Fechar [X]

Você escolhe o nome da JetBlue brasileira

40
notas
0
likes
0
Tweets
0
Pin it
40
notas
0
likes
0
Tweets
0
pin it

David Neeleman, fundador da norte-americana JetBlue, anunciou ontem uma nova companhia aérea brasileira, que deve começar a operar em 2009. Acontece que a empresa ainda não tem nem nome, e para isso, convidaram o público para batizar a companhia no site voceescolhe.com.br. Até o momento desse post, já são quase 40 mil sugestões.

Mas as pessoas ajudarão a escolher não apenas o nome, como participarão também na definição de diversos parâmetros do produto, os destinos que devem ser servidos, o tipo de serviço de bordo e até a cor dos uniformes.

O prêmio é sensacional: a primeira pessoa que votar no nome, que for posteriormente escolhido, vai ganhar um passe vitalício da nova empresa aérea, podendo voar de graça o resto da vida, com direito a um acompanhante.

Eu admiro a JetBlue pelas suas estratégias e relacionamento com o público nos Estados Unidos. Desde ter o seu blog “invadido” pelo Sr. Burns, até o próprio Neeleman utilizar o YouTube para publicar um pronunciamento. E pelo visto, deve repetir a mesma filosofia no Brasil.

Quanto as sugestões de nomes, a Virgin Airlines realizou uma ação similar em 2006, só que no caso era para batizar um dos novos aviões da companhia. A ação aconteceu no site nameourplanes.com.

LEIA TAMBÉM
COMENTE
  • http://www.quecaminhaoeesse.com Caminhão Misterioso

    Caminhões misteriosos vistos rodando por todo o Brasil.
    O que será??

  • http://www.m2brnet.com Bernardo

    Grande malandragem, pra pegar cadastro. Além da premiação (pagam mesmo?) a motivação maior é ver os nomes em votação, porém… na página pós cadastro onde eles deveriam aparecer, só tem: “Nome1″; “Nome2″; “Nome3″..

    BTW a idéia – pra geração de cadastros e perfis – é boa :)

  • http://www.feiramoderna.blog.br/ Beto Largman

    Outra coisa bacana é que serão utilizados pela primeira vez no país os aviões da família 190 da Embraer, com bancos de couro! Mó orgulho!
    http://www.embraercommercialjets.com/english/content/ejets/emb_190.asp

  • http://tfmoralles.blogspot.com Tiago Fidelis Moralles

    Além da captação de malling como disse o Bernardo, a idéia e a premiação estão dando à marca um ótimo início de relacionamento.
    Abraços.

  • Esmeralda Macedo Serpapa

    JET RIO – Transportadora aérea verde
    Jet Rio – Air gree transport

  • Grazi

    Como disseram nos posts anteriores, a idéia de captaçao de mailing é legal. Ouvi dizer que o nome já está decidido. A cia deverá se chamar Samba, e essa açao seria apenas uma campanha de entrada no mercado.

  • Fabio
  • http://fspace.wordpress.com/ Fábio Silva

    Esse vulco-vulco aéreo me parece melhor do que o [eunaotenhonome.com.br].
    Vou conferir.

  • Viakenny

    um concurso parecido aconteceu para escolher o nome da aérea do Branson na Austrália. o nome escolhido foi “Virgin Blue”. o curioso é que o avião é vermelho. (vou explicar: “blue” ou “bluey” é uma gíria australiana para “ruivo” – não me pergunte por quê)

  • http://tunaomediguer.blogspot.com Marcelo

    Acho difícil já terem definido um nome. Imagina se no final das contas eles batizam de Samba mesmo, como a Grazi ouviu. Ia afetar negativamente a empresa – e bem afetado. Não ia valer a pena correr esse risco.

  • Alex

    Sugiro o nome i9 com uma frase de apoio: i9 – inove seu modo de voar.

  • MARCIO

    Essa é uma excelente estratégia mercadológia para dar início a empresa, espero que assim como essa ação, outras possam ser envidadas para demonstrar compromisso e participação dos “usuários”.

  • Rafael Santos Sá

    Eu soh acho queima-filme publicar um site com páginas incompletas, por ex, lá em cadastro, cliquem em “Por que o CPF?”.
    O q eu vejo hj: “CPF. não sei. Sed ut perspiciatis unde”.. olha o Lorem ipsum marcando presença, ainda!

  • http://www.andrebandim.com andré bandim

    você deixaria o público escolher o nome da sua marca, arriscando seus preciosos milhões num lançamento como esse? criar o nome de uma marca é delimitar todo o posicionamento dela, seguir uma filosofia que já existe. e, corporativismo à parte, isso não é possível com um concurso cultural e esse discurso de participação aberta. dar nome a uma companhia aérea não é dar nome a um avião, como fez a virgin. desculpa, mas sou o tipo de dealer que tenta não cair no vício.

  • http://rage.com.br maximus

    Cara…sei la…achei tudo bem estranho.
    Site feio, mal funcionamento. O lance do nome1, nome 2, nome 3…
    O erro do Loren ipsun que o Rafael viu (eu não achei ele).

    Bom… se os numeros ali são verdadeiros… muitos emails pro pessoal daqui a pouco

  • http://telecartofilistas.blogspot.com Cristiano Casagrande

    Muito boa a idéia! A empresa já começa fazendo propaganda e se relacionando com clientes antes mesmo do lançamento.

    Vamos aguardar pelo resultado, torcendo para que surja uma nova grande empresa de aviação. Quanto mais concorrência melhor, certo?

  • Bernardo Leitão

    É impressão minha ou sempre que alguém fala a verdade nua, crua (e triste) sobre essa ação-palhaçada, vem outro logo depois e defende?

  • Rosana

    Acho que como será brasileira essa nova companhia deveria chamar Jet Brasil.
    Onde levaria o nome do pais que desmonstra ser orgulho de ser brasileira.

  • FABIANE

    Um grande salto para o Sucesso Nacional.
    Esta íniciativa só terá a agregrar prestigio e confiabilidade a Empresa.
    O nome que eu sugiro e espero ser adotado é o seguinter:

    ” Top flight” Voar é nosso prazer!

    By Fabiane Mendes.

  • Rita

    Sugiro o nome: FM !

  • WILSON

    QUANTO A AO FUTURO NOME SUGIRO = ZEFIR, PÉGASUS, CONDOR, ÁGUIA,

  • Zita Rabello

    Seguindo as observações do Rafael Santos Sá e do Maximus, não encontrei nada a respeito da empresa Saled Participações (responsável pela promoção),existe erro de português no quadro de pesquisa ( vote de 1 a 5 …., sendo 5 de extrema “impotância”)sei não…..

  • http://www.tapostado.wordpress.com mariana

    “Samba” que já havia sido citado como nome da companhia antes do lançamento da promoção e agora apareceu novamente entre os finalistas, o que é no mínimo estranho. Basta uma rápida pesquisa no Google para ver essa grande coincidência… Essa matéria da Época Negócios de 27 de março é um dos exemplos: http://tinyurl.com/3kekng

  • http://www.jonnyken.com/infoblog Jonny
  • http://telecartofilistas.blogspot.com Cristiano Casagrande

    Circulam rumores de que se trata de apenas mais uma estratégia de marketing e que a empresa não escolherá necessariamente o nome mais votado.

    Espero que a empresa não venha com outras estratégias para enganar a torcida quando iniciar a prestação de seus serviços.

  • Allan Marcel

    APAGÃO AÉREO, MAIS JÁ???

    O tal do nome teoricamente seria divulgado ontem, 05 de maio de 2008, conforme indicado no regulamente (que foi retirado do site) hoje é dia 06 de maio ainda não publicaram nada.

    A empresa mal tem nome e já estão com atrasos!

    Cade o compromisso, responsabilidade…

  • rafael dorneles

    TAD-BR transportes aereos David-Brasil

  • Jose Carlos Valle

    Sr. David, Não entre no jogo da Gol e da Tam, que nos tratam mal.. cobram caro, e não estão nem ai..
    Espero que ele, não mude de pensamento e que a máfia das empresas não peguem ele tambem..

    Iguais as operadoras de celulares, todas atendem mal.. liguem para o telemarketing de uma empresa de celular?? parecem robos. Tente cancelar um plano?? tente..
    Ninguem resolvem.. EU ODEIO A TIM.
    Um exemplo com a TAM nesta terça estava em Londrina as 7:00 da manhã para um voo para São Paulo, e cancelaram.
    Tinha outro voo as 12:00 , e encheu rapidamente.. e depois outro somente as 20 horas.
    Voce ja imaginou ficar das 7:00 até as 20 horas em um aeroporto?
    E queriam cobrar 85,00 de excesso de bagagem… fora os 550,00 da passagem UM ROUBO.
    Bom, resolvi ir para a rodoviaria e comprei uma passagem executiva, saiu em 10 minutos, paguei 61,00 reais e nem cobraram excesso de bagagem que era 2 pequenas malas.. cheguei as 19:00 horas em SP. e dormi muito bem..
    Espero que este email chegue até ele e a TAM..
    Obrigad

    José Carlos Valle –

  • Carlos

    Se for SAMBA, acho uma má escolha. Dá margem a piadinhas, chistes e quetais.
    Já imaginaram um vôo sair atrasado e o empresário perder um negócio? “Sambei mesmo…lá em cima e aqui embaixo…”-

  • http://www.habbocup1.webs.com Mozilla

    Para mim o nome da empresa aerea deveria se chamar Air Atlantis.
    Pois e um nome que combina muito bem pelos termos .
    Acho que samba n e ideal pois vai ficar muito esculhambado e manchado e sera feitas gozações com o nome da empresa.
    Prefiro Air Atlantis

  • teco-teco

    Acho que deveria se chamar: “SEJA O QUE DEUS QUISER”

  • http://www.rafaelmello.net Rafael Mello

    A empresa norte americana se chama jetBlue, a Brasileira se chama Azul, eu dúvido que este nome veio de alguma pessoa. É muita Coincidencia

  • http://numerosdopoder.ning.com/group/premios Prof. Luis

    Uma boa idéia esta campanha, mas honestamente, ingênua do ponto de vista da comunicação… o nome "Azul" selecionado é foneticamente "autofágico"… este é um problema de logística, autofagia fonética é um problema que ocorre quando as oportunidades tentam sugar as fontes de recurso do próprio nome ao invés de buscarem recursos externos.

    Em termos gráficos, a comunicação se fundamenta em 3 aspectos básicos:

    Existencia ou fato de algo

    Desejo ou idéia de algo

    Oportunidade ou porta receptiva a algo

    Jet Blue possui

    "A" no fato

    "B" no desejo

    "C" na oportunidade

    são tres aspectos distintos.

    Azul possui

    "A" no fato

    "D" no desejo

    "A" na oportunidade

    A oportunidade de Azul fará de tudo para retirar recursos da marca… oportunidades quebram fatos, é da natureza da oportunidade abrir caminhos nos fatos. Jet Blue está neste caminho… (A X A). No primeiro momento, tudo será fácil, depois, ocorre o inverso.

    O pior todavia, é o futuro… é preciso coligar ações comunicativas corretas.

    Perdoem-me a forma de expressão, mas os vencedores não se elegem por democracia… eles se destacam da massa. O mesmo tende a ocorrer na escolha de nomes corretos.

    Einstein não foi aclamado por voto popular, mas por critérios efetivos.

    Esta base de anáqlise possui vínculos com segredos da comunicação grega… 2500 anos de história, uma revelação secreta e exclusiva.

    Observem as dificuldades que virao na história desta jovem mnarca… a Azul vai precisar criar manejos extras para vencer a concorrência no Brasil.

    Quem se interessar pelo tema, visite nossa rede. http://numerosdopoder.ning.com

    Nomes estampam relacionamentos comunicativos…há muitos segredos na arte de conjugar ideais.

    • josivaldo

      porraa.. tu eh mt doido….. pqp… para de fumar….