Fazendo compras como em Minority Report

8
notas
0
likes
0
Tweets
0
Pin it
8
notas
0
likes
0
Tweets
0
pin it

Não é de hoje que muitas pessoas têm optado por fazer suas compras online. Muito mais do que livros ou aparelhos eletrônicos, mas também roupas, sapatos e tudo mais que estiver disponível. Basicamente, abrimos mão de experimentar uma roupa em troca das comodidades que um site oferece. Mas é mais do que isso. Online, a gente encontra com maior facilidade produtos pesquisados anteriormente, além de termos sugestões de produtos que combinam com nosso perfil.

Já tem um tempo que a gente tem pesquisado aqui na Royalpixel maneiras de integrar as facilidades da loja online com o PDV físico. Afinal, com tanto avanço tecnológico, fica difícil entender porque o mundo físico ainda não está ligado ao conteúdo digital. Recentemente, entretanto, a Razorfish anunciou um novo projeto, que propõe uma forma de reinventar a tradicional ida às compras.

Denominada 5D, a plataforma já disponível em versão beta propõe integrar diferentes dispositivos digitais em ambientes de varejo. Isso significa que a 5D é capaz de conectar quiosques, telas, tablets e smartphones para criar maior envolvimento do público – e até mesmo dos funcionários das lojas – com os produtos.

Para que essa integração seja completa, são necessários 5 elementos-chave: os dispositivos, conteúdo, experiências, analytics e o gerenciamento do relacionamento com o consumidor. E, é claro, uma boa dose de encantamento, algo que não pode faltar a nenhum bom projeto digital.

Para que o conteúdo funcione, assim como online, ele deve ser relevante e acompanhar o consumidor, criando uma experiência personalizada para lembrá-lo dos produtos que ele viu. Assim, mesmo que o consumidor não compre aquele produto na loja, as informações sobre ele ficam salvas no seu celular e disponíveis para compra em apenas um clique.

De verdade, esse é o tipo de projeto que empolga a gente. E a Razorfish, com o 5D, nos deu ainda mais inspiração para isso.

LEIA TAMBÉM
COMENTE
  • http://www.facebook.com/edugabao Eduardo Gabão

    Primeira vez que vejo um produto de realidade aumentada que realmente agrega valor à experiência. Muito massa!

  • http://www.facebook.com/rodrigo.asck Pato Asck

    a muito tempo essa mesa ja existe, microsoft surface se nao me engano
    a interação é muito melhor hj em dia

    • http://www.midiatismo.com.br Dennis Altermann

      A mesa sim, mas ela se refere a toda integração com código da microsoft tag, wp7, etc

  • Diogo

    O unico problema é que esse video foi editado para rodar a pelo menos 2x!

  • Marcelo

    alguem sabe dizer qual a trilha sonora?

  • Xulamba

    Olha, a reportagem poderia ser melhor, mas vou por o link do mesmo jeito.
    http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2011/

  • http://www.midiatismo.com.br Dennis Altermann

    Eu achei bem interessante, mas acho que algumas coisas ali são "tecnologia" demais a ponto de tornar não muito produtivo o uso. Também fica clara o patrocínio da Microsoft por trás, com microsoft tag, wp7, microsoft surface, etc. :D

    Mas é legal sim, nos da novos olhos para pensar em como integrar o digital com o físico, apesar de eu achar que isso é mais experimental, mais protótipo para você pensar em próximos passos reais.