. E OS CRIATIVOS SÃO CULPADOS? NÃO! SORTE DELES QUE PERCEBERAM QUE A HISTÓRIA DA ATIVISTA SE ENCAIXARA PERFEITAMENTE NO CONTEXTO DE “THINK DIFFERENT”. A ASSOCIAÇÃO FOI TÃO RÁPIDA RÁPIDA E CERTEIRA QUE ELES APROVEITARAM ATÉ A FOTO DE PARKS, SÓ ELA JÁ DIZIA TUDO.

    ELA MERECIA SER LEMBRADA ANTES. MAS NUNCA É TARDE PARA SE CONSERTAR OS ERROS E FAZER JUSTICA.

    PARABÉNS TBWA CHIAT/DAY.

  • http://www.flickr.com/photos/hylian bruno lourenço

    Diz-se sugar o ato nobre para beneficio capitalista, eu digo que antes essa homenagem do que uma piadinha boba criativa que provoca risadinhas, e quem não sabe quem foi Parks continua nunca sabendo…

    abraço

  • http://www.echoes4ever.com Jonathas Scott

    Primeiro, quero dizer que adoro o brainstorm9.

    Quanto a propaganda, eu vejo por dois lados..
    por um lado podemos dizer que é uma peça que raramente funcioaria aqui no brasil, ou se funcionasse não seria totalmente, pois nem todo o publico dos comedores de maça brazucas, sabem quem foi rosa parks. Para quem conhece o contexto histórico ela funciona maravilhosamente.

    Quanto a exploração de atos de coragem transformados em lucratividade capitalista.. isso faz parte de nosso meio, comover, fazer rir, fazer chorar.. sensações e informação… isso é o que se espera de uma campanha.. se certo ou errado, se eu fosse o neto dela eu ficaria lisongeado e ao mesmo tempo puto .. e talvez pedisse um $$ por isso tambem.. oops.. olha o capitalismo novamente..

    Quanto ao arabéns pela propaganda .. não sei se essa seria uma das melhores… até porque o conceito “think Different” trás um leque infindável de possibilidades.. um conceito intangível mas sólido,facilita esse tipo de
    propaganda…

    Abs.
    Scott

  • http://www.maisagua.blogger.com.br Água…

    Gostei do comentário do Bruno Lourenço.

    Afinal, ninguém faz propaganda porque quer aparecer. Mas além de lucrar em cima, eles têm o cuidado de escolher o conteúdo de uma mensagem.. de realmente provocar alguma reação, nem que seja pensar sobre.

  • Duccini

    São de arrepiar essas peças Think Different

  • wander

    Emocionante… Isto sim é uma lovemark!!
    Oportunista ou não, a mensagem é perfeita!

  • marcos

    infelizmente tudo hoje é passivel de comércio, até o exemplo de coragem e dignidade de uma mulher e negra chamada Rosa Parks!!!!

  • ana

    sou branca ..

    mais TODOS nós temos os mesmos direitos ..

    Deus nos criou para sermos todos iguais !!

  • MAURO CESAR

    REALMENTE ,O QUE SERIA DO MUNDO HOJE SE NÃO FOSSE A CORAGEM DA ROSA,ELA REALMENTE É UMA MULHER DE ALTA MORAL E CORAGEM!QUE O MUNDO SIGA O SEU EXEMPLO SEMPRE!