Fechar [X]

Foda-se a interface do Facebook Timeline

84
notas
0
likes
0
Tweets
0
Pin it
84
notas
0
likes
0
Tweets
0
pin it

Perdi meu tempo lendo discussões (sem base) sobre o design do Timeline: A grande novidade do Facebook, que foi apresentada pelo próprio Markão (como o Merigo já mostrou aqui). E digo isso porque, antes de falar sobre qualquer assunto relacionado a isto, precisamos colocar a seguinte carta na mesa:

“Toda mudança é traumática.”

Para todos é sempre um desafio ver uma mudança pelo “processo de evolução que nos tornará melhores”, ou “que impactará de forma significativa nossas vidas”. Na sua cuca mudar é sempre uma merda: tudo o que você já estava condicionado a fazer perde o sentido e a sua memória muscular (aquilo que te faz realizar ações no automático, sem pensar) exige que seu cérebro acorde e aprenda tudo novamente. Mas não é por ser traumática que uma mudança é necessariamente negativa. Pelo contrário: muitas vezes o tempo prova que realmente foi melhor para você. Afinal, a mudança é a lei da vida ou não é, minha gente?

Mas tecnicamente falando, eu caguei para o que todos acham do UXD, do layout, da paleta, do grid ou de qualquer outro detalhe estético do projeto. Balela. Pois o ponto-chave que deve ser discutido não é esse. O que realmente nos interessa é perceber a sacada em proporcionar um jeito incrível de relembrar a sua vida, apresentá-la para seus amigos e – o que eu considero mais importante – reescrever a sua história.

Com a possibilidade de resgatar tudo o que já foi dito na rede social, o usuário constrói a sua linha da vida, contando de onde veio, onde estudou, para onde viajou, por onde passou, com quem namorou/casou/separou, quando comprou seu carro, sua casa e ainda acrescenta trilha sonora para tudo isso: compartilhando músicas, discos ou artistas.

E quando falei em “reescrever a sua história”, digo novamente: é quase um DeLorean DMC-12 na vida de muitos. Não sejamos hipócritas nesse momento: Nas Redes Sociais todos são lindos, magros, legais, inteligentes, nunca foram demitidos, nunca se envolveram em fracassos e nunca contaram moedinha pra comprar bolacha no perrengue do final do mês. Mais ou menos como em curriculum. Muita gente aumenta um ponto, inventa um curso, ou espiaqui ingrish laique Joel Santana com fluência. Agora imagine isso de uma forma fácil de atualizar, pública para seus amigos e com um estética agradável? Xeque-mate.

Vidas reconstruídas de forma exemplar. É como já disse Joseph Goebbels, ministro da propaganda e comunicação nazista (e olha que disso eles entendiam):

“De tanto repetir uma mentira, ela acaba se transformando em verdade.”

LEIA TAMBÉM
COMENTE
  • http://midiassociais.blog.br Israel Degásperi

    Excelente texto, parabéns! Eu fui um que já fiquei pensando nas fotos amarelas de quando eu era criança que minha mãe me deu quando fui morar sozinho… vou postar no facebook hehehe E outra, ducaralho, eu poder clicar no ano e ver o que eu compartilhei no facebook, fiquei de cara…

  • gbello

    ai que eu me refiro!! cansei desse papo de "ah, não curti" sem ao menos pensar e entender o que é exatamente o negócio…
    o homem é mto resistente a mudanças! to pra ver a galera usando desse negócio e fazendo de conta que sempre achou o máximo… veremos.

  • Alex

    Essa mudança é puro marketing. Marketing é bom para produtos para a vida social é simplismente desnecessária. Vivemos em um mundo onde a cada dia as pessoas tentam ser o que não são, superficiais no sentido literal da palavra. Muda-se aqui e coloca ali conforme acham melhor. O Facebook se tornará um meio de contatos profissionais para os bons usuários do serviço já que o Google+ é o verdadeiro substituto para a vida na rede, ele o Mark já percebeu isso e irá tentar de qualquer forma lutar contra a corrente, basta ver as mudanças, todas veem do Google+. O melhor é viver a vida na real antes que você esqueça o que é isso.

    • http://mygpl.us/marcelacastro Marcela Castro

      Isso é verdade…Até parece q só um otario vai deixar td a sua vida disponivel em uma rede social p/ depois ser sequestrado…aiaiaiai….O importante é interagir de forma saudavel com a galera e é o q eu mais gosto no G+ ….pode mudar a timeline e inventar um monte de mimimis….mas o q vai interessar msm no final é pq interagir com a galera….Independente de rede social….

  • http://www.facebook.com/guianchieta Guilherme Anchieta

    A grande sacada da timeline é que na minha opinião não haverá mais migração pra outra rede social. Claro que isso é um chute, ninguém sabe o vai acontecer no futuro, mas é um chute com alta probabilidade, já que o facebook é onde estará o seu histórico de vida. Genial. Ponto pro seu Mark.

    • http://www.ifd.com.br/blog Iris | IFD

      EXATO!!

    • drigoteixeira

      Concordo plenamente com você Guilherme! Essa questão pode estar nas entrelinhas do novo projeto.

    • http://www.portalcab.com Cab

      Até alguém inventar um método automático e uma maneira melhor de exibir essa timeline. Já que nas configurações dá para fazer um download de todos os seus dados no Facebook. =)

      • douglasevaristo

        Exatamente… inclusive estou com uma ideia de imprimir todo esse material em um livrinho para deixar na sala e todos lerem minha vida online kkkkkkkkkk

  • http://www.facebook.com/profile.php?id=100001811998180 Eduardo Cogliano

    Pá, pum!

  • fernandobarreto

    Pois é, com a timeline veremos o quanto nossas vidas são "mediocres" ou não pois só postamos aquilo que nos convém.

    • Saulo Mileti

      Sem dúvida. Mas o grande X é o que você falou:
      A possibilidade de postar o que convém.
      Criar uma rota alternativa pra nossa história.

      É aí que mora a sacada. :)

    • http://www.facebook.com/renato.arrieche Renato Corrêa Arrieche

      Alguém que posta o que não lhe convém não é medíocre. É burro mesmo.

  • http://be.net/setefx gabriel tesser

    Concordo plenamente, o foco não é o novo leiaute (mesmo pq eu gostei, acostumei fácil) mas a interatividade e a interessante interface que permite vc escrever sua autobiografia ao longo da vida. Fora a privacidade, que cada um irá cuidar do nível da sua, a ideia é excelente.

  • http://webmaniar.com.br/brasil Jessé Silva

    Concordo com seu texto! É fascinante observar mudanças, seja o setor , e é mais fascinante observar as pessoas que não estavam adeptas gostando daquilo que era "ruim".

  • Mônica

    Eu particularmente gostei sim do seu ponto de vista!
    Foi mesmo uma grande sacada…para que o povo possa mostrar tooda sua vida sem graça(só as melhores partes) de forma organizada, com trilha sonora e "bastante atrativa"!
    Acho q na vdd é o que as pessoas normalmente ja fazem, agora ele deu uma ferramenta só pra isso!
    E dá-lhe Facebook diary!

  • José Freitas

    Eu já estou testando e curti. Por enquanto só aberto para developers, mas quem quiser tentar é só seguir o passo-a-passo:

    http://mashable.com/2011/09/22/how-to-facebook-ti

    Como só muda o perfil para timeline, não estraga a navegação. É um bom motivo para ficar um pouco mais de tempo no próprio perfil, coisa que eu não fazia antes.

  • Javan Bocchi

    É mais ou menos o que eu disse para o povo da facul, mas muito mais simplificado, aquela história de "daqui 6 meses todo mundo vai dizer que não sabe como vivia sem as novas atualizações."

  • http://www.rafaelcamargo.com Rafael Camargo

    Não discordo que a mudança(quando feita para evoluir algo) seja o grande sentido da vida. Mas que ela seja necessariamente traumática, eu discordo.

    Na evolução da interface dos serviços google, houveram vários aperfeiçoamentos que eu olhei e ddisse: pqp.. esses caras são fóda! Ou seja, aperfeiçoaram a ferramenta na exata maneira como precisava o usuário, bem diferente do que está acontecendo no fb.

    Eu não tenho a menor dúvida que toda essa balela(mentira) que o Zurckeberg contou(com um roteiro péssimo) ontem foi apenas pra justificar o aumento das possibilidades comerciais dentro do facebook que, embora gigantesco(800M users) não se traduz financeiramente manendo as mesmas proprorções.

    Enfim, embora eu não conheça ninguém muito empolgado com o Google+, eu já tô afim de experimentar. Alguém tem um convite aí?

    • Saulo Mileti

      Fala Rafael,

      Entendo seu ponto sobre a mudança ser ou não traumática todas as vezes. Mas, você mesmo já disse o que eu iria responder pra você:

      "…houveram vários aperfeiçoamentos que eu olhei e disse…"
      Percebe? "VOCÊ" olhou o disse…

      Precisamos ver isso por um ponto de vista mais amplo. Pois às vezes uma pequena mudança, que parece ótima e agradável para você – que entende do assunto e vive isso no dia a dia– pode não parecer para outras pessoas.

      Então, "no geral" aqui é por conta das pessoas. Não das mudanças. :)
      Capisce?

      Obrigado pelo comentário. Abs.

    • Marcel

      Que eu saiba o Google+ já foi liberado, não precisa mais de convite… mas eu não achei nada demais lá, igual não achava nada demais no Facebook… mas esse conceito da Timeline… é sensacional.

      Há um tempo eu lembrei dos meus álbuns de fotos não-digitais e pensei em algo parecido, mas como uma galeria de fotos, onde você poderia relembrar seus momentos com sua família, amigos, viagens… mas isso aí que o Facebook bolou? Achei genial.

      • Saulo Mileti

        A galera vai voltar a comprar scanner, só pra atualizar o Timeline direitinho. :)

        • Marcel

          Nem foi isso que eu quis dizer Saulo… foi no sentido de relembrar os bons momentos da vida, e isso vai poder ser feito através do novo Facebook de forma muito fácil agora. Depois que o tempo passa vira um bolo de anos amontoados, e com o novo Facebook dá pra botar ordem nessa bagunça, pegou?

          Citei esse idéia que tive porque pensei na minha família, fazer pra ela, então não seria problema nenhum pra mim digitalizar, afinal existem ótimas multifuncionais e, também, serviços de digitalização por aí que fazem o serviço pra você, basta pagar… ou não? ;)

          • Saulo Mileti

            Você não entendeu. Foi uma piada. :)

          • Marcel

            Haha, pra mim pareceu um comentário irônico… mas sussa… :)

  • rafamn

    Parabéns por estar completando a cota. :)

  • https://www.facebook.com/sietefx Gabriel Tesser

    Eu já não tenho a mesma percepção do Alex. Já que fico bem informado com o Facebook, estou acostumado com a interface e me adapto fácil as mudanças deste. Já o google + não me atraiu não consigo criar a necessidade de postar lá, não troco informações como no facebook e acho que a liderança do Mark está difícil de ser quebrada. Acho que o google é qm tenta lutar contra a corrente. Houve um número absurdo de cadastro nos google + nas primeiras semanas, mas qual dos dois tem maior atividade de usuários?

    • Saulo Mileti

      Eu mesmo entrei no Google+ pra ver, e nunca mais entrei.
      Achei péssimo.

      Agora, sobre a liderança do Mark ser difícil de ser quebrada, pense:
      Se até o Império Romano caiu…
      hahahahahahahahahahaha

      Um dia chega a vez dele. :)

      • https://www.facebook.com/sietefx Gabriel Tesser

        Esse dia será interessante :D, lembrando da hegemonia da microsoft tempos atrás.

  • https://www.facebook.com/profile.php?id=1186750337 Raqueline Lima

    ótimo texto Saulo! super concordo!

  • http://twitter.com/WevertonSoares @WevertonSoares

    Ótimo post! Só esqueceu de um detalhe: Essa 'droga' de Facebook vai viciar ainda mais, né?! Vai rolar uma dependência generalizada da Timeline. #SacadaDeMestre

  • Pedro Henrique Macedo

    Comecei não gostando do texto, pensando que era somente mais um que não havia percebido a "sacada" e no final parecia que estava lendo tudo o que achei sobre a nova Timeline.
    Mas aí que está o mimimi de muitos são muito superficiais e limitam-se a enxergar o real motivo para tais mudanças.

  • andersoncosta

    não entendi mesmo. sua crítica é para a timeline do facebook ou para as redes sociais em geral? pq isso se aplica a todas elas.

    • Saulo Mileti

      Não é uma crítica, Anderson. :)
      Apenas questionando que o que realmente me parece importar nesse projeto não são os critérios estéticos propostos pelo Facebook, mas o conceito por trás da ferramenta. Capisce?

      • andersoncosta

        Acho que são as duas coisas. E teu exemplo do DeLorean foi ótimo. É como manusear uma máquina do tempo mesmo. Penso que a estética tem que andar junto com isso, senão a experiência do conceito fica prejudicada. Já vimos muitos conceitos ótimos serem esquecidos porque não foram convertidos em bons formatos.

  • Guto

    Quem precisa de redes sociais mais dinâmicas?

  • Dani

    Fala, galera… Concordo que as mudanças que aconteceram foram cabulosas e tals, mas olha só, pelo que testei nesse novo Face, ele nao vai mudar a historia da humanidade, até por que, a sua 'home page' vai continuar do mesmo jeito (pelo menos na versão que estou a usar), a timeline so vai aparecer para ver o perfil da pessoa, o seu mural vai continuar o mesmo.

    Saulo, parabens pelo post!

    • Saulo Mileti

      Da humanidade, sem dúvida não vai.
      Mas colocar o Facebook ainda mais longe dos concorrentes, e chegar aos 1 bilhão de usuários, isso vai fácil. :)

      • Anderson Butilheiro

        Sem dúvida. Questão de meses pra chegar no 1 bilhão agora…

    • Anderson Butilheiro

      Dani, não é bem assim.

      Repare que quando vc está visualizando os posts, não há mais a opção de publicar. Para inserir qualquer coisa nova, vc precisa ir até seu perfil e, de quebra, à sua timeline. Então vc ficará em contato com ela o tempo todo. Fora que as postagens dos seus amigos também vão pra timeline e caberá a você decidir o que fica lá exposto pra todos ou não… Sem dúvida alguma nós, usuários, vamos ter bastante contato com a linha do tempo…

  • http://www.mvga5.carbonmade.com Mvga5

    Só eu que não achei essa atualização boa?! aahuahuahu
    Não vejo necessidade de preencher nem aquelas besteiras de 'interesse', etc.. que já estavam no face, orkut, blá..
    Agora isso?! lol

    E lá se vai o preconceito contra fofoqueiros..

    • http://mygpl.us/marcelacastro Marcela Castro

      E se eu não preenchi antes …não vai ser com esse novo layout q eu vou preencher …poder ter certeza

  • http://www.facebook.com/joseramonrocha José Ramon

    A Timeline do Facebook veio para revolucionar o espaço e a interação na rede. FATO!
    E não adianta reclamar, chorar e espernear porque mudanças acontecem e isso não se limita somente ao Facebook. A vida é assim e é característica do homo sapiens se adaptar e readaptar-se sempre. Sendo assim isso só faz parte de um processo muito maior.
    É claro que a ação visa também o lucro, pois se o objetivo não fosse esse, a rede criada pelo sr. Zuckerberg seria uma ONG e não uma empresa privada, mas enfim… É hora das pessoas deixarem de criticar todo e qualquer tipo de mudanças em seus ambientes de convívio e começarem a abrir os olhos para as exponenciais oportunidades que se achegam.
    Bora evoluir e abrir os olhos para o novo?!

  • http://www.facebook.com/pitrodriguez Pitter Rodriguez

    Eu já li de algumas pessoas que começaram a testar o timeline de que o "set-up" é bem trabalhoso, principalmente se você não é daqueles que tem o seu album de fotos no Facebook. A conferir.

    • Anderson Butilheiro

      Não é tão trabalhoso assim, mas exige um tempo. Realmente a conexão entre a timeline e o álbum de fotos é relevante, mas ele não impede que vc suba novas fotos.

      O set-up é bem mais trabalhoso na questão de decidir o que vai e o que não vai pra timeline. Na verdade, TUDO vai, e você decide o que sai…

  • Marcio

    Realmente o texto é medíocre.

  • http://www.feedconsultoria.com.br Magerson

    Agora quem quiser saber da história da sua vida não precisa nem se dar ao trabalho de procurar e juntar as informações. O Facebook faz isso para você. Tem muita firma de detetive particular que vai acabar falindo :-)

    • Saulo Mileti

      Imagina o Timeline do Fábio Jr.? Casou-se, Separou-se, Casou-se, Separou-se, Casou-se, Separou-se, Casou-se, Separou-se, Casou-se, Separou-se, Casou-se, Separou-se.

      • Janu Schwab

        Ahahaha!

  • http://twitter.com/t_aleixo @t_aleixo

    Já que foi referenciado De Volta Para o Futuro e Goebbels no mesmo texto, cabe na sopa até um Poema em Linha Reta do Pessoa. Tudo a ver com essa construção da pessoa "descomplicada e perfeitinha" numa rede social.

    Bom texto. E foda-se a interface do timeline do Facebook, bem como as mudanças no layout do Twitter ou qualquer mudança feita num site. Importam as interações.

    • Saulo Mileti

      Claro. O lampião não nasceu com um design revolucionário, com uma curva estética no estilo "Bang & Olufsen" de ser…

      … mas mudou o mundo.
      Vamos ao que interessa. :)

      Design é fundamental. Mas não sozinho.
      É isso aí. Abs.

  • https://www.facebook.com/pugliese.chris Christian Pugliese

    Ótimo texto Saulo, parabéns!

    O FB é uma das ferramentas de marketing mais impressionantes da atualidade, e agora com a timeline, imaginem quantas milhares de pessoas dos mais diversos lugares do mundo, estão disponibilizando a vida inteira pronta para "venda".

    PS: O Facebook não é feito para designers ou developers, ele é feito para pessoas "normais" que mal conseguem entender o que um web designer faz.

  • https://www.facebook.com/leocadio.melo Leocadio Melo

    olá, p@z & b3m!

    lembremos do Prof. Robin DUNBAR, de Oxford, e sua teoria segundo a qual o cérebro humano permite apenas que tenhamos círculos sociais com 150 amigos, não interessa o quão sociáveis nós sejamos.

    nos ambientes onde espraia-se nossa mente (Cultura, web inclusa, claro) estas relações estão em transição de fase, com modelos instáveis ainda.

    entendo que neste contexto a mudança deva ser encarada com profundidade… nós brasileiros, nem fomos instruídos (boas escolas) e educados (sociedades menos desiguais) para cairmos de cabeça sem a devida reflexão.

    quem de nós lê inteira e completamente manuais dos gadgets modernosos à disposição em nossas bolsas/pastas/mochilas?

    é por ai…

    []s livres,

  • fulvioramos

    toda mudança é traumática, mas isso não quer dizer que toda mudança seja boa

    • Marcel

      Mas dizer que não é, sem nem experimentar, também é meio falacioso, não?

    • Saulo Mileti

      Claro que não, Fúlvio. :)
      E nem foi o que eu disse aqui. Eu disse:

      "…muitas vezes o tempo prova que realmente foi melhor para você."
      E não:
      "… TODAS as vezes o tempo prova que realmente foi melhor para você."

      Cada caso, um caso. Abs!

  • http://www.ifd.com.br/blog Iris | IFD

    legal mesmo será quando o FB deletar um conta agora ;) na verdade o novo FB fortalece ainda mais o q hj se destaca nas redes, a vontade imensa de se aparecer de mostrar q sua vida é boa feliz e intensa aos outros ;) quem tem uma vida assim e é bem resolvido nao precisa ficar mostrando pros demais a todo momento … particularmente uma pessoa q fica postando a todo momento fotos de amigos de balada que vai ou o quanto é importante só mostra o quao inseguro ele é de fato.

    enfim em relação ao texto assim como escrevi no twitter deixo aqui: "Programadores e pseudo entendedores desculpem se o layout sempre se destaca + nas opiniões do novo FB .. durmam com esta ;) logico q a sacada está pelo q está por trás disso massss amigos a imagem sempre ganhará mais destaque nas pautas q rolam por aí."

    • Saulo Mileti

      É, Iris. E meu ponto é: não acho que o design não seja importante. Até porque é com isso que eu estudei e ganho minha vida há 15 anos.

      Eu só acho que se perde muito tempo com discussões de "entendidos no assunto" (que não entendem porra nenhuma) que não olham o projeto de uma forma ampla. E óbvio: não abordam temas que devem ser abordados.

      Foda-se se o azul não é o adequado.
      Se a tipologia poderia ser melhor.
      Se o box deveria ter mais 5px de margem.

      Estamos falando de algo muito maior do que isso.

      O design é importante: e deve cumprir a função em um projeto. Mas não devemos tomar a estética como único padrão para uma análise. Certo?

      • http://www.ifd.com.br/blog Iris | IFD

        sim. Te perdoo :D

  • Joéz Borcaddi

    Redes sociais são modinhas com espiritos bem adolecentes por sinal, que vão e vem, um dia todos querem a novidade de uma, outro ela não serve mais, se engana muito quem acha que uma ou outra rede social vai perpetuar nas alturas para sempre é como as novidades eletronicas, um dia é top outro dia é um lixo, todos querem a novidade que amigos estão comentando, basta lembrar do ótimo ICQ que caiu partindo todos para o MSN que pela ruindade atual logo logo vai ter um substituto, pois falar online em redes sociais já está começando a dar problemas pela quantidade de usuarios ou sei la o que, programas especificos para conversas online são bem melhores nesse caso, skype era ótimo agora vendido vai saber, IRC era incrivel agora somente os mais informáticos o usam, o tempo de duração de modinhas internéticas está mais curto a cada dia que passa é a evolução sem limites!

    • http://www.facebook.com/renato.arrieche Renato Corrêa Arrieche

      Mas aquilo que é bom de verdade fica. Até hoje não conseguiram acabar com o email, por exemplo.

  • http://www.facebook.com/andviana Anderson Viana

    Estou louco pra ver a timeline do Markão!
    De estudante-gênio-amargurado-fechado-anti-social à bilionário-gênio-amargurado-fechado-anti-social!

  • brunomarks

    Concordo em termos. O recurso é muito legal mas o usuário vai dar o fim que quiser. A maioria publicará história que convém contar…. Nas redes sociais poucos compartilham uma foto de uma bela itaipava no boteco do joão. É quase um padrão vidas íntegras e perfeitas, pessoas viajantes, alegres, que comem do bom e do melhor, frequentam lugares disputados e possuem milhares de amigos leais. Hoje qualquer um é autor. Muitos se dizem escritores, jornalistas, fotógrafos, produtores audiovisuais e são meros filhos da tecnologia, blogueiros ou curiosos. O que mudou foi o fácil acesso aos instrumentos e informação. Estamos vivendo a realidade de poder transformar nossas vidas, uma novela. Parece que a vida virou feed.

    • http://twitter.com/#!/Thiago_azza Thiago Andreazza

      Pra mim, o senhor cagou pela boca.
      A VIDA é assim, meu amigo. As pessoas contam o que elas querem sobre elas, se abrem pra quem elas querem e mostram o que elas querem. Não é porque tu ta na internet ou de frente para alguém, que vai saber todas as porcarias da vida de alguém.
      Ilusão achar que a internet é que esconde as pessoas.
      PESSOAS é que se escondem de pessoas.

      • brunomarks

        Não quis ofender meu amigo. Discuta com mais educação. A discussão não é pessoal, fiz um comentário baseado na minha opinião, sem querer ofender o seu ou outro grupinho. Cada um faz o que quiser com o próprio ego.

        • http://twitter.com/#!/Thiago_azza Thiago Andreazza

          Não ofendi, apenas tenho o meu jeito de expressar.
          E o se sentir ofendido é uma questão subjetiva, já que pessoas se ofendem de diversas formas. Tenho um professor que se ofende ao ser chamado de professor, por exemplo.
          Sobre o resto:
          Blablabla!

          • Carlos

            Que babaca!

          • Sérgio

            Você é um típico babaquinha netal.

          • http://www.facebook.com/robiefreakcode Robie Code

            babaca³¹²³²³

  • https://www.facebook.com/murilo.azevedo Murilo Azevedo

    Achei a ideia sensacional!

    Isso estimula e muito o uso e vai ser legal sim poder montar uma timeline da sua vida, por que não? A internet não esconde as pessoas, nós é que escondemos a nós mesmos.

    Acho interessante que todo mundo odeia as mudanças do Facebook, mas por que não para de usar? Por que continua usando 10h por dia?

    E vamos combinar uma coisa, Design, Programação e Produto tem que trabalhar juntos, não tem essa de tem mais ou menos importância. É um tripé da tecnologia.

  • http://www.facebook.com/darcinei.maciel Nei Maciel

    Com a Time Line o Facebook terá tantas informações dos perfisque cada vez mais poderá segmentar publicidade direcionada e semântica aos usuários. Minha visão é que este projeto irá captar seus desejos mais antigos, os lugares dos quais mais gosta, quais carros tem preferencia, pra onde vai nas suas férias, enfim, tudo o que fez e faz até hoje. Atualmente o cadastro nas redes sociais, os apps que compramos ou baixamo no Facebook ou no Chrome Store, tudo isso em função do mesmo objetivo, levantar o perfil do indivíduo e das massas "vender" algo a eles. Não é ruim, só pode ser perigoso.

  • http://twitter.com/nanamarques @nanamarques

    Não vejo como expor (ainda mais???) sua vida de cabo a rabo pode ser bom.

  • http://www.josiaswesley.art.br Josias Wesley

    Somos viciados no futebol a mais de um século e ainda estamos vivos. Quem precisa de interfaces amigáveis, redes sociais dinâmicas e conexões mais rápidas, são as mesmas pessoas que precisavam de um entretenimento, mais informações e novos remédios hà algumas décadas, a sua necessidade não é a mesma que a minha, e vice e versa. Cada tribo tem uma necessidade, uma paixão, um grito de guerra e outro de socorro, fico pocesso quando tenho que aceitar pagar impostos pra novos estádios … e a internet que você usa pra baixar materiais impróprios, não vai ficar mais cara se mudarem a interface da rede que você não acessa diariamente.

  • mhay

    desculpa minha ignorância, mas nao entendi a finalidade dessa nova mudança e preciso que alguem me explique, pois tenho uma galera que conheço que nao sabe para que serve e ficam falando ao outros….''vc viu vou atualizar meu face'' enfim nao sabe pra que servem ..pesso a ajuda de vcs para ajudar essas pessoas sem noçao…

  • https://www.facebook.com/AlexsanderHL Alexsander H. Lopes

    Usar palavrão no título da matéria é muita apelação! Também é falta de educação. Então Saulo, já que isso aqui não é restrito para maiores, manera na linguagem, vlw.

  • Dani

    Tá, e como fica os que como eu que são 'estranhos no ninho' e deletam os próprios posts e posts alheios no mural, porque acham que algumas informação tem prazo de validade? Seremos deletados da rede social por falta de interação? Acredito que tudo depende do uso e do contexto em que se está inserido. Se pra alguns é super importante postar a foto do que se come, bebe, como dorme ou acorda, o que se compra ou como se sente; para outros as vezes as redes sociais são apenas mais um meio de contato e informação.Sinceramente acho que vivemos a grande era do narcisismo, onde acreditamos que realmente é muito interessante compartilharmos nossas pequenas ações cotidianas e assim nos sentirmos mais importantes, relevantes e interessantes como seres humanos.

    • Anderson Butilheiro

      Acho que essas mudanças vão justamente separar os usuários em dois grupos. Esse perfil é muito mais de um usuário do twitter, do que do face. Creio que nem tudo o que se posta no facebook é essencial, mas também não é tudo efêmero. Tem coisas que são sim importantes praquela data e ocasião, mas algumas vão ser interessantes de reler depois, rever fotos, rever um comentário seu explodindo… É interessante, pra alguns, poder reler sua própria vida e refletir sobre ela. É como ter um blog!

  • Anderson Butilheiro

    Muito bom texto!! Matou a pau e disse exatamente o que penso: mais do que dar uma reformulada na cara do FB, a grande sacada da Timeline é como isso vai se tornar "divertido" para o usuário, enquanto ele gasta horas decidindo o que da vida dele é relevante o suficiente pra constar em sua linha do tempo.

    Eu mesmo já andei revendo boa parte dos meus posts e comentários e o que seria relevante estar lá!

  • https://www.facebook.com/marvinsandom Marvin Sandom

    A Timeline é uma espécie de DNA Social do usuário. Acredito que futuramente, as empresas usarão essa Timeline para poder checar se as informações ditas em currículos são verdadeiras ou até pra conhecer melhor o perfil e como as pessoas mudam e reagem em determinadas fases. Exemplo: Como fulano reagiu na crise de, sei lá quando, o que ele dizia, como dizia, o que vestia, comia, como usava sua grana…
    Acredito que esse seja um caminho sem volta e como tudo que tem o ser humano, será usado em benefício de muitos e pra sacrifício de outros.

  • alexandre

    Não importa contar a sua vida como uma grande história, se em alguns contatos contigo conhecem toda a verdade em você…

    Não é assim, mesmo sem o facebook, mesmo sem a timeline?
    Ninguém nunca conheceu um loroteiro que no primeiro contato é o rei da cocada preta e depois se mostra um babaca?

    Pode fazer a timeline mais bonita de todas e depois postar idiotice no dia-a-dia…

    bom…. só falei mais besteira pra continuar a discussão medíocre

  • Elaine P.

    A ideia não é nova. O Memolane existe há quase um ano, com a mesma proposta de timeline – com a vantagem de ser montado com informações de outras redes sociais além do Facebook. Os problemas do Memolane: 1) não permite muitas interações; 2) leva muito tempo carregando as informações das outras redes; 3) não é uma rede social em si.

  • Daniel

    Muito pelo contrário, não julgue balela os outros meios para se concluir uma boa ideia..
    Acho que vc's da propaganda não fazem ideia da importância e dos estudos e detalhes aprofundados. Vai além, isso nada mais é do que uma ideia muito bem executada.

    Afinal, de que adianta uma boa ideia?

  • Di boa

    Fiz a cagada de aderir ao Timeline, meu deus, agora não consigo tirar, é só problemas, quem puder fugir disso eu recomendo… É atualizações atrasada, as vezs aparece os comentários dos meus post outras não…muito arrependido, alguém sabe como se tira isso? Abraço
    Att

  • Santos Dumont

    (bocejo digital)