Samsung no Facebook: Quando um canguru de monociclo venceu o departamento de marketing

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Quando uma marca desce do salto nas mídias sociais, e trata as pessoas além de consumidores em potencial, sempre nos surpreendemos. Gestos simples de simpatia e adequação de linguagem, capazes de fazer a marca ser falada e lembrada muito mais do que o mero e aborrecido tom promocional.

Por exemplo: Quantas vezes já citamos a atuação do Ponto Frio no Twitter, tanto em posts como no Braincast? Perdi a conta. Lembra também do sucesso que fez o duelo de rimas do Bradesco no Facebook? Nós gostamos de respostas no mesmo nível: o humano.

Esse caso da Samsung no Canadá – bastante compartilhado nos últimos dias – é mais um para ilustrar como as empresas podem transformar sua presença online em conversação de fato. Com tom pessoal, algo tão raro e difícil para as grandes corporações na internet, que imaginam esse tipo de relacionamento como um pesadelo.

Na semana passada, Shane Bennett – que já é dono de um smartphone, laptop e TV LCD da Samsung – deixou uma mensagem na página da empresa no Facebook pedindo por um “upgrade grátis” para o novo Galaxy S III.

Para aumentar suas chances de ter o pedido atendido, Bennett adicionou um desenho de um dragão verde, ou algo parecido com isso.

“I have attached a picture of a dragon I just drew for you.”

Drew Bomhof é o gerente de comunidades online da Samsung Canada. O único que coordena os perfis sociais localizados da marca naquele país, incluindo Facebook Twitter e Google+.

Bomhof respondeu a mensagem no dia seguinte. Poderia ser um texto padrão qualquer, mas a resposta explica que, se a Samsung desse um smartphone de graça pra todo mundo que pede, a companhia iria à falência.

Se fosse só isso, também não seria uma resposta que iria além daquele canal. Porém, além de elogiar o desenho enviado por Shane Bennett, a Samsung enviou outro em agradecimento: um canguru andando de monociclo.

Bennett gostou tanto da atitude que divulgou a conversa no Reddit, colocando seu tópico entre os mais comentados do site. Obviamente – assim como aconteceu com o case de Bradesco no Brasil – muitos duvidaram da veracidade das mensagens, alegando que tudo poderia não passar de uma ação de marketing. Mas Bennett confirma que não tem relação nenhuma com a empresa.

Bomhof, que trabalha há apenas três meses na agência Cheil cuidando de Samsung, revelou que todo conteúdo controverso em mídias sociais passa pelo processo de análise do alto escalão de marketing da empresa. Porém, no dia a dia ele tem liberdade para responder aos consumidores da maneira que julgar melhor.

Já Shane Bennett pode não ter conseguido um smartphone de graça, mas foi convidado para a festa de lançamento do Galaxy S III em Toronto, em junho.

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  • http://twitter.com/prof_edigley @prof_edigley

    Olá Merigo!

    Atitude simples como esta faz a diferença na hora da decisão em que o consumidor, que gosta ou tem simpatia por uma marca, fazer uma escolha em relação a algum produto ou serviço.

    Imagino que quanto mais humana for a relação entre consumidor e empresa, mais benefícios ambos os lados terão.

    Gostei da frase da Google quando diz: “tornar a internet mais humana”, se referindo à implementação do atributo “rel=author”, que aparecerá nas pesquisas.

    Abraço!

  • olivernews

    Nas redes não se pode simplesmente falar "NÃO" ao usuário senão sua imagem fica comprometida, mesmo que seja normal e natural falar que a pessoa não pode levar um produto sem pagar por ele. Ótimo jogo de cintura do Drew Bomhof, está no ramo certo.

  • Fernando

    Essa semana rolou um exemplo parecido com a Sainsbury's e um blogueiro no Twitter. http://www.adweek.com/adfreak/best-corporate-apol

  • joaopsouza

    Cara, muito legal a atitude tomada pela empresa.

  • dvidon

    Não dizendo que não é fake, mas é bem plausível. Frequento o reddit (é com letra minúscula mesmo) há alguns anos é uma piada interna recorrente esse escambo de "te envio um desenho aleatório e sua empresa me dá alguma coisa em troca".

  • http://twitter.com/metheoro @metheoro

    Pq numa parte do texto vc fala que o case é da Austrália e na outra fala que é do Canadá???

  • https://www.facebook.com/profile.php?id=100000369217756 Diogo Batalha

    Acho engraçado o preço que as grandes marcas pagam por serem sempre tão corporativas. Nada do que for feito de diferente vai soar como real para elas. Sempre vai haver a dúvida se é fake ou não.

    Tirando marcas como a Apple, red Bull e afins… todas as outras sofrem desse mesmo problema. Estão abraçadinhas lutando contra a correnteza que elas mesmas criaram.

  • Adriano

    O David Thorne ficou famoso ao "pagar uma conta" com um desenho de aranha em 2008: http://news.ninemsn.com.au/article.aspx?id=665847 :-D

  • http://www.facebook.com/fernando.damaso Fernando Dâmaso

    Pelo menos ele foi convidado para a festa de lançamento :D

  • joao

    RAWR… rárárárá

  • Eduardo K

    Sinceramente, que post sem graça. Não vi nada de especial …

  • Renato

    Acho que tem muito a ver com aquele post da Tina Fey sobre como a improvisação pode ajudar na carreira profissional. O cara pegou a informação do cliente, adicionou aí um toque de originalidade e fez um post original.