A nova identidade do BOCA (Juniors)

24
notas
0
likes
0
Tweets
0
Pin it
24
notas
0
likes
0
Tweets
0
pin it

Imagino que você se perguntou a razão desse “Juniors” entre parênteses no título. Nascido Club Atlético Boca Juniors, e reduzido para Boca Juniors ao longo dos anos, agora o escritório de design argentino BridgerConway sintetizou a marca para BOCA. E o “Juniors” virou coisa do passado.

Com mais de 100 anos de história, o Boca é provavelmente um dos times mais emblemáticos da história do futebol. E além do time, é um negócio que não para de investir em novas frentes, como nas escolinhas de futebol, na equipe de vôlei, de basquete e no Hotel Boca, inaugurado recentemente.

A nova identidade nasce preparada para suportar toda a variedade de aplicações nessa gama de diferentes negócios.

Vendo pelo guideline da BridgerConway, parece que o novo logo complementa o brasão do time. O texto logo abaixo, “La Mitad Mas Uno”, é (segundo um amigo hermano me explicou) uma espécie de lema do time. E basicamente atesta que metade dos torcedores argentinos torcem para esse time.

Não é um logo absolutamente incrível e inovador, e inclusive apresenta poucas mudanças. Mas parece cumprir o seu papel no desdobramento e simplificação da marca.

E vocês, o que acharam?

LEIA TAMBÉM
COMENTE
  • http://www.facebook.com/mardenjump Marden Jump

    Um clube com essas cores e com essa tipografia não tem como dar errado.

  • Bono

    Hmmm.
    Sob uma rápida análise, eu diria que é a mesma coisa que a Coca-Cola passar a se chamar Coca. Perde profundidade.
    Mas ainda é cedo e poucos os desdobramentos da marca. Prefiro esperar e ver os resultados.

  • https://www.facebook.com/marceloandreklein Marcelo MK Klein

    Meia BOCA…

  • Péricles

    Simplificar uma marca tradicional, pode não parecer, mas é uma tarefa hercúlea. Futebol é um esporte de paixões. E de multidões. Atender a um cliente assim, digamos, tão diversificado não deve ter sido nada fácil. Meus parabéns a BridgerConway pelo excelente trabalho. Prova de que a velha máxima ainda está de pé: menos é mais.

  • http://www.facebook.com/profile.php?id=100002432175403 Matheus Lanza

    Realmente um belo trabalho de branding. O Boca é um clube exemplar quando se trata de gestão de marca. Eu, particularmente, achei o trabalho muito bem feito, e bem resolvido. Este novo "slogan" casa perfeitamente com a proposta e com a essência do time. Parabéns para a BridgerConway! E eu também concordo com o Marden Jump, com essas cores e essa tipografia, impossível dar errado!

  • tenhagaaz

    Gostei. Afinal, fazer trabalho para um clube de futebol onde temos milhões de clientes que adorariam dar os seus pitacos, realmente menos é mais.

  • Eduardo

    Continuam Argentinos, sem mais.

  • http://ecpelotas.com.br Guilherme Tavares

    Já trabalhei durante muitos anos com a identidade de um clube de futebol nas mesmas cores do Boca, o E. C. Pelotas, do RS. Cujo estádio, por sinal, chama-se Boca do Lobo, nome que se originou da região da cidade, assim como ocorreu em Buenos Aires.
    É uma tarefa árdua implantar qualquer projeto de identidade dentro de um clube. No interior é ainda mais difícil. Sempre há alguém para reclamar e a maioria dos diretores e funcionários pouco se esforça para seguir as linhas do projeto. Seguem usando logos antigos, fazendo peças fora dos padrões, etc.
    Quando ao Boca, uma rápida pesquisa a respeito do escudo do clube vai mostrar que isso não é novidade. Ao longo da história o clube já modificou seu escudo uma dezena de vezes. Isso é mais ousado do que criar uma marca paralela, é mexer no símbolo máximo da instituição e eles sempre o fizeram sem problemas.
    Por isso, achei incompleta a solução da agência. Deveriam ter substituído as letras CABJ no escudo por simplesmente BOCA. Não deveriam criar uma marca paralela. O escudo é a melhor marca.
    Também não gostei da escolha tipográfica. Lembra as universidades americanas. Deveriam ter utilizado uma FF DIN Pro Black.

    • Alexandre Simões

      Eu discordo apenas em um ponto: inserir o nome BOCA no centro do escudo iria descaracterizar o clube. Pode não ser o melhor escudo de clube do Mundo, mas todas as pessoas já reconhecem o CABJ deles. Uma troca assim que seria muito "forte".

    • Hiedo

      Sinto muito meus caros. Vocês não vivem o Club por isso não sabem o peso que tem esse escudo e essas cores. Boca Juniors é o maior club da América inteira. Tem a torcida mais fanática do mundo.

      Eu como torcedor do Boca gostei muito e a marca ficou forte.

      Sou designer gráfico e acredito que encontraram um bom equilíbrio na no Brand e Boca hoje com mais de 100.000 sócios ficará bem como o slogan do site: Boca cada dia mais grande.

  • https://www.facebook.com/maickw Maick William Oliveira Costa

    Quantos clubes de futebol fizeram isso na história? Essa marca vai ser estampada assim nas camisas, sem escudo? Quantos abandonaram o tradicional "escudo"? Mesmo tendo muitos que já fizeram uma coisa dessas, isso mostra o que é gerenciar um clube como uma empresa, isso é branding! Não é espetacular, mas não tem como dar errado! Parabéns!

  • http://www.facebook.com/profile.php?id=100002432175403 Matheus Lanza

    Esse trabalho é para "a marca" Boca Juniors. O escudo do clube não vai ser alterado.

  • https://www.facebook.com/andersonx.n Anderson Nascimento

    Achei bacana! Não poderia haver maiores mudanças, já que um dos pontos fortes desse time centenário é a sua tradição e história. Como disse um colega abaixo, com essas cores e com esse time não tem como dar errado.

  • http://www.v13marketing.com Felipe C. Barbosa

    Não teriam porque mudar o escudo. O nome do clube não deixou de ser "Club Atético Boca Juniors". Desde sempre as pessoas (tanto torcedores quanto os profissionais que transmitem futebol) chamam de BOCA apenas.

    Comunicar apenas o "Boca" era um passo muito óbvio se a gente for pensar. Ainda mais pra relacionar com o próprio bairro "La Boca". Os próprios torcedores rivais, se cantam contra eles, cantam contra o Boca.

    Na verdade, não concordo que com os anos foi reduzido pra Boca Juniors. Ele ainda é CABJ. Igual aqui: Alguém chama o Grêmio de "Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense"? O Inter de "Sport Club Internacional"? O São Paulo de "São Paulo Futebol Clube"?

    Não vejo como uma mudança tão radical. Não perdeu a identidade de maneira nenhuma. Igual a Coca-Cola. Quantas vezes lemos apenas "Coke"? Eles fazem um "mix" com Coca-Cola, mas utilizam bastante apenas o nome "Coke".

    Pra terminar, já se encontravam muitos produtos vendidos com apenas "BOCA" escrito.

  • https://www.facebook.com/ramifilho Ramiro Furquim

    Fico triste em saber que o Grêmio tá longe de uma padronização que não seja tabajara, com estudo, com simplicidade e bom gosto como essa da BridgerConway para os xeneizes! Baita trabalho!

  • Vinicius

    Eu vou concordar com o Guilherme Tavares e dizer que não me atrai a fonte que foi escolhida. Simplesmente por causa do espacejamento da escrita BOCA. As letras BOC formam uma mancha única e densa, que fica acentuado pelo desenho da fonte, o que acaba deixando o "A" completamente deslocado do resto. Há maneiras de minimizaer esse problema, que é comum quando se usa o "A" de maneira capitular, no entanto me parece ter passado batido essa
    questão. A única ressalva que faço, é que de fato, deve ser um trabalho com uma carga de responsabilidade muito alta, se tratando de um clube de futebol e que está entre os maiores da América do Sul!

  • Rafael Leite

    Achei bem interessante. O resultado depende muito mais da forma como vai ser trabalhada a nova marca do que a nova marca em si. Ficou bem parecido com logo de time de faculdade americana, gostei.

  • http://twitter.com/mplioplis @mplioplis

    O espaco entre o "C" e o "A" esta gigantesco, um abismo… Kerning 101, Boca… Kerning 101…

    • https://www.facebook.com/romarins Rodrigo Marins

      Achei o mesmo! BOC A

      • rafaeljow

        Creio que o alinhamento, e o kerning escolhido, tenha sido pela base das letras. Sendo assim, o topo do A, aparenta estar mais distante do C. Porém repare no kerning entre a base das duas letras, esta correto. Se tentassem "ajeitar" a base da fonte mesclaria…

  • alexandra

    gostei

  • El muchancho

    Há na argentina um movimento contra os conhecidissimos EXTRANGEIRISMOS, o "junior" do Boca era para homenagear os inglesses (considerados os páis do futebol mundial) porem, hoje com os novos tempos politicos, as palavras em inglês estão "caindo" do linguagar argento.
    Cordiais Sds

  • Diogo

    A metade mais um. Primeiro eu pensei que fosse por ser metade do nome (BOCA e não boca juniors) mais um que é o mundial( a estrela).

  • daniel

    Ficou excelente a ideia. Por exemplo, eu torço para o Clube Atletico Mineiro,mas näo chamamos o nosso clube por esse nome grande, chamamos simplesmente por Galo. E essa idea de reduçäo ja havia ocorrido com o meu clube,portanto, isso näo foi täo inovador,pois a ideia ja havia sido posta em pratica antes no Brasil.