LANGUAGE:

Piracy Killing

Quinta-feira, 14 de Setembro de 2006 | 4:03 pm

Discordo dessas tentativas da indústria do entretenimento de fazer o consumidor se sentir culpado pela miopia dela própria. Não encaram o fato de que as coisas mudaram. Insistem no mesmo modelo que por muito tempo foi a galinha dos ovos de ouro, mas que já não funciona mais.

De qualquer forma, do ponto de vista da criação, achei excelente essa campanha criada pela FCB da África do Sul para a loja online Kalahari.net. A assinatura diz: “Piracy is killing the movie industry. Buy the original.” (A pirataria está matando a indústria cinematográfica. Compre original.)

| UPDATE: Falando nesse assunto, vale ler esse post do Pensaletes.

Caregorias/Tags: Entretenimento, Impresso/Print
Compartilhe:

27 Comentários para “Piracy Killing”

  1. Guilhermy: Reply to this comment
    Quinta-feira, 14 de Setembro de 2006 - 16:18

    LOL


  2. Higor Franco Ribeiro: Reply to this comment
    Quinta-feira, 14 de Setembro de 2006 - 16:51

    Acredito nem q seja o valor q influêncie as pessoas a comprarem material pirateado. mas o desconhecimento da industria negra que funciona por trás, industria essa q movimenta todo o mercado corruptivel do mundo. poucos tem noção q mais da metade dos 10, ou 5 reais usados para comprar um material pirateado vai para poderes paralelos q por sua vez sustentam toda a violência e corrupção q vemos aos poucos, porém em passos largos tomar os planos sociais q formam a sociedade. penso q aceitar e divulgar a pirataria é estar apoiando retroativamente a ação que ocorreu a pouco tempo no estado de SP, aquela onde de horrores q todos abominaram, porém todos, ñ só o governo ajudou a construir.
    Sendo assim querendo ou ñ é muito mais viável aplicar um valor maior por mais qualidade(certo de q há maneiras mais viáveis de baratear) do que praticamente bancar uma ação de facções criminosas.
    é isso ae.
    desejo q o valor desperte.
    e se dê valor.


  3. Higor Franco Ribeiro: Reply to this comment
    Quinta-feira, 14 de Setembro de 2006 - 16:59

    tem alguns erros no texto acima. mallsss
    é q tô com um pouco de pressa.
    chef ta do lado.
    “influencie”
    “aquela q todos abominaram”
    “desejo q o povo desperte.”


  4. Ary Azevedo: Reply to this comment
    Quinta-feira, 14 de Setembro de 2006 - 17:31

    Pirataria é uma forma de ingressar na sociedade de consumo…pode não ser justo com quem investe em P&D, mas certamente é bastante justo com empresas que potencializam demais os lucros contra sua sobrevaloração.
    Mas, conforme vc mesmo destacou, o conceito criativo é muito bem sacado.
    Publicidade qdo é inteligente…é demais!


  5. Rafael Klein: Reply to this comment
    Quinta-feira, 14 de Setembro de 2006 - 19:25

    Grande Merigo,

    Concordo com você quanto à miopia das grandes indústrias em relação aos novos tempos. Porém, isso não pode ser motivo, em hipótese alguma, de uma celebração de piratarias e/ou qualquer forma ilícita de ganhar dinheiro.

    Os lucros são extorsivos? São. As indústrias dormiram em berço explêndido? Sim. Vamos acabar com este modelo “roubando” este lucro? Definitivamente não.

    Sei que essa não é a sua posição, mas acho que isso não ficou muito explícito no post, o que acabou gerando alguns comentários que fazem apologia canhota a práticas ilegais.

    Enfim, só queria que isso ficasse claro. Que venham novas idéias, novas formas de comunicação, negócios e mercados. Mas que venham desacompanhadas da esperteza, do jeitinho e da desonestidade “pirateira” que anda espalhada por aí.

    Abraços,
    Rafael

    PS- As peças são boas o suficiente para mostrar que nem tudo está perdido no mundo das idéias.


  6. Carlos Merigo: Reply to this comment
    Quinta-feira, 14 de Setembro de 2006 - 21:07

    Rafael,

    É uma questão complicada (coloquei o ovo em pé, nao?), mas não acho que é certo chamar de ladrão, como fazem essas industrias, quem copia uma música ou filme.

    Não sou a favor da pirataria, apesar de isso ser uma consequencia das estratégias mercadológicas da industria, mas sou contra quererem colocar a culpa no consumidor.

    Falando especificamente de filmes, não consumo pirataria. Gosto dos meus DVDs originais, com caixinhas, edições especiais e etc.

    Mas e quanto a música? Estou roubando o artista quando baixo um arquivo .MP3? Ainda mais que o o artista em si não ganha praticamente nada com a venda de discos e pra ele o que interesse é ser divulgado e ganhar dinheiro com os shows?

    Enfim, existem vários aspectos nessa discussão. Claro que as empresas e produtoras devem encontrar uma maneira de tirarem lucro disso, mas com certeza não será com o modelo que insistem atualmente.


  7. Gabriel Maluf Jacob: Reply to this comment
    Quinta-feira, 14 de Setembro de 2006 - 21:29

    O conceito criativo é ótimo…nota 10!


  8. Acidio Alan: Reply to this comment
    Sexta-feira, 15 de Setembro de 2006 - 8:18

    Muito legal as imagens… Bem feitas mesmo…

    Eu também concordo com o Guilhermy, uma nova política de preço seria ótimo para eles mesmos. Porem nosso Governo não ajuda muito… taxas sobre taxas para um produto entrar no país.


  9. Ricardo: Reply to this comment
    Sexta-feira, 15 de Setembro de 2006 - 9:17

    Ah tá! Que pena que o Will Smith só leva 30 milhões por filme. O George Lucas me ligou ontem perguntando se eu arrumava cemzinho pra ele.


  10. Miss Z.: Reply to this comment
    Sexta-feira, 15 de Setembro de 2006 - 9:49

    Já passou da hora da grande indústria do entretenimento se tocar de que o caminho não é bem pelo viés de convencer o consumidor a não prejudicar os seus artistas - exatamente o que pregam esses anúncios, por mais bem sacados que sejam.

    Como já foi comentado, se fossem criadas novas políticas de preços para CDs, DVds e etc, com certeza a situação seria bem diferente. Daria gosto de comprar uma edição original de um filme ou de um cd.


  11. OBeleza: Reply to this comment
    Sexta-feira, 15 de Setembro de 2006 - 10:46

    Também não concordo em chamarem de ladrão quem baixa música em filmes em mp3s, porque o pessoal QUER comprar, mas não nesse modelo atual. Um exemplo disso é a iTunes Store! O quanto a Apple cresceu acreditando que o que estava errado não era a índole do usuário e sim a forma de distribuir o conteúdo.

    Mas o que não podem é abusar no preço, como algumas lojas nacionais estão querendo fazer. Aprendam com o mr Jobs e ganhem nas vendas.

    Quanto aos ads eu achei a idéia boa, mas a produção um pouco a desejar.


  12. OBeleza: Reply to this comment
    Sexta-feira, 15 de Setembro de 2006 - 10:47

    Também não concordo em chamarem de ladrão quem baixa música em filmes em mp3s, porque o pessoal QUER comprar, mas não nesse modelo atual. Um exemplo disso é a iTunes Store! O quanto a Apple cresceu acreditando que o que estava errado não era a índole do usuário e sim a forma de distribuir o conteúdo.

    Mas o que não podem é abusar no preço, como algumas lojas nacionais estão querendo fazer. Aprendam com o mr Jobs e ganhem nas vendas.

    Quanto aos ads eu achei a idéia boa, mas a produção um pouco a desejar.


  13. Robson Trindade: Reply to this comment
    Sexta-feira, 15 de Setembro de 2006 - 10:57

    Não compro dvds de filmes porquê não gosto da caixinha. Acho muito grande. ;)
    Quanto aos Ads… Impagável o Superman magricela!


  14. Rafael Klein: Reply to this comment
    Sexta-feira, 15 de Setembro de 2006 - 11:36

    Não é chamar de ladrão quem baixa MP3. O que não se pode é concordar com o ato ilícito. Não é legal e não está certo. Ponto.

    Sei que a discussão não é simples, mas nenhum argumento que se utilize tem como suplantar o caminho legal das coisas e, felizmente ou infelizmente, não existe meia-ética. Portanto, sem essa de que os fins podem justificar os meios.

    Não é crime trocar arquivos com amigos, como sempre fizemos com discos, fitas de videogame e livros. O que não se pode é querer lucrar em cima disso. Nem baixar filmes e músicas cm a justificativa de que a indústria ganha muito e os artistas não ganham nada. Isso é um erro e uma inverdade.

    Quem tiver interesse, pode conversar com os caras da Trama ou da Biscoito Fino (que são gravadoras e não ganham milhões) sobre os estragos que a pirataria causa na cadeia produtiva. Perde a indústria, que acusa mais o golpe evidentemente, mas perdem produtores, técnicos, arranjadores, músicos, fotógrafos, designers, diretores de arte, fotógrafos e tudo mais. Como perde a empresa que produz a capa plástica, a que fabrica a mídia, a que transporta e por aí vai.

    O preço de cds e dvds é alto, sem dúvidas. um pouco pelo custo da lei (no Brasil 40% do preço de um produto é composto por impostos) e um tanto pela volúpia da indústria. Mas será que é dessa forma que vamos tentar “enquadrar” a indústria? É por isso que se faz o mesmo com carteiras de estudante, relógios da 25 de Março e tênis comprados na mão dos Coreanos? Sinceramente, é trocar um erro pelo outro.

    Além disso, a justificativa do lucro exorbitante não cola, de outra forma deveríamos piratear também a indústria automobilística, os planos de saúde e, principalmente as instituições bancárias. E então, como fica?

    Repito, não quero ofender ninguém, mas não posso concordar com a pirataria sobre nenhum aspecto.

    Abraços a todos,
    Rafael


  15. Tiago: Reply to this comment
    Sexta-feira, 15 de Setembro de 2006 - 12:17

    Caros,

    esse assunto de pirataria só veio depois da popularização do CD/RW e do DVD/RW. Acho um absurdo. Quando a gente gravava músicas das rádios e filmes da TV nos anos 80, ninguém falava em pirataria, falava? Quando só as gravadoras e produtoras tinham acesso às mídias de alta definição, o povão podia copiar suas fitinhas cassete e VHS sem problemas, né? Aonde foi parar a coerência?

    Baixar músicas ou filmes da internet para consumo pessoal não é nada diferente do que se fazia no passado, como citado acima. A comercialização desse material, sim, deve ser insistentemente combatida.


  16. thiago: Reply to this comment
    Sexta-feira, 15 de Setembro de 2006 - 15:25

    nota 9


  17. Paulo Ferreira: Reply to this comment
    Sexta-feira, 15 de Setembro de 2006 - 17:44

    Galera, leiam o livro A Cauda Longa, que o Merigo já recomendou, ouçam o podCast do B#9 sobre o tema e verão que não podemos ser radicais nem de um lado nem do outro.

    Não compro material pirata, mas não deixo de baixar minhas músicas favoritas para ouvir em casa, e baixo principalmente músicas de artistas com pouca ou nenhuma divulgação aqui no Brasil (ou vocês acham que é fácil achar um cd de uma banda de speed metal da Bélgica??)

    É um assunto para várias horas.


  18. andré alencar: Reply to this comment
    Sexta-feira, 15 de Setembro de 2006 - 22:17

    Idéia muito boa..ri demais..como direçnao de arte médio….fotografia fraquinha…..

    E na boa…vc ganha 350 reais por mês vc compra um dvd de 90 e passa fome e se aliena a cultura massificada que te oferecem na faixa?

    ou vc rouba de quem tem muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito…e
    se aprimora culturalmente!?

    Dale Robin Hoooood!


  19. Gustavo: Reply to this comment
    Sábado, 16 de Setembro de 2006 - 13:49

    Realmente é uma discussão de horas… e cada um com sua opnião…
    Concordo que a pirataria não é certo, mas eu particularmente compro produtos pirateados, pois essa foi a única forma que vi de protestar contra o abuso cínico dos já endinheirados… me sinto lesado quando vejo um CD custando R$ 45,00.. e mais ainda quando o artista aparece na TV com uma auréula de moralismo protestando contra a pirataria… dez milhões não é o suficiente para ele?? Ele precisa de mais não é mesmo???
    Alguns dirão que essa não é a forma correta de protestar.. concordo, portanto estou aberto a sugestões!!!
    Como disse, é uma opnião pessoal e única forma, apesar de ilegal, que vi de protestar… me sinto impotente perante o lucrativo e abusivo mercado capitalista..
    Abraços!


  20. J.Felipe: Reply to this comment
    Sábado, 16 de Setembro de 2006 - 16:19

    O GRANDE problema é o governo, sou empresário, e se não fossem tantos os impostos, os produtos de minha empresa poderiam ser até 45% mais baratos. Minha empresa não é diferente das demais, o que diferencia a minha das cinematográficas é a quantidade de empresas diferentes que se usa pra determinada coisa, por exemplo um CD, envolve a gravadora, a empresa que extrai o petróleo para fazer o plástico, a empresa que modela o plástico/acrilico da caixinha, empresa que desenvolve a capa, empresa que imprime a capa, empresa que fabrica a tinta com a qual vai ser impressa a capa, somam-se todos os impostos que todas essas empresas pagam, e o valor é ABSURDO no final, e como boa parte ou todos os impostos são repassados para o consumidor, pronto, está ai, um produto CARO, por culpa do governo e não do fabricante.


  21. Gustavo: Reply to this comment
    Domingo, 17 de Setembro de 2006 - 4:01

    Coincidências são mesmo intrigantes…
    No topo da página desse site o anúncio… “Lost 2s temporada… R$ 154,90 no Submarino…”
    Pirateado… R$ 10,00…
    É legal?? Com certeza não…
    É justo??
    Em nome da legalidade eu gasto um terço do meu salário para assistir a segunda temporada de Lost?? Isso seria justo então??
    Taí uma questão para horas de discussão..
    Abraços!!


  22. Luciana: Reply to this comment
    Segunda-feira, 18 de Setembro de 2006 - 1:46

    Cara, achei muito bacana, mas como campanha contra a pirataria não funciona. É maneiríssimo ver o Darth Vader numa fila pra sopa!
    Isso, em vez de fortalecer o original e enfraquecer a cópia, destaca como a cópia pode ser legal, como torna acessível.
    Abraços!


  23. Lucas: Reply to this comment
    Segunda-feira, 18 de Setembro de 2006 - 2:34

    Quanto ao assunto pirataria, concordo plenamente com o thiago quando que diz que na COMERCIALIZAÇÃO de cópias reside a ilegalidade.

    Acredito que a contituição da industria cultural é um equivoco. Que o conhecimento - e considere-se aqui todas as formas de manifestação artistica - não deve ficar restrito a quem pode pagar por ele, mas aberto a todos que estiverem dispostos a buscá-lo. É por isso que louvo a internet por ainda ser um meio livre. AVE!


  24. Carol: Reply to this comment
    Segunda-feira, 18 de Setembro de 2006 - 15:54

    Achei a campanha muito interessante o modo de pensar e como colocaram as imagens dos super herois passando por alguma necessidade, mas nao acho que vai adiantar por causa da discrepancia de preços entre algo verdadeiro e o que é pirata!!!!!!


  25. Victor Brazier: Reply to this comment
    Terça-feira, 23 de Janeiro de 2007 - 22:14

    Google is the best search engine


  26. Victor Brazier: Reply to this comment
    Terça-feira, 23 de Janeiro de 2007 - 22:15

    Google is the best search engine


  27. Victor Brazier: Reply to this comment
    Terça-feira, 23 de Janeiro de 2007 - 22:15

    Google is the best search engine



Arquivo por Data
* 2009: Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
* 2008: Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
* 2007: Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
* 2006: Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
* 2005: Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
* 2004: Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
* 2003: Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
* 2002: Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec


Categorias Principais
AVISO: O sistema de comentários é disponibilizado aos usuários do Brainstorm #9 exclusivamente para a publicação de opiniões e comentários relacionados ao conteúdo deste site. Todo e qualquer texto publicado na internet através do referido sistema não reflete, a opinião deste blog ou de seus autores. Os comentários aqui publicados por terceiros através deste sistema são de exclusiva e integral autoria e responsabilidade dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste site reservam-se, desde já, ao direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos, de alguma forma prejudiciais a terceiros, ou que tenham caráter puramente promocional.