LANGUAGE:

África do Sul, 2010

Terça-feira, 11 de Julho de 2006 | 10:15 am

Como o segundo post da história do Brainstorm #9, em 2002, foi comentando o logo da Copa do Mundo 2006, eu não poderia deixar de fazer esse registro.

No última sexta, em Berlim, a FIFA revelou o logo para a Copa 2010, na África do Sul. Segundo a entidade, além de ser um símbolo de esperança, a intenção é mostrar um país dinâmico e de olho no futuro, ao contrário das muitas percepções que as pessoas tem da África.

O que acharam?

Caregorias/Tags: Copa do Mundo, Esportes
Compartilhe:

48 Comentários para “África do Sul, 2010”

  1. Flavio Ozorio:
    Terça-feira, 11 de Julho de 2006 - 10:24

    Achei simplesmente muito bem feita… as cores… as texturas… e a simbologia… além do jogador ser negro, lembrando o continente africano, gostei da fonte tmb…
    ela parece muito com logomarcas antigas…
    Agradou muito!


  2. Leow:
    Terça-feira, 11 de Julho de 2006 - 10:43

    Curti, bem feita…

    Simples ;)
    O carinha podia ser mais estilizado.. so isso

    Aproveitando e mundando de assunto…
    Ja viram esse anuncio da Honda?

    Flw


  3. Bruno Pieroni:
    Terça-feira, 11 de Julho de 2006 - 10:49

    Peraí, todo logotipo de copa do mundo agora vai ser complicado assim? O que que aconteceu com a simplicidade? Por que que os logotipos das olimpiadas sao tao simples e elegantes e os das ultimas copas sao tao OVER? Blergh.


  4. José Freitas:
    Terça-feira, 11 de Julho de 2006 - 11:04

    Gostei!

    Os traços e a pintura lembram muito os logos antigos, tipo do México 70 e anteriores…

    Alias, no mesmo dia que foi anunciado o logo, as lojas da Adidas na Alemanha já vendiam uma camiseta com a estampa.


  5. Arthur:
    Terça-feira, 11 de Julho de 2006 - 11:06

    Muito legal as características da África que aplicaram à logo.

    Gostei…


  6. Rodolfo:
    Terça-feira, 11 de Julho de 2006 - 11:07

    Nesse momento de Design Minimalista, essas logos tem muitas formas, mas isso eh estilo.
    =/

    Gostaria de estar na apresentação da logo para ver a defesa da peça, logo de cara vemos muitos simbolos referindo a Africa, mas poderia ser um pouco mais simples.

    Quero ver o Mascote
    xD
    =P


  7. Grande Líder da Silva:
    Terça-feira, 11 de Julho de 2006 - 11:09

    “a intenção é mostrar um país dinâmico e de olho no futuro, ao contrário das muitas percepções que as pessoas tem da África.”

    Lembram do Lula falando que a capital da Namíbia nem parece África?


  8. Michel Amaro:
    Terça-feira, 11 de Julho de 2006 - 11:22

    ||||||||||||||||||||||||||||||||

    •Arte Moderna - bom
    •Um tanto over - ruim
    •Cores quentes/África - bom
    •A bola tem várias cores nas bordas - Ruim para diversas aplicações gráficas

    Nota - 8,5

    PS - A base azul integra a logo ou é uma moldura???

    Se integra a logo a nota cai para 7,5

    ||||||||||||||||||||||||||||||||


  9. Sem identificação:
    Terça-feira, 11 de Julho de 2006 - 11:27

    Só porque é na Africa o carinha tem que ser negro??????????????????????????????????

    Acho que as pessoas ainda são muito preconceituosas.

    Sem comentários…


  10. Paulo:
    Terça-feira, 11 de Julho de 2006 - 11:28

    O que eu mais gosto no logo é que representa todo o continente Africano e não somente o país sede, uma união muito legal, principalmente para uma região tão devastada por guerrilhas civis.


  11. Bruno:
    Terça-feira, 11 de Julho de 2006 - 11:35

    Foi o sobrinho do Joseph Blatter que fez.


  12. edo:
    Terça-feira, 11 de Julho de 2006 - 11:58

    Melhor que o logo nojento dessa copa. Mas mesmo assim eu não gosto. Esse canto azul que dá mais destaque pro nome da fifa do que o lugar do torneio. A fifa quer aparecer mais que a competição.


  13. edo:
    Terça-feira, 11 de Julho de 2006 - 12:02

    Pergunta:
    Quem fez essa lindeza?


  14. Pedro:
    Terça-feira, 11 de Julho de 2006 - 12:23

    Logo de primeira idéia.


  15. MELENUDO:
    Terça-feira, 11 de Julho de 2006 - 12:28

    bom, pensando no futuro e chutando a bola pra trás.. mas quanto a isso sem problemas pq fecha com toda a forma que tem a logo que é a África..

    e quanto ao cara ser negro..

    ele não é negro, é só contorno de um corpo…


  16. Dirceu:
    Terça-feira, 11 de Julho de 2006 - 12:48

    Acho isso uma bobagem. O cara é negro pq a maioria da população da África é negra. Da mesma forma que no Japão são japoneses e na China são chineses.

    Vcs querem ver preconceito em tudo, isso sim é o verdadeiro preconceito. Vamos assumir nossas identidades.

    Agora, concordo, é logo de primeira idéia.


  17. Riccioppo:
    Terça-feira, 11 de Julho de 2006 - 13:01

    No quesito “ao contrário das muitas percepções que as pessoas têm da África”, deixaram muito a desejar.
    É justamente o logo que todos nós esperaríamos de uma copa na África. Não gostei.


  18. Spoks:
    Terça-feira, 11 de Julho de 2006 - 13:28

    Bem…bem…bem…africano!


  19. fabio:
    Terça-feira, 11 de Julho de 2006 - 13:31

    o cara vai chutar a bola ou a taça, que esta estilizada dentro de uma bola?


  20. marianna:
    Terça-feira, 11 de Julho de 2006 - 13:32

    ponto pra eles. =)


  21. Gustavo:
    Terça-feira, 11 de Julho de 2006 - 13:32

    Nao gostei muito. Achei Um pouco poluido (como a maioria de logotipos de grandes eventos esportivos). Concordo com quem disse que o logo da FIFA tem destaque demais. Tambem acho que o boneco nao eh negro, mas sim uma silhueta somente.
    Gostaria de saber se essa copa tem algum slogan, um conceito, como a da Alemanha tinha “Eh tempo de fazer amigos”, o que justificava os rostos sorrindo no logotipo.


  22. Spoks:
    Terça-feira, 11 de Julho de 2006 - 13:36

    E frmz, apagaram meu post…
    Dá nd…
    Bunito o logo…


  23. Felipe Ranieri:
    Terça-feira, 11 de Julho de 2006 - 13:45

    Gostei tbm, achei simples, bastante objetivo e bem relacionado com o propósito.

    Abraços!


  24. Ivan:
    Terça-feira, 11 de Julho de 2006 - 14:19

    Acho que a idéia foi bem legal, principalmente na parte das cores, mas o desenho poderia ser simples e ao mesmo tempo mais bem estilizado. Não sei pq, mas esse boneco me lembro algo do Modernismo brasileiro.

    Nota 7,5


  25. and®é:
    Terça-feira, 11 de Julho de 2006 - 15:12

  26. mané:
    Terça-feira, 11 de Julho de 2006 - 15:34

    no logo o desenho das linhas formam o mapa da africa? o carinha ta caido no meio do continente.


  27. daniel:
    Terça-feira, 11 de Julho de 2006 - 15:41

    Afora opiniões pessoais, que podem divergir, acho que vale levantar os problemas técnicos da marca, apontados acima, ao invés de ficar nessa de “gostei e não gostei”:

    - Agora imagina como fica esse troço em Pb…
    - Sobre os detalhes, imagina essa marca na tv, no cantinho, enquanto alguém dá uma entrevista pra copa. A bola, os textos, e o treco azul ali em cima vão desaparecer. Não esqueçam que tv tem resolução baixa. O tempo do HDTV ainda não chegou.
    - Aplicações em internet sofrerão do mesmo problema
    - A fonte é o cliché de fonte “tribal”, pastiche mesmo. Fica ao critério de vcs julgar se isso é preconceituoso (ainda enxergar a África com o cliché de tribos) ou interessante. Porém, acho que seria interessante se fosse realmente uma fonte baseada em escritas pré-históricas ou populares. Esse pastiche ae… sei não.
    - Como bem observado, o fifa está destacado demais. Pra mim, só mostra o desprezo da fifa, marcadamente europeia, pelo país sede. Uma comparação com marcas anteriores deixa isso ainda mais explícito.


  28. Júnior W:
    Terça-feira, 11 de Julho de 2006 - 16:50

    Legalzinho.


  29. karl mx:
    Terça-feira, 11 de Julho de 2006 - 17:33

    Tá poluído demais!


  30. Maria Joana:
    Terça-feira, 11 de Julho de 2006 - 18:05

    Fiquei imaginando a leitura da logo quando reduzida a 3,0 cm de altura…


  31. Sergio Eidi:
    Terça-feira, 11 de Julho de 2006 - 18:51

    Gostei não…
    Vou acabar repetindo o que todo mundo falou, mas é muito over, muito colorido, tem vários elementos “plain” mas a bola tem ‘relevo’… Misturaram elementos modernos com tribais, e até faz sentido no conceito, mas não ficou bom no papel.

    Aliás, precisava ter um jogador, uma bola e o contorno do continente pra falar q é um logo de Copa? Interessante mesmo seria dizer que é COPA sem usar os clichés.

    E eu gostei do logo da copa da Alemanha… achei melhor do que os logos dos 8 mundiais anteriores.

    Vamos ver os mascotes!


  32. Andrey Rodrigues:
    Terça-feira, 11 de Julho de 2006 - 20:52

    Concordo com quem falou que parece uma logo antiga, quando ainda nem existia Macintosh… lembra México 70, Suécia 58.

    Quanto ao conceito… eu devo ser muito ignorante, porque não consigo enxergar nada além de cores berrantes representando os panos e bandeiras da áfrica. Modernidade, futuro, combate ao racismo, incentivo às economias africanas… isso também está lá? Só o doutor em semiótica e presidente da Fifa Joseph Blater consegue enxergar (fumando uma boa erva africana)


  33. R. Caiano:
    Terça-feira, 11 de Julho de 2006 - 21:27

    Eu vivo em Portugal e hoje mesmo vi no telejornal que o autor do logo é descendente de portugueses e tem inculsive a nacionalidade dos pais apesar de ser natural da Africa do Sul. Eles mostraram parte de uma daquelas entrevistas via telefone. Ele basicamente vendeu o logotipo da mesma forma que o logotipo se venderia a si mesmo. “…Representa a África, o jeito africano de jogar, (o chute de bicicleta… deve ser recorrente por la, não sei) as cores são as da bandeira sul-africana…”
    O boneco parece-me inspirado numa figura rupestre… talvez tribal apenas… mas julgo que o local justifica o estilo.
    Concordo com todos os que dizm que está demasiado atabalhoado…
    Acho que um logo não é uma história. É um título.

    Abraços


  34. Felipe:
    Terça-feira, 11 de Julho de 2006 - 22:17

    Tomara que a qualidade do futebol seja melhor que a da logomarca.


  35. Eduardo:
    Quarta-feira, 12 de Julho de 2006 - 9:28

    Só pra constar, algo que ouvi, e não vi ninguem comentando aqui…

    A Africa do Sul, querendo mostrar que essa copa não é dela, e sim de todo o continente africano, estilizou no logo o continente… atrás do boneco (que pra mim também não é negro, é apenas uma silhueta, iPod Style, e mto torto pro meu gosto) que fica entre as tirar verdes..

    Abraços


  36. artur:
    Quarta-feira, 12 de Julho de 2006 - 9:37

    Parece espelho de puta. Gosto do logo do pan-rj-2007. Limpo, objetivo.


  37. Antonio:
    Quarta-feira, 12 de Julho de 2006 - 10:03

    Poluído demais. E o círculo com o símbolo da taça ali perto do pé do hominho é um grande problema. Ela está em mais destaque do que a bola. Visto de longe, a bola pode sumir entre os elementos super coloridos e a pessoa realmente deduzir que a bola é o símbolo da taça.


  38. Mauro:
    Quarta-feira, 12 de Julho de 2006 - 12:15

    Podia ser bem melhor, hem. O jogador está estilizado demais e acaba até se perdendo na imagem. Less is more — isso sempre vale para logotipos tb. Pelo menos tem movimento. A fonte é estática demais e lembra muito comics, história em quadrinhos.

    Mas o logo da Alemanha tb é de doer.


  39. Mauro:
    Quarta-feira, 12 de Julho de 2006 - 12:34

    Uma coisa curiosa aqui nesse site — quem são essas pessoas que postam comentários?

    São estudantes, profissionais? Por alguns comentários, dá pra perceber que é gente da área com informação e bagagem. Mas outros parecem paraquedistas —

    E um outro dado interessante — quem critica sempre consegue se justificar e explicar a crítica. Ao contrário de quem elogia.


  40. Água...:
    Quarta-feira, 12 de Julho de 2006 - 17:34

    Nossa, quantos comentários técnicos!
    Concordo que tem muitas coisas no logo, mas acho que se encaixaram bem. Gostei do resultado, da fonte escolhida e tal…
    Agora, quanto ao comentário de o cara ser negro, não foi sério.. foi?


  41. thiago:
    Quinta-feira, 13 de Julho de 2006 - 0:04

    “Só porque é na Africa o carinha tem que ser negro??????????????????????????????????

    Acho que as pessoas ainda são muito preconceituosas.

    Sem comentários…”

    nao seu burro! os negros vieram do polo sul! do polo norte!
    nao é questao de racismo.
    é a mesma coisa de deixar que o povo da asia tem olho puxado, é racismo?
    puts como tem cara ignorante…


  42. capocci:
    Quinta-feira, 13 de Julho de 2006 - 12:39

    Gostei do logo, só achei o fifa ta mais destacado que o restante.
    Gostei das cores, achei a forma do carinha muito trabalhada..acho que poderia ser mais estilizada.
    Em relação ao que falaram que vai ser dificil aplicar esse logo em outro tipos de midia….isso nao importa..é logo de copa do mundo…o que vale é a arte, a ideia, a emoção que o logo passa…quem for aplicar o logo que se vire.
    Se o cara for fazer o logo da copa pensando como vai ficar em pb ou em fundo azul etc…nao sai logo nenhum.


  43. M4rK1nH0s:
    Quinta-feira, 13 de Julho de 2006 - 16:39

    A parte azul da fifa representa a onda europeia que vai passar como um tsunami e arrastar a africa e seus jogadores escolhendo resultado de jogos e trabalhando de forma preconceituosa como sempre foi…


  44. Lucio:
    Quinta-feira, 13 de Julho de 2006 - 17:02

    Eu achei legal o logo, tem movimento, so não gostei da fonte, achei muito primaria,.. e como o logo quer passar futuro não usaria esse tipo de tipologia!


  45. Lucio:
    Quinta-feira, 13 de Julho de 2006 - 17:06

    Achei o logo legal, com movimento, bem feito. só não achei a fonte adequada, achei que como a marca quer passar um ideia de progresso, não poderia usar esse tipo de fonte!


  46. Samir Taiar:
    Sexta-feira, 14 de Julho de 2006 - 20:42

    concluindo… gosto pra logo é igual bunda…
    cada um tem a sua…
    concluindo 2— endo assim.. qquer merda q n assuste tah valendo
    concluindo 3 - como isso é estimulante


  47. Fábio:
    Segunda-feira, 17 de Julho de 2006 - 9:58

    É muito fácil criticar, mas o difícil é fazer melhor!

    Muito bom o logo! Ótima escolha da tipologia!


  48. erisson:
    Terça-feira, 24 de Julho de 2007 - 11:35

    pessoal,
    essa moldura branca é padrão da fifa, ela criou pra colocar em todos os logotipos de seus jogos (sub-17, copa do mundo feminina, sub-21 do canadá) deêm uma olhada no site da FiFa.
    sendo que aquela tacinha, simbolo da copa da korea/japao, é substituida pelos respectivos simbolos de cada caegoria.



Arquivo por Data
* 2008: Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
* 2007: Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
* 2006: Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
* 2005: Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
* 2004: Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
* 2003: Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
* 2002: Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec


Categorias Principais
AVISO: O sistema de comentários é disponibilizado aos usuários do Brainstorm #9 exclusivamente para a publicação de opiniões e comentários relacionados ao conteúdo deste site. Todo e qualquer texto publicado na internet através do referido sistema não reflete, a opinião deste blog ou de seus autores. Os comentários aqui publicados por terceiros através deste sistema são de exclusiva e integral autoria e responsabilidade dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste site reservam-se, desde já, ao direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos, de alguma forma prejudiciais a terceiros, ou que tenham caráter puramente promocional.