Porque a Coca-Cola ganhou da Pepsi nos últimos 100 anos
Não é nenhuma explicação científica, estatística, financeira ou algo que o valha, mas esse “gráfico” é irresistível. Em outras palavras, em time que está ganhando…

| Via Inquisitr
Não é nenhuma explicação científica, estatística, financeira ou algo que o valha, mas esse “gráfico” é irresistível. Em outras palavras, em time que está ganhando…

| Via Inquisitr
Brainstorm #9, Braincast and BrainSessions by Brainstorm #9 is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License. Based on a work at www.brainstorm9.com.br.
terça-feira, 28 de julho de 2009 - 11:07
Ok, mas Pepsi é mais gostosa.
| Usando
terça-feira, 28 de julho de 2009 - 11:25
E tem gente que não dá importância para o visual das coisas!
| Usando
terça-feira, 28 de julho de 2009 - 11:26
Demais!
Muito bom merigão.
| Usando
terça-feira, 28 de julho de 2009 - 11:26
Curioso, mas o negócio é que a Coca-Cola é que é muito fora da curva.
Por outro lado, nos últimos 4 anos, a Coca trocou de slogan 3 vezes.
| Usando
terça-feira, 28 de julho de 2009 - 11:27
E em time que está perdendo, se mexe. O que prova que a Pepsi também não errou.
| Usando
terça-feira, 28 de julho de 2009 - 11:29
Quem disse que treinadores de time de bairro não dão bons conselhos sobre marketing?
| Usando
terça-feira, 28 de julho de 2009 - 11:31
Sensacional, minha professora de branding design, precisava ver isso!
| Usando
terça-feira, 28 de julho de 2009 - 11:31
Já assistiu esse? http://www.youtube.com/watch?v=_T8dnNz_jwQ
E ainda tem essas latas bem bacanas que vi recentemente: http://www.thedieline.com/blog......html#more
Ainda tem individuos que preferem as latas da Pepsi.
| Usando
terça-feira, 28 de julho de 2009 - 11:32
Realmente! =D
Porém esse nova logo da Pepsi tá show! =D
| Usando
terça-feira, 28 de julho de 2009 - 11:32
Prefiro mil vezes o gosto da Pepsi. E a Pepsi é mais barata, mesmo com a constante mudança de visual. Pepsi é bem mais cult. ehehhe
| Usando
terça-feira, 28 de julho de 2009 - 11:33
Até que faz sentido hein, bela constatação =]
| Usando
terça-feira, 28 de julho de 2009 - 11:42
Uma professora de criação mencionou uma vez que o posicionamento da Pepsi é de um produto direcionado ao público jovem, o que requer sempre a mudança, o “fresh”. Claro que esse posicionamento deve ter sido adotado em algum momento do século XX, quando se descobriu o “jovem”, e subsequentemente a isso descobriram-se muitas outras coisas. A cada uma delas, uma modificação na marca. Acho justo. A posição da Coca-Cola quanto a isso é apenas confortável.
| Usando
terça-feira, 28 de julho de 2009 - 11:53
[...] Brainstorm #9 por este tipo de contenido. Share and [...]
terça-feira, 28 de julho de 2009 - 11:53
Muito interessante! A Pepsi pode ser mais gostosa, mas nunca vai ser uma Coca. Eu ainda prefiro a Dolly Cola =)
| Usando
terça-feira, 28 de julho de 2009 - 11:56
Muito interessante.
E Pepsi tem gosto de remédio.
| Usando
terça-feira, 28 de julho de 2009 - 12:09
Trabalhamos na conta da Pepsi local, e em alguns esforcos nacionais, e a filosofia eh que Pepsi olha pro futuro, enquanto que a Coca-Cola olha pro passado.
Coca-Cola eh classica.
Pepsi eh proxima geracao.
A Pepsi tenta formar trends, enquanto que em sua maioria a Coca-Cola segue no que sempre funcionou (fora os esforcos da Coke Zero mais recentes ao redor do mundo)…
A Pepsi muda o visual para nao ser antiquada, e a cada geracao que muda, muda seu estilo visual, como a moda.
Nao fazem tudo certo, ainda existe muitos problemas internos de comunicacao departamental, mas no geral ela quer ser sempre o oposto da Coca-Cola.
Sem falar no gosto que pra mim, por ser mais citrica do que a “gosto baunilhado” da Coca, eh melhor.
Sem falar que a Pepsi eh tambem suas marcas irmas, Frito-Lay, Quaker, Gatorade, imbativeis… Qualquer estadio, universidade, parque de diversoes etc… que queira um contrato exlusivo nao tem porque escolher a Coca-Cola com as marcas irmas que nao tem tanto quanto a Frito-Lay e Gatorade…
| Usando
terça-feira, 28 de julho de 2009 - 12:32
Concordo plenamente time que esta ganhando não se mexe! Coca-cola é classica e sempre sera, todos querem coca-cola…
| Usando
terça-feira, 28 de julho de 2009 - 12:34
Ok… o criador deste logotipo, feito em 18 e coca-cola com rolha, foi genial mesmo! Para que mudar?
| Usando
terça-feira, 28 de julho de 2009 - 12:35
Mas o primeiro logo da coca-cola não é esse, durante anos a coca-cola foi fazendo “liftings” em seu logotipo.
| Usando
terça-feira, 28 de julho de 2009 - 12:40
Coca-Cola sempre foi um refrigerante muito bom, muito gostoso, marca mundialmente famosa e tal.Lindos cases de propaganda, munto investimento e patrocínios. Ações marcantes. Mas cansou, tudo cansa ! Até Mac Donald’s cansa ! Outros refrigerantes apareceram, outras colas igualmente saborosas. H2O é tãooooo gostoso ! O mundo muda, todo mundo muda e a Pepsi ganhou mercado. Hoje eu digo que prefiro a Pepsi amanhã, não sei, daqui alguns anos… sei lá e se aparecer algum refrigerante melhor coisa nova ? Mais gostoso ?! Essa propaganda nova da Coca Cola com essa musiquinha bonitinha, com bichinhos e mais bichinhos.. isso tá me cheirando a uma boa perda de fatia de mercado, isso sim ! Melhorar a imagem e a reputação e sensibilizar o coraçãozinho doce dos consumidores !
| Usando
terça-feira, 28 de julho de 2009 - 12:44
A Pepsi é da geração que nunca chega.
| Usando
terça-feira, 28 de julho de 2009 - 12:46
só não deixa nenhum cliente ver isso, se não, vai ser difícil convencê-lo a alterar uma logo q precisa ser renovada, por mais argumentos q se tenha de q isso foi só uma brincadeira!
| Usando
terça-feira, 28 de julho de 2009 - 12:55
ou seja, construa a comportamento. Não espere que plantando eles virão.
| Usando
terça-feira, 28 de julho de 2009 - 12:57
Importante: é bom lembrar que o passado compõe nossa memória e, portanto, nossas escolhas e emoções. A diferença no desenho é brutal. Muito curioso esta permanência da tradição no “gosto refrigerante” moderno.
Vai entender!!!
| Usando
terça-feira, 28 de julho de 2009 - 13:00
A coca-cola só é líder no Brasil e em países subdesenvolvidos…
difícil saber o porquê, não?!
| Usando
terça-feira, 28 de julho de 2009 - 13:01
O gráfico não é real.
É verdade que o logo da Coca-cola mudou muito menos. Mas o desenho foi aprimorado ao longo dos anos. Curvas foram suavizadas e alguns elementos retirados.
A Coca-cola mudou de slogan, mas o slogan é o que menos importa, e cada vez menos. Já tem muita gente adotando um slogan para cada situação-chave. Um para comunicação de varejo, outra de posicionamento sócio-ambiental, outra voltada para o público interno, etc.
| Usando
terça-feira, 28 de julho de 2009 - 13:04
É… pior que é..
| Usando
terça-feira, 28 de julho de 2009 - 13:08
Algo me diz que se a Pepsi tivesse parado no primeiro logo, hoje ela seria a bebida favorita do Tim Burton.
| Usando
terça-feira, 28 de julho de 2009 - 13:27
Caramba. Isso que é verificação dos fatos. O gráfico tá ótimo e realmente ilustra bem a cronologia. Mas concordo com mudanças de logo. Atualizar smepre é meu lema. Talvez, o erro da Pepsi é mudar a superfícia e esquecer o interior. Há quem curta mais o gostinho da Pepsi, mas pra mim ainda falta uma “pitadinha de sal.”
Mas acho as campanhas da marca muito boas, então, publicitariamente, adoro a Pepsi!
| Usando
terça-feira, 28 de julho de 2009 - 13:28
graças a deus existem “Pepsi’s” da vida… não que eu goste dela, acho insano preferir pepsi do que coca, mas enfim… já pensou se o mundo gráfico fosse uma coca cola gigante? a ruina dos designers gráficos!
| Usando
terça-feira, 28 de julho de 2009 - 13:32
Er… Em 1985 a Coca-Cola adotou outro logotipo, o “Coke”, que foi usado apenas por 79 dias, dada a rejeição do público.
Pra conferir é só fazer uma busca por “Coke” no Google.. =) Recomendo o “businesweek”.
Mexem em time que tá ganhando sim… mas quem foi que disse que torcida não derruba treinador? rs
Abraço!
| Usando
terça-feira, 28 de julho de 2009 - 13:41
Também porque Pepsi tem gosto de remédio.
O sabor de Coca é imbatível, da pra distinguir de qualquer outro refrigerante.
| Usando
terça-feira, 28 de julho de 2009 - 13:47
Bem colocado pelo Edson, o primeira logo da Coca não é bem aquele.
| Usando
terça-feira, 28 de julho de 2009 - 13:48
Cara, isso ferra com tudo o que pagamos pra aprender na faculdade, dizendo simplesmente que o que vende é melhor, e ponto.
Pra mim o posicionamento da Pepsi é muito mais correto, sempre inovando e se re-inventando: vejam foi a Pepsi que criou a “Lemon”, a H2OH, a Pepsi X e por aí vai.
E tenho dito, a Coca é o Bill Gates dos refrigerantes, e a Pepsi, a Apple.
Vivas a Apple e a Pepsi. Vivas a criatividade.
| Usando
terça-feira, 28 de julho de 2009 - 13:53
Adoro Pepsi, mas acho que os comerciais da Coca são mais legais.
| Usando
terça-feira, 28 de julho de 2009 - 13:59
Bah Edmundo, que comentário Animal!
| Usando
terça-feira, 28 de julho de 2009 - 14:05
Acho que a logo da coca-cola tem uma importãncia enorme, principalmente por se manter muito fiel a original. Lembro que numa campanha, relativamente recente, a coca não colocava toda a sua logo nas peças, mas qualquer um podia identificar que se tratava dela. Ela está muito presente na vida das pessoas, além de ser muito saborosa. As campanhas também são ótimas. Penso que a palavra coca-cola é universal e “cola” como chiclete. Já não tenho a mesma percepção da Pepsi, embora admire o designer da sua marca.
| Usando
terça-feira, 28 de julho de 2009 - 14:46
Coca Cola é uma marca impressionante! Não sabia que se mantém a mesma desde que surgiu. Ótimo!
| Usando
terça-feira, 28 de julho de 2009 - 15:03
dizer que o “time” da coca está ganhando é relativo, pois nos EUA a pepsi briga de igual para igual com a coca-cola e em outros lugares a supera.
Concordo quando mencionaram que a pepsi é mais ousada e criativa e a coca mais conservadora e clássica, porém ambas indiscutívelmente têm seus méritos, tanto que estão fortes no mercado há mais de 1 século e com certeza não se consegue isso à toa…
Agora em relação à gosto, podemos ver nos coments acima que é totalmente relativo e pessoal, vale a famosa frase: “gosto não se discute, o meu é bom e o seu ruim”… rs
abs
| Usando
terça-feira, 28 de julho de 2009 - 15:16
[...] via b#9 [...]
terça-feira, 28 de julho de 2009 - 16:10
Li todos os comentários e fiquei surpreso ao não ler nenhuma analogia:
Coca-Cola é a Microsoft e a PEPSI é a Apple..
Vou dormir mais feliz, hoje.
| Usando
terça-feira, 28 de julho de 2009 - 16:11
Um adendo: Estou usando o Chrome 2.0 no Windows 7..
;]
| Usando
terça-feira, 28 de julho de 2009 - 16:30
o Edmundo fez essa analogia Cassiano.
| Usando
terça-feira, 28 de julho de 2009 - 16:41
comentário 34…
E eu achando que o mundo ainda tinha conserto.. ^^
| Usando
terça-feira, 28 de julho de 2009 - 16:41
Poxa vida! Deu até dó da Pepsi agora!..rs
| Usando
terça-feira, 28 de julho de 2009 - 17:15
pra parecer mega-cult digo que não gosto de nenhuma dAS duas
| Usando
terça-feira, 28 de julho de 2009 - 17:16
Bem, eu prefiro o gosto da Pepsi. Se for Twist então…
E achei realmente estranho, porque houve mudanças no logo da Coca sim senhor. Poucos ajustes, mas houve.
E acho que o logo da Pepsi deu um salto quando largou de mão de ser parecida com o da Coca.
| Usando
terça-feira, 28 de julho de 2009 - 17:22
Apostam quanto que a Pepsi ainda vai continuar mudando?
| Usando
terça-feira, 28 de julho de 2009 - 17:40
Legais os comentários informativos de Marcelo e Ramatis! Complemento dizendo que não apenas a Coca mudou sim seu logo, como em matéria de branding a silueta da clássica garrafinha é mais relevante para a empresa hoje que o logo.
E, bem, acho o azedinho da Pepsi muito mais gostoso. Aliás, sempre sou tratado com se fosse um alien por causa disso, hahahaha.
| Usando
terça-feira, 28 de julho de 2009 - 17:44
O logotipo da Pepsi é igual à programação do SBT!!!!
| Usando
terça-feira, 28 de julho de 2009 - 17:57
Mais um motivo p odiar a Pepsi hahaha
refrigerante tosco p caralho!
| Usando
terça-feira, 28 de julho de 2009 - 18:47
Coca com limão e muito gelo,imbatível!!!
| Usando
terça-feira, 28 de julho de 2009 - 18:50
Mas cara! Quando minha irmã chegou em casa das compras, este final de semana e entrou com a garrafa da Pepsi de 2L com o rotulo novo, na hora eu levantei e fui ver o que era aquilo! Ficou Show de Bola!
E na boa, prefiro Pepsi! Aprendi a tomar Pepsi com muito Gelo! Fica bão de mais!!
| Usando
terça-feira, 28 de julho de 2009 - 19:36
A Pepsi sempre vai viver á sombra da Coca, a menos que pare de se posicionar como tal.
Aquela propaganda da menina subindo em cima das latinhas de Coca, todo mundo acha foda, eu acho Ridículo.
Se você quer ser referencia em alguma coisa, você não pode ficar se comparando a nada. Comparar só prova mais ainda o seu posicionamento sombra.
A Pepsi sempre vai ser a Escolha pra quando a Coca acaba,
a não ser que aprendamos a beber coisas mais saudáveis. aeuaheuae
| Usando
terça-feira, 28 de julho de 2009 - 19:42
Pelo amor de Deus, hein!
São propostas diferentes.
Não é que a Pepsi foi mudando para tentar passar a Coca-Cola, simplesmente a Pepsi optou em seguir uma linha mutável com as gerações, ou seja, acompanhar as diferentes épocas… se atualizar, pois a Coca sempre buscou ser a “tradicional”, o “refrigerante que meu avô comprava”…
Tanto que em volume de vendas, nos EUA, a Pepsi é líder.
No meu paladar, Pepsi é muito superior à Coca.
Petter.
@petter182
| Usando
terça-feira, 28 de julho de 2009 - 22:01
não axo q o motivo principal da lideranca mundial da coca tenha sido por causa disso. não é questão de gostar pessoal, a coca é lider no mundo, mas pq tem um posicionamento diferente, investe mt mais em propaganda mundo a fora e tem um distribuicao mt melhor, tipo, em qualquer canto do mundo vc acha coca.
axo q por isso eles sao lideres.
e como bem lembraram, eles mudaram a logo sim. de forma mt sutil, mas mudaram.
| Usando
quarta-feira, 29 de julho de 2009 - 2:07
[...] brainstorm9 et the inquisitr [...]
quarta-feira, 29 de julho de 2009 - 2:40
Qual é a melhor? Isso não importa e é uma discussão de cunho pessoal e sem fim. O interessante, na minha opinião, é notar que as duas juntas devem ter mais que 95% do market share mundial em sua categoria, provando que é possível sim coexistir pacificamente por mais de 1 século mesmo oferecendo produtos semelhantes. Isso só é possível pois a qualidade dos produtos oferecidos por ambas, é indiscutível.
| Usando
quarta-feira, 29 de julho de 2009 - 2:42
É a lei da natureza: o maior come o menor
| Usando
quarta-feira, 29 de julho de 2009 - 4:00
Imagem não é nada sede é tudo sprite =)
| Usando
quarta-feira, 29 de julho de 2009 - 5:02
[...] Inquisitr via Merigo. « 4:20 | » Por Alexandre Matias às 9:50 | | Permalink Categorias: AHAHAH JPG [...]
quarta-feira, 29 de julho de 2009 - 6:50
Embora no Brazil e na Europa se venda mais Coca-cola, esta perdeu para a Pepsi faz tempo. Nomeadamente nos mercados Norte-Americano e Asiático, que representam mais de metade das vendas mundiais. É mesmo. A nossa percepção é que é deturpada pela proximidade.
A Coca-Cola até chegou a mudar a sua fórmula original para se aproximar da Pepsi. Uma estratégia tão absurda que colocou todo o seu Império em risco, forçando-os a usar o Classic.
Por isso, quem acha que a Pepsi é seguidora desengane-se. É mesmo Líder.
| Usando
quarta-feira, 29 de julho de 2009 - 9:24
Coca – Cola sempre melhor! ^^
| Usando
quarta-feira, 29 de julho de 2009 - 9:25
[...] Repare na evolução das logomarcas de Coca-Cola e Pepsi desde 1885. [...]
quarta-feira, 29 de julho de 2009 - 10:12
Se olharmos para o nome Coca Cola, vemos uma marca realmente original. Mas quando vemos qualquer outra marca de refrigerantes, todas usam o “cola” realmente colaram ou plagiaram parte do nome da Coca Cola, e isso mostra que ambas as marcas não conseguiram identificar seu produto de outra forma. Seria como eu pegar um Gol da Volks e vende-lo com o símbolo da Fiat, porque não consegui desenvolver um veículo ou produto diferente do meu concorrente.
Claro cada um tem sua forma de ver esses dois gigantes, Coca Cola e Pepsi.
| Usando
quarta-feira, 29 de julho de 2009 - 10:27
Relativo.
O caso da Coca-Cola é realmente único. O posicionamento dela, um Mais por Menos (alto valor agregado por um preço que todos podem pagar) normalmente precisa de revitalização da marca para mostrar a atualização, geração em geração.
Mas a Coca não: sua marca é tão específica que se fosse alterada provavelmente perderia valor agregado. Tanto que a ação das pets, no Brasil, foi tão mal sucedida no início, ao perder o formato único da garrafa de vidro.
Já a Pepsi, enquanto seguidora, mas com o mesmo posicionamento, precisou se atualizar, aí é que ela ganha mercado: mostrando que acompanha as gerações.
Se algo é cult só precisa mudar o contexto. É realmente impressionante.
| Usando
quarta-feira, 29 de julho de 2009 - 10:40
Não podemos negar que a Pepsi é muito mais saborosa do que a Coca. Porém, a maioria já está condicionada ao gosto da Coca. A grande dificuldade é encontrar Pepsi pra vender nos lugares em que vamos. Na maioria só encontro produtos Coca-Cola. Isso é uma m****.
Essa logo nova da Pepsi tá muito boa, e a latinha ficou linda!
| Usando
quarta-feira, 29 de julho de 2009 - 11:16
[...] post foi pescado do blog Brainstorm 9. Como o Carlos Merigo diz lá, não há comprovação científica alguma do sucesso do refrigerante [...]
quarta-feira, 29 de julho de 2009 - 12:41
Uma coisa é uma fato, prefiro locais que tenham contrato de exclusividade Pepsi, pois são obrigados a vender Brahma Chopp…. e com a Coca-Cola a obrigatoriedade da venda de chopp é Kaiser… e Kaiser não rola…ehehhee
| Usando
quarta-feira, 29 de julho de 2009 - 13:25
Comparando as duas primeiras marcas, mesmo que a da Coca-Cola não seja bem essa, a da Pepsi parece ter sabor de arame farpado.
| Usando
quarta-feira, 29 de julho de 2009 - 13:43
[...] brainstom9 levantou uma hipótese sobre a briga Pepsi x Coca baseado no novo redesign da [...]
quarta-feira, 29 de julho de 2009 - 14:33
Tenho lá minhas dúvidas se conservadorismo é sinal de superioridade.
| Usando
quarta-feira, 29 de julho de 2009 - 15:04
O mundo ainda precisa entender.
Pepsi é mais um refrigerante. Coca-Cola é Coca-Cola.
| Usando
quarta-feira, 29 de julho de 2009 - 15:10
Na minha opinião a Coca Cola sempre teve melhor sabor. O problema é que está a cada dia mais cara!!!!
| Usando
quarta-feira, 29 de julho de 2009 - 17:21
A questão do gosto é uma discussão eterna. Eu prefiro PEPSI, pelo sabor e pelo preço!
Esssa nova “roupagem” da Pepsi ficou sensacional. E os que pensam que a Pepsi fica à sombra da Coca-cola estão enganados… só no 3º mundo mesmo que a Pepsi perde.
| Usando
quarta-feira, 29 de julho de 2009 - 17:25
a maioria acha o sabor da coca melhor, não podemos desconsiderar isso, afinal trata-se de uma bebida. e a pepsi deveria ter parado com mudanças de logo em 1973.
| Usando
quarta-feira, 29 de julho de 2009 - 18:52
Pepsi # Coca
| Usando
quarta-feira, 29 de julho de 2009 - 22:04
Pessoal é uma questão cultural….todo mundo passou a infância tomando coca cola ou tubaína… a pepsi não era muito divulgada esse é um dos principais motivos da coca cola estar em uma posição confortavel….
Quero ver quem tem coragem de colocar a Marca COCA COLA numa mesa de luz e começar a avaliar sua estrutura seu posicionamento diante dos clientes as aplicações, comerciais … e o mesmo com a Pepsi.
| Usando
quarta-feira, 29 de julho de 2009 - 23:00
O logo atual da Pepsi me incomoda profundamente!
| Usando
quinta-feira, 30 de julho de 2009 - 0:37
não sei daonde que alguns inventaram aí que a pepsi é mais vendida… coca domina no mundo mas enfim, não é essa a discussão…
eu acho que o logo da pepsi só melhorou com o tempo e da coca é bom, pode melhorar? acho que sim, não o que, mas sempre pode…
a única coisa que sinto falta é do generation next da pepsi e do mais clássico ainda always coca cola!
| Usando
quinta-feira, 30 de julho de 2009 - 9:07
Não é nem preciso falar isso foi inveja mané coca-cola bem melhor!!!
| Usando
quinta-feira, 30 de julho de 2009 - 11:11
Olha de 1998 pra 2005 a logo é praticamente a mesma só mudando alguns detalhes de aplicação, daí é injusto também né rsrs a coca passou por pequenos ajustes!
Como disse o chegado lá em cima realmente a pepsi busca trabalhar por tendencias, buscando o futuro a coca está em uma situação muito mais confortável, ela é clássica e consolidada.
| Usando
quinta-feira, 30 de julho de 2009 - 13:02
Tem gente aqui falando que tem o gosto do primeiro mundo por que acha pepsi melhor que coca (que infinito senso de sofisticação…), eu pelo contrário acho coca muito mais gostoso. Apesar de tudo, o local onde foi fabricado tem muita interferência no gosto, devido à água desse mesmo local. Da pepsi eu gosto da twist por que perde aquele gosto extremamente doce que cola na garganta e te obriga a beber água (apesar disso ser opinião própria, e já diziam os sábios: gosto é como os anos, cada um tem os seus).
Agora em relação à qualidade das marcas, é inegável que a pepsi buscou a diferenciação da sua marca por não conseguir competir no mesmo patamar que a coca. Devido à isso eu questiono por que a coca cola precisaria fazer uma mudança radical na sua marca se os outros refrigerantes já fazem a manutenção da marca da coca cola?! Pra mim isso seria se rebaixar, e consequentemente perder o valor.
Alguém também citou que as propragandas da coca-cola parecem ações desesperadas, e eu acho que não, a coca faz propagandas que mexe com o fantástico, algo que a coca-cola sempre explorou, o inexplicável sabor de coca-cola. Quem não se lembra das propagandas de natal… Lembrando que o papai noel só é vermelho hoje em dia por causa da coca-cola.
Então por fim, se a marca da coca-cola é consolidada, o produto é de extrema qualidade (coca, fanta, etc e tal), pra que arriscar uma mudança que pode tirar o valor da marca quando eles ainda não têm necessidade de fazer isso?
| Usando
quinta-feira, 30 de julho de 2009 - 15:26
Acho ótima a comparação da Logotipia entre Pepsi e Coca-Cola, mas a Coca Cola, fez sim mudanças em seu Logo durante esses 100 anos. Foram mudanças sutis, quase imperceptíveis aos olhos do consumidor final, só os mais antenados e ligados com Design que perceberam.
A Pepsi fez mudanças radicais no seu logo, mas é um absurdo falar que a Coca-Cola não “mexeu” no seu logo durante todos esses anos. A Coca-Cola como uma marca antenada ao comportamento do seu consumidor, fez alterações necessárias para que sua marca seja sempre moderna.
| Usando
quinta-feira, 30 de julho de 2009 - 15:51
Claro, com o devido respeito ao valor simbólico, eles não fizeram nenhuma mudança radical. E você fala certo quando diz que a coca é antenada, a coca tem um dos melhores departamentos de pesquisa dos EUA. Só pra se ter idéia, como já falaram, em 85 tentaram lançar uma coca nova que tinha um novo sabor com aprovação de 60% em testes no escuro (pesquisa feita com cerca de 32000 pessoas), e ainda lançaram uma embalagem nova para acompanhar a mudança… foi um fracasso de vendas. Eles foram obrigados a retornar com a classic coke. Nessa época a coca era líder do mercado mundial, e só perdia em 2% nas vendas de supermercados, por isso acharam que deviam executar a mudança.
O valor da coca em todo mundo, como parte da familia e da cultura (tendo ela própria inicado o mercado de bebidas carbonadas) é algo de muita força, quem resolver mudar tem que estar com uma certeza muito grande do que tá fazendo.
PS: a coca-cola teve superioridade de vendas na russia, na china e na américa do sul, sem contar a liderança na Europa e alguns países da áfrica. Ela realmente perde na américa do norte, filipinas e japão. E apesar de não gostar do sabor da pepsi, eu fiquei doido pra re-experimentar só por causa da nova embalagem, achei muito massa mesmo.
| Usando
quinta-feira, 30 de julho de 2009 - 16:20
Mas estão ganhando share de mercado e consumidores novos na mesma proporçãoo em que a Coca perde os mesmos. Revitalização é posicionamento válido e funciona tão bem quanto o modelo classifista, sáo somente diferentes. Tenho receio em comparação direta neste caso.
| Usando
quinta-feira, 30 de julho de 2009 - 17:19
Como entretenimento o gráfico até tem valor. Mas quem conhece e trabalha com Branding sabe que não é bem assim…
| Usando
quinta-feira, 30 de julho de 2009 - 17:47
[...] via: Brainstorm#9 [...]
quinta-feira, 30 de julho de 2009 - 20:45
não sei, talvez o título pudesse ser, “porque a pepsi não desapareceu”…
quem garante que, sem mudar o visual, ela fosse uma pequena empresa ou tivesse desaparecido? Como avaliar o que poderia ter ocorrido sem essas atitudes??
Abs!
| Usando
sexta-feira, 31 de julho de 2009 - 0:02
[...] Via [...]
sexta-feira, 31 de julho de 2009 - 11:29
[...] fazer sexo no carro Celebridades | Famosos enfiando o pé na jaca de tanto beber Curiosidades | Porque a Coca-Cola ganhou da Pepsi nesses últimos 100 anos Lista | Top 10 furos, barrigas e engodos [...]
sexta-feira, 31 de julho de 2009 - 16:23
Dá pra perceber a tentativa de ser igual nas primeiras logos da pepsi, ainda bem que mudaram se não iam ser sempre o “genérico” da coca.
| Usando
sexta-feira, 31 de julho de 2009 - 18:43
[...] Via Brainstorm#9 [...]
sexta-feira, 31 de julho de 2009 - 22:23
Tendencioso e parcial. Os slogans da Coca mudam praticamente todo ano, assim como mudaram as cores de sua “onda”.
| Usando
sábado, 1 de agosto de 2009 - 8:59
Coca Cola é isto aí!
| Usando
sábado, 1 de agosto de 2009 - 11:06
[...] Porque a Coca-cola ganhou da Pepsi nos últimos 100 anos? (via Brainstorm 9) [...]
sábado, 1 de agosto de 2009 - 12:19
[...] Via: Brainstorm9 [...]
sábado, 1 de agosto de 2009 - 19:38
Muito legal! Fiz um post no meu blog sobre, com as devidas referências e link pro original!
| Usando
domingo, 2 de agosto de 2009 - 17:04
Não suporto mais o logo da Coca Cola
| Usando
segunda-feira, 3 de agosto de 2009 - 12:03
Mudaram tanto quanto seu garoto propaganda mais famoso. (Michael Jackson)
| Usando
segunda-feira, 3 de agosto de 2009 - 17:42
Observem bem o detalhe da mudança do logo da coca no site da mesma.
http://www.cocacolabrasil.com......onteudos=1
| Usando
segunda-feira, 3 de agosto de 2009 - 17:55
Bom se fosse tão simples assim…
Pelo simples fato da Coca-Cola não mudar o logotipo nos últimos anos não explica o seu sucesso sobre os outros refrigerantes no mundo… é muito simplista se pensar assim.
As justificativas são mto mais profundas que apenas isso, mas a base é seu acerto em TODAS as etapas de vendas, pós-venda, pontos de distribuição, parcerias, propagandas, eventos de sucesso e mais uma lista interminável de atividades que destacaram eles nos últimos anos.
Se houve participação no logotipo, creio ter sido mínimo.
Soli Limberger
Publicitário
| Usando
segunda-feira, 3 de agosto de 2009 - 23:42
ha! muito bom!
| Usando
quarta-feira, 5 de agosto de 2009 - 16:34
@Laura:
sprite, adoro.
| Usando
quarta-feira, 5 de agosto de 2009 - 17:56
[...] Em time que está ganhando se mexe? A Coca-Cola vem ganhando da Pepsi desde sua fundação sem mudar o logo, porém mudando suas campanhas, já a Pepsi atira para todos os lados. Certamente que o logotipo não é o responsável único pelo resultado bom ou ruim de um produto, mas com certeza influencia. O gráfico abaixo foi feito pelo pessoal do Inquisitr e mostra um fato curioso e que no mínimo nos faz pensar. Via Brainstorm#9 [...]
quarta-feira, 5 de agosto de 2009 - 18:28
[...] Brainstorm9 de hoje. [...]
quinta-feira, 6 de agosto de 2009 - 18:49
Segundo esse site a coisa não foi bem assim! saca só!
http://www.underconsideration......dition.php
| Usando
sexta-feira, 7 de agosto de 2009 - 17:55
Galera, essa imagem é completamente errônea! A Coca já teve diversos designs de logo desde sua criação em 1886.
Verifiquem em:
http://www.underconsideration......dition.php
| Usando
domingo, 9 de agosto de 2009 - 22:39
A discussão não é se a Coca é mais gostosa que a Pepsi, mas o mkt de cada empresa. Muito bacana o post! Parabéns!
| Usando
segunda-feira, 10 de agosto de 2009 - 7:41
Imagem é tudo, cede é nada!
| Usando
segunda-feira, 10 de agosto de 2009 - 10:20
naum eh bem assim não em!.
rs
http://www.underconsideration......dition.php
da um olhada!!
| Usando
segunda-feira, 10 de agosto de 2009 - 10:21
ja tinham postado e eu naum vi…rs!
mas ta valendo.. abraços
| Usando
sexta-feira, 14 de agosto de 2009 - 10:20
Como muitos já comentaram, a coisa não é bem assim…
| Usando
quarta-feira, 19 de agosto de 2009 - 19:46
A pepsi esta di nota dez com os novos rotulos , pq nao ér sao o produto quii importa + o rotulo indentifik muita coisa!!
| Usando
terça-feira, 1 de setembro de 2009 - 11:51
Prefiro essa tabela: http://www.underconsideration......evised.jpg
| Usando
quarta-feira, 23 de setembro de 2009 - 20:17
Ah cara namoral… Coca-Cola já enjoôu mano. PEPSI é ótima, irreverente. Criou a H2OH! Depois da AQUARIUS! Mais idai? A H2OH! Faz muito mais sucesso. A PEPSI é foda. Coca-Cola pe uma merda (:
| Usando
quarta-feira, 23 de setembro de 2009 - 20:18
é*
| Usando
quarta-feira, 2 de dezembro de 2009 - 10:43
está errado. A coca cola ja teve diferentes logotipos, ja foi preto e branco e entre outros.
| Usando
quarta-feira, 2 de dezembro de 2009 - 11:21
Errado mesmo. A Coca-Cola já teve 5 diferentes logotipos, sendo que dois logos diferentes encontram-se atualmente em comercialização.
| Usando
terça-feira, 29 de dezembro de 2009 - 20:05
Wow
hehehehe
mto bom gráfico xD
| Usando
segunda-feira, 4 de janeiro de 2010 - 20:01
Na década de 70 eu era pia aqui em Porto alegre e jurava que a Coca era dos Estados Unidos e a Pepsi gaúcha. hehehe Foi o único lugar no Brasil onde a Pepsi conseguiu superar a Coca
| Usando
quarta-feira, 6 de janeiro de 2010 - 13:43
Cheguei atrasado neste Post. Uma pena.
Uma pergunta que nao quer calar: vcs estao debatendo como consumidores de refrigerante ou como profissionais de marketing/comunicação?
Como consumidor: dito a mim por uma alta executiva da Coca Cola, num teste cego a maioria dos consumidores nao só nao distingue coca cola de pepsi, como nao distingue praticamente nenhum refri carbonatado de outro. Se vc nao vir a COR do liquido, fica dificil dizer se é Coca ou Sprite! Afinal, ao ser arrebatado por gas carbônico, sobra só mesmo um flavorzinho no final…
Além disso, durante algum tempo, no passado, a comunicaçao da Pepsi nos EUA se baseava em propagandas de teste cego, e os consumidores preferiam claramente o sabor de Pepsi, chegando a dizer que aquela era a Coca. Logo, constatamos que Sabor é NADA e imagem é TUDO.
Olhando pelo prisma de profissional de mkt:
Post polemico este do Merigo. Mais uma brincadeira do que uma análise fundamentada sobre o sucesso de dois dos maiores grupos empresariais do planeta. De dois rivais clássicos, que marcaram o espírito de nosso tempo.
Nao confundam “logotipos” com marcas (brands). Por mais que o logotipo, muitas vezes, traduza o posicionamento e o conceito da marca, isto nao é, isoladamente, a razão de sucesso de uma ou de outra. É certo que coerência e consistência sao fundamentais para uma marca. Mas engessamento e visão pautada no passado sao fatais. Nao obstante, coerência deve ser demonstrada em todas as faces da companhia. Nao apenas na manutenção de uma logo. A proposta de negócio, o posicionamento, o respeito ao publico a que se volta. Tudo compõe a consistência de uma marca.
Estamos defronte a duas estratégias diferentes de posicionamento… e as duas dao certo! Ao menos enquanto os nao carbonatados (controlados pelas mesmas companhias) nao viram a mesa.
Coca Cola Company ou Pepsi Inc, vendendo Coca Cola, Pepsi Cola, i9 ou Gatorade, seja o que for, sao dois templos do marketing e da comunicação que todos devemos estudar.
Bom 2010 a todos!
| Usando
quinta-feira, 7 de janeiro de 2010 - 10:52
Concorco co rapaz ai em cima,
Alem dos marcas serem objetos de desejo (dentro do design,é claro), junto com o marketing tem sim que ser alvo de estudo pra novas visoes….
Se não fui claro pesquisem…..
| Usando
quinta-feira, 7 de janeiro de 2010 - 18:44
Pra quem já estudou sobre o logo da coca sabe que este gráfico está bem errado. Para rebater a imagem acima achei algo mais detalhado sobre o caso: http://www.underconsideration......dition.php – fica a dica como curiosidade
| Usando
quinta-feira, 7 de janeiro de 2010 - 19:03
Um arquivo oficial interessante da evolução do logotipo da Coca-Cola: http://www.thecoca-colacompany.....nology.pdf
| Usando
quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010 - 14:58
Realmente em time que está ganhando não se mexe!! Apesar de um ótimo case do tipo ‘não faça isso’ nos ensinou a nunca retirar do mercado o produto oficial (o primeiro a ser lançado, aquele que as vezes se confunde com a própria marca).. Resumindo, a Coca anunciou, se não me engano na década de 80, após um crescimento da Pepsi, que iria lançar no lugar da fórmula original a New Coke, após diversos testes e pesquisas que indicavam que essa era a melhor opção. Houve uma comoção pelos EUA, inclusive com um senhor específico dizendo que sua única motivação de vida era ir toda manhã ao Mc Donald´s tomar sua Coca-Cola de máquina, sua preferida. Em tempo recorde, a Coca anunciou o cancelamento da medida. Nada que pudesse freiar o desencadeamento das ações. O faturamento da Coca em solo americano caiu, perdendo inclusive o posto de 1a colocação para a Pepsi por muitos anos (recuperado recentemente). A Coca continuava líder absoluta no mundo, mas nos EUA perdera para sua maior rival.
| Usando