COMENTE
  • Murilo

    A síndrome do cachorro vira latas uivou forte nesse post.

  • Felipe Pudo

    Que lambança você escreveu em um post só…lamentável.

    O Brainstorm já foi muito melhor, agora antes de perder meu tempo lendo, preciso olhar o responsável pelo post. Infelizmente, Merigo abre o olho…

  • João Felipe

    Discordo completamente deste confuso texto.
    Você fez um samba do crioulo doido, falou, falou e não disse nada.

    "Ou aquela história de que escreveram “20020″ ao invés de “2020″. Você, Crítico de Design via Twitter, acredita mesmo que esse logo foi feito em 20 minutos? Que ninguém olhou durante semanas (e talvez meses) para cada curva dessa peça? Tanto faz, onde você vê “20020″, eu vejo nitidamente “M20″.

    E daí que o processo foi duramente fiscalizado? Por algum acaso o do Brasil também não foi? Isso não muda o fato de que o logo é ridículo e que ele deve, sim, ser criticado. Não importa a história do país, muito menos as belas embalagens dos produtos do supermercado de lá.

  • Henrique Huerta

    E outra…

    Nenhum espanhol nem mesmo nenhum europeu irá enxergar um “packshot” de havaianas, isso faz parte da NOSSA cultura não da deles…

    Já no nosso caso, por mais que outros países não conheçam o Chico Xavier… Não existe nenhum B14 “oculto” no logo da nossa copa que justifique essas mãos estranhas…

    Abs!

  • http://twitter.com/mplioplis @mplioplis

    A Espanha pode ser melhor que o Brasil para sediar eventos esportivos, por ser melhor organizada, mais honesta e cheia de talentosos musicos, artistas, designers, mas o logo ainda eh lixo e nao tem como negar.

    Logo lixo eh lixo de onde quer que venha.

  • http://twitter.com/soyers @soyers

    Achei esse post um fruto de um "mimimi" egocêntrico sem base ou fundamento algum em design…Foi muito mais pro lado "o brasil é um país de merda" olha só como la fora é legal.

    • http://twitter.com/___GM @___GM

      A realidade é dura, não?

      • http://www.facebook.com/guilhermeiablo Guilherme Iablonovski

        é nao

  • Matheus Lanza

    A observação foi perfeita neste post. Eu particularmente achei essa proposta do logo de Madri fantástica quando foi apresentada. E sim, não podemos julgar trabalhos de NINGUÉM enquanto estivermos produzindo esses “aliens” – como o logo da Copa de 2014. Parabéns pela reflexão forçada neste post Saulo, serve pra abrir os olhos de muita gente.

  • Gustavo Henrique

    "tipologia", você quis dizer Tipografia, certo ?

  • Fernanda

    Com todo o respeito à opinião do autor, o que ele chama (e eu concordo) de "aquela coisa horrorosa que a agência África criou para a Copa do Mundo de 2014 e tentou nos convencer de que era o bonito, agradável e ideal" também não foi feito em 20 minutos, e muitas pessoas também olharam durante semanas para cada uma de suas curvas. E o resultado não ficou legal.

    Do jeito que está no texto, o autor defende o logo de Madrid apenas porque foi feito em Madrid, que tem tantos designers incríveis, um lugar onde você anda no supermercado e tem aulas de embalagem! Poxa, o logo foi feito na Espanha, como nós, reles mortais do terceiro mundo, podemos criticar, não é mesmo?

    Desculpe, mas sinceramente, eu só consigo ver um M20 ali quando o lettering é apartado do resto do logo. Porque, de outra forma, é mesmo um 20020 e um pack de Havaianas.

    • Bernini

      Eu só não encontrei a parte em que ele defende o logo de Madrid, que você falou. Ou que ele defende só porque foi feito na Espanha. O que o texto está dizendo ao menos para mim é que as pessoas deveriam se preocupar com os projetos que nos afetam diretamente, como profissionais brasileiros. :)

  • Matheus Lanza

    A observação foi perfeita neste post. Eu particularmente achei essa proposta do logo de Madri fantástica quando foi apresentada. E sim, não podemos julgar trabalhos de NINGUÉM enquanto estivermos produzindo esses "aliens" – como o logo da Copa de 2014. Parabéns pela reflexão forçada neste post Saulo, serve pra abrir os olhos de muita gente.

  • Eric

    Também, não concordo com o texto, muito: "aí vivo num país de *****"!
    Acho que logo tem ser criada para o povão, não tem que analisar como um "crítico de design via twitter" nem mesmo por um crítico de design via site!

    Na logo da África vejo uma taça sim, na de Madrid vejo havaianas sim!

    Abraço

  • http://botaprapensar1.tumblr.com/ Paula Vieira

    Saulo, eu adoro seus textos, suas referências e sempre respeito muito sua opinião, mas infelizmente achei a logo bem menos interessante do que a vc descreve. E foi inevitável lembrar das Havaianas, isso pq o olhar de quem consome a marca brasileira a anos faz a ligação automaticamente.
    Entendo a sua indignação quanto a "críticos" fervorosos e mal informados, que falam sem base. E somo à minha quando o assunto é a falta de estrutura urbana e design funcional no Brasil.
    Bom texto, assumidamente um desabafo meio exagerado, mas bom!
    :)

  • Alexandre

    Saulo, gosto dos seus textos, mas nesse você viajou legal. Está claro pra mim que ali estão várias havaianas e escrito 20020. Foi o que eu "li" de primeira, sem qualquer comentário. Sabe o que é mais interessante? Este é o logo finalizado. O original, do garoto que ganhou o concurso está muito melhor.

  • Juliana Proença

    Saulo eu entendi o seu texto da seguinte forma, muita gente que comentou aqui entendeu que existe ai uma defesa ao design do logo espanhol e uma critica forte ao nosso pq é Brasil, emfim…. Eu não entendi isso, eu concordo TOTALMENTE com você. Este texto pra mim foi voltado para brasileiro falando mau do design alheio tem mais que olhar pro próprio lixo oferecido primeiro. Eu Ju tbm achei o logo espanhol um tanto estranho porem ele não é o definitivo. Agora olha pra nossa bosta pronta, será vendida atravez de inumeros materiais por muito tempo…melhor do que ser cego! ,D

  • Pozza

    Chilique no B9 não dá né?
    Sem comparações entre cultura, estrutura ou escola.
    O fato é que ambas são marcas medíocres e infelizes.

    Obrigado

  • Neto

    Até você criticar a Logo brasileira tudo bem, apesar de não ter nada a ver essa história de chico xavier, tá claro que são mãos, mas vá lá, agora dizer que a logomarca da Espanha é boa, pelo amor de Deus!, vamos deixar de pelar saco de estrangeiro e ter o mínimo de bom senso.

  • http://www.murilocampos.com/blog Murilo Campos

    Os textos do Saulo são otimos! Sacanagem jogar pedra por apenas 1 deslize. Porran (:

    Em época de politizar assuntos, acho que esse post tem disso.
    Não vou jogar pedra, mas concordo com a turma que esse post não tem a mesma qualidade dos outros textos do autor. Acontece.

    Eu vi a imagem ontem no jornal e na hora pensei "havaianas" rs.

    Não vou entrar no mérito de discutir a qualidade do logo, mas acredito que não faz muita diferença para a candidatura, o fato da população de 1 país enxergar chinelos no logo.

  • Cello Ritholla

    Na minha opinião nenhum dos dois logos me agrada, mas eu devo ter uma mau gosto do cão afinal eles foram aprovados e ainda pagaram por eles.
    A única coisa que acho é que o logo de 2016 de madrid tava muito mais bacana.

  • Morbey

    Eu só teria uma observação sobre o texto. Ia pegar no pé do Saulo sobre o uso do termo "tipologia", mas o Gustavo, acima, fez isso por mim. =)

    Detalhes a parte eu tiro uma lição sobre este texto, que enxergo como propositalmente ácido. O que acredito ser mais importante nele, não é o julgamento de um trabalho desta magnitude. A grande questão é: vamos arrumar a nossa casa, olhar para dentro. Jogar pedra no vizinho ultimamente está bem fácil.

    E "só" nesse escopo temos trabalho para algumas gerações.

  • http://twitter.com/vicght @vicght

    Essa logo é dos Jogos Olímpicos de Madrid, então vamos comparar com a nossa logo dos nossos Jogos Olímpicos. E quer saber? Nossa logo humilha esse pack de havaianas escroto escrito 20020. E do mesmo jeito que o autor do post não se importa com o que os outros acham em relação a essa logo, eu também cago pra opinião dele e, pra mim, ele está defendendo uma grande pilha de estrume só porque saiu de um cu europeu.
    Nossa logo tá copa é um cocô também, mas Madrid provou que mesmo uma grande cidade no que se diz respeito a design também faz merda.

  • Ricardo

    Que isso, viajou demais nessa publicação. Simplesmente disse que o design de lá é genial e que o do Brasil é uma merda, o que não tem nada a ver, é até um insulto você falar algo assim. Ou várias agências brasileiras ganham vários prêmios estrangeiros atoa? Para e pensa um pouco. Pode ser o melhor designer do mundo que fez a logo de Madrid, este designer também pode errar, e a todos os outros há o direito de criticar. Se algumas pessoas lêem 20020 ao invéz de M20, foi um erro de projeto, pois se uma logo não passa a legibilidade que deseja algo está errado. Havaianas nós vemos pois é de nosso costume, agora chinelo na Espanha também existe, e não precisa ser havaianas.

  • vanessa Souza

    Cada um tem sua opinião, a sua é essa, concordo com alguns pontos, discordo com outros, absorvo o que é bom. Mas principalmente a gente tem que olhar para nós antes de falar dos outros. Não significa também que eu não possa criticar o trabalho de alguém só porque não tenho a mesma pasta que ele.
    Resumindo: Quem não tem teto de vidro que atire a primeira pedra. E de desabafos geralmente saem nossos melhores textos.

  • Thiago Rodrigues

    Os dois são horriveis …. odeio povo que acha que em qualquer outro lugar seria bem feito … vai pra lá entaum … tá cheio de emprego! —- MIMIMI

  • Mariana

    Tem um pouquinho mais de polêmica no jornal El Mundo dessa semana (http://www.elmundo.es/elmundo/2012/01/30/madrid/1327929130.html) sobre a modificação da imagem original.

  • http://www.facebook.com/wesleymacente Wesley Macente

    Falou tudo!! pqp!

  • http://twitter.com/rafaelfelipes @rafaelfelipes

    Pra falar a verdade, essas duas logos tem uma explicação única: chegou o deadline e estas eram as melhores opções hahauhaa

    Sério, as duas são horríveis. Até minha mãe que é confeiteira e só entende de design de bolo achou isso.

  • Mário

    Só não entendi uma coisa, parece que você começou o texto como uma crítica de que nos conformamos com o design mal feito do Brasil enquanto nos preocupamos com o design estrangeiro. Mas depois, já falou que nós mesmos, reclamamos e muito da logo da copa de 2014. A gente reclama sim do que é feito aqui dentro, assim como reclamamos do que é feito lá fora.

    A logo de Madri é bem tosca mesmo e isso é fato. Parece um pack de Havaianas, e isso é fato. O que não faz a logo da Copa 2014 ser boa. Simples assim.

    E essas logos da Copa e Olimpíadas são feitas sim para o povão e para o "designer de twitter" falarem, ou quer dizer, que só pode opinar sobre uma logo quem é formado em Design?

  • http://www.facebook.com/profile.php?id=534228907 Camila Leães

    Nossa, achei raivoso demais esse post.Várias coisas com fundamento, mas o tom infeliz. Eu gostei do logo de Madrid. Exaltar a linda Espanha foi ótimo, mas para isso rechaçar desta o forma o teu país? Meio cafona essa postura.

  • Artur Gomes

    Acho que da mesma maneira que a agência África tento nos fazer acreditar que o logo para a Copa de 2014 é bonito, a agência responsável pelo M20 tenta fazer o mesmo.
    Não enxerguei o 20020 como muitos disseram. É claro o M20. Mas não deixa de ser feio pra caramba!

  • river

    O mau gosto do design brasileiro é reflexo da falta de cultura e educação do povo. Não adianta as agências criarem coisas lindas se quem aprova é um cliente cafona que não entende nada de arte e estética. As duas logos são ruins, mas a do Brasil é de longe a pior!

  • Lucas Froes

    Saulo, corre aqui.! Tem algum maluco escrevendo merda no B9 e assinando seu nome.

  • Ricardo

    Esse post é uma grande mistura, de circunstancias e fatos!

  • Aloysio Neves

    Sou leitor do B9, mas este post foi decepcionante. Arrogante, prepotente, deslumbrado, etc. O autor deveria ter integridade e hombridade para fazer um novo post de auto crítica, com base na pôlemica levantada e exaltada nos comentários.

  • http://twitter.com/gui_barreiro @gui_barreiro

    Desnecessário. Síndrome de vira-lata digna de classe média sofre.

    Isso é desmerecer toda uma geração de excelentes designers e artistas, por conta de um Chico Xavier tosco, escolhido por uma organização idônea, que privilegia negócios pessoais (diferente das Olimpíadas, que fazem concorrência aberta). Há sim, excelentes profissionais, na área de design, arquitetura, ilustração que tem idéias sensacionais e que driblam muitas dificuldades para criarem trabalhos exepcionais.

    Engraçado como você citou o aeroporto de Barjas, desmerecendo total a nossa capacidade de produzier algo semelhante. Já foi ao aeroporto de Recife? E Brasilia? Uma cidade inteira cheia de edifícios e monumentos conceituais, apesar de muitos detestarem Oscar Niemeyer (pode ter certeza de uma coisa: os arquitetos espanhóis com certeza estudaram e muito os projetos do Niemeyer, tendo ele como umas das principais refeências)

    Superestimar qualquer coisa fora do nosso país é tão cretino quanto o ufanismo toso que talvez possa ser atribuído ao meu texto. Até mais ridículo que o próprio logo tosco da Copa de 2014. Porém, se vc Saulo, quiser sair "dessa m….. de país" e ir pra Espanha, sem problemas. Só continue escrevendo pro Brainstorm#9. E de quebra , ve se convence uns designers espanhois que estajam desempregados ( pois é, a coisa está feia lá) para ensirar um pouco do suas técnicas para "essa m….. de país"…

  • Alan

    Eu acho que sempre, digo sempre tem alguém que não concorda com alguma coisa criada… tanto aqui como em qq lugar… Existe mimim em cima de tudo enquanto o fato é, faça melhor, faça você, apareça para o mundo e em dois mil e qualquer coisa seja cogitado a desenvolver um logo para a copa do mundo…

    Particularmente não acho um luxo ou algo fantástico o logo do brasil ou o de madrid… mas quem sabe seja uma questão de olhar e posicionamento que ainda não ficou claro para mentes poluidas com lettrings podres e fracos como Facebook e Twitter e assim por diante…..

  • Natata

    Olá Saulo Mileti , tudo bom? Concordo totalmente com o fato do design ser mais valorizado la fora do aqui aqui, sim ainda temos muito o que aprender e evoluir. Mas não significa que só produzimos lixo. A logo da Copa é horrivel, sim, muito. Mas também temos um ótimo exemplo bem sucedido que é a logo das OLIMPIADAS 2016 feita pela Tátil. Não é porque a de Madri foi feita la fora que eu não possa ver nela um bando de sandálias havaianas, sinto muito. A primeira vez que vi a imagem pensei que se tratava justamente de alguma arte para as sandálias, depois que li os textos que acompanhava a imagem levei um susto ao ver q se tratava da logo para Madri 2020. Acho muito radical dizer que por sermos brasileiros não nos cabe julgar uma marca ruim quando a vemos, independente de onde tenha sido criada.

  • http://twitter.com/Bormaister @Bormaister

    O que é feito aqui é feio, o que é feito lá fora é bonito.

  • Doug

    Os dois são uma merda.

  • Lucas Ribeiro

    Como diria minha mãe!
    "Tirando os defeitos ta tudo perfeito!"
    :D

  • Welligton

    Tão comparando o logo da olimpíada com o da copa? Tudo a ver, né.

  • https://www.facebook.com/eric.campos1 Eric Campos Alves

    Saulo, concordo e entendo seu ponto.
    Conheço Madrid, não sou fã da Espanha, mas que eles são bem mais desenvolvidos e estão mais preparados para um evento de tal porte é nítido!
    Falando de design e o caso citado do supermercado. SIM SIM SIM.
    Quanto ao logo da Africa NÃO GOSTO NEM DE OLHAR!

  • pedrorezende

    Juro que ao ver a foto contendo a marca… pensei q se tratava de um evento da Havaianas.
    Logo, se o produto do design gerou tantas dúvidas e críticas (infundadas ou não), entendo que o design não cumpriu o seu papel principal – FORMA e função…

  • Leo Curcino

    Que texto confuso e "conheço a Europa vocês deveriam conhecer também o design lá é fantástico e aqui não". Que visão mais tosca e egocêntrica. Sinceramente, pensem antes de postar essas coisas.

    Não é porque Madrid respira design e tem várias coisas bonitas que eu tenho que engolir esse logo, que se foi realmente pensado em vários meses, foi muito mal pensado, perderam muito tempo. Tá escrito sim 20020. Só com o lettering, eu vi o m20, mas com os packs de Havaianas não.

    A única coisa que você disse que eu concordo é que a diferença de evolução deles em termos sociais, culturais e estruturais, de fato, é melhor que a nossa, mas pelo que entendi, o foco aqui era o logo somente.