Anões: Mídia alternativa?
Uma “mídia alternativa” utilizada por uma agência de Minas Gerais.
O que vocês acham disso?

116 Comentários para “Anões: Mídia alternativa?”
| Hoje no Passado |
- 2007: Motorola patrocina nova funcionalidade do Twitter — Até que não demorou muito. A primeira marca a tirar proveito da febre do Twitter é a Motorola, que através [...]
- 2007: As Aventuras de Mário, o Publicitário | 16 —
- 2007: Debate do Estadão: agora com mais calma… — Passadas pouco mais de 24 horas após o debate promovido pelo Estadão sobre “Responsabilidade e Conteúdo Digital”, incentivado pela polêmica [...]
- 2006: Carros nos carros — Ação criada pela Young & Rubicam para divulgar o conteúdo da animação “Carros” no UOL. Uma maneira esperta de aproveitar a [...]
- 2004: Os fabulosos mínimos detalhes da nossa vida — Provavelmente você já assistiu “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”. Senão, corra às locadoras agora mesmo. É um filme belo, [...]





































Quinta-feira, 31 de Agosto de 2006 - 11:15
Olá. Sou anão e acho maravilhoso! Só arranjamos emprego como assistentes do papai noel, programas sensacionalistas de TV e duendes. Já era hora de termos possibilidade de ampliar os negócios e trabalharmos no ramo da Publicidade. Muito Obrigado!
Quinta-feira, 31 de Agosto de 2006 - 11:16
Eu acho de um mau gosto tremendo. Pobre desses anões que ainda topam fazer isso.
Quinta-feira, 31 de Agosto de 2006 - 11:17
Eu acho de um mau gosto tremendo. Pobre desses anões que ainda topam fazer isso.
Quinta-feira, 31 de Agosto de 2006 - 11:24
Tosco. Para dizer o mínimo.
Quinta-feira, 31 de Agosto de 2006 - 11:29
Deprimente…
a ação e o motivo que leva uma pessoa a se sujeitar à esse emprego humilhante…
Quinta-feira, 31 de Agosto de 2006 - 11:38
essa ação não ganhou no desencannes,
tiveram que mandar pro ccsp.
ccsp tb é meio sacana.
coloca essa ‘ação’
coloca aquela do guaraná
mineirinho
e por ai vai.
Quinta-feira, 31 de Agosto de 2006 - 11:52
Mau gosto, tosco e deprimente? Então e usar mulheres com grandes peitos para os salões automóveis? Ou, melhor, que dizer dos filmes onde aparece o Mini Me, ou do 007 com a personagem Nick Nack.
Chama a atenção, causa impacto… não é esse o objectivo?
Quinta-feira, 31 de Agosto de 2006 - 11:52
Bizarro? sim, de mal gosto? não sei dizer até que ponto … pra mim é o mesmo que chamar figurante pra papel de personagem feio em filmes e afins. Aliás, no caso dos anões me parece uma brincadeira sem qualquer sentido de humilhar, pelo contrário, acho até engraçado e acho que os anões mesmo acham o mesmo. Achar humilhante “colocar” os anões nessa “situação” é uma clara mostra de preconceito, pois subentende-se são pessoas “diferentes” … ser anão numa campanha dessas é pior do que fazer papel de gente feia num filme? sobre tudo se tu for feio de verdade. Azar, eu gostei … achei pobrezinha .. mas gostei.
Quinta-feira, 31 de Agosto de 2006 - 11:57
Essa ação tá meio TORTURADAAAAAAAAAAAAAAAAA!
Quinta-feira, 31 de Agosto de 2006 - 12:13
Olha, vou contrariar a maioria dos comentários aqui!
Eu achei muito legal! Uma alternativa um tanto bem-humorada para ressaltar o aprendizado ao curto-prazo.
Agora eu não sei se de repente algum anão se sentiria ofendido com a situação. Mas eu achei bem interessante. Diferente. E por que nao, ousado?
Quinta-feira, 31 de Agosto de 2006 - 12:16
O negócio é que vcs não perceberam que na imagem maior ele tá equilibrando uma lata colorida na testa!
Quinta-feira, 31 de Agosto de 2006 - 12:23
Hum…
Mas, como lá em cima, o primeiro post já enaltece a tática, tá válido!
Quinta-feira, 31 de Agosto de 2006 - 12:25
O pior mesmo é o “na metade” escrito em outra cor.
Não bastava fazer um trocadalho? Tinha que mostrar só pra doer mais?
Quinta-feira, 31 de Agosto de 2006 - 12:50
Talvez a maioria não se lembre, o Submarino.com fez uma ação parecida na época do seu lançamento, em 1999/2000. Eram sempre grupos de pessoas com alguma característica específica usando camisetas com uma letra formando a palavra submarino. Um dos grupos eram exatamente de anões.
Quinta-feira, 31 de Agosto de 2006 - 13:01
Achei engraçado. Ridículo é o curso em metade do tempo, não a campanha. O que mais me assusta é como a educação é tratada. Isso sim é ofensa.
Quinta-feira, 31 de Agosto de 2006 - 13:17
Não gosto…
A questão não é utilizar anões, é associar o curto a imagem deles. Mesmo se fosse gigantes defendendo o conceito “alta qualidade” não me agradaria.
Ao contrário do que diz o (duvidoso) primeiro post, orgulho daria é um anão ser valorizado por seus méritos, não pelo seu porte.
Vou criar uma campanha com leprosos para divulgar embalagens destacáveis (alguem comenta esta ideia?).
É o mesmo que o miss universo, freak show puro.
Quinta-feira, 31 de Agosto de 2006 - 13:24
Achei fantástico como essa mídia teve impacto. Gostei muito e como disse o nosso amigo Galego Ribeiro, é uma grande oportunidade para os Anões, já que o mercado de trabalho deles é bem restrito.
E pelo lado da publicidade, ficou ótimo. Parabéns.
Agora, colocar mulher bonita e gostosa pra fazer qualquer tipo de publicidade ou filme, já é padrão e o que chama a atenção são as garotas e não o recado que deveria ser passado.
Eu ainda vou contratar esses Anões gente boa pra fazer uma publicidade pra minha empresa.
Novamente, Parabéns.
Quinta-feira, 31 de Agosto de 2006 - 13:26
pra mim comunica o seguinte:
Faça seu curso em metade do tempo e não cresça na vida.
Quinta-feira, 31 de Agosto de 2006 - 13:34
Adorei a definição do Daniel, alguém comenta sobre os leprosos que eu disse acima?
Aposto que eles tambem tem um mercado de trabalho restrito.
Quinta-feira, 31 de Agosto de 2006 - 13:52
Pô Merigones…
colocar o post em “bizarro” foi foda.
já classificou a ação como no mínimo tosca.
gosto qdo citam das mulheres com peitão.
se o discurso fosse algo do tipo “encher o peito” (tipo o da honda) e tivéssemos umas mega pin ups fazendo a distribuição seria genial?
viva os anões, principalmente o DUNGA na seleção
abrax
Quinta-feira, 31 de Agosto de 2006 - 13:54
É ousado. É diferente. E é muito bizarro. Vai chamar a atenção vai, mas eu, se fosse cliente, não aceitaria isso de jeito nenhum. Uma coisa é ser ousado e chamar a atenção, mas de que maneira? Tosca? às vezes funciona, mas neste caso, eu não gostei.
Quinta-feira, 31 de Agosto de 2006 - 14:00
Não acho que seja de mau gosto, acho meio sem criatividade, mas eu não sei porque as pessoas se ofendem quando chamam o feio de feio, o gordo de gordo, o careca de careca, o baixinho de baixinho.
Quinta-feira, 31 de Agosto de 2006 - 14:00
Meu povo, os anões sabem que são pessoas que nasceram com um problema no crescimento. Se utilizar dessa informação não é nem um pingo de mal gosto… apenas diferente.
Meio bobinha, mas não desrespeitosa.
As vezes o preconceito está em lutar contra um preconceito inexistente.
Quinta-feira, 31 de Agosto de 2006 - 14:01
Meu povo, os anões sabem que são pessoas que nasceram com um problema no crescimento. Se utilizar dessa informação não é nem um pingo de mal gosto… apenas diferente.
Meio bobinha, mas não desrespeitosa.
As vezes o preconceito está em lutar contra um preconceito inexistente.
Quinta-feira, 31 de Agosto de 2006 - 14:16
Mas…
…e os leprosos?
Quinta-feira, 31 de Agosto de 2006 - 14:59
Soa preconceituoso também o termo “Agencia de Minas Gerais”
Quinta-feira, 31 de Agosto de 2006 - 15:06
Bom, hanseníase tem cura, então acho q os portadores deveriam ser medicados, o que impediria que chegassem ao ponto de ter partes do corpo ‘destacadas’. Ou seja, não ia rolar a tal campanha.
Quinta-feira, 31 de Agosto de 2006 - 15:11
A princípio nós podemos olhar e achar um absurdo, deprimente, tosco, como várias pessoas já comentaram aqui. Mas, como vivemos em um país onde não existe oportunidade, para os anões deve ser muito complicado encontrar um emprego bacana, ainda mais porque o preconceito existe, é uma realidade.
Eu vejo essa mídia como um novo trabalho, uma nova oportunidade para os anões, mesmo que seja temporário.
Quinta-feira, 31 de Agosto de 2006 - 15:13
Também achei de muito mau gosto.
Bom, eu se fosse anã, jamais me submeteria a ser mídia. Falta de respeito.
E realmente o comentário do Daniel disse tudo.
Totalmente sem graça.
Quinta-feira, 31 de Agosto de 2006 - 15:16
A publicidade hoje não tem mais o tesao de seus tempos áureos……nenhum assunto delicado pode ser tocado.
Me poupem mas deixem os criativos viajarem.
E para o Pedro rodarte não chorar……a idéia do leproso é fantåstica! Óbvio que renderia milhões de processos mas ficaria em evidência e seria lembrada por décadas………..
Vamos deixar de ser caretas!
Quinta-feira, 31 de Agosto de 2006 - 15:18
Gente, difícil acreditar nesse primeiro post. Reparem na expressão do anão e digam se ele gostou ou não da ação.
Quinta-feira, 31 de Agosto de 2006 - 15:26
Nós anões unidos, jamais seremos vencidos. Antes vocês davam risadas quando as pessoas vinham e nos davam um “pedala robinho”. Agora que temos oportunidade de ter um emprego digno vocês fazem graça aqui neste blog. Não conhecia o blog. Só entrei porque sou primo do Chico, o anão da foto. Ele vai ficar muito triste ao ler os comentários. Respeitem os anões!
Quinta-feira, 31 de Agosto de 2006 - 15:35
Ninguém faltou com respeito aos anões, alguns apenas acharam sem graça o tipo de mídia usada.
Agora, se voce acha isso um trabalho digno…
Quinta-feira, 31 de Agosto de 2006 - 16:01
“…Já era hora de termos possibilidade de ampliar os negócios e trabalharmos no ramo da Publicidade.”
Isso aí. Com esse pensamento você chega a presidente do Brasil. Isso aqui é um circo, mesmo.
Quinta-feira, 31 de Agosto de 2006 - 16:29
Cara, acho a idéia lgl. Ousadia, num é isso que todos falam? Não me prendo ao produto e tb não acho que é uma vergonha ou coisa e tal. Mas a meu ver, a produção da idéia falhou. P q? Vejamos! Um curso que já é feito na metade do tempo, deve ser mostrado como um atalho pro sucesso. Concordam? Não é isso que vejo na imagem. Colocar os anões arrumadinhos, de terno e gravata? Talvez !
Mas tá valendo.
Quinta-feira, 31 de Agosto de 2006 - 16:41
Não sei quanto o “bizarro” é na verdade influenciado pelo politicamente correto. Mas quem tem que gostar ou não são os próprios anões. Eles são capacitados o suficiente para se defenderem se acharem necessário.
Quinta-feira, 31 de Agosto de 2006 - 16:45
Genial….
Quinta-feira, 31 de Agosto de 2006 - 17:28
Hehehe. Marketing de gurerrilha é a nova invenção da publicidade que eu duvido que permaneça. Ainda acredito no bom senso da humanidade e no mínimo de bom gosto.
Essas estratégias que hoje talvez estejam sendo encaradas como a vanguarda da propaganda vão acabar provando ser só mais um modismo com os dias contados.
Grotesca a idéia. Qualquer consumidor com alguma sensibilidade rejeita coisas desse tipo que vemos nesse ‘circo-meia-boca’ criado (ou vomitado?) pelos guerrilheiros.
Mas pode ser que eu esteja errado e essa tendência guerrilheira vença.
O mercado fica cada vez mais segmentado e tem cada vez mais gosto pra tudo. Tribos de todos os tipos.
Eu com certeza sempre vou preferir criar para outras praias. Praias onde o suntan é sempre Clinique e as areias são aquelas de Barbados, Côte Dazur, East Hampton Beach and the likes.
Quinta-feira, 31 de Agosto de 2006 - 17:39
**************************
Galera, se vocês acham que isso é bizarro… Olhe então esta propaganda que eu recebi por email:
“LARRI 1444, o Deputado que não passa a perna no eleitor”
**************************
Quinta-feira, 31 de Agosto de 2006 - 17:45
Não que a propaganda seja bizarra, mas os seres humanos tem algumas reações básicas perante determinadas situações. E pelo que lí na coluna, acredito que todos que foram abordados pelos anões, pensaram a mesma coisa. Ou seja, é o ser humano que não uma ação dessas com bons olhos… e não acho q isso seja desrespeito ou preconceito.
E acredito que a propaganda, a ação ou qualquer nomenclatura que se dê a isso, tem que ser agradável aos olhos do seu público alvo.
Quinta-feira, 31 de Agosto de 2006 - 18:04
òtima iniciativa! Tah na hora de um pouco de polêmica e, principalmente, criatividade na propaganda brasileira!
Quinta-feira, 31 de Agosto de 2006 - 18:18
olha, eu queria ver uma anão publiciátio, não um anão panfleteiro… mas enfim
Quinta-feira, 31 de Agosto de 2006 - 18:19
uheueehuhe.. gostei, forma criativa que cativa o cliente e ainda derruma a discriminação.
Boa!
Quinta-feira, 31 de Agosto de 2006 - 18:24
Meu Deus, que drama!
Quinta-feira, 31 de Agosto de 2006 - 18:31
O que acontece é o seguinte — só existe espaço para o marketing de guerrilha e para essas bizarrices todas , envolvendo anões ou outras formas extraterrestres de publicidade, porque o mundo perdeu a bússola.
O que falta ao mundo — e de tabela à publicidade — é uma tábua de valores que valorize só o que é ótimo, saudável, belo, inteligente, essas coisinhas básicas mas esquecidas por muitos.
Criatividade é algo muito bacana na vida e no ser humano. Mas pertinência e inteligência vêm em primeiro lugar.
Sem esses dois ingredientes, criatividade vira um empadão de besteira. Daqueles feitos na padaria da pior esquina do planeta. Tem quem goste de empadão da padoca.
E ainda bem que também sempre existirá, soberana e acima de quase tudo, a turma do ‘only-the-best-is-good-enough’. Seja para consumir propaganda ou para consumir crêpe suzette.
Hahaha (namorado da Hehehe)
Quinta-feira, 31 de Agosto de 2006 - 18:40
Poxa. Acho que só porque vocês são altos não deveriam estar achando graça disso tudo. A “marianna” falou em drama.. Drama, dona marianna, é não ter emprego digno, não ser reconhecido como profissional. Nosso tamanho de nada tem a ver com nossa falta de capacidade. Pra vocês terem uma noção, o “anão” Chico (foto acima) tomou conhecimento desse site e já está sendo ridicularizado nas ruas por causa de pessoas que leram seus comentário. O Chico está deprimido por causa da falta de sensibilidade de vocês. Vocês publicitários de acham mais importantes do nós? Quando trabalho como assistente de papai noel tiro muito mais sorrisos das crianças do que vocês nos seus anúncios sem-graça de sabão em pó. Respeitem os anões…ninguém sabe o dia de amanhã. Vai que um dia um de vocês caia em um bueiro e o único com tamanho ábil para levar mantimentos para o local seja eu, não é? Pense bem!
Quinta-feira, 31 de Agosto de 2006 - 20:13
Achei no minimo engraçada, mas tem o perigo de ser preconceituosa.
Mas as que causam debate é que são as boas, não?
Quinta-feira, 31 de Agosto de 2006 - 22:03
cara, preconceituoso é esse debate tosco. vcs tão fazendo tempestade em copo d’agua. vcs acham perigoso usar pessoas como mídia? acham certo a propaganda mais abaixo do cereal? não está usando uma pessoa como mídia? antes de mais nada, o nosso trabalho de publicitário é tosco, e todos aqui deveriam saber disso. nós vivemos de um mundo que causa esse tipo de debate idiota que está acontecendo aqui. eu acho q muito pior do que usar pessoas (que poderiam ter recusado se achassem errado) como mídia, deveriam discutir a porcaria da escola que vende diplomas. esse problema com certeza absoluta é muito mais grave! a educação nesse nosso país é que é palhaçada! onde já se viu vender educação nessas condições? disso ninguém fala não?
não acho que seja um absurdo usar pessoas como mídia. acho estupidez a forma como falam de pessoas de baixa estatura, ou da maneira como discutem essa situação. falam de ética na propaganda vendendo educação barata? isso sim é vergonhoso.
Quinta-feira, 31 de Agosto de 2006 - 22:03
Gente, em momento nenhum essa ação foi desrespeitosa com os anões. E as pessoas aqui também não ofenderam o anão Chico. Cada um apenas defendeu a sua posição.
Eu acho que não é uma questão de uma nova oportunidade de empregos para anões e nem que eles se tratem de uma nova “mídia”. Acho que surgiu uma oportunidade e os anões eram adequados pra ela! Faltou um pouco mais de critividade e produção. Mas é legal.
Quinta-feira, 31 de Agosto de 2006 - 22:14
Como abomino o trocadilho achei além de péssimo e sem retorno, de muito mau gosto.
Quinta-feira, 31 de Agosto de 2006 - 22:17
Não tive paciência de ler todos os comentários…
But…
Eu acho de muito mal gosto isso…
E trouxa é aquele anão que topa fazer isso…
Sexta-feira, 1 de Setembro de 2006 - 0:31
Conheço o dono do Rui Barbosa…
…vou ver com ele a taxa de retorno.
Sexta-feira, 1 de Setembro de 2006 - 0:54
52 comentários antes desse. É uma prova que deu o que falar, gostando ou não. se não for um bastião ético, ao menos e´uma propaganda que funciona pra cacete.
Sexta-feira, 1 de Setembro de 2006 - 6:46
Alguem nos comentários de cima resumiu bem. Porra, vamos por favor parar com essa frescura hipocrita de ‘pô, sacanagem com o anão ae’.
Toda hora exploram a mulher como um objeto sexual. Não vejo tanta gente se manifestando contra… um outro comentou - o gordo é gordo, o baixinho é baixinho. A gostosa é gostosa.
No mais, concordo com a idéia dos anões de terno. Ia ficar muito mais sinistro =)
Sexta-feira, 1 de Setembro de 2006 - 8:41
Uma funerária podia aproveitar a onda dos anões e usá-los para anunciar:
“Caixões para anão ou criança pela metade do preço”.
Sexta-feira, 1 de Setembro de 2006 - 9:32
bom…rsrs
se os anões não estão achando ruim…porque eu vou achar…?
Sexta-feira, 1 de Setembro de 2006 - 9:36
achei bastante interessante..
em nenhum momento se vê o abuso, nem nas entrelinhas..
os anões não tão sendo tratados como doente, freaks ou estão sendo esteriotipados..
o problema é o conceito ja incluso no subcosciente..
achei a campanha válida não só pela “originalidade piegas” mas sim por tentar algo não convencional.. nós estamos entrando numa estagnação irritante de peças sem nenhum diferencial..
apoio a coragem.
Sexta-feira, 1 de Setembro de 2006 - 9:37
Eu não gostei.
Apesar do anão lá em cima ter falado que seria “uma oportunidade pra carreira dos anões”. É o legítimo Think Small (pensamento pela metade do tamanho também?).
Curso pela metade do preço, pela metade do tempo. Logo, concluo que o conhecimento adiquirido é a metade do pretendido.
A campanha chamou atenção pela bizarrice. É uma prostituição da publicidade. Idéias criativas SIM. Idéias bizarras NÃO!
Sexta-feira, 1 de Setembro de 2006 - 9:49
Sem dúvida é por isso que o Brasil esse ano teve uma participação desastrosa (centenas de inscrições e nenhum prêmio) na categoria titânio ou de ações de guerilha em Cannes.
É sim, uma campanha de extremo mal gosto!!
Se tem anão desempregado, é injustiça social e preconceito do país. Anão merece trabalho como qualquer pessoa, não somente ações medíocres e oportunistas que utilizam da sua condição física para expor de uma maneira pejorativa, e na minha opinião humilhante, a associação com o tamanho do curso. Ou você que se diz anão acha que o circo é a única solução para sua vida só porque você é de menor estatura?
Será que não há criatividade suficiente para se trabalhar o conceito do tempo pela metade? Tem que fazer um trocadilho (típico de comerciais dos anos 80) para que as pessoas “saquem” a sua mensagem? Oh meu Deus, guerrilha tá na moda, já sei, vamos pendurar uma melancia no pescoço e dizer que isso é guerrilha!!
Patético. Com o poder da internet, sem dúvida isso vai ecoar no exterior com ares de mais um exemplo da burrice social e do preconceito do povo brasileiro.
Sexta-feira, 1 de Setembro de 2006 - 10:01
bem.. a agência teve uma criatividade tremenda em relacionar o “curso na metade do tempo” com a altura das pessoas, e isso vale. E como um disse aqui em cima, se fôsse-mos julgar pela ética, numa visão pós-modernista na qual estamos vivendo, o que seria das propagandas que usam e abusam da sensualidade das mulheres, ou de crianças em mídias sensacionalistas ?
A questão não é sobre o que achamos da mídia, e sim sobre o “feedback” dela. A verdadeira pergunta é de como as pessoas, que foram abordadas, se sentiram quando se depararam com a mídia. Será que a mesma trará o resultado desejado ? Será que as pessoas abordadas se sentiram mal ? Como você se sentiria ?
Sexta-feira, 1 de Setembro de 2006 - 10:12
Mal gosto é pouco perto dessa ação. Eu me sentiria no mínimo ofendida se fosse anã e constrangida, se fosse abrodada por um anão come sta camiseta.
Para mim, entra no hall das bizarrices do mundo marketeiro!
Sexta-feira, 1 de Setembro de 2006 - 10:26
Eu concordo com um Gustavo láááá de cima. Bizarro, ridículo e humilhante é mesmo uma pessoa se tornar um profissional formado na metade do tempo convencional.. (o que deve ser algo em torno de 2 anos). É esse tipo de “educação” que promove subempregos, situações humilhantes e tudo mais.
Sobre os anões, cara, não achei nada demais. A ação é “engraçadinha”, e fica longe do genial. Não existe isso de “exploração”, não é esse o motivo pra tanta discussão. Que mania de dramatizar ou ridicularizar coisas! Vamos começar a ver problemas onde eles realmente existem…
Sexta-feira, 1 de Setembro de 2006 - 10:37
Sexta-feira, 1 de Setembro de 2006 - 10:41
EU É QUE NUNCA ÍA ESTUDAR NESSA ESCOLA…
AINDA BEM QUE FIZERAM UMA PROPAGANDA PRA ME ALERTAR… E DE PÉSSIMO GOSTO, VIU…
Sexta-feira, 1 de Setembro de 2006 - 10:44
Caracoles, tem mais gente da mesma agência comentando e dizendo que a ação é o máximo. A justificativa é sempre a mesma. Porque mulher com peitão e não o anão?
Aí, a próxima ação deles vai ser a mulher com o peitão dando de mamar pro anão!!! AHAHAHAHAHAHA
Sexta-feira, 1 de Setembro de 2006 - 11:11
Não chamaria a ação de marketing de guerrilha. As pessoas confundem desrespeito com ousadia. Muitos profissionais incompetentes usarão a desculpa do marketing de guerrilha para ocultar sua mediocridade.
Sexta-feira, 1 de Setembro de 2006 - 11:34
perai…deixe-ver se entendi…
a campanha anuncia uma escola pra anoes q querem estudar apenas metade do tempo e a ideia foi criada por leprosos de Minas Gerais ? to certo?
Sexta-feira, 1 de Setembro de 2006 - 11:40
Só pra se ter uma idéia:
No Piauí um shopping center fez uma campanha usando anões também para reforçar a idéia de “metade” (no caso os preços). O Conar não fez nada… mas a população ficou indignada e as reclamações surgiram por todos os lados. A campanha saiu do ar antes do previsto.
Sexta-feira, 1 de Setembro de 2006 - 11:55
Ah ! Chegamos num concenso !! Eu quando comentei sobre as perguntas que devería-mos fazer, me coloquei em cima do muro sobre a reação que traria a mídia sobre o público. Pessoalmente “None” me sentiria constrangido com a mídia, e como estou lendo… não seria apenas eu.
Contudo, eu não faria minha matrícula nesso curso.
Sexta-feira, 1 de Setembro de 2006 - 12:29
Oportunidade seria ter vagas para esses anões trabalharem na instituição ou em qualquer outra empresa/loja. Ai sim seria uma grande chance de mostrarem seu potêncial e gerar publicidade, não por ser bizarro, mas por ser socialmente correto, mostrando a preocupação com essa classe.
Sexta-feira, 1 de Setembro de 2006 - 12:35
FALEM MAL, MAS FALEM DE MIM.
Conceito este que tem de ser muito bem pensado e mensurado quando se fala em Guerrilha.
Sexta-feira, 1 de Setembro de 2006 - 12:43
Brasileiro é um povo bacana mesmo né! Olha quantas pessoas se mobilizaram pela causa dos anões! Que povo sentimental! Parabéns amigos!
Vivemos em um país onde somos todos iguais, e do mesmo tamanho, claro!
Onde já se viu isso, anão falar que é anão! Uma vergonha!Daqui a pouco vão começar a falar em desigualdade no Brasil! (dá pra acreditar?)
Pra que ter bom humor e encarar a vida de uma maneira menos dura se podemos fazer cara de intelectuais de bom coração? Explorar imagem é algo que ninguém faz aqui! Salvo as boasudas dos comercias de TV. Também, é querer demais falar em cerveja sem mostra um belo par de peitos, concorda? O negócio é denunciar a exploração! Estes anões devem ter sidos obrigados a trabalhar! Eles deviam aproveitar as oportunidades da vida, hora, elas são iguais para todos! Isso ninguém discute! Vamos todos dar as mãos e exclamar um viva aos pequeninos! Um viva ao nosso direito igual de oportunidades! E fechando com chave de ouro, um VIVA AO NOSSO FALSO MORALISMO!
Sexta-feira, 1 de Setembro de 2006 - 13:57
Na minha opinião, a idéía não diminui os anões, que são pequenos por natureza.
Sexta-feira, 1 de Setembro de 2006 - 14:05
Não achei ofensa nenhuma usar os anões pra idéia do cara, a publicidade usa de atributos constantemente pra divulgar alguma idéia, se usa gordo, magro, feio, bonito, e pq não alto ou pequeno? Achei as críticas muito ofensivas à ação que a agência criou. Será que teve alguém que falou mal aqui, que ligou pra escola ou para a agência, perguntando se a ação deu resultado? Se a ação superou as expectativas? se a ação encheu de bunda as cadeiras do curso? Pensem mais como negócios, e não com empregados, a propaganda é uma ferramenta para negócios, se o cara conseguiu atingir o objetivo com essa ação, todo mundo que falou mal tem que calar a boca. O cara da escola tá ganhando a grana dele, e vcs que metem o pau? tão ganhando o que?
Entro constantemente em foruns de publicidade e vejo que nós publicitários/estudantes de publicidade somos muito desunidos, criticando arduamente nossa profissão e nossos amigos de trabalho. Claro que a crítica faz parte de nossa profissão, mas devemos pensar e nos colocar nos lugares dos outros.
Sexta-feira, 1 de Setembro de 2006 - 14:05
Não achei ofensa nenhuma usar os anões pra idéia do cara, a publicidade usa de atributos constantemente pra divulgar alguma idéia, se usa gordo, magro, feio, bonito, e pq não alto ou pequeno? Achei as críticas muito ofensivas à ação que a agência criou. Será que teve alguém que falou mal aqui, que ligou pra escola ou para a agência, perguntando se a ação deu resultado? Se a ação superou as expectativas? se a ação encheu de bunda as cadeiras do curso? Pensem mais como negócios, e não com empregados, a propaganda é uma ferramenta para negócios, se o cara conseguiu atingir o objetivo com essa ação, todo mundo que falou mal tem que calar a boca. O cara da escola tá ganhando a grana dele, e vcs que metem o pau? tão ganhando o que?
Entro constantemente em foruns de publicidade e vejo que nós publicitários/estudantes de publicidade somos muito desunidos, criticando arduamente nossa profissão e nossos amigos de trabalho. Claro que a crítica faz parte de nossa profissão, mas devemos pensar e nos colocar nos lugares dos outros.
Sexta-feira, 1 de Setembro de 2006 - 14:06
Os comentários acima, sim, são preconceituosos. O preconceito está nos olhos de quem vê. Tenho certeza que o sujeito que criou essa ação não pensou neste monte de besteiras mencionadas aqui. A idéia não diz que os anões são menores (além, claro, da condição física natural), mas que os cursos de inglês são mais rápidos. E só. Viva a liberdade poética. O que falta ao brasiliero é senso de humor.
Sexta-feira, 1 de Setembro de 2006 - 14:11
Tiago, os anões não são pequenos por natureza. Foi por causa do Papai Noel (que mora na Lua). Ele os encolheu para que ajudem na fábrica de brinquedos, em troca de um salário de US 25,00.
Sexta-feira, 1 de Setembro de 2006 - 14:19
Han??? curso de Ingles mais rapido??
Isso aí é um curso supletivo…rs
Qta balela… pode ser tosco o tracadalho…agora..falar que é preconceituoso…humilhante é um exagero que dói os ossos….tenha dó…. oras…os anões são sim pessoas com uma baixa estatura….fale isso pra um anão e veja se ele se ofende… isso sim que vcs estao falando é que é preconceito…como se o fato de serem anoes fosse motivo pra se sentir diminuido ou inferior à alguem… achei a ação nada criativa…..clichêzaaaaaaaaaaaaao… só salvaram os anões mesmo…
Sexta-feira, 1 de Setembro de 2006 - 14:25
Rui Barbosa. O colégio pra quem pensa an(ÃO).
Sexta-feira, 1 de Setembro de 2006 - 14:26
Não é preconceituoso. É ruim mesmo. Mais uma ação ególatra, a busca desesperada por uma idéia original que, por uma infelicidade, acabou soando ofensiva.
Sexta-feira, 1 de Setembro de 2006 - 14:56
Pessoas altas, peço a gentileza que parem com os comentários. A mãe do “anão” Chico foi internada com pressão alta devido a uma carta que recebeu com uma cópia impressa dos comentários. O “anão” Chico perdeu o emprego no Circo do Beto Carrero devido a publicação dessa foto em um jornal local de Minas. Aquela anã que está atrás da foto é a “Zefa”, uma pessoa maravilhosa, que trabalha em um buffet infantil aqui em Minas. Ela tem sido alvo de Chacotas por parte das crianças, que inclusive jogaram brigadeiro no cabelo dela logo após ela ter feito escova de chocolate no cabelo. Resumindo, já basta a nossa altura e ainda temos que nos sentir “anões”, diminuídos pelo preconceito alheio. Nossa classe está muito triste. Temos o Sebastião, que é nosso diretor de arte do circo..ele faz os cartazes e todos os anúncios de rodapé relacionado com nossa programação de atrações. Ele é um cara capaz e extremamente talentoso, porém foi pedir um emprego em uma grande agência de Minas e o Diretor de Criação da tal agência falou que antes de mostrar a pasta ele tinha que crescer um pouco mais na carreira.. Quer dizer.. Sempre as piadas de mal gosto. Nos ajudem! Parem de comentar sobre isso, por favor!
Sinceramente,
Anão Galego.
Sexta-feira, 1 de Setembro de 2006 - 15:02
Concordo com o pessoal que disse sobre o fato de a campanha não ser ofensiva. Pelamordedeus, não exagerem! Os anões sabem que têm baixa estatura, não é humilhação ou coisa parecida. A campanha é que foi ruim mesmo, mas não pelo fato de ter escolhido dois anões pra participar da ação. Como uns poucos disseram por aqui, vergonhoso mesmo é o prazo de conclusão do curso. Isso sim.
Sexta-feira, 1 de Setembro de 2006 - 15:26
Ah “galego” tenha dó…vc acha que aqui tem algum imbecil?? No minimo vc é da agencia que criou essa acao sem criatividade … tenha dó….
Sexta-feira, 1 de Setembro de 2006 - 16:35
Essa onda de politicamente correto já encheu, é osso ver um monte de gente de 1,8m tomando as dores dos anões… e qual o nome da agência?
Sexta-feira, 1 de Setembro de 2006 - 16:36
Não achei humilhante, é sim uma propaganda muito sem criatividade, mas tá valendo.
Sexta-feira, 1 de Setembro de 2006 - 16:37
E quem fica bancando o magoado pelos anões aposto que já morreu de rir com videos de anoes se machucado na net… se não riu é porque não viu
Sexta-feira, 1 de Setembro de 2006 - 18:03
ESCLARECIMENTO DA AGÊNCIA.
Sexta-feira, 1 de Setembro de 2006 - 18:07
Respondendo ao Adriano, o nome da agência é ID&A e fica em BH.
Sexta-feira, 1 de Setembro de 2006 - 18:59
Querido Leonardo, só tem um probleminha nessa história toda. o “anão” Chico e a “anã” Zefa ainda não receberam o cachê de 30 reais por dia que foi combinado. Você não acha exploração isso? Não acha preconceito?
Pense nisso.
Sexta-feira, 1 de Setembro de 2006 - 19:05
Mesma coisa que chamar um negro para servir de “mídia alternativa” para anunciante de café.
Sábado, 2 de Setembro de 2006 - 2:43
Sábado, 2 de Setembro de 2006 - 17:51
Engraçado, fico olhando esses posts ae falandodo curso na metade do tempo. Já é sabido que as faculdades roubam tempo do aluno. Não acho que seja necessário 4 anos pra aprender a ser publicitário, ou contador. A educação no Brasil é uma das mais atrasadas do mundo, eu achava que era por causa dos governantes que lucram com essa ideia, mas percebi que a ignorancia está na população mesmo. Sou formado em Design Industrial, Bacharelado em Publicidade e propaganda e em administração de empresas e mkt e com algumas pós. Acho que o sistema de ensino tem que ser revisto. Pros playboyzinho ae deixar 30mil numa faculdade é fácil (e não me venham falar de federal pq federal é pra rico). A idéia da campanha é boa, a execução é tosca mesmo, a camisa ficou grande, que dá a impressão de que o conteúdo (curso) não é suficiente. Se fosse melhor elaborada ficaria boa.
Sábado, 2 de Setembro de 2006 - 18:15
Caí da cadeira agora ao saber que a ação é da ID&A…. um agência que sempre admirei….
Gostei dos anões…mas esse trocadalhooooo socorro…o pior mesmo foi o na metade em destaque…rs nao basta fazer o trocadalho-tosco é preciso explicar =)
e esse ccsp…francamente ….tsc tsc
Domingo, 3 de Setembro de 2006 - 12:48
Não gostei muito da campanha não…o trocadilho até funcina, mas não parece ser muito interessante utilizar as características físicas dos anõe para que a campanha funcione…talvez pudesse ser escolhida uma outra forma…mesmo se utilizassem pessoas de baixa estatura, ficaria mais leve que utilizar anões.
Domingo, 3 de Setembro de 2006 - 18:38
Só pelo nº de comentários aqui, já deu para notar que a ação despertou a curiosidade de mtaaaaa gente!!! E vou ter que descordar da maioria… foi bem humorada, não expôs ninguém ao ridículo e, eu te pergunto, vc emprega um anão? Não é empregaria, pq grande parte das respostas seriam lindas e cheia de hipocrisia!
Se eles aceitaram fazer este “bico”, deve ser pq não estão empregados e precisando de grana! Saiu hoje (domingo, 03/09) na folha, as dificuldades que eles enfrentam no mercado de trabalho!
Segunda-feira, 4 de Setembro de 2006 - 0:08
Querido Leonardo, só tem um probleminha nessa história toda. o “anão” Chico e a “anã” Zefa ainda não receberam o cachê de 30 reais por dia que foi combinado. Você não acha exploração isso? Não acha preconceito?
Pense nisso.
Segunda-feira, 4 de Setembro de 2006 - 1:22
Idéia pouco trabalhada. Não é NADA demais.
Segunda-feira, 4 de Setembro de 2006 - 10:51
A idéia é muito ruim!
A associação ficou um tanto babaca!
Talvez se a criação tivesse expressado o conceito de outra forma…
Segunda-feira, 4 de Setembro de 2006 - 18:57
Caros, acho que esta agência é excelente para este cliente. Um cliente deste tamanho só pode aprovar essas criações mediocres. O caso não é os anões e sim a falta maturidade no mercado mineiro.
Segunda-feira, 4 de Setembro de 2006 - 19:04
Vocês não viram o outdoor com metade em branco. O mesmo conceito. Varejo? Sei não.
Segunda-feira, 4 de Setembro de 2006 - 22:16
auhauhuahua..do kraljho….mto escroto..mas mto..fz tempo q num vjo uma parada tão bizarra…ta de parabens o diretor de arte!ele é o kra!bom gosto acima de tudo!
Terça-feira, 5 de Setembro de 2006 - 10:57
Eu acho que deveriam monitorar esse anão até a sua morte…
Terça-feira, 5 de Setembro de 2006 - 11:38
FEDERAL É PRA RICO???
Oba! Acabei de ganhar na mega-sena e não tô sabendo!
Quarta-feira, 6 de Setembro de 2006 - 12:49
A idéia é ótima…
Bem ousado..
Agora se o curso de rápida conclusão é bom, isso é outra história…
Quarta-feira, 6 de Setembro de 2006 - 14:30
o problema não é o preconceito.
chega de usar anões, né? já teve naquela campanha dos alto-falantes, isso sem falar dos anões q apareciam no programa do Marcos Mion, lá no século passado.
Sexta-feira, 8 de Setembro de 2006 - 17:47
Sábado, 9 de Setembro de 2006 - 18:37
Então…
Ridículo e de muito mau gosto se aproveitar de uma deficiencia física de alguém para promover qq coisa, imaginem pessoas doentes de AIDS promovendo preservativos ou galera corcunda promovendo um novo curso de postura no esc.
Tal vez eles queriam copiar aquela propaganda onde aparece a safadona da novela passada com uma baixinha..rs .rs.
abraços
Terça-feira, 12 de Setembro de 2006 - 9:09
Vi um comentário neste blog sobre o mercado de trabalho X competência. Acho que existem muitos profissionais da area expondo suas opniões sobre esta questão, discordo que a maioria esteja escrevendo suas críticas são desempregadas, talvez a maioria sejam grandes profissionais.
Sexta-feira, 10 de Novembro de 2006 - 10:59
ridiculo , as pessoas tem confundido marketing de guerrilha com ações como essas que reforçam o preconceito contra minorias mais uma baboseira inventada por gente que nao tem a menor capacidade de transformar a publicidade em algo includente e cercado de valores positivos.
Sábado, 17 de Fevereiro de 2007 - 7:12
ebony legs spread porn
Sábado, 17 de Fevereiro de 2007 - 7:12
tramadol hydrochloride ultram
Sábado, 17 de Fevereiro de 2007 - 18:30
gay extreme piss thumbs
Domingo, 18 de Fevereiro de 2007 - 6:56
male strippers getting money from women
Domingo, 18 de Fevereiro de 2007 - 19:13
russian pervert porn
Sábado, 7 de Julho de 2007 - 14:24
A intenção parece boa, só poderiam ter usado uma forma de midia mais sofisticada doque apenas uma camiseta.
Anões ou não, qualqer pessoa poderia fazer esse trabalho, criativo foi quem colocou anões, e é claro, um anão chama mais ateção doque 10 pessoas comuns entregando panfletos.
Segunda-feira, 16 de Julho de 2007 - 16:44
Bom…uma pessoa levantou a hipótese de portadores de HIV fazer campanhas para o uso do preservativo, isso já existe e é mto válido,pessoas conscientes da sua situação e alertar outras….UMA COISA NÃO TEM NADA A VER COM A OUTRA!!! Quem tem q falar de ofensa é quem está na pele…dane-se quem quer tomar partido dos anões, pra mim todo mundo é a mesma coisa, baixo, alto, gordo…e se eles podem tirar partido disso pra ganhar um dinheiro tá mais do q bom!!! VAMO PARÁ DE DAR PALPITES SOBRE COISAS Q NÃO NOS DIZEM RESPEITO, CRIAR SENTIMENTOS NELES Q TALVEZ NÃO EXISTAM….é mto engraçado ver tanta gente doída!!! Somos publicitários…hj vc fala de alguma campanha alheia e amanhã falam da sua!! YUUHIII….é assim q funcionam as coisas!!!LEI DA SELVA…..se vc não come alguém, alguém vem e t come….WELCOME TO THE JUNGLE!!!!uhauhauha
Beijos a todos