LANGUAGE:

Animals Asia Foundation | Bile Bears

Sexta-feira, 2 de Março de 2007 | 1:21 pm

Muitas pessoas gostam de alardear “questão cultural” para defender práticas anti-éticas, cruéis e que deveriam ser inaceitáveis por qualquer ser que se diga alguém sensato e inteligente.

A omissão causada pelas expressões “é cultura de um povo”, “tradição”, “religião deles”, são tão ou mais graves quanto muitas das situações que ocorrem no mundo inteiro, as quais preferimos nos acomodar e acreditar que “isso não tem a ver comigo”.

Será que quando a cultura esbarra nos direitos humanos, na ética, no respeito ao próximo e ao meio-ambiente que nos cerca, ela não deveria ser considerada um crime ao invés de tradição? Será que muitas das “tradições milenares” não deveriam ser condenadas quando pensamos em evolução moral do homem?

Discussão complicada e polêmica, e não quero aqui ser superficial. Mas tem um tema que acho difícil ser discordante: as práticas cruéis para “fins medicinais” na China, Vietnã e outros países asiáticos em geral.

Uma delas são as tais “fazendas de bile”, onde ursos mutilados cirurgicamente são aprisionados em gaiolas minúsculas durante toda a vida para extração de sua bílis, fluido produzido pelo fígado que atua na digestão dos alimentos.

Uma verdadeira tortura, onde o animal imobilizado passa o tempo todo com um cateter inserido no estômago através de um orifício crônicamente inflamado, e tem seu liquido biliático retirado gota a gota.

Segundo a “tradição”, a “cultura deles”, a bílis dos “moon bears” (que é como eles chamam) tem o “poder” miraculoso de curar qualquer coisa. De dor de cabeça a câncer. Segundo a “tradição”, a bílis dos ursos também produz “ótimos” shampoos e colírios.

De acordo com a World Society for the Protection of Animals (WSPA) , hoje são cerca de 7000 animais presos nas fazendas de bile chinesas. Alguns desses ursos tem a sorte de morrer logo, mas a maioria vive por até 20 anos nesse cenário de terror.

Obviamente, há muito tempo existem instituições lutando contra essa prática. A AAF (Animals Asia Foundation) é uma delas, e que atualmente corre contra o tempo para tentar fazer com que as Olímpíadas de Pequim, em 2008, seja em uma China mais ética e respeitosa com o meio-ambiente. Mas o trabalho é longo. Dos 7000 animais estimados, apenas 219 foram resgatados até agora.

E como esses animais são libertados? Porque, como o governo chinês não proíbe a prática, eles são literalmente comprados pela AAF. A única maneira de convencer determinados “seres humanos” a soltarem os ursos, é com dinheiro.

Por isso, uma campanha criada pela agência alemã Kempertrautmann alerta para o problema. O objetivo é fazer as pessoas tomarem conhecimento da situação e ajudarem a AAF com doações. Com um texto impactante e irônico, traçam um paralelo entre os “milagres medicinais” prometidos e a realidade dos ursos.

Clique para ampliar:

“For eye disorders there is a classic remedy in China”
(Para problema de visão aqui está um remédio clássico na China)

“For fever there is a traditional cure in China”
(Para febre aqui está a cura tradicional na China)

“For toothache there is a proven treatment in China”
(Para dor de dente aqui está um tratamento eficiente na China)

| Mais informações:
Bile Bear | Wikipedia
‘Torture chamber’ agony of China’s bears | BBC
China’s bile bears finding sanctuary | CNN
Torment of the moon bears | The Guardian
Bear Farming | (WSPA)

Caregorias/Tags: Impresso/Print, Social e Meio-Ambiente
Compartilhe:

32 Comentários para “Animals Asia Foundation | Bile Bears”

  1. lorenna:
    Sexta-feira, 2 de Março de 2007 - 14:15

    é realmente lastimável que isso ocorra…uma tremenda brutalidade e falta de respeito com a vida…sem dizer na incoerência de manter esses animas trancafiados “pra curar” outros animas…rsrs
    a campanha está perfeita e muito realista.


  2. Tiago Pinto:
    Sexta-feira, 2 de Março de 2007 - 14:18

    É sem dúvidas consternante observar tais práticas, além de tudo, culturais.
    De fato, justificar como tradição milenar e questão cultural questões como esta que esbarram na ética é uma falta tremenda de consciência.
    Assunto muito polêmico.


  3. Suë..:
    Sexta-feira, 2 de Março de 2007 - 14:52

    Otimo post.. otima campanha…

    Infelizmente o especismo está impregnado em nós… Muito importante vc ter citado a gravidade de se usar desculpas como a “questão cultural”… isso é tão claro…tão óbvio… mas sempre rende discussões acaloradas…

    “Evitar fazer mal ao outro é decidir estender a consideração que se tem pelos próprios interesses aos interesses do outro. A ética não passa disso. E o que deve determinar quem terá os interesses considerados? Somente os brancos? Por que os brancos? Somente os seres inteligentes? Ou sociais? Quem leva em conta os próprios interesses não se pergunta se é inteligente ou social. Isso não tem nada a ver com o problema. Fazer o mal faz mal, quer se seja social ou não.

    Mesmo sabendo que o caminho é longo e árduo… fico feliz por ter dado o primeiro passo e mudado minha postura com relação aos animais não-humanos… hoje…muito mais ética e respeitosa…

    Go Veg! ;)


  4. Cris Bastos:
    Sexta-feira, 2 de Março de 2007 - 15:46

    Essa campanha deveria ser muito divulgada. No mundo todo. Vou copiar a materia e mandar pra minha lista de e-mail.


  5. edo:
    Sexta-feira, 2 de Março de 2007 - 15:52

    Como pode existir práticas tão atrasadas como essa até hoje. E com o consentimento do governo. É revoltante tamanha imbecilidade.


  6. Fernando:
    Sexta-feira, 2 de Março de 2007 - 16:31

    Eis o pais em ascensão meteórica …


  7. Alexandre Carvalho:
    Sexta-feira, 2 de Março de 2007 - 16:56

    Como pode uma potência mundial como a China, fazer essas crueldades.


  8. Conrado:
    Sexta-feira, 2 de Março de 2007 - 17:09

    Olá, Alexandre!

    O pior é que isso é apenas uma das centenas de atividades cruéis às quais milhares de animais são submetidos todos os dias.

    Dê uma pesquisada na web e você verá muito mais.

    Valeu mais uma vez, Merigo!
    Valeu Suë!


  9. Felipe Brandao:
    Sexta-feira, 2 de Março de 2007 - 17:20

    Acho que essa questao do que é aceitavel em uma cultura ou em outra não é simplesmente uma questão de comodismo ou preguiça mental. E se algum outro país achar extremamente odioso e ofensivo as pessoas andarem na rua sem camisa? O que seria do Rio de Janeiro?

    Concordo que crueldade é crueldade em qualquer cultura e fico enojado como qualquer outro. No entanto, questionar a legitimidade de certas práticas é retroceder ao tempo dos índios e bandeirantes.


  10. Julio Casper:
    Sexta-feira, 2 de Março de 2007 - 17:22

    Bem amigos, EUA é passado… daqui para frente a China é o país para se odiar, a china está causando grandes estragos ecológicos para se tornar uma potência, chegaram ao cumulo de pintar uma montanha de verde para que um satélite não descobrisse uma área devastada, só foi descoberto porquê algumas pessoas deduraram o serviço.

    Abraço a todos


  11. Victor:
    Sexta-feira, 2 de Março de 2007 - 18:10

    E a pesquisa sobre as agências, Merigo??? Abs.


  12. LopesCa:
    Sexta-feira, 2 de Março de 2007 - 20:48

  13. Leandro:
    Sexta-feira, 2 de Março de 2007 - 21:44

    Achei muito legal a ação, mas não posso deixar de falar sobre o ser-humano em si.

    E isso não é cultura, nem tradição, pois a maneira que os animais eram criados e abatidos à 100 anos atrás era até que “natural”, mas hoje é totalmente industrial, trata-se animais como um produto em uma linha de montagem.

    Pior que existem publicitários e designers que insistem e coloca-los de uma maneira lúdica nas embalagens, como se eles sentissem prazer em serem torturados, mortos e comidos.

    As vezes é melhor ser um urso torturado do que um ser-humano torturador.


  14. Fausto Habermann:
    Sexta-feira, 2 de Março de 2007 - 22:21

    PQP ! Dá arrepio só de ver as imagens.
    É de subir o sangue de qualquer um.

    E ainda nos chamam de Seres “Humanos”
    Sinceramente eu odeio essa raça !


  15. Ricardo:
    Sexta-feira, 2 de Março de 2007 - 22:22

    Carlos,
    isso ja aconteceu a um bom tempo, mas nao tive oportunidade de lhe enviar;
    Olha o q aconteceu na Nova Zelandia no comeco do ano

    Fala serio… baniram um outdoor dessa patcha gostosa!! O q vc achou?? Dela e da proibição!


  16. Bruna:
    Sábado, 3 de Março de 2007 - 9:40

    Eu discordo do post. Não que eu seja à favor desta prática mas acho que questões culturais são um caso muito mais profundo e menos pontual. Ver e analisar uma pratica de outra cultura e ver e analisar pelos olhos da sua, portanto tudo o que é contra os “valores ocidentais” está errado. Só porque ratos são pequenos e insignificantes eles podem ser usados de cobaias? Ou você também acredita que o Brasil deve parar com essa prática “horrorosa”? Nós somos bárbaros se comparados por outras culturas. Mas todo mundo tende a acreditar que os seus valores são os valores certos, e pior, impor isso ao próximo.


  17. Carlos Merigo:
    Sábado, 3 de Março de 2007 - 20:45

    Bruna,

    Concordo que a analise de outras culturas com os nossos olhos é complicada. Mas sera que a ética e a evolução moral do homem não deveria falar mais alto? Principalmente quando se tratam de práticas obviamente cruéis e desnecessárias?

    E outra, eu não estou generalizando sobre a cultura oriental e nem tapando os olhos para a nossa. Quem me conhece ou visita o blog há algum tempo, sabe que sou totalmente contra vivisecção e testes em animais, sejam cães, ursos ou ratos.

    Mas isso é uma outra discussão, também polêmica e igualmente necessária.


  18. Ernesto Belote:
    Domingo, 4 de Março de 2007 - 11:13

    Olá pessoal, como não sei se o trackback está funcionando venho aqui avisar que liste o podcast de vocês no meu site, entre os meus preferidos,


  19. Amelie Poulain:
    Domingo, 4 de Março de 2007 - 17:26

    Só entendo as criticas de quem for vegetariano. no mínimo

    É muita hipocrisia criticar as tradições dos outros enquanto muita gente por gula se empanturra na churrascaria sabendo como é o tratamento dos animais(sem contar os outros impactos ambientais pelas criações de gado)


  20. Amelie Poulain:
    Domingo, 4 de Março de 2007 - 17:28

    É a mesma coisa que a INDIA fazer uma campanha contra o consumo de carne de vaca no ocidente!

    Cada um com suas tradições.


  21. Pedro Paes:
    Domingo, 4 de Março de 2007 - 17:57

    A violência toma conta do Brasil e um post gigante falando de ursos trancafiados na China. Tudo bem, tremenda maldade.Mas ainda creio que os seres humanos ainda merecem mais atenção. Falou-se em ética e evolução moral,mas nessa evolução qual são os parâmetros, oo nossos?O pensamento ocidental? Não Merigo, dessa vez cometeste um equívoco.

    Parabéns pelo blog.


  22. Carlos Merigo:
    Domingo, 4 de Março de 2007 - 19:50

    Amelie Poulain,
    Caso não tenha visto no “autor”, eu sou vegetariano. Me sinto a vontade para falar desses assuntos.

    Pedro Paes,
    Como eu já disse várias outras vezes em que toquei em assuntos sobre a libertação animal, um problema não justifica o outro.

    Na verdade, quem alega que devemos pensar mais nos “pobres seres humanos”, geralmente utiliza como fuga para não despenderem energia tanto em prol dos seres humanos quanto dos animais.

    Talvez a diferença que exista, é que uma situação como a dos ursos na China se resolve com ética e respeito. Enquanto que a violência (causada pelo homem), só vai ser resolvida com educação, igualdade social e vontade política.

    Não acho que eu tenha cometido um erro com o post. Pelo contrário. Adoro falar de coisas das quais a maioria das pessoas está de olhos fechados.

    Valeu pela visita e pelo comentário


  23. Suë..:
    Domingo, 4 de Março de 2007 - 20:29

    Perfect Merigo! ;)
    Geralmente (quase sempre) quem critica aqueles que defendem os direitos dos animais e alegam que há problemas mais importantes que merecem nossa atenção… como fome…crianças abandonadas..etc etc… Não faz nada nem “por um”… “nem por outro”.. infelizmente…


  24. Adrivs:
    Segunda-feira, 5 de Março de 2007 - 8:07

    Merigo, minha admiraçao por vc cresce a cada dia. Além de indiscutivelmente capaz, é super esclarecido e mais do que isso, é extremamente paciente. Cá entre nós, haja paciencia para lidar com os comentários escrotos e ‘convenientes’ que vira e mexe te deixam aqui. Começo lendo na esperança de que o “ser” [só ser, pq de humano, nao tem nada] tem algo de bom a dizer [ja que este fez QUESTAO de se pronunciar] e termino bufando, descendo a tela até o box, para ‘comprar a briga’. Se te serve de consolo, eles nao ofendem só a sua moral e sim a de todas as pessoas que te visitam e que sao, no mínimo, [intelectualmente] decentes. Se me serve de consolo, tem as suas respostas logo abaixo, sempre concisas e infalíveis. Parabéns pelo blog, pela ética, decência e PACIÊNCIA.


  25. Amelie Poulain:
    Segunda-feira, 5 de Março de 2007 - 9:54

    Carlos Merigo

    Nem disse nada direcionado a vc, e sim a grande maioria das pessoas que acha mais facil criticar os costumes alheios, que observar o impacto dos proprios atos.

    Para quem come ovos ou bebe leite e derivados, sabendo como são tratados esses animais. Essas pessoas são mais inocentes que quem toma o negocio do urso?

    Eu acho que não.


  26. Carlos Merigo:
    Segunda-feira, 5 de Março de 2007 - 11:13

    Adrivs,

    Eu concordo com vc, Amelie.

    Sei que sempre serei alvo de críticas e contestações por esse tipo de post, mas não vou deixar de faze-los.

    abs


  27. Eros Casabranca:
    Terça-feira, 6 de Março de 2007 - 8:18

    Eu tenho certeza que a Amelie Poulain não tomou hoje seu coquetel diário de bílis de urso contra a burrice.


  28. Amelie Poulain:
    Terça-feira, 6 de Março de 2007 - 15:30

    Carlos

    Sim toda iniciativa é valida, mas é mais facil(e mais ético) tentar mudar primeiro nossos costumes que se intrometer na tradições dos outros. Não

    E tem tanta coisa pra resolver no ocidente antes de por o bedelho lá na China.

    Mesmo com polemicas adoro o blog!

    Eros Casabranca
    vai lá na china buscar um pra mim e outro pra vc vai ¬¬


  29. [- sObRaL -]:
    Terça-feira, 6 de Março de 2007 - 18:15

    Carlos, eu concordo com o a Bruna. Os seus argumentos poderiam muito bem servir de defesa para as intromissões estadunidenses em outras culturas.
    Também acho que esse “uso” dos ursos é um absurdo; também acho que não se pode cruzar os braços com a desculpa de que temos nossos próprios problemas; discordo apenas dos seus argumentos. Acho que seria interessante analisar até onde um processo automatizado e comercial como esse pode ser considerado “tradição milenar”.

    Abraço!


  30. Raquel:
    Quarta-feira, 7 de Março de 2007 - 16:17

    não é pq temos outras barbaridades ou babaridades maiores que esta tb não eh absurda.

    bla bla bla pra vcs.

    o q fazem com esses bichos é tortura. e se fazem com outros ou com criancas ou com sei la o q, os ursos n deixaramde ser torturados por isso


  31. Edson Lima:
    Quinta-feira, 8 de Março de 2007 - 13:16

    ISSO!! Vamos seguir nossas tradições e culturas mais antigas!!!
    VAMOS TODOS VOLTAR A MORAR NAS CAVERNAS!!!!


  32. Edson Lima:
    Quinta-feira, 8 de Março de 2007 - 13:17

    ISSO!! Vamos seguir nossas tradições e culturas mais antigas!!!
    VAMOS TODOS VOLTAR A MORAR NAS CAVERNAS!!!!



Arquivo por Data
* 2008: Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
* 2007: Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
* 2006: Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
* 2005: Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
* 2004: Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
* 2003: Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
* 2002: Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec


Categorias Principais
AVISO: O sistema de comentários é disponibilizado aos usuários do Brainstorm #9 exclusivamente para a publicação de opiniões e comentários relacionados ao conteúdo deste site. Todo e qualquer texto publicado na internet através do referido sistema não reflete, a opinião deste blog ou de seus autores. Os comentários aqui publicados por terceiros através deste sistema são de exclusiva e integral autoria e responsabilidade dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste site reservam-se, desde já, ao direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos, de alguma forma prejudiciais a terceiros, ou que tenham caráter puramente promocional.