Braincast TV | Opinião a respeito da faixa-bomba
Com a repercussão da faixa-bomba do Braincast TV, e penso agora que o apelido dado ao bloco pela galera do Enxame foi bem apropriado, acredito que eu, como autor do Brainstorm #9, devo dar os meus pitacos.
A proposta do Braincast é conversar com as pessoas, debater com os profissionais do mercado de forma descontraída, ouvir e refletir. Concordar ou discordar. E dar oportunidade para todos opinarem a respeito. A opinião dos convidados não necessariamente representa o meu ponto de vista, ou o de quem produz o programa. E para a discussão ficar mais rica, é até interessante que nem sempre represente. Acredito que isso é até óbvio, mas não custa reforçar.
Gustavo Fortes e Wagner Martins, sócios da Espalhe, expuseram suas opiniões no Braincast. Elas foram colocadas no ar com consentimento deles e cada um assume a responsabilidade sobre o que falou.
Da mesma maneira, o Braincast pretende visitar diversas outras agências e ouvir outras opiniões que, repito, não necessariamente refletirão os meus pensamentos e de quem está por trás do projeto Braincast TV.
Só para dar um exemplo, eu adoro a campanha do Unibanco. Não sou cliente para saber se entregam o que vendem, mas como publicitário, acho uma excelente idéia criativa. Por outro lado, não gosto das campanhas do Bradesco. Também não sei se eles estão salvando o planeta como dizem, mas não gosto pelo simples fato de ser uma campanha sem personalidade.

Não faço críticas aos profissionais envolvidos nesses trabalhos, pois conheço bem o dia-a-dia de uma agência de publicidade, assim como suas dificuldades e desafios.
Gosto sim, de discutir idéias. Em 6 anos de blog, foi o que sempre procurei fazer, e como você leitor bem sabe, falando muito mais de idéias boas do que ruins.
Resumindo, tem coisas que concordo e discordo do que foi dito no Braincast, mas nem por isso acho que devo editá-lo, correndo o risco de distorcer a opinião dos convidados só para se adequar à minha.
Eu pouco falo da agência em que trabalho aqui no blog, assim como nos podcasts e videocasts, justamente para não misturar as coisas. Não ser chapa-branca, nem causar desconforto com quem trabalho. Obviamente, sei que é impossível separar totalmente, mas deixo que o conteúdo que produzo me influencie positivamente dentro da agência, no trabalho que faço, numa relação de fora pra dentro, e não o contrário.
É por isso, e por ética, que não faria qualquer tipo de comentário a respeito do Eduardo Fischer por quem nutro respeito e admiração, nem de qualquer outro profissional do mercado. Até porque, o Eduardo tem nome, história e gabarito o suficiente para não precisar da minha ajuda em sua defesa. Na verdade, eu nem acho que ele precise de defesa para tais acusações.
Acima de tudo é importante dizer que sou um apaixonado por propaganda - seja um comercial de 30 segundos ou um viral. Não importa o formato. É por isso que esse blog foi criado e existe até hoje. Não pra ditar regras, ou dizer o que é certo ou errado e sim para conversar e compartilhar. As regras, deixo para os gurus do mercado.
É evidente que o vídeo é polêmico. Assim, gurus, apaixonados ou estudantes cada um resolveu dar sua opinião, transformando o vídeo em algo maior do que efetivamente é. Por isso, ao contrário do que costumo fazer, decidi escrever este post. Para lembrar que, no fundo, estamos lidando com algo novo. Vamos errar e acertar muito, mas ainda assim, prefiro este caminho, onde todo mundo pode dar sua opinião, seja em um videocast, um podcast, um post, ou nos comentários deste ou de outro blog.













Sexta-feira, 5 de Setembro de 2008 - 5:36
Quanto a Espalhe paga?
Isso aqui é real?
http://www.orkut.com.br:80/Com.....?cmm=64485
Poderíamos discutir o mercado salarial da publicidade em agências. Muito mais interessante!
Até porque é o que mais se é queixado em nossa classe.
| Usando
Sexta-feira, 5 de Setembro de 2008 - 8:05
O Braincast está cada vez melhor, para mim por exemplo que moro em SC posso ter uma visão de como anda o mercado em SP e em outras grandes regiões. Falar sempre bem de uma agência e de cliente mesmo não achando aquilo que fala é mentir para si mesmo e demonstrar que você não tem gabarito para aguentar as consequencias, por isso eu aprovo as opiniões de Gustavo Fortes, afinal se não fosse pela maneira que ele é hoje a Espalhe não seria o quê é.
E parabéns para você Merigo que apesar de ouvir falar do “chefeinho” não ficou com medo de mostrar e nem saiu contra-atacando com medo de colocarem o seu na reta.
Profissionalismo e ética acima de tudo.
BraincastTV é um sucesso.
| Usando
Sexta-feira, 5 de Setembro de 2008 - 8:27
É isso aí, falou tudo!
| Usando
Sexta-feira, 5 de Setembro de 2008 - 8:28
O Gustavo e o Wagner falaram o que quiseram pq simplesmente não dependem de uma vaga em uma agência tradicional, já que tem o seu emprego garantido.
Acredito que muitos profissionais e estudantes pensam da mesma forma sobre grande parte dos comentários deles, mas para ganhar o pão de cada dia, criam para produtos que eles nunca usariam no seu dia-a-dia, por exemplo. Mas tbm concordo que algumas vezes, o Gustavo exagerou nos seus ataques.
| Usando
Sexta-feira, 5 de Setembro de 2008 - 8:43
Merigo, na real a Espalhe é tão guerrilheira que faz guerrilha até quando está de bobeira tomando cerveja e conversando amenidades num podcast.
Esse video tem um imenso potencial viral dentro de nosso minusculo mercado e me fez querer trabalhar na Espalhe. Ponto! Viral na cabeça!
| Usando
Sexta-feira, 5 de Setembro de 2008 - 10:16
Acompanho o Brainstorm semanalmente e concordo com seu formato. Gosto da maneira que busca, constantemente, renovar seu conteudo e acredito que voce, Merigo, tenha muita ideias criativas e interessantes.
Dentro do Podcast, acredito que seu papel deve, cada vez mais, ficar explicito como o “moderador / apresentador”, sem entrar nas discussoes pessoais que os “gurus do mercado” possam abordar. Obvio que eles vao “cutucar” clientes / outras agencias - Este ‘e o jogo da publicidade.
Cabe a voce guiar a discussao. (minha opiniao)
E continue com seus comentarios bem estruturados, dentro do blog.
Boa sorte te desejo sucesso.
R.M.
| Usando
Sexta-feira, 5 de Setembro de 2008 - 10:23
É bom mesmo deixar claro a posição do Braincast TV, Merigo. Até porque as criticas não foram contra você e sim contra o que foi dito pelos “espalhadores” que, concordo, em nossa democracia tem o direito de dizer o que bem entenderem. E também concordo que você não deva editar os vídeos ao seu bel prazer, afinal não somos Chineses.
É bem o que eu disse nos comentários do post do Neto. Só acho que opiniões, quando expressas daquela forma, devem ser muito bem fundamentadas. O que não aconteceu. E as campanhas, por exemplo, devem dar resultados ótimos, caso contrário não estariam tanto tempo no ar.
Enfim, não é por causa de um ou outro que vou deixar de assistir ao B9TV (acho que te dei um apelido de presente aí), mesmo pq sei que podemos ter a oportunidade de, como você mesmo disse, conferir as opiniões de outros bons profissionais do mercado.
Abraços
| Usando
Sexta-feira, 5 de Setembro de 2008 - 10:30
Esse post foi completamente desnecessário.
“Gosto sim, de discutir idéias.” O braincast não é para discutir idéias? Você estava lá e ficou quieto, agora já foi! Ficou com medo/vergonha de dar a sua opinião? Ficou intimidado pelos caras da Espalhe?
Como sempre a Espalhe mandando bem. Não importa se essa é mesmo a opinião dos caras… o que eles querem é fazer Buzz e sempre conseguem!
| Usando
Sexta-feira, 5 de Setembro de 2008 - 10:39
Acho que a idéia do programa é exatamente saber o que esses caras pensam. Se cada opinião deles tivesse que se basear em um argumento sólido teríamos um Brainscast Wiki e não um Brainscast TV. É esse o formato: opinião, pode ser superficial a ponto de parecer leviano mas não tenho interesse em assistir a uma banca julgando cada uma das “acusações” feitas pelos participantes do programa.
| Usando
Sexta-feira, 5 de Setembro de 2008 - 11:57
A idéia do Programa é Ótima!
O Programa e seus convidados são excelentes!!
E como eu já disse Merigo, a cada Braincast TV novo, eu vejo e mando para a sala de aula para depois criarmos um circulo de debates!!
MUITO MASSA!
| Usando
Sexta-feira, 5 de Setembro de 2008 - 13:51
Boa, Merigo! Se achou necessário esclarecer algo, taí seu espaço para você fazê-lo.
Faltou deixar claro o quanto você, o Cris, a equipe da Colméia, eu, o Gustavo e a seleta platéia que acopanhou a gravação adoraram as 3 horas de papo.
Pelo seu discurso acho que nego pode pensar que “você aprendeu com um erro e vai melhorar”, quando na verdade, pelo que entendi, você marcou um golaço. Pelo que entendi no pré e pós gravação, você deseja é que o Braincast tenha essa cara. E pelo que vi na maioria dos comentários elogiosos dos seus leitores, o caminho é esse. Pessoas dando opiniões e colocando os bagos à mostra (talvez não de maneira tão efusiva e bombástica como fizemos).
Não deixe um dedo apontado para algo que foi mal interpretado fazer vocês retrocederem e entrar numa de fazer um programa que agrada todo mundo, mas não diz muita coisa, não fede nem cheira.
E para encerrar a polêmica, ou flame, já sugiro o próximo Braincast na Bullet. Neto, Gustavo e Cris Dias no meio segurando a onda. Visões (ou talvez estilos, porque a discordância parece ter sido mais no jeito que tudo foi falado, não na essência do que foi falado) opostas, dando suas opiniões para construir algo a partir das divergências.
| Usando
Sexta-feira, 5 de Setembro de 2008 - 14:16
É isso Wagner.
Não falei em erro, pelo contrário. Foi um prazer gravar esse Braincast, assim como foram os outros, e colocar no ar um conteúdo que fomente discussão.
O objetivo do Braincast nunca será ser um programa que agrada todo mundo, até pq isso não teria a mínima graça. Se fosse para conversar com as pessoas, e colocar no ar só aquilo que nos interessa, com o qual concordamos, não faríamos.
Fiz esse post só para deixar claro aos leitores que uma coisa é uma coisa, e outra coisa é outra coisa, se é que você me entende.
E concordo com você, a polêmica ficou mais na discordância do jeito que tudo foi falado, do que na essência do que foi falado.
abs
| Usando
Sexta-feira, 5 de Setembro de 2008 - 14:49
“falou e disse!”
boa merigo!
| Usando
Sexta-feira, 5 de Setembro de 2008 - 16:06
Merigo, continua assim mesmo!
Nada de olhar pros lados!
(ouvir opinião de quem só quer se esconder…)
Olha sempre pra fente!
(pro lado de quem realmente interessa a verdade, nós leitores que acompanham este blog desde o começo…)
Nada de pedir desculpas, o que foi dito é uma opinião!
E se isso te impede de prosseguir, já tá dando vaga para censura!
Valeu, e que o próximo seja tão “bombástico” quanto esse”
| Usando
Sexta-feira, 5 de Setembro de 2008 - 16:38
parabéns a todos os envolvidos, o mercado precisa muito mais deste tipo de “discussão”, para espairecer as idéias e colocar novamente a publicidade brasileira no topo, seria muito interessante uma versão aqui na minha cidade, Sorocaba, para acordar um pouco o pessoal para as novas necessidades do mercado, abraço.
| Usando
Sábado, 6 de Setembro de 2008 - 12:39
Yo, Merigo. Tudo jóia?
O problema de ser imparcial, e de com isso mostrar opiniões que desagradem algumas pessoas, é que ineitavelmente você será apedrejado.
O importante é que isso não cause muito stress, já que só se vive uma vez e a vida é deveras curta.
Você já pensou em mostrar a opinião das pessoas de uma agência grande, nao necessariamente sobre essa polêmica, mas sim sobre como as grandes estão tentando se adaptar às mudanças do mercado? Talvez seja interessante ver esse outro lado da discussão.
Abraço!
| Usando
Domingo, 7 de Setembro de 2008 - 0:25
Apesar de achar que esse quadro do Braincast de visitar as agência tem um que de Revista iMasters (mais precisamente a seção Equipe) o trabalho do Brain Tv é muito bom!
Sem polêmica não tem graça!
Abs e força Merigo!
| Usando
Segunda-feira, 8 de Setembro de 2008 - 9:08
Camarada FSouza:
O que que é isso?
“…tem um que de Revista iMasters”?
Você acredita que essa foi a primeira revista do mundo a visitar locais de trabalho? Antenado você, hein?
| Usando
Segunda-feira, 8 de Setembro de 2008 - 11:54
É, acho que o mais bacana é que estamos falando de um VideoCast, e que a idéia foi passar o ponto de vista de cada um. Não entendo porque as pessoas criaram tanto alarde com isso, opinião cada um tem uma, você pode concordar, descordar, achar divertido, ou simplesmente aceitar.
tão no caminho certo, adoro o BCASTV
| Usando