LANGUAGE:

Quem tem medo de post pago?

Quinta-feira, 13 de Março de 2008 | 6:20 pm

Um dos pontos mais polêmicos quando se fala da relação blogs e anunciantes, é o tal do post patrocinado. Você que tem intimidade com a blogosfera, já deve ter visto dezenas deles, aqui mesmo no Brainstorm #9 já publiquei alguns.

Minha intenção sempre foi manter a transparência com os leitores, colocando no final do post alguma frase que indicasse seu conteúdo patrocinado, comumente chamado de “informe publicitário”. Como diz o nome, um post informativo, não opinativo. Acontece que, como diversos leitores comentaram, não é totalmente transparente indicar tal conteúdo apenas no fim do post.

Durante as últimas semanas esse assunto voltou com tudo, inclusive com uma discussão ontem no painel dos blogueiros no Proxxima 2008. E existem aí diversos aspectos:

1) blogueiros que querem (e merecem) ganhar dinheiro com seu trabalho, mas que ao mesmo tempo não sabem lidar com a relação credibilidade + publicidade;

2) agências e clientes que, com toda essa história de relevância dos blogs, não querem veicular só um banner, querem um post destacado;

3) leitores que acreditam que o blogueiro não deve ganhar dinheiro;

4) blogueiro “mentindo” e perdendo o respeito de seus leitores; entre outras.

Essa polêmica é natural dentro de um mercado tão novo, a verdade é que ninguém sabe como fazer, ninguém ainda encontrou a forma exata de mesclar conteúdo e anunciantes nos blogs, ao mesmo tempo que não prejudica sua credibilidade perante os leitores. E isso não é tão ruim, estamos todos aqui para aprender.

Os blogs ganharam tanta audiência e relevância na internet, que são sim uma mídia. O blogueiro trabalha e se dedica ao blog para oferecer um bom conteúdo, com a linguagem que quiser e dando a sua opinião, e os anunciantes se interessam porque sabem que ali existe o segmento ideal de público que ele procura. Mas, como fazer então?

Comecemos pelo básico: espaço para veiculação de banners no seu blog. Seja em cima, em baixo, do lado, onde for. O bom e velho banner ainda pode ser eficiente e reinventado. Apple e MINI estão aí para não me deixar mentir.

Ok, mas eu falei que muitos anunciantes não querem um banner. Eles pensam: “Se é blog, quero um post”. O que eu penso é: se você quer um post opinativo, que seja elogiando ou criticando, faça algo relevante para mim e para o meu público. Crie algo que gere reações espontâneas, convide para um evento, envie um produto para testes, converse comigo. Se eu achar que vale, que se encaixa no meu conteúdo, vou postar (ou não). O mais importante é as partes saberem que: não existe compromisso.

Discurso bonito, mas nem sempre é assim que funciona, e nem sempre o anunciante está querendo uma opinião sua, ele quer “apenas” informar algo para o seu público, e quer isso no melhor espaço. Na mídia tradiconal, conhecemos isso como intervalo comercial, como anúncio impresso entre as matérias de uma revista. O cara compra o espaço, publica a mensagem que ele quiser, e o leitor sabe que conteúdo é conteúdo, anúncio é anúncio.

Então eu resolvi disponibilizar um formato aos anunciantes interessados no Brainstorm #9 que, ao mesmo tempo que lhes dê a possibilidade de ter algo na principal área do blog, respeite os meus leitores e a mim mesmo. E não estou falando de transposição do que é feito na mídia tradicional para a internet, estou falando de uma área para oferecer conteúdo relevante e interativo.

É o que dei o nome de WidgetAd, um espaço do tamanho de um post (600 pixels de largura), em que o anunciante poderá veicular imagem, texto, flash, advergame, vídeo, aúdio, etc. Sempre identificado.

Exemplo de WidgetAd (imagem, flash, advergame)

mk9-widgetad1.jpg

Exemplo de WidgetAd (texto)

mk9-widgetadanun.jpg

Eu já sei os contra-argumentos:

1) Tem anunciante que vai pedir post sem identificar que é publicidade, porque acha que os leitores não vão dar atenção ou clicar. A resposta é: sinto muito, se o seu conteúdo não for bom o suficiente para chamar atenção das pessoas, não é o meu post que vai resolver. Eu te ofereço o espaço, o resto é com você.

2) Tem leitor que vai achar um saco, é um anúncio interrompendo o conteúdo. Mas você está no controle, não gostou, pode passar para o próximo. Aliás, controle é algo que está nas suas mãos desde invenção do controle remoto de TV.

Nosso mercado está acostumado a produção em massa, criação de anúncios em série, uma mesma mensagem para todos os tipos de públicos. Quem quer fazer diferente, tenta comprar opinião. Será que só existem essas duas formas? Acredito que não.

Enfim, eu não estou querendo reinventar a roda e nem sugerindo padronizações. É um teste, pode dar certo ou não. Se tem anunciantes interessados e leitores inteligentes, porque não fazer?

Chega de amadorismo nos blogs, dessa discussão lamuriosa sobre posts pagos. É hora de se afirmar como mídia sim, mídia sem que seja necessária uma instituição por trás, uma mídia que é você, que oferece conteúdo de qualidade, que tem uma audiência cativa e, é claro, sem perder a personalidade e vender opinião.

Caregorias/Tags: Diversos
Compartilhe:

28 Comentários para “Quem tem medo de post pago?”

  1. Wagner Martins: Reply to this comment
    Quinta-feira, 13 de Março de 2008 - 18:51

    Sinceros parabéns.
    Pode não ser a resposta final, mas é uma tentativa.

    Sei que há divergências quanto aos nossos pontos de vista, mas é bom aparecer alguém que proponha algo diferente de “resenhas patrocinadas” quando indagados sobre “o que podem fazer”.
    Não é o natural que algumas campanhas pedem, mas não é o careta do banner. Um belo meio termo.

    Sugiro 2 coisas para melhorar:

    1. comentários no widget / post anúncio, como a AOL anunciou ontem. Assim o feedback dos seus leitores para os anunciantes (algo de muito valor) pode aparecer. E os comentários, bons e ruins, são aproveitados pelos anunciantes. E eles decidem se moderam ou deixam a coisa livre.

    2. AdManager do Google: http://www.google.com/admanage.....index.html
    Parece que a ferramenta também lançada ontem se encaixa como uma luva na sua proposta.


    | Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.12 no Windows Windows XP
  2. Vinny Theodoro: Reply to this comment
    Quinta-feira, 13 de Março de 2008 - 20:00

    Pô, depois desse seu discurso e do Mr.Wagner, nem preciso falar mais nada, só parabenizar a iniciativa!!

    Tomara que de certo, to torcendo pra isso.


    | Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.12 no Windows Windows XP
  3. Arnaldo: Reply to this comment
    Quinta-feira, 13 de Março de 2008 - 21:35

    Ué, um banner melhorado…

    Opinião: se é blog, tem que ser post, SIM. Senão vira um site como outro qualquer (e o que vai valorizar sempre é a audiência). Agora, se você tem um blog, é porque escreve para um grupo de mentes que se interessa pelo mesmo E, necessariamente, escreve tão bem que os leitores do blog conseguem SIMPATIZAR com quem o escreve. Assim, sua OPINIÃO valerá muito mais do que qualquer outro “ad” no seu blog.

    Ou você acha realmente que alguém pára e olha atenciosamente pro lado direito do Brainstorm#9? Se for no primeiro (vá lá, no segundo) acesso, sim. Mas depois vira ponto comum. Um “widgetAd” seviria apenas para poluir cada vez mais o blog.

    Lembre-se, as pessoas voltam ao seu blog não pelos “ads”, mas pelos posts (quer respaldo mais óbvio para isso do que os feeds RSS?). O que tiver pelo meio só serve para “atrapalhar” (visão leitor, ok?).

    Ainda acho que as palavras do dono do blog valem muito mais do que qualquer “ad”. É isso que diferencia a mídia blogueira… senão, caímos de novo no “lugar comum”.

    (No mais, como é a primeira vez que escrevo aqui, vale ressaltar: seu blog é muito bom. Muito bom mesmo. Parabéns!)


    | Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.12 no Windows Windows XP
  4. W. Tamanaha: Reply to this comment
    Quinta-feira, 13 de Março de 2008 - 21:50

    @merigo, @wagner, lembrei que a Biti do Moda Sem Frescura inventou uma navegação tipo “horizontal” e mais “rich media” em seu blog e batizou de editorial de moda: http://www.modasemfrescura.com.....l-de-moda/
    Acho que a idéia dela não é um formato comercial originalmente mas de repente poderia muito bem encaixar neste conceito de widget ad.


    | Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.4 no Windows Windows XP
  5. Gfortes: Reply to this comment
    Quinta-feira, 13 de Março de 2008 - 22:26

    Merigo, também achei muito bacana a iniciativa. Independente do formato ser o melhor ou não (e isto vc vai sentir e corrigir) o mais FODA é a agilidade de se posicionar e apresentar a solução. Tenho certeza que vc vai ganhar muito dinheiro com esta tua agilidade, e com suas consultorias, palestras, blogs corporativos, empregos (onde será chamado pela sua capacidade comprovada de gerar conteúdo) etc etc abs


    | Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.12 no Windows Windows XP
  6. Marília: Reply to this comment
    Quinta-feira, 13 de Março de 2008 - 23:23

    Muito boa sua sugestão.

    Não tenho nada contra posts pagos, desde que fique tudo às claras!


    | Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.12 no Windows Windows XP
  7. Andrey: Reply to this comment
    Quinta-feira, 13 de Março de 2008 - 23:41

    O caminho é esse,

    manter um blog dá um trabalhaum, por isso, uma renda ao blogueiro é sempre bem-vindo.

    e no mais, o que importa é a ética e a sinceridade por parte do blogueiro perante seus leitores. Isso é o que vale.

    Abs


    | Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.12 no Windows Windows XP
  8. Douglas Castanheira: Reply to this comment
    Sexta-feira, 14 de Março de 2008 - 0:18

    Faço de minhas palavras as palavras do Arnaldo. Até aceito um POST pago, mas agora, um BANNER diferente no meio do site? Eu não gostei da idéia e não aprovo.
    Prefiro um POST, com um comentário SEU, sobre o produto. Se estou lendo o seu blog, é porque me interesso pelo que você gosta.
    Agora, com um banner no MEIO do blog, como saber se é realmente algo que você, Merigo, usaria?


    | Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.12 no Windows Windows XP
  9. tiagón: Reply to this comment
    Sexta-feira, 14 de Março de 2008 - 0:23

    sou dos que acham que blog só é mídia quando institucionalizado - o que ocorre no momento em que envolve dinheiro. deixa de ser blog e vira uma outra ‘coisa’ ainda sem nome; muda e interfere na relação entre leitor e autor, que é o que possibilitou a expansão da ferramenta. só o amadorismo nos blogs permite que sejam possíveis.


    | Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.12 no Windows Windows XP
  10. Anti-arnaldo: Reply to this comment
    Sexta-feira, 14 de Março de 2008 - 1:04

    Arnaldo, menino, que coisa feia mostrar ignorancia em publico assim.
    Se é blog tem que ser post? Para com isso querido. Que visao infantil, careta, radical, amadora.
    Claro que a opiniao do menino Merigo vale mais que qualquer Ad. Vale justamente pq ele nao vende a opiniao dele. Imagina só o ancora do Jornal Nacional fazendo propaganda de shampoo anti-caspa. Fica feio né?

    Poluir o blog é um custo beneficio que o menino Merigo precisa ponderar. Como ele disse, existem outras formas de se fazer entre o 8 e 80, o que nao impede de agencias e anunciantes oferecam com propostas que o menino Merigo ache interessante e que nao quebre o respeito que ele tem pelo seus leitores.


    | Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.12 no Mac OS Mac OS X
  11. Ricardo Aum: Reply to this comment
    Sexta-feira, 14 de Março de 2008 - 2:53

    Porra que gente burra meu Deus!
    Por que num blog só pode ter texto? Larga a mão de ser amador quiridão, aprenda a viver num mundo onde se você não paga alguém tem que pagar por você lamento.
    De fato na minha opiniao a forma de monetizar blogs eh simples assim deixando uma área pra publicidade e se a lateral do site nao eh interessante lamento procure outro site.

    Esqueçam esse xiitismo de que blog não tem que ter propaganda não sejam ingênuos, Che Guevara morreu faz tempo. Ou faça o seguinte Assine o B#9 e na versão logada para assinantes se veja livre de publicidade. Ahhhh pagar pra ler o que o merigo escreve você não quer? Então amigão paciência gaste um pouquinho da sua coordenação motora pra usar a barra de rolagem ou o mouse wheel.

    Parabéns por mostrar como é simples resolver esse problema que o pessoal teima em acreditar que é misterioso. Abraço.


    | Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0b4 no Windows Windows XP
  12. pc: Reply to this comment
    Sexta-feira, 14 de Março de 2008 - 10:08

    Merigo, para acabar com seu dilema, coloque uma pergunta no seu blog
    assim que ele abrir: “Brainstorm#9: com ou sem publicidade?”. Já sabemos qual será a resposta, porém serve de termômetro.
    Valeu.


    | Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.12 no Windows Windows 98
  13. Diego Monteiro: Reply to this comment
    Sexta-feira, 14 de Março de 2008 - 10:19

    Oi Merigo, boa iniciativa.

    Porém, me espantou você falar nada da Nike tentando comprar (de graça, rs) a opiniao de blogueiros http://www.malvados.blogger.co.....l#40174266

    Será que o seu blog tão acessado não teria o dever de comentar tal situação?

    Abraço


    | Usando Internet Explorer Internet Explorer 7.0 no Windows Windows XP
  14. Bruno Allucci: Reply to this comment
    Sexta-feira, 14 de Março de 2008 - 14:35

    Grande Mergio,

    Concordo em gênreo, número e degrau! Esse post está excelente…
    Eu sou a favor da monetização desde que seja da forma certa, como me parece essa sua iniciativa..

    E, meu caro Arnaldo, sim, nós entramos aqui pelo ótimo conteúdo que o Mergio gera, mas se os anúncios foram tão interessantes qto, será um atrativo a mais que o Brain #9 irá disponibilizar..

    Abraços,


    | Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.12 no Mac OS Mac OS X
  15. Camilo Oliveira: Reply to this comment
    Sexta-feira, 14 de Março de 2008 - 14:35

    Acho positiva a iniciativa. E parabéns pela coragem de usar o seu blog como cobaia neste experimento.


    | Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.12 no Windows Windows XP
  16. Maurício: Reply to this comment
    Sexta-feira, 14 de Março de 2008 - 18:55

    Concordo completamente com seu post, Merigo. “se você quer um post opinativo, que seja elogiando ou criticando, faça algo relevante para mim e para o meu público. Crie algo que gere reações espontâneas, convide para um evento, envie um produto para testes, converse comigo.”
    A empresa inteligente, com um produto inteligente, nunca precisará “comprar um post”. E se o fizer, poderá até ser mal vista pelos potenciais consumidores.
    A imprensa tem o papel de INFORMAR. E por que satura seus jornais, revistas e programas com anúncios? Porque vivemos no capitalismo e tudo é business, tudo pode gerar lucro. E ganhar dinheiro é bom para qualquer ser racional que viva em um mundo capitalista.
    E não seria nada mais justo que alguém como você, de quem já temos certeza absoluta de sua integridade, depois desses vários anos coletando e construindo esse incrível banco de dados que é o Brainstorm #9, quisesse ganhar dinheiro com seu trabalho. Ainda mais de uma forma tão aberta e clara.
    Seria egoísmo e infantilidade criticá-lo.

    Parabéns e obrigado.


    | Usando Internet Explorer Internet Explorer 7.0 no Windows Windows XP
  17. Eric: Reply to this comment
    Sexta-feira, 14 de Março de 2008 - 23:42

    mto boa a ideia, parabens!

    estive no proxxima e acompanhei essa discussão.

    sou fã de blogs em geral principalmente os de humor e de comunicação, sou formado em pp, gostaria de saber se pode me dar umas dicas, pois estou colocando em pratica no meu serviço um blog.

    Trabalho no departamento de comunicação de uma OS da Secretaria de Cultura que cuida das Oficinas Culturais, um serviço bem bacana onde disponibiliza diversar atividades (palestras, oficinas, workshops) em todas areas culturais e de graça no estado inteiro com 22 unidades.

    gostaria de trocar alguns email pra solicitar alguma ajuda. se possivel

    embora fanzasso sou novo na blogosfera!

    Abraço
    Eric Vecchione


    | Usando Internet Explorer Internet Explorer 7.0 no Windows Windows Vista
  18. filipedurando: Reply to this comment
    Sábado, 15 de Março de 2008 - 0:16

    Certa vez já comentei devido ao fato de um post patrocinado
    que estava aqui (se não me falha a memória era de uma bolha
    que flutuava sobre uma mesa de reunião), o que o pessoal mais
    reclamava era que, era um post patrocinado, mas também aberto a
    discussões e tal. Muitas pessoas não gostaram, eu também não.

    Mas essa sua iniciativa de exibir “anúncios”, literalmente, é muito
    boa e tende a fazer muito sucesso. Pois não vai mais confundir
    o leitor e também não vai denegrir a seriedade e credibilidade do
    Brainstorm#9 já que estará isento de qualquer responsabilidade sobre
    o anúncio. Blog já é uma mídia, e como todas as outras os Blogs tem
    suas próprias características, e sou a favor da adesão de certas
    características das demais como: “diferenciamento de materia e publicidade”

    Merigo, vou levar essa discurssão para a sala de aula e em breve eu te envio.


    | Usando Safari Safari 523.15 no Mac OS Mac OS X
  19. Eduardo: Reply to this comment
    Sábado, 15 de Março de 2008 - 0:46

    Otimo post!

    Agora o que eu acho:

    Se o blog continuar colocando post de qualidade ele pode sim usar post pagos, mas tambem não abusar, logico, afinal ele pode acabar fazendo só posts pagos e ainda que perde dinheiro é o proprio blogueiro que perde visitas com isso o resto.


    | Usando Internet Explorer Internet Explorer 7.0 no Windows Windows Vista
  20. Beto Largman: Reply to this comment
    Sábado, 15 de Março de 2008 - 2:44

    Merigo:
    Excelente iniciativa, profissional, madura e criativa. Pode não ser a solução, mas já é um bom caminho. Não simpatizo nem um pouco com a idéia de posts pagos e todos os meus amigos blogueiros já sabem disso. Conteúdo é conteúdo, anúncio é anúncio, cada um no seu devido lugar. Sucesso!


    | Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.12 no Windows Windows XP
  21. Luiz Yassuda: Reply to this comment
    Sábado, 15 de Março de 2008 - 22:40

    Parabéns, chefia.
    Creio que o caminho é por aí: propor formatos e auxiliar as agências para encontrar uma forma de comunicação neste ambiente novo.


    | Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.12 no Windows Windows XP
  22. Vinícius K-Max: Reply to this comment
    Domingo, 16 de Março de 2008 - 13:51

    Com certeza esse meio termo é solução mais rápida e genérica. Afinal, muito mais rápido simplesmente aplicar um banner no blog do que testar e resenhar um produto/serviço, o que exigiria uma coerência com a audiência pra não desagradá-la.

    []’s


    | Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.12 no Windows Windows XP
  23. Octávio Augusto: Reply to this comment
    Segunda-feira, 17 de Março de 2008 - 3:22

    Li a respeito do caso da Nike e achei realmente estranho a abordagem utilizada. Ainda mais pela ‘promessa’ de ganhos em função do ‘resultado’.

    Essa proposta da WidgetAd parece interessante.
    É preciso delinear as regras para a publicidade em Blogs. Melhor que os próprios blogueiros o façam do que as agências. Certo?

    Recentemente defendi um projeto na empresa em que trabalho.
    Uma campanha para incentivar o uso da nossa widget de notícias pelos blogueiros.

    http://www.bemparana.com.br/blog-premiado/

    Os blogs são encarados como uma alternativa e quanto mais especializado, maior o problema em ter posts patrocinados.

    Quem nunca procurou por recomendações de um determinado produto ou serviço em blogs?
    Lembro do penúltimo celular que comprei, um lançamento na época. Fui obrigado a dar um fim nele o mais rápido possível.
    Quem dera um post tivesse me poupado tamanha dor de cabeça.

    []`s


    | Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.12 no Windows Windows XP
  24. iTag.com.br: Reply to this comment
    Segunda-feira, 17 de Março de 2008 - 12:48

    Quem tem medo de post pago?

    Um dos pontos mais polêmicos quando se fala da relação blogs e anunciantes, é o tal do post patrocinado. Você que tem intimidade com a blogosfera, já deve ter visto dezenas deles, aqui mesmo no Brainstorm #9 já publiquei alguns.


    | Usando Unknown browser
  25. 30 & Alguns » Blog Archive » Meu Google Reader (09/03 - 17/03): Reply to this comment
    Terça-feira, 18 de Março de 2008 - 6:09

    [...] Faz Campanha Tímida com Blogs - Gattune A boa e velha irrelevância dos blogs… - Contraditorium Quem tem medo de post pago? - Brainstorm#9 Petite Anglaise, mais um blog que virou livro - Login Style Se são relações, [...]


    | Usando WordPress WordPress 2.3.3
  26. Marketeando Nichos (ou Porque a Nova Mídia ainda recusa a Cauda Longa) | é de gente que se faz a web | oniscienteCOLETIVO: Reply to this comment
    Domingo, 23 de Março de 2008 - 11:52

    [...] Boo-box, só que voltada para anúncios em vez de produtos. Um banner, mais ou menos parecido com o WidgetAd do Carlos Merigo, porém o blogueiro contextualiza como ele bem entender e recebe conforme resultado (cliques). Que [...]


    | Usando WordPress WordPress 2.3.2
  27. Thais: Reply to this comment
    Segunda-feira, 2 de Junho de 2008 - 20:10

    Merigo;

    lendo as respostas pude visualizar rapidamente 4 modelos comerciais (devem haver tantos outros):
    1. Banner convencional
    2. Espaço do tamanho de um post para qualquer ação (game, video, etc)
    3. Espaço do tamanho de um post para um post propriamente dito, postado pelo cliente/marca, criado pelos criativos redatores de suas agências. O desafio é ser relevante e bacana.
    4. Espaço do tamanho de um post para um post propriamente dito, escrito pelo blogueiro. Neste caso ele escolhe se fala ou não sobre o produto, assim como escolhe se fecha com um cliente ou não (pode ter restrições de temas, assim como muitos veículos tem).
    Acho poderia haver remuneração por clique mais um fee pelo espaço disponibilizado. O blog é um veículo de nicho extremo, o clique deve ser bem valorizado…
    E poderiam haver comentários no widget / post anúncio e utilização do AdManager do Google :-)


    | Usando Internet Explorer Internet Explorer 7.0 no Windows Windows XP
  28. Posts Patrocinados » Blug - O blog da Blu Comunicação Integrada: Reply to this comment
    Quinta-feira, 11 de Setembro de 2008 - 10:20

    [...] especializado em propaganda, Brainstorm #9, por exemplo, criou um post falando sobre como seus posts patrocinados poderiam ser identificados, e qual posicionamento o autor teria ao receber proposta para este tipo [...]


    | Usando WordPress WordPress 2.0.3

Deixe um comentário.


Arquivo por Data
* 2009: Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
* 2008: Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
* 2007: Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
* 2006: Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
* 2005: Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
* 2004: Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
* 2003: Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
* 2002: Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec


Categorias Principais
AVISO: O sistema de comentários é disponibilizado aos usuários do Brainstorm #9 exclusivamente para a publicação de opiniões e comentários relacionados ao conteúdo deste site. Todo e qualquer texto publicado na internet através do referido sistema não reflete, a opinião deste blog ou de seus autores. Os comentários aqui publicados por terceiros através deste sistema são de exclusiva e integral autoria e responsabilidade dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste site reservam-se, desde já, ao direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos, de alguma forma prejudiciais a terceiros, ou que tenham caráter puramente promocional.