3 Corações vs. Blur
E nesse domingo estreou mais um caso para discutirmos a polêmica questão do excesso de referência. O que é referência e o que é cópia? Uma das características fundamentais da publicidade é se apropriar da cultura, de outras artes, mas até que ponto isso pode ser feito sem parecer uma sacanagem com o material original?
Publicitário não tem que ficar colocando legenda em suas peças para dizer quais são suas referências. Mas quando a obra original parece só ter ganho um logo e o nome de uma empresa no final, isso incomoda muita gente, como vimos nos casos Halls vs. Human Tetris e Terra vs. Beck.
A campanha para o café 3 Corações, que vi ontem na TV, imediamente me trouxe a cabeça o famoso clipe do Blur, para “Coffee & TV”.
Assista abaixo os dois filmes da campanha, em seguida o clipe do Blur, e tire suas conclusões nos comentários.
32 Comentários para “3 Corações vs. Blur”
Deixe um comentário.
| Hoje no Passado |
- 2007: Stella Artois | La Bouteille — Hoje não é sexta-feira mas o dia está cervejeiro. A Stella Artois, uma das marcas que mais sabe contar histórias [...]
- 2007: O que estão falando no comercial de Skol? — Há alguns dias estreou na televisão o novo comercial de Skol, no qual quatro amigos conversam dentro de um banheiro [...]
- 2004: Há quanto tempo você não vai ao banheiro? — Mais uma excelente idéia usada para anunciar o cereal All-Bran da Kellogg’s, que por ser rico em fibras faz o [...]





































Segunda-feira, 24 de Setembro de 2007 - 17:13
Tão fofinho…
| Usando
Segunda-feira, 24 de Setembro de 2007 - 17:48
Esse aqui que saiu no KibeLoco sim que é uma baita duma cópia…
http://www.youtube.com/watch?v=N88I88RaEFg
| Usando
Segunda-feira, 24 de Setembro de 2007 - 17:57
Claro que não é cópia. Um é uma caixinha de leite e outra de café. Totalmente diferente. É uma diferença gritante, diametralmente oposta.
Isso é intriga da oposição.
| Usando
Segunda-feira, 24 de Setembro de 2007 - 18:02
nao achei copia. é uma referencia. Já vi tantas latinhas/caixinhas/lapisinhos/canetinhas andantes que já perdi as contas.
| Usando
Segunda-feira, 24 de Setembro de 2007 - 18:07
Acho que nesses casos os videoclipes são referência pra cacete né? Até assusta, às vezes acho que a globo tá finalmente passando videoclipe, mas não, é um anúncio…
| Usando
Segunda-feira, 24 de Setembro de 2007 - 18:16
Nesse exemplo e no do halls, pegaram a referencia e destruiram, com o halls nao faz o menor sentido, nao linka com nada. nesse do cafe a producao ficou tosca e sem sentido tbm…
| Usando
Segunda-feira, 24 de Setembro de 2007 - 18:16
Acho que referência tem limite. É falta de vergonha, pegar uma idéia (sensacional) que deu certo, prontinha, e ganhar dinheiro em cima disso. Tsc Tsc, ética é um conceito realmente bem relativo, hein?
| Usando
Segunda-feira, 24 de Setembro de 2007 - 18:58
Falando em cópia de clipes. Neste fim de semana eu vi uma propaganda (acho que era da IG, não lembro)que copia claramente o clip “Everything is everything” da Lauryn Hill. Assitam o clipe e se lembrem do comercial: http://br.youtube.com/watch?v=WVheUcUR584
abs,
| Usando
Segunda-feira, 24 de Setembro de 2007 - 19:22
Acho que isso ta mais para referência descarada do que pra uma cópia sem caráter. O criador brinca com a questão café/leite, mas tem história diferente.
Muito diferente do que acontece no comercial HALLS que utiliza um viral já pronto para pegar carona. Famoso “ejacular com o membro de outrem”.
Numa escala de chupometro esse pegava nota 6.
| Usando
Segunda-feira, 24 de Setembro de 2007 - 19:29
Eu defendo a idéia que referência, ou cópia depende do segmento, o cara viu o clipe, curtiu, conseguiu encaixar na propaganda e tudo bem… teve o clipe como referência, Ja o da Havana e da Gap Postada pelo Felipe Pacheco é uma cópia descarada (tudo bem que existiu um motivo comercial pra propaganda sair deste jeito, mas não deixa de ser cópia).
Publicitário não tem que ser uma máquina de criar, coisas bonitas, interessantes e que chamem a atenção vêm de referências, do cinema, teatro, musicas e até clipes, por que não ?
| Usando
Segunda-feira, 24 de Setembro de 2007 - 20:48
Já que o blog tem levantado essa discussão de cópia ou referência, vamos levantar uma bola que - provavelmente - já foi levantada…
Comunicação do Tim Festival 2007 Vs. Clipe da dupla JUSTICE da música DANCE?
Saquem abaixo:
DANCE do JUSTICE: http://br.youtube.com/watch?v=O9Loe3XM7v0
TIM FESTIVAL: http://br.youtube.com/watch?v=qj3eCoVM8QY
| Usando
Terça-feira, 25 de Setembro de 2007 - 4:56
cópia discarada, seria referência se não tivessem copiado até o cabelo do personagem, tamanho da embalagem, mãos, pernas, tudo…
| Usando
Terça-feira, 25 de Setembro de 2007 - 8:45
po, o clip “do leitinho”
um dos melhores q existe
e a musica eh mto boa tb.
com esse tipo de plagio descarado eu nao sei se concordo nao…
| Usando
Terça-feira, 25 de Setembro de 2007 - 8:49
Referência mesmo… não vejo como cópia.
Ja ontem vi na Globo um comercial de sandálias q não lembro a marca que tem uma atriz global aproveitando o sol até akele momento incrível que ela empurra o sol pra cima pra aproveitar mais…Cerveja, banco e agora sandálias… caramba qtos comerciais vão usar isso ainda?
| Usando
Terça-feira, 25 de Setembro de 2007 - 9:52
Eu concordo que a semelhança é tanta que incomoda… E que talvez o mais adequado seria trabalhar melhor a referência e obter algo mais lapidado, “distante” do original e adaptado ao filme da marca. Mas neste caso, se o 3 Corações queria dar vida à caixinha, não resta muita saída não é?!
| Usando
Terça-feira, 25 de Setembro de 2007 - 10:02
Acredito q está cada vez mais difícil ter uma idéia 100% original atualmente… Só imagino como se sentiria o cara q aprovou esse filme, pq provavelmente o sujeito nunca viu o clipe do Blur! Deve ter elogiado a idéia, concordado em pagar direitos autorais pela música famosa e o cachê pro Frejat gravar… Ainda bem q ele tb não deve entrar aqui no Brain#9… rsrsrs
| Usando
Terça-feira, 25 de Setembro de 2007 - 10:18
Sabe que eu vi essa propaganda ontem e achei muito tosca. Como assim, a mulher tá fugindo do produto e ele tá correndo atrás dela?
O publicitário devia estar com o job na mesa, quebrando a cabeça sobre como fazer algo criativo e diferente pro Café 3 Corações, aí viu o vídeo do Blur na TV e pensou “putz, esse leitinho ia dar um cafezinho bacana, heim?”. A mesma coisa pro Halls, o cara viu o viral e pensou “isso é legal, vou arranjar um jeito de fazer uma propaganda assim”.
Parece que os caras não saíram do produto pra fazer a criação, eles viram a criação pronta e adaptaram pro produto “bola da vez”. Se ele estivesse com outro job na pauta, ia adaptar o conceito criativo pra esse outro produto.
| Usando
Terça-feira, 25 de Setembro de 2007 - 10:35
A cópia do Clip da Lauryn Hill é um comercial do banco Ibi.
Essa doeu demais. Cópia descarada e completamente sem fundamento para um serviço financeiro. No caso do 3 corações, achei menos doída. O roteiro é diferente do clipe, apesar da forma do mascote.
É uma onda de referências “videoclipticas” que está nos assolando, só pode ser.
| Usando
Terça-feira, 25 de Setembro de 2007 - 10:39
A terrível cópia do clipe da Lauryn Hill é um comercial do banco Ibi.
Essa doeu demais. Cópia descarada e completamente sem fundamento para um serviço financeiro. No caso do 3 corações, achei menos doída. O roteiro é diferente do clipe, apesar da forma do mascote.
É uma onda de referências “videoclipticas” que está nos assolando, só pode ser.
| Usando
Terça-feira, 25 de Setembro de 2007 - 11:44
Pode crer, o que tem de comercial de “referência” hj em dia na telinha é brincadeira, se começarmos a pesquisar a fundo acho que iremos nos assustar mais ainda.
O pior que a indústria do cinema está no mesmo caminho, o que tem de filme chupinhado, ou na ótima escala do chupometro como dito a cima sendo feito tá louco.
Filmes orientais são a moda da vez, infelizmente parece que a maioria dos criativos está cada vez mais se desligando do mundo das idéias e indo pro caminho do Ctrl C, lamentável…
| Usando
Terça-feira, 25 de Setembro de 2007 - 11:45
Tudo bem que as idéias que vem na nossa mente raramente são inovadoras, com certeza já deve ter visto em algum lugar e aquilo foi se armazenando e tal.. Mas alguma vezes parece cópia até demais.
Nesse caso, lembra realmente, mas talvez nem tanto… do halls foi pior. hehehe.
A propósito, não conhecia essa musiquinha, adorei, vou baixar ^^
Até mais!
| Usando
Terça-feira, 25 de Setembro de 2007 - 11:51
Ahhh! Tipicamente brazuca, não!? Já tinha o leite, ele temperou com café!
O grande lance é que pouquíssimos farão tal comparação, afinal de contas, as pessoas que compram café empurrando carrinho do supermercado assistem a MTV e principalmente os clips do Blur? Acho que pega por aí… Mas a semelhança inclusive no conceito de tocar o espectador, é gritante… Boa percepção!
Abraços!
| Usando
Terça-feira, 25 de Setembro de 2007 - 12:57
Outro “excesso de referência” pode ser visto em uma peça para TV do Ford Focus. Por enquanto só vi em TV fechada, mas é uma cópia descarada do filme “Corra Lola Corra” - alguém aí já viu? A propaganda diz algo como “quem dirige um Ford Focus fez por merecer”; a idéia é simples: mostrar o futuro das personagens do filme através de uma sequência de fotografias que apresentam a “evolução” da personagem. Por exemplo: a propaganda mostra um auxiliar de cozinha, e depois de uma sequência de fotos mostrando sua evolução, ele é um chef renomado. EXATAMENTE a mesma idéia do filme “Corra Lola Corra”, e não para por aí. Até o EFEITO SONORO utilizado no filme original é chupado para a propaganda. Vergonhoso. Tentei achar os vídeos no YouTube mas não achei, infelizmente…
| Usando
Terça-feira, 25 de Setembro de 2007 - 13:57
O pior é “Carinhoso” na voz do Frejat…
| Usando
Terça-feira, 25 de Setembro de 2007 - 14:28
[...] discutimos esse tema várias vezes, mas o Brainstorm9 anda aquecendo de novo o assunto apresentando uma sequência de comerciais que chupam as idéias não só de [...]
| Usando
Terça-feira, 25 de Setembro de 2007 - 15:40
Corrigindo meu próprio comentário, a propaganda que “lembra” bastante o filme Corra Lola Corra é do Ford Fusion, não do Focus. Ops!
| Usando
Terça-feira, 25 de Setembro de 2007 - 18:19
Nossa. Safadeza de primeira esta, hein? E pra quem acha que é apenas referência, até os ângulos e closes do clipe do Blur são deslavadamente chupados. Falta de criatividade é uma coisa, vender café safado com música ruim é outra.
| Usando
Quarta-feira, 26 de Setembro de 2007 - 18:26
Cara,
agora tudo que for caixinhas e outros objetos com braços vai ser plagio.
essas coisas tem de monte.
naum sei se repararam, mas no clipe do blur a caixinha não é animação, é uma pessoa vestida de caixinha em croma…eu tive essa impressão.
| Usando
Quarta-feira, 26 de Setembro de 2007 - 19:04
Nossa vcs exageram muito.
1 Eles usam uma caixa animda. E daí? Quantos comerciais ja usaram lapis, canetas, feijão e sei la mais o que animado?
2 O comercial eh tosco demais. Claro, isso não eh argumento, mas a unica semelhanca com o clipe eh essa.
3 Cara sabe o que parece que aqui só tem estudante puritano que acha que o mundo da propaganda é uma coisa mágica. Propaganda tem que funcionar. Copia acho um absurdo mas referência pode e deve ser usada.
Po se formos pensar assim tudo é copia.
| Usando
Sexta-feira, 28 de Setembro de 2007 - 18:03
Não acho uma cópia como muitos e sim uma referência. Apenas o produto animado está parecido, os dois são caixas ué. E vi os 3 comerciais e percebi que o mote do filme é totalmente diferente! Vcs estão viajandoooo!
è mto linooooooooooo!
Bjos à todos
| Usando
Segunda-feira, 1 de Outubro de 2007 - 20:50
O que é uma referência? acho que a capa do disco dos Beatles é um exelente ex. Todo mundo que conhece a capa original sabe a origem da proposta(é muita gente…). Ser referência ou não, não é só uma questão de onde vem o que vc usa, mas qual o público q vc foca.Se a proposta é mostrar algo que lembra o clip do Blur para um público q não do Blur…cadê a refer. disso?
| Usando
Terça-feira, 9 de Outubro de 2007 - 11:19
Bando de vigaristas…
| Usando