LANGUAGE:

Terra vs. Beck

Terça-feira, 18 de Setembro de 2007 | 6:06 pm

Conversando com a amiga Lígia Água no GTalk, ela me envia o vídeo abaixo com a seguinte pergunta: “Lembra o comercial do Terra?”

A discussão é a mesma polêmica do caso Halls | Human Tetris. O que é cópia e o que é referência? Acredito que a publicidade deve sim se inspirar e se apropriar de estéticas do cinema, da música, do videoclipe, etc. É disso que vivemos, da adequação de linguagens. Referência é diferente de plágio.

Será que dá pra acusar a DM9DDB, responsável pela campanha do Terra, de ter copiado o clipe do Beck? O mesmo acontece com o novo filme de Halls e o programa japonês. Vale pensar.

Assista abaixo o comercial e em seguida o clipe de “Girl”, do Beck, e dê sua opinião:

Caregorias/Tags: Excesso de Referência, TV/Film
Compartilhe:

49 Comentários para “Terra vs. Beck”

  1. ricardo:
    Terça-feira, 18 de Setembro de 2007 - 19:06

    o cara de bigode q toca violao do lado do Beck é o mesmo do filme Birdman da Coca-Cola


    | Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.6 no Windows Windows XP
  2. Sávio:
    Terça-feira, 18 de Setembro de 2007 - 19:31

    Olha, a mesma produtora que fez o clipe do Beck já tinha usado esse mesmo efeito em um comercial da HP. Nisso eu não via problema, afinal, era a mesma produtora. O clipe serviu pra desenvolver melhor o efeito.

    Agora, quando vi a do Terra, foi uma decepção só…


    | Usando Safari Safari 522.12.1 no Mac OS Mac OS X
  3. Diego Dacal:
    Terça-feira, 18 de Setembro de 2007 - 19:47

    olha, eu acho essa ideia um tanto quanto manjada… Afinal quem nunca viu a revista MAd?
    eu acho bem plausivel que um nao tenha visto o video do outro e q os dois tenham tido a mesma ideia.
    Mas…. que tah igualzinho tah, e isso eh sempre ruim pra criaçao neh, pq sempre esperam ideias originais e revolucionarias.


    | Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.6 no Windows Windows XP
  4. Água...:
    Terça-feira, 18 de Setembro de 2007 - 21:28

    E em breve você receberá uma carta-desculpa-esfarrapada como no caso do comercial do Fox x Citröen.


    | Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.4 no Windows Windows XP
  5. Vitor Hugo:
    Terça-feira, 18 de Setembro de 2007 - 21:35

    Então, o clipe é dele. Dias atrás havia visto um pequeno trecho, mas não sabia de quem era. Só lembrei da propaganda do Terra.


    | Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.7 no Windows Windows XP
  6. Jay Sassini:
    Terça-feira, 18 de Setembro de 2007 - 22:49

    Não sei até que ponto podemos falar mal da criação do comercial do Terra.
    O visual e enquadramentos utilizados no comercial são extremamente parecidos com os do video clipe, pra mim isso mostra que os caras buscaram a referência mesmo e quiseram fazer igual. Acredito que se tivessem a oportunidade de divulgar alguma nota quando lançaram o comercial até colocariam o crédito citando o clipe do Beck.
    Não estamos falando de mídias diferentes, mas de propósitos sim, então acredito que a situação não é tão complicada assim.
    Agora quanto ao Fox x Citröen citado ai em cima, ai sim é palhaçada, hehehe.


    | Usando Internet Explorer Internet Explorer 7.0 no Windows Windows XP
  7. Felipe:
    Terça-feira, 18 de Setembro de 2007 - 23:21

    eu acredito e defendo mt a tese da referência, mas nesse caso vai ficar difícil, né? hehehe =)


    | Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.7 no Windows Windows XP
  8. Demian:
    Quarta-feira, 19 de Setembro de 2007 - 0:21

    sinto muito… mas referencia eh uma coisa… eu entendo q referencia você pega e a adpata a seu conceito junto com outras. nesse casa e no do halls é somente copia, o efeito eh exatamente o msm, igual… se pelo menos dobrasse de outra forma….

    um exemplo de referencia seria a do fox: http://www.brainstorm9.com.br/.....do-melhor/


    | Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.6 no Windows Windows XP
  9. Jay Sassini:
    Quarta-feira, 19 de Setembro de 2007 - 1:21

    Concordo que não é uma referência que vem de um estudo sobre a fonte que se usa como inspiração, é bem aquele tipo de situação “olha que efeito legal, vamos usar na nossa campanha”. Mas também não podemos colocar esse caso como plágio, então sobra a referência para usarmos como análise.
    Agora para o caso do Fox, acredito que usar o termo “referência” esta bem mais distante do que o caso do Terra, pelo menos os dois não são videos publicitários e ainda por cima vendendo o mesmo tipo de produto.


    | Usando Internet Explorer Internet Explorer 7.0 no Windows Windows XP
  10. André Pudiesi:
    Quarta-feira, 19 de Setembro de 2007 - 3:40

    cópia, e pior, falta de criatividade… e se baseia que ninguém tem cultura para saber o original, como: quem assiste programa japonês no Brasil ou quem vê clips do Beck? ninguém, ah, beleza, vamos copiar…
    Referência talvez tenha sido no verão passado aquele caso Skol-Quilmes…mas esses? falta de respeito com nossa inteligência

    []s


    | Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.4 no Windows Windows 2000
  11. Jackson Medeiros:
    Quarta-feira, 19 de Setembro de 2007 - 4:26

    Existe uma tênue linha entre a inspiração e o plágio. Não me arrisco a dar opinião sobre o clip do Terra. :(


    | Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.6 no Windows Windows XP
  12. Cleber:
    Quarta-feira, 19 de Setembro de 2007 - 6:54

    Clipe: D.A.N.C.E - Justice
    http://br.youtube.com/watch?v=fo_QVq2lGMs

    Comercial Tim Festival 2007
    http://br.youtube.com/watch?v=qj3eCoVM8QY

    Qualquer semelhança é mera coincidência?


    | Usando Internet Explorer Internet Explorer 7.0 no Windows Windows XP
  13. Adriano:
    Quarta-feira, 19 de Setembro de 2007 - 8:41

    Plágio? Aonde? Nem notei! rs


    | Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.6 no Windows Windows XP
  14. Doug Erbert:
    Quarta-feira, 19 de Setembro de 2007 - 9:36

    Quando a referência é grande demais, melhor chamar o advogado.


    | Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.6 no Windows Windows XP
  15. Calado:
    Quarta-feira, 19 de Setembro de 2007 - 9:43

    Qual o limite entre referência e cópia?… (idéia ou estética) não sei…

    O que sei é que, ao falar de video-clipe como referência, o mais “copiado” é o diretor Michel Gondry (o cara fez vários clipes do Beck). Ele dirigiu um clipe de um artista frances, a músia é “tour de pise”, que foi referência para um filme da Brahma, se não me engano.

    Se querem boa referência, Michel Gondry é M A S T E R! dá até para brincar de ver os clipes dele e ver qual filme publictário copiou, ou melhor, usou como referência!


    | Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.6 no Mac OS Mac OS X
  16. Arthur Santini:
    Quarta-feira, 19 de Setembro de 2007 - 9:56

    eu particularmente não gosto das propagandas do Terra.
    sou usuário de internet desde os modens de 5600k e de alguma maneira, os comerciais do Terra não me satisfazem, nao me interessam.
    essa “cópia” do clip do Beck só veio me deixar mais insatisfeito com o marketing do terra


    | Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.6 no Windows Windows XP
  17. Publicitário do interior:
    Quarta-feira, 19 de Setembro de 2007 - 10:27

    Criação é:
    Ver o que todo mundo vê, mas transforma-lo em uma ferramenta de vendas… De um modo simplista é isso ou não.
    Não foi esse o caso com o clipe? Muitos já tinham visto o clipe, mas alguém o transformou?
    Eu quando vejo algo bacana, seja lá o que for penso um dia vou usar isso em uma propaganda, o Alexandre Peralta não disse que os diálogos divertidíssimos se suas peças (gradiente, havaianas, estadão, pepsi…)na maioria das vezes nasce de conversas que ele ouve por ai… “Para tudo Alexandre Peralta Chupa o Dialogo de Pessoas Comuns”. heheheheh
    Deixa eu voltar para o mundo real, tenho job’s a resolver…


    | Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.6 no Windows Windows Vista
  18. Renato Veiga:
    Quarta-feira, 19 de Setembro de 2007 - 10:35

    O vídeo do Beck tem referências claras a revista MAD, inclusive eles mostram mais de uma vez isso no filme, já a DM9 usou apenas os “efeitos” do vídeo do Beck pra vender o seu peixe. Ñ chamaria de plágio ou cópia, chamaria isso de oportunismo…


    | Usando Internet Explorer Internet Explorer 6.0 no Windows Windows XP
  19. Referência é meu nome:
    Quarta-feira, 19 de Setembro de 2007 - 10:52

    O termo chupado de ter surgindo por algum publicitário idiota que teve uma ideia legal, mais não colocou adiante e via a sua idéia em outro lugar, agora um bando de idiota ficam postando”este comercial é cupado, aquele anúncio foi copiado”, malhando as agência, garanto que metade dos caras que falam mau não trabalham em agência e ficam o dia inteiro atras de um computador copiando ideias “comendo sardinha e falando que é salmão. Pra mim é pura referência, e taque o primeiro Job quem nunca copiou.


    | Usando Safari Safari 419.3 no Mac OS Mac OS X
  20. Claudio Villa:
    Quarta-feira, 19 de Setembro de 2007 - 11:45

    Sinceramente,

    Pra mim tá mais pra plágio do que pra “duas pessoas tiveram idéias iguais”… Principalmente porque o do terra tem os mesmos vícios de execução do clipe do Beck. E isso sem entrar no mérito que o clipe do Beck tem idéias muito mais bem formuladas que o do Terra, deixando o resultado final muito mais rico.

    Com relação ao “oportunismo” citado em outro post, acho que a questão não é bem essa, não podemos dizer ou é oportunismo, ou é plagio. Muitas vezes os dois caminham juntos. Mesma coisa o comercial do Halls. Posso até pensar em oportunismo, mas o plágio não deixa de estar estampado alí!

    Beck 1 x Terra 0


    | Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.7 no Windows Windows XP
  21. Rodrigo:
    Quarta-feira, 19 de Setembro de 2007 - 12:12

    Cara acho tanta essa discussão quanto a da halls uma palhaçada.

    Isso é propaganda, pegar os elementos do cotidiano e transforamr, adaptar em algo,

    Se for por isso o Beck chupou a MAD que sempre trazia no final duas pontas que formavam uma imagem.

    E então os simpsons tambem chupa pq tve um episodio que faz essa referencia.

    Ou então mais ainda os simpsons chupam tudo afinal abordam varios tematicas conhecidas e em ciam fazem sua versão.

    Po que palhaçada.


    | Usando Safari Safari 419.3 no Mac OS Mac OS X
  22. Rodrigo:
    Quarta-feira, 19 de Setembro de 2007 - 12:13

    E so uma coisa agora tem moderacão nos posts?

    Nossa o discurso de opinião realmente é respeitado.


    | Usando Safari Safari 419.3 no Mac OS Mac OS X
  23. Michelle Iglesias:
    Quarta-feira, 19 de Setembro de 2007 - 12:21

    Não sei se alguém já falou, mas um efeito semelhante (não tão escrachado qnto o do Terra) aparece nos comerciais da Telefonica dos combos Duo e Trio.
    Nesses casos, acho q o pensamento é “nem td mundo conhece o clipe do Beck; quem ver primeiro o comercial, vai achar q o clipe tá copiando a gente”…


    | Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.7 no Windows Windows XP
  24. Vitor Sá:
    Quarta-feira, 19 de Setembro de 2007 - 12:33

    é mais uma daquelas dobradinhas do mad…


    | Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.7 no Windows Windows XP
  25. TATU:
    Quarta-feira, 19 de Setembro de 2007 - 12:40

    Bom..
    o efeito é uma coisa, vamos então acusar de plágio todos os comerciais com elementos gráficos que surgem do nada.. tem uns 15 mil assim..
    e falar que o clipe do beck é simples cópia das classicas dobradinhas MAD da quarta capa…
    o que tem qu ser julgado é o conceito, não a execução


    | Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.7 no Mac OS Mac OS X
  26. Claudio Villa:
    Quarta-feira, 19 de Setembro de 2007 - 12:50

    “Transformar”, isso, boa, falou uma palavra boa. Aí sim. Exatamente o que o clipe do Beck fez com a idéia da MAD. Transportou para outra mídia uma idéia e acrescentou elementos, “transformando” em outra.

    Agora, em que o comercial do Terra inovou em relacação ao clipe do Beck e a revista MAD????

    Qualquer trampo da nossa área tem “inspirações em fatos do cotidiano”, mas tem uma grande diferença entre pegar uma idéia já executada e transformá-la em outra, em inová-la, dar o seu ponto de vista, do que fazer a mesma coisa da idéia anterior.

    Outra coisa, os simpsons fazem uma paródia com fatos do cotidiano. Não tem como comparar o intuito do desenho com o comercial do Terra. São duas coisas bem diferentes. O foco de um é exatamente a sátira. O do Terra tem outro foco.

    O do Halls por exemplo até teria mais a ver com esse ponto de vista.

    E pra finalizar eu não acho nenhuma discussão uma “palhaçada”, afinal você deve ter perdido seu tempo lendo o post e tb lendo os replies da galera para ajudar a formular sua opinião. Mas em todo caso respeito seu ponto de vista.

    Braço.


    | Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.7 no Windows Windows XP
  27. Thiago:
    Quarta-feira, 19 de Setembro de 2007 - 12:52

    “Será que dá pra acusar a DM9DDB, responsável pela campanha do Terra, de ter copiado o clipe do Beck? O mesmo acontece com o novo filme de Halls e o programa japonês. Vale pensar.”

    Pensar o q?… tá na cara né?

    Referência é usar o efeito da revista MAD, pegar e aplicar em outro suporte… agora o q o terra fez é cópia, pra mim tá bem claro.. num sei por que a surpresa…. o Beck é um artista, faz ARTE, é meio esperado q o que se relacione a ele seja ousado ou minimamente original.. agora publicidade, (bom, já tive essa discussão interminável na faculdade) na grande maioria das vezes, se apropria da arte para construir um discurso… e NA GRANDE MAIORIA DAS VEZES num dá pra ser chamada de arte…

    bom, na verdade publicidade se apropria de qq coisa…

    agora, se copiar é certo ou errado… justo ou não…se as agências e clientes fazem questão de cumprir as leis de direito autoral e tal, pagam pelo uso das idéias…. vixi.. é pano pra muita manga…


    | Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.7 no Windows Windows Vista
  28. Mirelle:
    Quarta-feira, 19 de Setembro de 2007 - 14:01

    Olha, se isso é uma cópia, o que dizer do filme da Discovery feito pela Santa Clara que ganhou cannes?
    E do comercial da água que a W/Brasil acabou de fazer pra grendene?
    Acho que em propaganda podemos falar de cópia quando se trata de conceito, não de linguagem. Até porque linguagem é amplo demais e pode ser adaptada de várias formas e para vários fins.


    | Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.6 no Windows Windows XP
  29. luciano:
    Quarta-feira, 19 de Setembro de 2007 - 14:31

    me gustaria intercambiar links contigo.
    saludos, Luciano

    http://amolapublicidad.com.ar


    | Usando Internet Explorer Internet Explorer 7.0 no Windows Windows XP
  30. Pierre:
    Quarta-feira, 19 de Setembro de 2007 - 15:11

    Já tinha visto uma matéria sobre este assunto num Blog de um Jornalista Amigo meu em (Abril 05, 2007) se quiserem dar uma olhada segue o Link: http://eudiariodenovo.blogspot.....chive.html, assunto antigo e na minha opnião A DM9DDB chupou o Beck que chupou a MAD e ai vai sem fim. abraços


    | Usando Internet Explorer Internet Explorer 7.0 no Windows Windows XP
  31. João Marcelo:
    Quarta-feira, 19 de Setembro de 2007 - 15:47

    A última cena do clipe e a primeira da propaganda são idênticas!


    | Usando Internet Explorer Internet Explorer 6.0 no Windows Windows XP
  32. Rodrigo:
    Quarta-feira, 19 de Setembro de 2007 - 15:50

    Mirelle falou tudo.

    Você pode usar o elemento contanto que o conceito seja diferente.

    Abram o ccsp e vejam quantos anuncio usarm organograma.

    A forma que os anuncios conta a historia é através de um organograma, mas conceitualmente varios ssão diferentes uns dos outros.

    O clipe do Beck utilizou um elemnto usado na MAD e a partir dele so animou, mais nada.

    Ja a dm9 utilizou o mesmo recurso e contou uma historia totalmente diferente do clipe do cara.

    Vamos deixar de lado o purittanismo e ver friamente que nos 2 casos nao foi copia.

    E mais, como foi dito o Beck faz “arte” publiciade não eh.


    | Usando Safari Safari 419.3 no Mac OS Mac OS X
  33. Rogério Bezerra:
    Quarta-feira, 19 de Setembro de 2007 - 16:09

    Olha, desculpa…

    Uma coisa é se inspirar pra fazer algo novo e impactante… outro é CHUPINHAR uma idéia criativa de outra pessoa… Isso é plágio feio…

    Aquele do halls então é terrível… se você vê o programa japonês ainda acha o comercial engraçadinho… mas sem a referência aquilo não faz sentido algum! Mas é ruim demais!


    | Usando Internet Explorer Internet Explorer 7.0 no Windows Windows XP
  34. CapEnt:
    Quarta-feira, 19 de Setembro de 2007 - 16:09

    Além de tudo o jingle do Terra é mal feito. Se é para plagiar, faça direito ao menos ! =)

    Se inspirar é quando você pega o efeito de adapta com seu estilo, plagio é quando até as cenas se repetem de maneira similar.


    | Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.5 no SuSE Linux SuSE Linux
  35. Yuri:
    Quarta-feira, 19 de Setembro de 2007 - 19:47

    Só vi plágio na imagem do Beck … o cara é igualzinho ao Vini !^_^

    O efeito visual é interessante e disperta a atenção, não vejo porque não usar em uma campanha. Será que o clipe está subliminarmente vendendo algum serviço de provedor?


    | Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.7 no Windows Windows XP
  36. Inagaki:
    Quarta-feira, 19 de Setembro de 2007 - 19:55

    Pra dar nome aos bois: o criador das dobradinhas da MAD foi o Al Jaffee.


    | Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.6 no Windows Windows XP
  37. JuBash:
    Quarta-feira, 19 de Setembro de 2007 - 23:47

    Nossa! Chupinharam na cara dura. A parte das coisas que viram uma caixa de som foi copiada praticamente sem nenhuma alteração… que feio…

    LEIA: http://resenhaem6.blogspot.com


    | Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.7 no Windows Windows XP
  38. Cortos y Trailers » Blog Archive » El atasco es un cubo de Rubik (Citroën dixit):
    Quinta-feira, 20 de Setembro de 2007 - 6:23

    [...] usuario de YouTube que ha subido el vídeo, y nos encontramos con un blog, Brainstorm, y un post, Terra vs Beck, en el que nos descubren uno de esos inapelables plagios que pueblan el mundo de la publicidad, [...]


    | Usando WordPress WordPress 2.0.4
  39. Felipe Brandao:
    Quinta-feira, 20 de Setembro de 2007 - 8:59

    Acho que o grande problema da referencia é que tem muito publicitário espertinho (preguiçoso) que acha que só ele vê videoclips, só ele vê programas de auditório do japão, só ele acessa o You Tube, só ele visita sites de propaganda estrangeiros. Aí chupa o que quer (no mal sentido mesmo), publica, fica com aquela cara de idiota achando que está enganando todo mundo, e depois que é desmascarado fica todo ofendidinho.


    | Usando Internet Explorer Internet Explorer 7.0 no Windows Windows XP
  40. Tess:
    Sexta-feira, 21 de Setembro de 2007 - 16:31

    CHUPAAAAAAAAAAAAAAAAAAAADA

    Das mais descaradas.
    Às vezes até dá pra dizer “chupada não, referência” agora, isso?
    Tá na cara né?

    Que vergonha pra publicidade brasilieira…


    | Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 1.5.0.12 no Windows Windows XP
  41. felipe:
    Sexta-feira, 21 de Setembro de 2007 - 22:17

    e a mad ganha royalties com esses videos?


    | Usando Safari Safari 419.3 no Mac OS Mac OS X
  42. felipe:
    Sábado, 22 de Setembro de 2007 - 3:41

    Pelo menos a música do beck é boa. A do terra faz você querer se matar.


    | Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.7 no Windows Windows XP
  43. flávio:
    Domingo, 23 de Setembro de 2007 - 0:22

    concordo com o felipe ^^

    mas cara… podia,no máximo,colocar isso em UMA cena do comercial,mas fazer ele todo assim? cara….é idêntico…é uma falta de criatividade grotesca. eu não queria ser um publicitário infeliz como aquele.


    | Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.7 no Windows Windows XP
  44. Marcelo:
    Segunda-feira, 24 de Setembro de 2007 - 0:41

    Cara. E o povo ainda tá com aquele pensamento…”Publicidade brasileira é tão criativa !!!”… kk…Foda… Não é a primeira nem a ultima vez que isso vai acontecer. As agências tão cheias de garotos formados que assistem SHOTS e STASHs o dia todo fumando um back e navegando no seu macbook transado. Depois os caras “tem” uma ideia “genial” e procuram uma produtora que copie aquilo da melhor forma e que cobre o mais barato possivel (pra sobrar uma grana no bolso da agência, fora o BV). Dai bota no “Tú” da produtora enchendo o saco como trabalho que lá fora foi uma fortuna e aqui pagam uns trocados, copiando a ideia e ainda te fazendo virar noite pra ficar igual o chupado. E no fim o cliente manezão ainda paga e caro por isso.
    Eita publicidade brasileira… Assim, essa mamata não vai durar muito tempo…


    | Usando Opera Opera 9.21 no Windows Windows XP
  45. Paulo:
    Segunda-feira, 24 de Setembro de 2007 - 0:47

    kkkk…O mais engraçado desses posts aqui, é que se vc ver, todo mundo que postou de SAFARI e MacOSX, se ofendeu com tudo que foi comentado, ou defendendeu de alguma forma a chupinhada. :) rsrsrsrs

    Ou seja. Algum publicitário usando seu Macbook branquinho (pq preto parece Pc), ou seu imac ou seu macbook pro (esse só pros diretores pq é mais caro). rsrsrs…

    Chega a ser engraçado. :)


    | Usando Opera Opera 9.21 no Windows Windows XP
  46. Paulo:
    Segunda-feira, 24 de Setembro de 2007 - 0:49

    Ops…Foi mal Sávio…Todo mundo não…Vc postou de um Mac e parece ser um publicitário consciênte (Existe?), ou não deve ser publicitário. :)


    | Usando Opera Opera 9.21 no Windows Windows XP
  47. » 3 Corações vs. Blur:
    Segunda-feira, 24 de Setembro de 2007 - 17:45

    [...] Publicitário não tem que ficar colocando legenda em suas peças para dizer quais são suas referências. Mas quando a obra original parece só ter ganho um logo e o nome de uma empresa no final, isso incomoda muita gente, como vimos nos casos Halls vs. Human Tetris e Terra vs. Beck. [...]


    | Usando WordPress WordPress 2.1.1
  48. bernardo:
    Quarta-feira, 10 de Outubro de 2007 - 20:08

    gente, pelo amor de deus!
    se inspirar não é “pegar” alguma coisa e “adaptar” como vi gente falando…
    se inspirar é ver uma idéia legal e EVOLUIR ela para outra coisa DIFERENTE…

    cópia descarada como foi esse do terra ou o do tim festival é uma coisa muito feia!
    cadê a criatividade?
    cadê o projeto?
    um comercial desse é fruto do ócio de um cara que ficou no youtube assistindo clipe e falou… legal, esse serve pro terra…
    pegou o conceito PRONTO a estética PRONTA e montou um roteirinho bunda…
    não se deram nem ao trabalho de pensar…
    o mesmo vale pro tim festival…
    e é triste ver que usando esse clipes como REFERÊNCIA e não como SUPORTE dava pra se CRIAR coisas tão legais!


    | Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.7 no Windows Windows XP
  49. bloqueio mental internética:
    Domingo, 21 de Outubro de 2007 - 22:07

    vou falar pouco e rápido.
    mas usar como referencia outras artes é isso o que a publicidade faz, pois ela não é uma arte, ok? pela referencias de outras artes. o problema é que estamos pegando como referencias outras referencias de outras campanhas. isso definha o cérebro e não só faz mal para o produto final como para o ser que produz. é mais facil copiar, claro. mas exercitar o cérebro é mais divertido, concordam? see ya..


    | Usando Internet Explorer Internet Explorer 7.0 no Windows Windows Vista

Deixe um comentário.


Arquivo por Data
* 2008: Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
* 2007: Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
* 2006: Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
* 2005: Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
* 2004: Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
* 2003: Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
* 2002: Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec


Categorias Principais
AVISO: O sistema de comentários é disponibilizado aos usuários do Brainstorm #9 exclusivamente para a publicação de opiniões e comentários relacionados ao conteúdo deste site. Todo e qualquer texto publicado na internet através do referido sistema não reflete, a opinião deste blog ou de seus autores. Os comentários aqui publicados por terceiros através deste sistema são de exclusiva e integral autoria e responsabilidade dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste site reservam-se, desde já, ao direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos, de alguma forma prejudiciais a terceiros, ou que tenham caráter puramente promocional.