LANGUAGE:

Dança do Siri

Terça-feira, 18 de Setembro de 2007 | 11:47 am

O Gustavo Mini do Conector já tinha levantado essa bola, e eu concordo com ele: a Dança do Siri, criada pelo Pânico, é provavelmente o maior viral do Brasil. Aliás, o pessoal do Pânico são exímios criadores de virais: Pedala Robinho, Sandálias da Humildade, a demissão da Sabrina, entre outros. E mais, com uma capacidade incrível de invadir outros veículos de mídia que não sua própria emissora.

Em pouco tempo, a Dança do Siri tomou de assalto o cotidiano do brasileiro. Com suas perseguições comentadas em jornais, blogs, sendo feita por pessoas comuns de maneira clandestina em transmissões ao vivo de canais concorrentes, em comemorações de jogadores de futebol, com o maior mito da televisão brasileira, Sílvio Santos, dançando em seu próprio programa de auditório, enfim, são dezenas de manifestações espontâneas e, é claro, muitas outras forçadas pelos integrantes do programa (celebridade que se recusa a dançar é perseguida o resto da vida), que fazem da Dança do Siri um tipo de meme que atualmente parece ser uma distante realidade de qualquer marca.

Com a dispersão cada vez maior da audiência, parece impossível nos dias de hoje criar um “O Primeiro Sutiã” ou um “Não basta ser pai…”, só para ficar em dois exemplos clássicos, mas isso não é verdade. As ações do Pânico, os “tapas na pantera”, os as “árvores somos nozes” estão aí para nos provar isso. Tornar um conceito, um slogan, parte da cultura popular é um desejo mais velho que andar pra frente, mas ainda não encontramos o ponto certo para repetir isso dentro dessa nova realidade da audiência e das mídias.

Hoje nas agências é comum o pedido dos clientes: “Vamos fazer um viral”. Mas algo que já foi muito falado, e que parece que ainda não ficou claro, é que não existe fórmula, não existem especificações definidas para se criar algo que se equipare a uma Dança do Siri, por exemplo. Existem sim tentativas, que devem se encaixar quase sempre em relevância e/ou diversão, mas nenhuma certeza de eficácia, de sucesso garantido.

Mas acima de tudo, acho que falta alguma marca imbuída desse espiríto mambembe, guerrilheiro, non-sense, e que encare o entrenimento e a diversão pura e simples como plataforma de comunicação. E obviamente, isso não é para todos. Não estou dizendo que todas as marcas devam ser assim, tudo depende do objetivo e público de cada uma. Portanto, vamos esquecer essa história de “temos que fazer um viral, uma rede social, entrar no Second Life…”, como se fosse um cardápio de mídia. Ferramentas são apenas ferramentas se a marca não transmitir sua essência em cada uma delas.

Bom, esse post começou por causa do vídeo abaixo. Zapeando a TV no fim de semana, me deparei com essa vinheta em que a Fox utiliza cenas de seus desenhos mais famosos (“Os Simpsons” e “Futurama”) e faz referência a bizarra dança. Selecionei só esse exemplo para expor aqui, mas diz aí, a Dança do Siri é ou não é o maior viral do Brasil?

Caregorias/Tags: Artigos
Compartilhe:

35 Comentários para “Dança do Siri”

  1. Henrique Almeida: Reply to this comment
    Terça-feira, 18 de Setembro de 2007 - 12:08

    Refleti um pouco!
    E concordo plenamente o Panico é o verdadeiro Marketeiro viral.

    “Pedala Robinho”
    “Sandalhas da Humildade”
    e “Dança do siri”

    Vira e mexe ouvimos alguém falar uma essas frase…

    E com certeza a dança do siri é o viral do Brasil!!!!


    | Usando Internet Explorer Internet Explorer 7.0 no Windows Windows XP
  2. Silveira Neto: Reply to this comment
    Terça-feira, 18 de Setembro de 2007 - 12:32

    Com certeza é o maior viral do Brasil :D


    | Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.6 no Ubuntu Linux Ubuntu Linux
  3. Água...: Reply to this comment
    Terça-feira, 18 de Setembro de 2007 - 12:34

    Do mesmo jeito, o Pânico é o novo TV Pirata da TV. Sem compromisso, muitas vezes sem roteiro, e com um só propósito: divertir! (lembrando que divertir movimenta uma put@ grana, claro!)

    Eu particularmente acho sensacional esse intercâmbio entre apresentadores e emissoras de televisão. Acho que agrada o telespectador e não prejudica as emissoras. Talvez seja por besteiras como essas que a Dona Globo e todo seu “não me toque” esteja perdendo um espaço valioso.

    Sobre publicidade, acho que o que ainda não está claro é que não se planeja ou cria algo “para ser comentado pelos 4 cantos do Brasil”. Não dá pra criar o resultado; cria-se uma ação / peça / estratégia show e vê no que dá…


    | Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.4 no Windows Windows XP
  4. Fabiano Dexter: Reply to this comment
    Terça-feira, 18 de Setembro de 2007 - 12:34

    Oui Oui, a Dança do Siri é o maior viral que o Brasil já teve, sem dúvida. Não importa a mídia, onde você procurar, vai ter uma referência aos caras.

    Pena que muita marca não enxergue que viral não se é empurrado goela abaixo, é apenas uma coisa boba que as pessoas amam repetir e que não tem fórmula alguma. E é como você escreveu Merigo, os caras já soltam várias “manias” assim há muito tempo.

    Agora, você viu a ação desesperada da Coca-Cola para sua Aquarius Fresh?

    http://br.youtube.com/watch?v=ukaSje1iC1A

    http://br.youtube.com/watch?v=unKU15rfx7o

    Tudo bem que a H2Oh da Pepsi tá vendendo mais, mas apelar desse jeito é feio. rs

    Abração!


    | Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.6 no Windows Windows XP
  5. MrManson: Reply to this comment
    Terça-feira, 18 de Setembro de 2007 - 12:52

    Fala Merigo, se me permite o complemento:

    Ficar discutindo que definição é a mais correta é bem chato (principalmente em textos), mas acaba ajudando a entender melhor como as coisas acontecem. Simplificar e rotular como “viral” tudo que se espalha só colabora com esse pensamento das agências de “fazer um viralzinho”.

    O Pânico é um excelente criador de memes. Chamar a “dança do siri” de viral é (na minha opinião) um equívoco.
    A moda da dança do siri se espalhou de uma forma “centralizada” (não consigo pensar num termo melhor). Todo mundo recebeu a mensagem na TV, achou bacana e aderiu.
    Já as mensagens “virais” se espalham em uma rede mais “de um para um”. Eu passo para alguém, que passa para outro, que passa para outro…

    Enfim, sem cerveja não dá para discutir essas coisas. Um dia a gente marca de se embebedar e entrar nessa viagem sobre conceitos.


    | Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.6 no Windows Windows XP
  6. Carlos Merigo: Reply to this comment
    Terça-feira, 18 de Setembro de 2007 - 13:13

    Você tem razão Manson, sem cerveja é difícil discutir essas coisas. Pra mim mesmo não é tão clara a diferença entre os conceitos.

    Mas você não acha que o termo “viral” acabou se popularizando, se assim posso dizer, para qualquer coisa que ganha repercussão sem muito dinheiro investido? Que gera buzz com a participação espontanêa das pessoas, seja de uma em uma ou após receberem essa mensagem centralizada na mídia de massa?

    Claro que talvez a origem do termo, o conceito em si, não tenha sido designado para esse tipo de coisa, que não seja o ideal para isso, mas acredito que o mercado publicitário tenha absorvido a palavra “viral” dessa forma. E a culpa é nossa mesmo. Se quisermos mudar isso, teremos que colocar cada definição em seu lugar.

    É uma boa discussão.

    abs


    | Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.6 no Windows Windows XP
  7. Andre Takeda: Reply to this comment
    Terça-feira, 18 de Setembro de 2007 - 13:54

    Oi, Merigo.

    Legal ver a nossa vinheta por aqui.

    Na verdade, este vídeo surgiu pq un telespectador mandou um e-mail pra gente dizendo que, segundo ele, a Dança do Siri tinha aparecido primeiro no episódio do Futurama. Acho que até existe vídeos sobre isso no YouTube. Nós investigamos e decidimos criar a vinheta.

    Só o fato da Dança do Siri ter invadido outros canais, como a própria Fox, já é um mérito e tanto. Já não é mais viral apenas. É quase cultura popular.

    Abraço!


    | Usando Internet Explorer Internet Explorer 6.0 no Windows Windows XP
  8. MarceloC: Reply to this comment
    Terça-feira, 18 de Setembro de 2007 - 14:28

    Só uma pequena e importante correção. O pessoal do Pânico copiou a dança dos Simpsons. E se não me engano, eles mesmos já confessaram isto.


    | Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.6 no Windows Windows XP
  9. Gabriela: Reply to this comment
    Terça-feira, 18 de Setembro de 2007 - 15:12

    O pessoal do Panico É,Merigo…!

    Abraços!


    | Usando Internet Explorer Internet Explorer 6.0 no Windows Windows XP
  10. Rosana Hermann: Reply to this comment
    Terça-feira, 18 de Setembro de 2007 - 15:19

    Caros Merigo, Mr Manson:
    Quando vocês forem discutir o assunto, me incluam. Eu sou roteirista do Pânico há mais de dois anos e faço questão de participar de algo que fala sobre o trabalho que me envolve. Aliás, este mito de que ‘o Pânico não tem roteiro’ é a prova de que fazemos a coisa direitinho. Não parece mesmo. Mas cá entre todos nós, fazemos as pautas, criamos as situações, fazemos pré-roteiro de gravação, acompanhamos a edição, criamos todos os offs que o Emilio grava magistralmente (e tem gente que acha que ele faz os offs de improviso também…), roteirizamos o programa. Claro,evidente, óbvio, que na hora da gravação, cada um tem seu repertório de piadas, de tiradas e, sim, muita coisa é feita no improviso.
    Mas, não ver o trabalho do Alan, óóóóó produtor, por exemplo, por trás da dança do Galvão em Monza demonstra apenas falta de conhecimento técnico do meio.
    É viral?
    Não, é modinha.
    Brasileiro sempre tem um repertório de:
    - nome da gripe do momento
    - bordão do momento (pedala era bordão com gestual, como agora é ‘catigurias’
    - dancinha (da garrafa, da motinha, e do siri )
    O que acontece, na minha opinião é que o Pânico não é um programa de televisão mas uma experiência de comunicação. Multidisciplinar e multi-meios.


    | Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.6 no Windows Windows XP
  11. Juliana: Reply to this comment
    Terça-feira, 18 de Setembro de 2007 - 15:26

    Talvez mais uma correção… Agora até fiquei na dúvida quem inventou a dança do siri de verdade.

    esse fim-de-semana estava assistindo o filme “Hitch: conselheiro amoroso” e tem uma parte que aquele gordinho dança. e ele faz a dança do siri. Por sinal, o filme é de 2005.

    Quem veio primeiro, Hitch, Simpsons ou o Pânico na TV???


    | Usando Internet Explorer Internet Explorer 7.0 no Windows Windows Vista
  12. Andiroba/DF: Reply to this comment
    Terça-feira, 18 de Setembro de 2007 - 15:49

    Eu sou ouvinte doente desde o Pânico no rádio, há muito tempo. O grande mérito de todo mundo, desde os apresentadores até a galera da produção (passando pela Rosana Hermann que deixou o programa muito mais lelé) é conseguir abrir espaço na mídia dessa forma, na porrada. Sempre foi assim, desde o 1o Pânico na TV. As celebridades não queriam ir ao programa, então eles foram pegar no pé das celebridades nas festas. Os cantores também não queriam ir ao programa, pega o Carioca e faz uma imitação. Os jornais não falam do Pânico, então finje que o anão morreu, que o Carioca pediu demissão, que a Sabrina foi afastada, que o Silvio não vai renovar. É assim, na ignorância mesmo. Lógico que aliado a isso tem o conteúdo do programa que diverte.


    | Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0 no Windows Windows Server 2003
  13. Rosana Hermann: Reply to this comment
    Terça-feira, 18 de Setembro de 2007 - 16:08

    Marcelo, estamos todos aqui na reunião do Pânico. Você está com a informação errada. Ninguém sabe quem inventou a dança. Deve ter sido um homem pré-histórico, tentando pegar um siri pro almoço. Nós só sabemos como foi que nós conhecemos: foi um fã, que veio aqui na rádio e mostrou a dança pro Ceará. Só isso.
    E, como escrevemos no off do Bizarro 200, a dança do siri é hoje patrimônio cultural do Brasil. É uma ‘código’, através do qual o telespectador sai da passividade da poltrona e invade o link das emissoras de tv, que afinal é uma concessão publica, em lugares públicos.

    bjs
    Rosana


    | Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.6 no Windows Windows XP
  14. Jotinha: Reply to this comment
    Terça-feira, 18 de Setembro de 2007 - 16:59

    Galera!!!
    Muito obrigado pela aula


    | Usando Internet Explorer Internet Explorer 6.0 no Windows Windows XP
  15. Rafael: Reply to this comment
    Terça-feira, 18 de Setembro de 2007 - 17:10

    Eu concordo que a Dança do Siri excedeu os limites dos virais/memes. Agora ela faz parte da cultura popular brasileira, assim como chavões, bordões e gestos comuns que utilizamos.

    Fico feliz com a repercussão que ela teve. Principalmente por saber que esta foi uma das primeiras manifestações culturais que utilizou principalmente a internet para ganhar força no cotidiano.


    | Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.6 no Windows Windows XP
  16. Fabiano Goldoni: Reply to this comment
    Terça-feira, 18 de Setembro de 2007 - 17:55

    Rosana,

    Sem dúvida nenhuma a Dança do Siri já faz parte da cultura pop do Brasil. E para que ela se torne ainda mais popular, a produção do Pânico deveria liberar a versão da música para a Fox e para todos os meios que queiram fazer parte desse grande fenômeno cultural.

    Aos que querem ir a fundo nas origens da dança do siri: o episódio do futurama que aparece no vídeo foi ao ar pela Fox em 2001 - “Xmas Story” (2ACV04).

    Grande abraço!


    | Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.6 no Windows Windows XP
  17. Eder Clauber: Reply to this comment
    Terça-feira, 18 de Setembro de 2007 - 18:00

    Interessante ver como em cima disso tudo a globo tenta se manter apartada.
    Como a própria Rosana comentou no blog dela a pouco tempo sobre o Roberto Carlos ser rei nas atitudes tiranas que ele tem tido; creio que a Globo se assemelha e é refém dessa besteira de não mostrar o que todo mundo está falando e quer ver.
    O próprio Galvão, o pânico só começou a perseguir depois que ele enfaticamente mencionou a dança do siri no Pan.
    No blog do Vesgo a


    | Usando Safari Safari 522.13.1 no Mac OS Mac OS X
  18. Arthur Santini: Reply to this comment
    Quarta-feira, 19 de Setembro de 2007 - 9:53

    eu nao se a definição correta da dança do siri seria “viral” ou “modinha” ou qualquer outro nome.
    o que acontece é que o Panico é mestre em espalhar “modinhas” ou “virais”, acredito que por vezes sem querer, por vezes muito bem planejado.
    A propria dança do siri, se nao me engano, apareceu em um episódio em que o Ceará abordava (pra variar) artistas, e mesclado à dança do samurai e a do açougueiro (que se me permite, rosana hermamnn, acho muito mais engraçada que a do siri) apareceu do nada, como vc disse, a partir de um ouvinte que foi na rádio.

    definições e estratágias (roteiros) à parte, os caras dão show


    | Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.6 no Windows Windows XP
  19. Roberto: Reply to this comment
    Quarta-feira, 19 de Setembro de 2007 - 10:19

    Os caras sao muito bons mesmo…. ahahaha…. demoro pro galvao fazer tb!! Mas uma coisa é certa, não foram eles que inventaram essa dança…. há uns anos atras já rolavam videos no youtube de uma galera de uma escola fazendo.


    | Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 1.5.0.2 no Mac OS Mac OS X
  20. Manuel: Reply to this comment
    Quarta-feira, 19 de Setembro de 2007 - 11:11

    Merigo, saiu em alguma edição da Veja falando que a Dança do Siri veio de um episódio do Futurama. Diz que um telespectador fã do Pânico mandou para eles a dança. Vale a pena verificar esta informação.
    Abraço


    | Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 1.5.0.12 no Mac OS Mac OS X
  21. Gustavo Mini: Reply to this comment
    Quarta-feira, 19 de Setembro de 2007 - 11:59

    Sem querer ser em cima do muro: concordo com todo mundo.

    Mas acho que quem melhor resumiu foi a Rosana mesmo: o Pânico é uma experiência de comunicação, é assim que eu vejo. Não acho que a Dança do Siri, no entanto, seja um “manifesto”. Pode até ser lido assim de fora, mas brasileiro gosta mesmo de bagunçar otoridade, seja lá do jeito que for, sem muita militância (ainda bem).

    Inclusive definições de virais, etc… sim, talvez a dança não se enquadre na categoria técnica de “viral”, mas enfim… acho q meu ponto foi compreendido…


    | Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.6 no Windows Windows XP
  22. Ana Paula: Reply to this comment
    Quarta-feira, 19 de Setembro de 2007 - 16:53

    Estou atualmente fazendo um trabalho de conclusão de curso em grupo sobre mkt viral e um dos meus colegas me mandou esse link. Realmente a discussão do meme ou viral pode até ser feita em meio acadêmico, mas no meio publicitário e até principalmente pros clientes tudo que se espalha é viral. Concordo com Mr. Manson na definição, e com Merigo na resposta.

    Acho que temos que aprender sim a fazer virais, a publicidade na verdade também não tem fórmulas, certo? Mas existe até faculdade ensinando a “ser publicitário”, não é? By the way, faço Publicidade e Propaganda.
    Abraços,


    | Usando Internet Explorer Internet Explorer 6.0 no Windows Windows XP
  23. Bruno Altieri: Reply to this comment
    Quarta-feira, 19 de Setembro de 2007 - 23:43

    Com certeza é um dos.

    Outro grande viral no Brasil é a palavra “meme”. Espalhou como água…

    Abraço!


    | Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.7 no Windows Windows Vista
  24. Brahndo/Garamujo: Reply to this comment
    Quarta-feira, 19 de Setembro de 2007 - 23:46

    O Vesgo já disse que essa dança foi enviada por um fã mesmo

    Mas a dança do siri já encheu o saco já!


    | Usando Opera Opera 9.23 no Windows Windows XP
  25. magu: Reply to this comment
    Quinta-feira, 20 de Setembro de 2007 - 0:27

    Só para complementar mesmo: a ‘dança do siri’ nasceu no Futurama, e é executada por um dos personagens, o Dr. Zoidberg. Visto que esta série apareceu antes de todas as outras opções listadas (exceto Simpsons, do mesmo criador), acredito que essa seja a verdadeira origem da dança.


    | Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.7 no Windows Windows XP
  26. Kazeh: Reply to this comment
    Quinta-feira, 20 de Setembro de 2007 - 15:51

    - Isso . na verdade a dança do siri é a chamada dança da desculpa que o dr. zoidberg fala pro cara fazer pra ciclope la num episodio sobre o natal .. (foi mal não lembrar os nomes direito, faz tempo que não vejo).

    Mas é desde sempre que apresentadores de programas assim “criam” essas coisas. O “Fala sério” do Bussunda, dança do siri, as frases do Glu glu .. e até o “nojeeeeeento” do tião macalé .. quem nunca imitou essas coisas de televisão em um certo momento da vida? hein psit? hehe ..


    | Usando Internet Explorer Internet Explorer 6.0 no Windows Windows XP
  27. hehe: Reply to this comment
    Quinta-feira, 20 de Setembro de 2007 - 16:21

    O maior viral (ou meme?) do Brasil é a corrupção.

    Dancem macacos, dancem!


    | Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.7 no Windows Windows XP
  28. Pacobahyba: Reply to this comment
    Sexta-feira, 21 de Setembro de 2007 - 9:47

    É só checar em qual episódio de Futurama aparece a dança, ver a data em que esse episódio passou, e depois conferir com a data em que essa dança apareceu no programa Pânico na TV.

    Dizer que o desenho animado copiou a dança está no mesmo nível que dizer que um tal de Tolkien novelizou o filme “Senhor dos Anéis”.

    Esperava que as pessoas fizessem uma simples checagem, e não ficassem repetindo informações que ouviram por aí. Por isso é tão fácil ser pato do Cocadaboa.


    | Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.7 no Windows Windows Vista
  29. Mucury: Reply to this comment
    Sexta-feira, 21 de Setembro de 2007 - 17:41

    Acho que considerar a dança do siri faça parte da cultura popular brasileira um certo exagero. Acho que é mais uma modinha que a galera do Pânico tão bem cria. As outras que eles criaram, que a galera já falou mais pra cima, também tiveram esse mesmo impacto, se vocês lembrarem. (Que se lembra do Gomes dando um pedala no próprio Robinho, quando o Brasil ganhou a Copa das Confederações?)

    Voltando à questão dos conceitos - concordo, só com cerveja pra se discutir isso decentemente - acho que também não é viral. Pelas características peculiares que um viral deve ter.

    Mas uma coisa é certa e eu concordo plenamente: As empresas tem que parar com essa mania de pedir “um viral” como se estivesse pedindo um pão de queijo na padaria.

    O blog tá show! Parabéns!

    Abraços


    | Usando Internet Explorer Internet Explorer 6.0 no Windows Windows XP
  30. Salada.org » » Zoidberg - Dança do siri: Reply to this comment
    Segunda-feira, 26 de Novembro de 2007 - 7:31

    [...] http://www.brainstorm9.com.br/.....a-do-siri/ [...]


    | Usando WordPress WordPress 2.3.1
  31. Jana do N. Conceição: Reply to this comment
    Sábado, 5 de Janeiro de 2008 - 0:23

    Apesar de o artigo dizer que foi o panico que inventou a dança do siri, ouvi comentÁRIOS QUE FOI O SUPERPOP. POR FAVOR, ESCLAREÇA ESSA DÚVIDA CRUEL!!!!


    | Usando Internet Explorer Internet Explorer 6.0 no Windows Windows XP
  32. Aquarius Fresh | Dança da Mariazinha | Brainstorm #9: Reply to this comment
    Quarta-feira, 23 de Janeiro de 2008 - 9:17

    [...] ano passado, comentei aqui no blog sobre a Dança do Siri do pessoal do Pânico, que em pouco tempo tornou-se um fenômeno, sendo imitada em todos os cantos [...]


    | Usando WordPress WordPress 2.2.2
  33. PG: Reply to this comment
    Sexta-feira, 25 de Janeiro de 2008 - 8:46

    Esclarecendo então: a dança do siri não é um viral, mas um trojan, daqueles que a galera recebe por e-mail e clica em cima pra ver o que é. ;)


    | Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.9 no Windows Windows XP
  34. Ambiente Virtual «: Reply to this comment
    Segunda-feira, 2 de Junho de 2008 - 11:49

    [...] o Sebrae tbm está se aventurando até o aniversário de SP foi comemorado por lá. Pra fechar, trechinho do post do Brainstorm que resume bem a histeria publicitária na internet ao falar da Dança do siri: “…vamos [...]


    | Usando WordPress WordPress MU
  35. OESQUEMA/Conector » Arquivo » Para o crustáceo que existe em vc: Reply to this comment
    Quinta-feira, 14 de Agosto de 2008 - 14:12

    [...] post do Conector sobre a dança do siri e aprofundou a discussão. Vale a pena não apenas ler o post do Merigo, mas especialmente visitar os comentários. Até a Rosana Hermann, redatora do Pânico, apareceu [...]


    | Usando WordPress WordPress 2.6

Deixe um comentário.


Arquivo por Data
* 2009: Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
* 2008: Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
* 2007: Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
* 2006: Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
* 2005: Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
* 2004: Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
* 2003: Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
* 2002: Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec


Categorias Principais
AVISO: O sistema de comentários é disponibilizado aos usuários do Brainstorm #9 exclusivamente para a publicação de opiniões e comentários relacionados ao conteúdo deste site. Todo e qualquer texto publicado na internet através do referido sistema não reflete, a opinião deste blog ou de seus autores. Os comentários aqui publicados por terceiros através deste sistema são de exclusiva e integral autoria e responsabilidade dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste site reservam-se, desde já, ao direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos, de alguma forma prejudiciais a terceiros, ou que tenham caráter puramente promocional.