Como a Gol conquistou 200 mil fãs no Facebook em apenas 3 dias

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Uma ação realizada pela Gol no ano passado, durante o Dia dos Namorados, fez a página da companhia no Facebook saltar de 9 mil para 200 mil fãs (atualmente está com mais de 600 mil).

Quem tageava o assento do avião na imagem publicada, ganhava um par de passagens para os destinos selecionados.

A iniciativa foi transformada no vídeo-case abaixo, e mesmo indo contra as regras do Facebook – que impede esse tipo de promoção envolvendo likes e tags – vai servir para inscrição nos festivais de publicidade do ano, já esta em inglês, inclusive.

A criação é da AlmapBBDO.

/via Digital Buzz

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  • Ricardo

    Comprar fãs é mais fácil do que conquistá-los! Simple as that! É isso que foi feito, estes duzentos e tantos mil fãs estão lá pelo prêmio e não pela marca.

    • Daniel

      Assino embaixo Ricardo. Falou tudo!

      • https://www.facebook.com/agenciafortex Guilherme Scárdua

        Já entrei nessa discussão várias vezes no Face. Isso é Ilusão. Qual seria o outro motivo pra essa pessoas estarem lá a não ser pelo prêmio? Mais vale 2 mil fãs engajados com a marca do que 200 mil que estão lá pra significar números.

        • Paola

          Não é bem assim pessoal. Com o aumento de fãns o ganho de visibilidade é muito grande. As pessoas podem até curtir a pagina pelo prêmio, mas o público que a compania ganha em quetão de visibilidade da marca é gigante.

  • Olivia Hammes

    É proibido, mas fica por isso mesmo? Mesmo sem controle sobre isso, vale conseguir seguidores com uma prática que não é recomendada? E a ética?

    • Carol

      Então, ela infringe sim as Guide lines do Facebook. https://www.facebook.com/promotions_guidelines.ph

      Mas as empresas ainda não estão dando a atenção que isso merece. Todo dia uma empresa grande entra com promo completamente fora das Regas estipuladas pelo FB. É preciso tomar muito cuidado, em especial a marca que contrata a agência confiando no Know How dela. O cliente não faz ideia do que eh certo ou errado, a agência tem obrigação de prever tudo isso.

      Enfim, continuamos aqui na briga por ações corretas dentro do FB. Achei muito bonito mesmo esse material da Gol, os números são de encher os olhos! Mas sei lá…é complicado aplaudir sabendo disso.

  • Regis

    Boa, Ricardo! … Sim, e aí? A Gol vai fazer o que com esses fãs de ocasião? Esse êh o maior problema dessas ações de empresas em redes sociais: em sua maioria, não gera valor nenhum. É muito raso e volátil (sem falar na falta de ética).

  • http://www.facebook.com/edsonpavoni Edson Pavoni

    Meu, esse video case tá bem feito demais. :)

  • guilherme

    Voces ficam reclamando a toa, a acao foi mt criativa e foda. As vezes voces esquecem que as pessoas gostam de brindes, ganhar premios, isso existe ha seculos e ngm nunca reclamou. Juntaram uma base boa e com isso uma chance maior de fidelizar clientes, pois aparecem em sua timeline. O publico alvo dessa acao eh a nova clase media, cacadora de promocoes de cias aeras.
    A maneira como eles fizeram, o esquema do refresh com o comment, mt bom. Isso sem contar o video lindao

  • Renato

    Cliente pediu. Agência teve que atender. E por mais que a qualidade dos fãs da página seja questionável, o serviço foi entregue com sucesso

  • http://www.elvisbenicio.com Elvis Benicio

    Isso é a "Publicidade Tradicional" de agências tradicionais que se importam ter leões em cannes e resolver o briefing do cliente de maneira rentável.

  • http://www.elvisbenicio.com Elvis Benicio

    Ora, mas isso é a "Publicidade Tradicional" de agências tradicionais que querem ter leões em cannes e resolver o briefing do cliente.

  • Michel

    Muito inovadora essa idéia da gol.. esse é o verdadeiro modo de se criar idéias no Facebook, acho muito legal a Gol criar isso… Concordo plenamente com isso. Parabens, vcs realmente marcaram um Gollll

  • https://www.facebook.com/rodolfobarreto Rodolfo Barreto

    Acho divertido falar sobre integridade com nosso amigo, fundador do Facebook, no meio do assunto.

  • http://glebejr.nt Glebe Duarte

    Achei a ação bem interessante sim, e realmente trouxe resultado e participação, mas o fato de ir contra as regras é um estimulo apenas que quem está fazendo errado continue assim. Uma pena por este fato.

  • http://www.cabanacriacao.com Pablo Cabana

    isso é surtação. É pagar , e CARO, por fans. Olha só, se você colocar uma propaganda simples dessas de Facebook, você consegue cerca de 1 fan por 1 real. (numa campanha meia boca – agente consegue aqui 5 fans por cada 2,5 reais em algumas campanhas).
    No caso da Gol, o custo seria de R$200.000 para 200.000 fans. Que seja R$300.000.
    Pensa bem. Quanto você acha que custaram todos esses vôos? Fora a mídia necessária pra anunciar a promoção. Duvido que tenham gasto menos do que 500.000.

  • https://www.facebook.com/agenciafortex Guilherme Scárdua

    Isso é um erro tão grave quanto utilizar de spam pra divulgar produtos e serviços.

  • @bravim_

    Por mais que falem que é melhor engajamento (e eu concordo) o cliente ainda quer ver números, e nessa ação a Gol aumentou 1000% o números de fãs.
    Na venda de passagens do ultimo fim de semana, com a volta a R$!1,00, a page teve 30mil novos fãs, isso pq não precisava de curtir a página para ter o desconto. http://blog.dito.com.br/2012/03/acao-da-gol-com-p

  • edilopes

    Essas pessoas que se dizem publicitarios e vem aki com toda a carga de regras que a faculdade lhe impos. Sai desse mundo rapaz quebre as correntes. As mesmas pessoas que estao falando que a acao nao foi legal eh o mesmo tipo de pessoa que acha que logo so pode ter 3 cores, que nao se deve usar degrade em logo, que usar flash em site eh brega. Acorda meo sai desse seu mundinho, poe a cabeca pra funcionar.

  • Carol

    Muito bonito o material da Gol, ação de sucesso. Uma pena estar fora das regras de promoção do facebook. De acordo com a Guidelines do FB, esse tipo de ação infringe as regras da rede. Mas ok!