Telefonica patrocina Twitter de Marcelo Tas em campanha para Xtreme
Com a popularização do Twitter, que cresceu 1382% em apenas um ano (segundo dados da Nielsen Online), uma discussão começa a ganhar os holofotes além daquela velha pergunta de “como o Twitter vai se tornar rentável?”. Ou melhor, não é uma nova discussão, e sim a mesma que temos acompanhado em torno dos blogs a respeito de posts pagos, presentinhos, convites e o assédio de marcas.
Até hoje parecia apenas mais um #mimimi, como chamamos os chororôs generalizados no Twitter, só que o Wall Street Journal publicou uma matéria sobre o acordo do apresentador Marcelo Tas com a Telefonica, que farão uma campanha publicitária através da ferramenta de micro-blogging.
Tas foi contratado pela empresa espanhola para ser o porta-voz do Xtreme, serviço de internet e TV por fibra-óptica. Um dos aspectos da campanha é que Tas deverá mencionar o produto da Telefonica pelo menos 20 vezes por mês em seu perfil no Twitter, o mais popular do Brasil com quase 19 mil seguidores.
A iniciativa foi criada pela iThink, que escolheu o Twitter e outras ferramentas online para atingir um público bem segmentado, já que o serviço da Telefonica estará disponível apenas para 370 mil domicílios no país.
Na semana passada, quando participei de um encontro promovido pela Telefonica para apresentar o Xtreme, com a presença do próprio Marcelo Tas, já imaginei a polêmica que os tais tweets patrocinados poderiam causar. A matéria do WSJ deflagrou uma grande discussão no próprio Twitter sobre a validade desse tipo de ação, muito similar aquilo que vimos quando “uma grande marca de refrigerantes” resolveu mandar geladeirinhas (que não eram USB) para diversos blogueiros. Acompanhe pela tag #twitterdealuguel.

Não dá para dizer muito sem saber como a campanha se desenrolará no Twitter, qual o tipo de conteúdo que será enviado por Marcelo Tas. Ele mesmo comentou há pouco: “Para os ejaculadores precoces que quiserem unfollow, suerte e byebye…”.
O que eu posso imaginar é que parece existir uma paranóia atualmente, medo de propaganda, como se ela já não estivesse presente de forma indelével na nossa vida cotidiana. Ninguém reclama de celebridades como garotos-propaganda em comerciais de TV ou em anúncios de revista, só o que muda agora é o formato.
Sempre defendemos por aí o uso de novas mídias e maneiras diferentes e engajadoras de se comunicar com os consumidores, portanto, vale a experiência, a aposta em uma ferramenta nova, desde que o conteúdo seja inteligente.
É esperar pra ver. Mas enquanto isso, e você, o que acha?

















quinta-feira, 19 de março de 2009 - 17:14
Olá,
Não tenho orkut, não sei o que é twiter, acho o i-phone uma coisa inútil (Apensar de cogitar desenvolver softwares para ele) e sou um pouco avesso a certas coisas da tecnologia. Tenho 30 anos, uma boa rende, uma rede muita grande de contato e a maioria tem o perfil parecido comigo, qunado não são mais “alienados”. Não vejo todo mundo mergulhado nessa “onda”, inclusive a minha impressão é que o grende público dessas ferramentas são ou pessoas da área de publicidade ou estudantes e jovens, que, quando ingressam no mercado de trabalho ou ficam mais velhos, deixam de usar essas ferramentas por falta de tempo ou por outras prioridades. E digo isso com conhecimento de causa, conheço vários exemplos.
É um ponto de vista, gostaria que pensassem a respeito, porque da impressão que vc´s q estão inseridos nesse meio acham q todos estão, ou q é a grnade sacada, formadores de opniões, etc… mas a grande maioria com alto poder de consumo nem tem idéia ou não quer ter sobre isso.
Talvez esse assunto já tenha sido debatido aqui, se foi sorry.
Abraço a todos!!!
Ass: Homem das cavernas
| Usando
quinta-feira, 19 de março de 2009 - 17:21
Acho normal, uma pena que algumas pessoas achem q isso é o fim do mundo, isso tbm mostra que ja se criou uma especie de valores morais (bom comportamento) na web.
a moral cristã internetica.
| Usando
quinta-feira, 19 de março de 2009 - 17:21
por ser a primeira experiência desse tipo que vivenciaremos no Twitter, acredito que o #mimimi gerado só vai aumentar o número de followers, e o tiro da Telefônica vai acertar em cheio na mosca.
| Usando
quinta-feira, 19 de março de 2009 - 17:23
O Tas tá certo, e a Telefonica tambem…
1° O Twitter é dele ele faz oq ue bem entender… como ele mesmo dise quem quizer Unfollow ele É LIVRE PARA ISTO!
2° a telefonica não só está certa, como tambem merece créditos pela idéia de usar uma das coisas mais famosas no meio da internet!!
o problema é que existe muita gente hipocrita que não aceita esse tipo de coisa!!!
o Tas não é vendido… simplismente fez o que ele acha melhor pra ele, FATO
| Usando
quinta-feira, 19 de março de 2009 - 17:24
Como você mesmo disse, propaganda está em tudo, a galera é hipocrita e acha que internet tem que ser diferente e que mais do que isso ninguém pode ganhar para dar sua opinião.
Bando de hipocritas, qualquer meio tem publicidade com gente conhecida, como o tas disse, dê unfollow e seja feliz
| Usando
quinta-feira, 19 de março de 2009 - 17:26
“Eu sigo alguém pelo conteúdo relevante que essa pessoa me proporciona, pelo meu nível de interesse em seus assuntos e principalmente, por ser livre em concordar ou não com suas opiniões, respondendo ou também não, à ela.
Agora, se eu não sigo o Tas (o que é um direito livre, já que também não sou seguido por ele), não é nada pessoal (nem comercial), só interesses momentâneos, afinal de contas assino o RSS do Blog dele e faço muito bom proveito disso.”
@tfmoralles
| Usando
quinta-feira, 19 de março de 2009 - 17:27
Estão fazendo um burburinho à toa.
Todo mundo que tem Twitter alguma vez já deu seu parecer sobre algum produto ou serviço, seja elogiando, seja criticando, e não recebeu um tostão para isso. Pq não se pode ter lucro com isso? Ganhar dinheiro, agora, é uma coisa feia?
O pior é ler gente escrevendo que, a partir de agora, perderam a credibilidade no @marcelotas. Fala sério. Alguém já perdeu a credibilidade na Gisele Bündchen pq ela fez comercial da C&A?
Isso me parece inveja de quem não tem 18.000 followers.
| Usando
quinta-feira, 19 de março de 2009 - 17:28
Que venham os novos formatos, mídias e interação.
Quem fica de #mimimi são os neo-pseudos-intelectuais-hippie-web.
Tirem suas camisas pop do Che-lebridade e sejam felizes.
| Usando
quinta-feira, 19 de março de 2009 - 17:30
Não tenho absolutamente nada contra. Quem não cgostou, como o Tas mesmo disse…é só unfollow.
Afinal Twitter é opara ser conteúdo gerado por usuários quaisquer. Se vc tem afinidade com o que ele diz. Follow, não tem é um botão separando vc dele.
Vamos parar de frescura
| Usando
quinta-feira, 19 de março de 2009 - 17:30
Concordo com o amigo “dox”.
Esse bafafa todo só aumenta o resultado da Telefônica.
E não tem nenhum problema nisso, precisamos experimentar novas mídias e o Twitter é uma delas.
Agora que enche o saco esses twitteiros e blogueiros reclamando isso enche.. o povinho chato viu… só porque não tá ganhando $$$ fica metendo o pau!!!
| Usando
quinta-feira, 19 de março de 2009 - 17:30
Acho super válido e uma sacada bem legal. Atingir mais de 15 mil pessoas que são o target direto do serviço é comunicação efetiva na certa.
Pelo visto a campanha já começou, com todo esse burburinho, em forma de viral, agora é como você disse, tem que esperar pra ver. Conteúdo inteligênte provavelmente vai vir, é o que se espera do ilustre Marcelo Tas.
Sorte pra Telefônica, que está com o filme queimado no mercado!
Abraços!
| Usando
quinta-feira, 19 de março de 2009 - 17:31
Certo o Tas. Apesar de não gostar do Tas, nem do Twitter do Tas, nem do Blog do Tas, nem do CQC. Nada. Mas tá certo, só não entendi o que ele pretende explicar e se “esse twitter NÃO é pago para falar bem nem da Telefonica nem de ninguém” ele vai falar da empresa porque é gente boa e por algum motivo o Xtreme funciona na casa dele? (Na minha não tem). Claro que vai rolar muito dor de cotovelo de quem gostaria de estar sendo pago mas não está. Coisas normais da vida.
| Usando
quinta-feira, 19 de março de 2009 - 17:31
Não tem nada demais.
O twitter é feito pra propagar idéias, sentimentos, sites, links e tudo mais, não é?!
E isso é propaganda! Espalhar alguma ideia.
Eu recomendo filmes, produtos e não ganho nada por isso. E não vejo problema algum em ganhar.
Aliás se a Telefonica quiser me contratar, tamos ai… HAHAHA
Abs.
Eder
| Usando
quinta-feira, 19 de março de 2009 - 17:32
E mais uma vez, o cliente ganha muito mais buzz (até porque, o feed back de propaganda no Twitter só pode ser o buzz) graças a todos os comentários adicionais. Logo, todos estão fazendo propaganda da Telefonica?
| Usando
quinta-feira, 19 de março de 2009 - 17:34
O cara conseguiu uma renda extra fazendo o que ele faria de qualquer forma… ponto pra ele… os que geram mimimi por mim só queriam estar aproveitando.
você não reclama de um jogador corintiano jogar no palmeiras…
então por que reclamar de um ator fazer propaganda na internet ao invés da TV?… eu ein
| Usando
quinta-feira, 19 de março de 2009 - 17:34
Também acho que está certo..
Primeiro porque não existe esse de “vendido”, o trabalho do Tas é exatamente este. Ninguém reclama dele fazer publicidade da Skol no CQC.
Segundo que todo este burburinho é porque na verdade muitos queriam era arrumar uma “bolada” dessas.
De fato perde um pouco de credibilidade, já que obrigatoriamente ele deverá falar bem da Xtreme. Mas quem garante que não vai pipocar promoções exclusivas para twitteros? Aí vocês vão ver o número de seguidores do Marcelo Tas aumentar rapidamente.
Sinceramente, não vejo nada demais.
| Usando
quinta-feira, 19 de março de 2009 - 17:37
Acho um pensamento simplista comparar celebridades na tv, revistas e internet.
Você segue uma celebridade no twitter ou qualquer outra pessoa pelo que ela tem a dizer e suas idéias, coisa que não pode ser comparada com um spot de 30 segundos, que está formatado completamente como propaganda.
Não sei se é o caso do Tas, mas a partir do momento que alguém twitta coisas patrocinadas, suas idéias se confundem com as da empresa e vira um samba do criolo doido. Você começa a desconfiar.
Enfim qualquer coisa é só dar um unfollow.
| Usando
quinta-feira, 19 de março de 2009 - 17:38
Velho, vc mandou muito mal nessa: “Ninguém reclama de celebridades como garotos-propaganda em comerciais de TV ou em anúncios de revista, só o que muda agora é o formato.”
A questão toda não é o QUEM está falando e sim a FORMA que está falando.. a TV já surgiu nos ensinando o QUE É comercial e qual sua FINALIDADE.
Um blog/twitter teria outra proposta, que não NECESSARIAMENTE essa..
Ainda não temos ideia (nós, mortais) do que se trata esse acordo. Mas ganhar grana por fora pra falar bem de produto, como se fosse CONTEÚDO, aí é sacanagem DE-MAIS!!
| Usando
quinta-feira, 19 de março de 2009 - 17:41
Concordo que o assunto é polêmico, mas que seja, é importante discutirmos o mesmo. Acredito que o caso Marcelo Tas e Telefonica seja um ótimo exemplo a ser seguido.
Produto pertinente e um twitteiro articulado. Significa que vamos ter coisa de qualidade, sem ser forçado. Sem contar que o Tas está sendo seguido por pessoas que estão interessadas pelo o que ele fala e não pelo o que ele vende, a influência comercial é pura consequência.
Não vejo problema no tweet patrocinado, mas sou totalmente contra a coisa feita de qualquer forma. No dia que o perfil de alguém se tornar desinteressante eu tenho todo direito de não segui-lo mais. É como o botão da televisão ou do controle remoto.
Minha preocupação está no desenvolvimento da polêmica. Nego enchendo o saco com patrocínio pra lá e pra cá. E pra quem vai a responsabilidade? Agências, os pensadores da publicidade tem o dever de se preocupar com a qualidade e eficiência dessa nova fase. Pessoas articuladas, inteligentes e pertinentes para marca, essa é uma boa aposta. Foi isso que iThink fez. Mérito pra ela.
BOM, VAMOS VER AONDE ISSO VAI DAR. APOIO A INICIATIVA, MAS TEM QUE SER BEM FEITA!
VLW
| Usando
quinta-feira, 19 de março de 2009 - 17:45
Como já tuitei, acho que são duas questões distintas.
A primeira é se o Marcelo Tas está certo ou errado, e bla, bla, bla. Esta discussão é completamente sem sentido. Cada um faz o que quer com seu Twitter, com seu Orkut, com seu Facebook, com seu e-mail e ponto.
Mas a segunda, que acho a mais importante para a Publicidade brasileira é mais profunda e complexa : Isso Funciona ?.
Eu acho q não. Copiar o velho reclame da celebridade falando do produto, ma minha opinião é subestimar, ou não compreender, o que está acontecendo na Internet. É não entender que a rede é feita de pessoas e que reproduzir habitos da TV ou Imprensa, ou usar SPAMMERS travestidos de garotos propaganda, é seguir um caminho perigoso e de resultado duvidoso.
Não questino a ética ou a propriedade da ação. Duvido fortemente do resultado que ela supostamente espera produzir. Me parece miopia digital.
Obviamente, me refiro ao artigo do WSJ, já que o @marcelotas ficou de nos presentear com uma visão mais holistica do assunto
13 minutes ago from web.
Abs,
claudio torres
@publicidadeweb
| Usando
quinta-feira, 19 de março de 2009 - 17:47
Tirando isso de vendido de lado, estou curioso pra ver como o Tas vai lidar com isso, que tipo de mensagem ele postará com uma pré-campanha twitteira contra assim.
Lógico que não poderá ser apenas: Vejam o novo produto da Telefonica,é bem legal” q é o medo de todos, que vire um circo monetário a ferramenta.
O Twitter tem se tornado algo muito pessoal de fato, tanto que a maioria usa o nome (apelido tmb) e nem sempre o nome do blog, ou site.
O conhecido boca a boca é algo muito mais forte no twitter, por isso a velocidade. É o que atrai a publicidade e o modelo de publicidade paga ainda está em testes, temos que considerar.
Teremos anuncios bobos assim como criativos também oras, como em todo meio.
Mas a auto crítica é o ponto que faz a diferença. Se o Merigo postasse um comercial de algum produto de uso dele seria mais interessante do que de algo que ele nunca usou e fica na cara que usa e fala bem porque é pago. O Twitteiro, mesmo que dentro de uma midia, não está em mais uma mídia qualquer, se expõe como pessoa e se espera veracidade no que expõe, no mínimo.
Estou feliz porque podemos acompanhar quase ao vivo uma polêmica, tão importante para discutirmos o futuro da publicidade que vale a pena se pensar a fundo.
| Usando
quinta-feira, 19 de março de 2009 - 17:48
Até que demorou pra isso acontecer.
| Usando
quinta-feira, 19 de março de 2009 - 17:48
Se o Tas, que conhece internet e gosta do twitter, aceitou participar, inclusive colocando o DELE na reta, deveríamos esperar algo no mínimo interessante.
E se ficar chato e não der certo, é só clicar no ‘unfollow’, sem preocupações.
| Usando
quinta-feira, 19 de março de 2009 - 17:48
Concordo com o ponto de vista do Tulio. Essa confusao agora de saber se uma opiniao de um produto é patrocinada ou não tende a gerar tamta confusão quanto os posts pagos de blogs que não os identificam… Que criem uma tag #mercham entai…
| Usando
quinta-feira, 19 de março de 2009 - 17:48
Esse modelo não é novo, o Magpie já rolava exatamente dessa forma: a cada X tweets, um “tweet pago” é publicado, e o tweeter recebe uma grana. É uma compra de espaço. Se tiverem uma boa proposta, também faço sem peso na consciência. Comunismo digital não enche barriga =P
O problema não é anunciar (até acho que demorou para isso acontecer). O problema será se quem anuncia camuflar a propaganda.
Quem não quer, só dar o unfollow, é simples.
| Usando
quinta-feira, 19 de março de 2009 - 17:52
Atire a primeira pedra quem não conhece 10 slogans, 5 artistas que já fizeram propaganda e pelo menos um jingle inteiro (pode ser o do Guaraná vai).
Só para lembrar, a propaganda sustenta muito do conteúdo “gratuito” da internet. Inclusive os sites que tanto gostamos. Acho até muito simplório esse receio da propaganda, seja ela direta ou através de celebridades. Queremos dizer quem deve fazer propaganda ou onde fazê-la mas não nos preocupamos com as barbaridades que ocorrem na política.
Isso sim é preocupante e nos afeta de verdade.
| Usando
quinta-feira, 19 de março de 2009 - 17:53
[…] na verdade a notícia chegou em primeira mão para todos pelo Twitter ) a matéria abaixo ( Fonte : Brainstorm9 […]
quinta-feira, 19 de março de 2009 - 17:54
“…Ninguém reclama de celebridades como garotos-propaganda em comerciais de TV ou em anúncios de revista, só o que muda agora é o formato.” Acontece que, na TV não temos opções de bloquear, propagar ou excluir uma mensagem. Ela é imposta e temos que aceitá-la.
Já na internet, como você mesmo disse “muda o formato”, muda tudo. Pois temos aquelas opções mencionadas acima que não temos na TV.
‘O espaço é meu e só deixo entrar quem eu quiser.’
Como disse o Alexandre (@ALexandre
aí de cima: “Afinal Twitter é para ser conteúdo gerado por usuários quaisquer. Se vc tem afinidade com o que ele diz. Follow, não tem, é um botão separando vc dele” unfollow.
| Usando
quinta-feira, 19 de março de 2009 - 17:55
Pedro, não é “como se fosse conteúdo”. O Tas esta deixando claro o que vai fazer.
Meu, se fosse qualquer um aqui que fosse “proposteado” pela Telefonica (ou por qualquer outra empresa) pra fazer propagando em Twitter, blog, Orkut ou seja lá onde for eu DUVIDO-O-DÓ que não aceitaria… “Não, desculpe-me mas meu twitter não servirá pra isso, não é essa a proposta do twitter e blá blá blá”
Nossa, que hipocrisia.
| Usando
quinta-feira, 19 de março de 2009 - 17:56
Essa eu quero acompanhar em silêncio, qualquer coisa dita nesse momento deverá ser encarada como #mimimi.
| Usando
quinta-feira, 19 de março de 2009 - 17:56
@Camilo Oliveira: Acho que ele pode até usar a polêmica como pano de fundo pra isso, quem sabe hehehe
| Usando
quinta-feira, 19 de março de 2009 - 17:59
Acho ótimo que a propaganda sustente serviços gratuitos, desde que eles estejam SEPARADOS DO CONTEÚDO EDITORIAL, seja ele em página impressa, áudio, vídeo, blog ou post de 140 caracteres. Quer encher a página de banner? Acho ótimo, que felicidade. Agora, se mistura informação com ‘opiniao paga’, pelo menos pra mim — como LEITORA — perde credibilidade. Por isso dou unfollow com a mesma lógica que mudo de canal quando aparece a luciana gimenez com seus merchandising. é isso.
| Usando
quinta-feira, 19 de março de 2009 - 18:00
Quando você usa uma roupa seja ela de marca ou não, você já tá fazendo propaganda! E olha que nem pago pra isso você foi, você teve que pagar pra usar!!!
Cara, no twitter você segue quem quer, você escolhe, ninguém te força a seguir ninguém, a escolha é única e exclusivamente sua!
O que posso ver é que tá rolando muita hipocrisia nisso tudo e o buzz já tá feito antes mesmo da TELEFONICA e do TAS colocarem a idéia em pratica!
| Usando
quinta-feira, 19 de março de 2009 - 18:11
Geral pensa em publicidade como a grande vilã. O que é engraçado, porque vivem em uma sociedade capitalista com a essência do consumo hipervalorizada. E isso só é possível através da publicidade.
Se quer contestar o sistema, boicota as ações de marketing e as grandes empresas. O que não dar é ficar de #mimimi e continuar achando o máximo aquela calça da diesel.
| Usando
quinta-feira, 19 de março de 2009 - 18:11
Como já tuitei ( @publicidadeweb ), acho que são duas questões distintas.
A primeira é se o Marcelo Tas está certo ou errado, e bla, bla, bla. Esta discussão é completamente sem sentido. Cada um faz o que quer com seu Twitter, com seu Orkut, com seu Facebook, com seu e-mail e ponto.
Mas a segunda, que acho a mais importante para a Publicidade brasileira é mais profunda e complexa : Isso Funciona ?.
Eu acho q não. Copiar o velho reclame da celebridade falando do produto, ma minha opinião é subestimar, ou não compreender, o que está acontecendo na Internet. É não entender que a rede é feita de pessoas e que reproduzir habitos da TV ou Imprensa, ou usar SPAMMERS travestidos de garotos propaganda, é seguir um caminho perigoso e de resultado duvidoso.
Não questino a ética ou a propriedade da ação. Duvido fortemente do resultado que ela supostamente espera produzir. Me parece miopia digital. Uma Miopia que tem afetado muitas campanhas on-line, e que se agrava quanto maior a verba investida.
Obviamente, me refiro ao artigo do WSJ, já que o @marcelotas ficou de nos presentear com uma visão mais holistica do assunto
.
Abs,
claudio torres
| Usando
quinta-feira, 19 de março de 2009 - 18:12
a princípio eu acho a estratégia meio estranha, pq vc não compra menções da sua marca nas redes sociais. vc MERECE e, portanto, GANHA essas menções
mas prefiro deixar a coisa rolar primeiro antes de ter uma opinião definitiva
abraços
| Usando
quinta-feira, 19 de março de 2009 - 18:12
“O que eu posso imaginar é que parece existir uma paranóia atualmente, medo de propaganda…”
Tudo é culpa da propaganda hoje em dia, tudo é culpa dos publicitários, de quem apoia a publicidade. É nóia mesmo.
O negócio é esperar pra ver o que vai dar, e como disse o Taz, quem não quiser nem saber “Unfollow”
| Usando
quinta-feira, 19 de março de 2009 - 18:14
O que eu acho?
http://idomyownstunts.blogspot.….ollow.html
Em resumo, não acho nada, só não vou seguir ele e espero que a Telefónica mude seu foco para melhorar o serviço e atender as demandas dos seus clientes ao invés de tentar limpar o nome com garotos propaganda.
Ela poderia por exemplo acabar com a inútil e chata “ajudanabusca” ( http://idomyownstunts.blogspot.….r-dns.html ) já seria um bom começo e sinal de que algo está mudando dentro da empresa.
Recomendo a leitura da matéria com o CEO da Comcast na Wired de Fevereiro “The Dark Lord of Broadband”, um dos fatores agravantes neste caso do Marcelo é o patrocinador ser quem é, a Telefónica, uma das piores(na minha opiniao) e mais odiadas(na minha opiniao) empresas do Brasil.
| Usando
quinta-feira, 19 de março de 2009 - 18:17
preguiiiiça, não aguento mais essas discussões q não vão a lugar nenhum.
1– ele já ta tempo suficiente trabalhando com propaganda na tv e anywhere, sabe o q tá fazendo.
2– ele tem uma imagem foda p/ zelar, nao faria algo q pudesse denegrir essa imagem q levou anos-luz para construir.
3– ele aceitou, já dá o aval ai
4– deixa o cara ganhar o dinheiro dele, não ta robando, não ta matando, só ta usando seu twitter p/ enviar umas mensagens.
5– não gostou “dá unfollow”. so so so simple.
bjo, me follow
@baunilha
| Usando
quinta-feira, 19 de março de 2009 - 18:22
Otimo post.
| Usando
quinta-feira, 19 de março de 2009 - 18:35
na minha opinião a rentabilidade do twitter está na nuvem de tags que ele recolhe… sem dúvida, poderá se atingir um controle de ídeias em ebulição muito fiel… o comportamento bem filtrado pra ser vendido, é o grande lance. Nós só alimentamos com as bobagens de nossas cabeças insanas.
| Usando
quinta-feira, 19 de março de 2009 - 18:47
é, muita gente parou no tempo e o Brasil parece ser campeão em ter “homens da caverna”
| Usando
quinta-feira, 19 de março de 2009 - 19:03
Acho que estamos vivendo a era do “Eu Mídia”.
| Usando
quinta-feira, 19 de março de 2009 - 19:07
Acho simplesmente que o povo se precipita em dar pitaco antes de saber o que realmente esta havendo. Se a telefonica esta patrocinando Marcelo Tas, foda-se. Tenho certeza de que qualquer um dos que metem o pau aceitaria tambem o patrocinio se fossem convidados. Acredito que pode ate haver uns que negariam, mas a maioria esta sendo hipocrita.
Abraço para todos!
| Usando
quinta-feira, 19 de março de 2009 - 19:14
Cada um faz o que quiser com o seu Twitter. Se ele vendeu o espaço, bom pra ele pô.
Um monte de gente se vendendo por besteira, agora fazem tanto alarde.
| Usando
quinta-feira, 19 de março de 2009 - 19:16
@Tiago Celestino: Concordo
| Usando
quinta-feira, 19 de março de 2009 - 20:10
engraçado que o merigo termina o posto dizendo ‘o que você acha?’ mas qualquer opinião discordante é rebatida pela turba com a cantilena ‘unfollow é serventia da casa’, ‘o twitter é dele, ele faz o que quiser’ que pra mim equivale a tentar terminar uma discussão com ‘e daí? o nariz é meu’.
aliás isso aqui não é uma discussão, está mais para ato de desagravo.
| Usando
quinta-feira, 19 de março de 2009 - 20:49
@eva: no meu caso, expressei a minha opinião sobre o caso. Acho que hoje em dia muita gente se afeta por coisas bobas. Quem não quer receber os tweets patrocinados do Marcelo Tas, para de seguir, agora dizer que o cara tá errado de vender o espaço dele, acho que exageram demais.
| Usando
quinta-feira, 19 de março de 2009 - 21:20
eu reclamo de garotos-propaganda em comerciais de TV. Não que eu acho errado, só acho foda o cara ter aceitar fazer uma coisa ruim, sem graça e mal planejada, só porque lhe oferecem uma grana irrecusável.
Não sou contra propaganda, mas sou contra a propaganda ruim e sem graça que fica me enchendo o saco ao onde quer q eu vá, só porque pagaram bem. Portando eu evito sim, todos esses lugares. o twitter do tas poderia ser um desses, assim como eu não leio mais o aligátor sem dente.
ps: não tenho twitter.
| Usando
quinta-feira, 19 de março de 2009 - 22:41
Ótimo pra ele! Melhor ainda que ele não fez escondido!
Mas pra cada “TUITADA” dele sobre a speedy por fibra, vai ter uma centena de pessoas expondo suas lamúrias com a famigerada e tradicional Speedy dos desprivilegiados. Cheia de gargalos e limitada.
| Usando
quinta-feira, 19 de março de 2009 - 22:55
[…] de outra em algum determinado assunto, ignore esse post. Se você ainda não conhece o caso Marcelo Tas / Telefonica / Xtreme, ignore esse post. Se você participou ativamente, defendendo bravamente um dos lados da história, […]
quinta-feira, 19 de março de 2009 - 23:56
@Renan: Renan e a todos que não entenderam o prpoposito do Tas nesta ação, leia com os proprios olhos a opinião dele sobre isso no post de hoje.
Vale ressaltar que não é toda pessoa que tem a capacidade e a ética estrondosa com o seu publico e vem falar a respeito deste burburinho que se quisesse nem precisaria abria a boca (ou digitaria) para justificar seus atos e decisões (alguém lembrou da liberdade de expressão?!!).
Admiro master e super o Tas por tudo que ele fez e é dentro da comunicação brasileira e principalmente porque isso foi conquistado por meritos próprios. E ele merece ter toda esta notoriedade pela referência que ele é neste meio e que, agora com um programa jornalistico com humor de sucesso como é o CQC isso ganhou proporções estrondosas e INFELIZMENTEE MESMO há pessoas que buscam sempre achar aspectos negativos em relação a isso (alguém lembrou do alardee desnecessário do viral da “briga” do Luque e Rafinha Bastos??)
Deixem o homem em paz pelamordedeus!!
| Usando
sexta-feira, 20 de março de 2009 - 0:38
Durante muito tempo nos perguntamos como as novas mídias seriam utilizadas e quando veremos isso acontecer simplesmente viraremos as costas sem ver o resultado?
| Usando
sexta-feira, 20 de março de 2009 - 8:42
[…] reações envolvendo a ação entre Telefônica e Marcelo Tas no Twitter graças a matéria no WSJ pode ser analisada radicalmente: ou mudam as criações […]
sexta-feira, 20 de março de 2009 - 9:27
O Marcelo Tas ou qualquer outro faz o que quiser, o Twitter é dele, se alguém não é simpático a idéia que ele poderá eventualmente ter alguma postagem paga tem a total liberdade de parar de segui-lo.
Como disse o Cris Dias e eu concordo “O botão unfollow é a serventia da casa.”
O que eu acho meio torto nesse lance todo é a estratégia da Telefônica, pq Twitter é um canal onde trafega um público que não tem muita simpatia por ela.
Primeiro a Telefônica precisa limpar a barra dela, começar a atender as reclamações, sair das primeiras posições da lista do PROCON, treinar melhor seus atendentes, parar de ligar as 8h da manhã de sábado para vender porcarias e depois disso tentar pegar carona na credibilidade de profissionais/celebridades.
Se a estratégia da Telefônica continuar sendo essa eles só estarão arranhando a superfície do que é trabalhar com mídias sociais e continuarão tomando na cabeça, pois mesmo o Tas sendo uma figura importante, dentro do Twitter ele vai ser uma voz falando bem (ou não) do #xtreme no meio de muitas outral falando mal.
| Usando
sexta-feira, 20 de março de 2009 - 9:36
Por que a Telecômica, ao inves de querer fazer propaganda e criar produtos novos não concerta o que ela já tem? Onde eu moro, por exemplo, não chega Speedylixo.
| Usando
sexta-feira, 20 de março de 2009 - 9:43
Com certeza é uma iniciativa válida, concordo perfeitamente com o post. Afinal precisamos de novas mídias, estamos sempre na mesma e porque não uma forma HONESTA de publicidade paga?! Mas vamos aguardar e ver como se desenrolará o processo, afinal estamos imaginando muito mas não sabemos ao certo como isso se dará. Acredito que o Tas com seus anos de jornalismo e otimismo, não se deixaria vender. As twitadas provavelmente não serão vendas tipo “Pagando apenas R$ 39,90 você leva o speedy telefone tv”, mesmo porque eles já fazem isso em outros meios. E como o amigo acima disse, isso pode voltar contra eles, ontem mesmo coincidentemente li uma twitada que dizia “SPEEDY EH ENGANAÇÃO”.
Vamos esperar e ver como isso vai aconteçer.…
| Usando
sexta-feira, 20 de março de 2009 - 9:46
Antes de surgir essa polêmica, escrevi na terça-feira um post (http://blogcitario.blog.br/200.….o-twitter/) apontando os perfis de empresas q divulgam os seus produtos e serviços sem serem chatos.
Apesar de ser uma iniciativa interessante patrocinar o Tas, acho que seria muito melhor se a Telefonica criasse o seu próprio perfil e contasse com o apoio do Tas para obter seguidores realmente interessados nas twittadas sobre o Xtreme.
De qq forma, vamos ver no que vai dar essa história.
| Usando
sexta-feira, 20 de março de 2009 - 11:02
Pessoal,
Não sou da área de publicidade, propaganda, tecnologia, etc… Mas me interesso pelo assunto e já acompanho o blog diariamente a bastante tempo.
Sobre este assunto, minha opinião é simples: Alguém critica o Ronaldo por ser garoto-propaganda da Nike? Ou a Gisele Bundchen por ser uma das Victoria´s Secret´s Angels??? Claro q não!
Então porque teria que ser diferente nos meios digitais?? Se o cara for contratado para ser garoto-propaganda com o seu blog, twitter, orkut ou o q quer q seja… Não vejo problema, desde que fique claro se tratar de uma PROPAGANDA.
Acho q é isso. Abraços!
| Usando
sexta-feira, 20 de março de 2009 - 11:26
Acho que houve uma pequena confusão nesse imbróglio.
A partir do momento que o Marcelo Tas anunciou que tinha um acordo com a Telefónica, todo o twit dele sobre a empresa se tornou “propaganda convencional”, como vemos todos os dias na TV. Sabemos que o conteúdo que ele vai expor é combinado com o anunciante, assim como acontece na TV e no rádio.
Se ele começasse a elogiar o serviço do nada e muitos twits depois fosse descoberto o acordo, aí sim essa polêmica teria sentido.
No mais, o cara nem começou a falar ainda e as pedras já começaram a ser lançadas. Vamos esperar pra ver.
| Usando
sexta-feira, 20 de março de 2009 - 12:18
@Vinicius Bello: O problema é que tanto Nike qto Vitoria Secret são marcas um pouco mais bem aceitas, enquanto que a Telefónica representa, na minha opinião, tudo que há de mais repulsivo e errado na humanidade.
Este é o problema. Com quem o Tas decidiu ir p/ a cama, não o simples fato de ter ido.
Tem revista que não aceita anúncio de cigarros ou bebidas, acho que o povo tinha a expectativa de que tuiteiros sensatos como o Tas fossem possuir uma moral semelhante, dado que na minha opinião o que a Telefónica representa é muito mais nocivo do que o tabaco ou o álcool. Em termos de internet, se aliar a telefónica é como assumir pedofilia, decepção.
Mas até aí, se o Seinfield pode ser garoto propaganda da Microsoft…
| Usando
sexta-feira, 20 de março de 2009 - 14:51
Agora realmente entendi o #mimimi que isso causou.
Pelo o fato da Telefonica ser uma empresa não tão legal com os seus consumidores, ela não poderia contratar um jornalista/ator/cantor ha ha ha ha respeitado por muitos pra realizar uma ação sobre um novo produto. Foi o que deu pra entender.
Minha gente, tweets patrocinados é realidade, eu faço também e acho que é uma nova forma de atingir o público que está presente em qualquer que seja a rede.
| Usando
sexta-feira, 20 de março de 2009 - 16:25
Se eu entendi o primeiro comentário: então eu sou alienado, pobre e modista? hummm só uma constatação…
Pq se o amiguinho das cavernas ai, que tem um boa renda e mais de 30, considera os novos meios de comunicação apenas alienação passageira juvenil, então quer dizer que todos os 30ões também pensam assim?
Acho que lembro de algum executivo, com mais de 30 anos, milhonário dizer algo semelhante quando inventaram o primeiro computador pessoal: “no mundo exite mercado para uns 50 computadores pessoais…”
É acho que só o senhor TEMPO vai dizer quem tem razão… mais um vez!
| Usando
sexta-feira, 20 de março de 2009 - 17:23
Merigo o que me trouxe aqui foi a sua pergunta tuitada:
Ninguém reclama de celebridades fazendo propaganda na TV, em revistas, etc, pq no Twitter seria diferente?
Para mim a resposta é mto simples ! No Twitter seria, e é diferente, pois não tem o famoso alerta “INFORME PUBLCITÁRIO” , qdo leio o blog ou twitter do Tas ou do Merigo, confio que estou lendo puramente a opinião real destas mentes brilhantes!
Ja na página dupla da revista, no break comercial, e no jingle da rádio, não espero a opinião sincera do Tas, a única coisa que faço é associar alguns atributos de imagens da personalidade à marca.
| Usando
sexta-feira, 20 de março de 2009 - 17:45
Está todo mundo aguardando as “cenas do próximo capítulo” no Twitter.
Só pela ansiedade que isso gerou, valeu a idéia.
Abs,
@marcdauria
| Usando
sábado, 21 de março de 2009 - 3:34
O primeiro comentario do Douglas foi perfeito. Concordo em genero, numero e grau. Perfeito.
| Usando
sábado, 21 de março de 2009 - 15:48
[…] 6– O Brainstorm #9 também não poderia ficar de fora disto, o artigo deles sobre o assunto está aqui. […]
domingo, 22 de março de 2009 - 0:28
Respeito a opinião de todos e acho sim que a publicidade deve buscar novas alternativas para sobreviver, até mesmo pelo fato de que muitas empresas já estão mirando suas estratégias para as tendências desta sociedade globalizada. Mas quanto ao caso do Marcelo Tas infelizmente acho que isso já tomou proporções maiores do que deveria. Com tanto mimimi a Telefonica já conseguiu ser mais divulgada do que ela mesma esperava. Fizemos com que o objetivo fosse alcançado.
@polianagpires
| Usando
domingo, 22 de março de 2009 - 12:14
[…] promover o novo serviço do Speed, o Xtreme. O fato vem gerando grande barulho nos blogs: aqui, aqui, […]
domingo, 22 de março de 2009 - 13:34
Isto é inveja e nada mais.
| Usando
domingo, 22 de março de 2009 - 15:29
@Poliana Godinho:
realmente. excelente retorno terá a Telefônica.
@quemnaopoupa
| Usando
terça-feira, 24 de março de 2009 - 21:41
Seção 6
Artigo 28
do código do Conar:
“O anúncio deve ser claramente distinguido como tal, seja qual for a sua forma ou meio de veiculação. ”
é bom lembrarmos sempre disso, não é? Tanto no caso do Tas como de blogs que falam bem de marcas por “livre e expontanea” vontade.
| Usando
quarta-feira, 25 de março de 2009 - 1:56
Mto bem lembrado citar a lei, cottonboy. Legal.
Eu acho q mesmo ganhando followers com a polemica, isso nao se sustenta ate a proxima propaganda. Acho q esse contratinho deve logo logo ser desfeito.
E pra quem qualifica isso como inveja, nao acho nao. Inveja do q? de agir como tonto? acho q o Tas nao precisava disso. Como ele mesmo disse, ele vive do seu trabalho e nao de propaganda … ou nao?
So achei estupida as desculpas e principalmente a seguinte desculpa dele: “trabalho desde os 15″
E dai? Se ele trabalha, bom pra ele. Quem nao, ou quem comecou antes ou depois, bom tb.
Bem, legal toda essa polemica. A discussao tem sido bem boa.
| Usando
quinta-feira, 2 de abril de 2009 - 17:22
gostaria de saber mais sobre a publicidade no twitter, é um assunto bastante interessante, e n acho q esse tipo d midia seja só para os jovens, mais sim para os q tem interesse de descobrir as coisas de saber sempre mais!… faço faculdade de publicidade e esse eh um tipo d midia q ta crescendo cada vez mais!
| Usando
quarta-feira, 22 de abril de 2009 - 17:57
Telefônica S/C
Todos os paulistas odeiam está empresa de merda, unanimamente.
Op’s
Exeto Marcelo Tas
DESFRUTE O REGRESSO!!!
[ironic mode max] Telefônica, SP está a tu lado en los momentos difíciles [/ironic mode max]
| Usando
quarta-feira, 22 de abril de 2009 - 21:46
Agora temos mais um capítulo nessa história do patrocínio da Telefonica ao Twitter de Marcelo Tas.
Marcelo Tas briga “do vivo” com Diogo Mainardi no Twitter! :p
Um resumo completo da briga, até o momento, em http://tr.im/jt2a
| Usando
terça-feira, 19 de maio de 2009 - 20:51
[…] 2. O Marcelo Tas já ganha dinheiro patrocinando o seu Twitter! […]
quarta-feira, 16 de setembro de 2009 - 16:09
@Luyz: “A moral cristã internética” — adorei essa expressão!
| Usando