O Código da Vinci *
Comparar adaptações para o cinema de obras literárias, discutindo suas diferenças, nunca leva a lugar nenhum. Todos sabem que são linguagens distintas e por isso mesmo chamamos de “adaptação”. O problema é que, como produto cinematográfico, “O Código da Vinci” é ruim, muito ruim.
Chega a ser constrangedora a forma como o diretor Ron Howard e o roteirista Akiva Goldsman tentam condensar o livro de Dan Brown em pouco mais de duas horas de filme. Duas horas essas, que parecem intermináveis e imensamente cansativas. Olhar no relógio para saber se o filme está acabando, é lembrar que estamos numa sala de concreto olhando para uma tela.
O roteiro é confuso, com temas e fatos que vão sendo salpicados na tela sem ligação aparente. Para quem não leu o livro, a pergunta “porque isso está acontecendo?” permanece durante toda a projeção. Da mesma forma, os personagens são superficiais, parecendo apenas bandidos e mocinhos numa perseguição enfadonha.
Se no livro entendemos a dimensão de cada um deles e estabelecemos um relacionamento com os personagens, nos importando com eles, no filme isso nunca acontece. Felizmente, “O Código da Vinci” fica um pouco mais interessante a cada vez que o (sempre) excelente Ian McKellen aparece em cena (e semana que vem tem Magneto novamente…).
De qualquer forma, uma adaptação cinematográfica não deve depender do conhecimento prévio do material original por parte do público, mesmo que isso sempre enriqueça a experiência. E é por isso que filme de Ron Howard não se sustenta em momento algum, estando fadado a cair no esquecimento caso não fosse as bobagens ditas por fanáticos religiosos.
43 Comentários para “O Código da Vinci *”
| Hoje no Passado |
- 2007: Batman: Dark Knight | Coringa — A estratégia de divulgação do filme “Batman: Dark Knight”, dirigido por Christopher Nolan e com estréia prevista para Julho de [...]
- 2007: Exército da Salvação | Provador — Fantástica idéia para o Exército da Salvação criada pela JWT da Argentina. Em parceria com lojas de varejo de moda, [...]






































Domingo, 21 de Maio de 2006 - 16:46
Apesar de demasiadamente superficial, a adaptação da obra de Dan Brown “O Código Da Vinci” funciona bem como um descompromissado filme de mistério com pitadas de ação. Para os fãs do obra, a compreensão se torna bem mais fácil, por outro lado, o resultado não deixa de ser um pouco frustrante. Vale mesmo pela curiosidade.
cinemacomrapadura
Concordo plenamente com ambos os sites.
Domingo, 21 de Maio de 2006 - 22:28
Na verdade foi feito mais alarde do que o necessário, isto é, nada melhor do que a má propaganda.
Domingo, 21 de Maio de 2006 - 22:36
Acabei de chegar da sessão.
Sinceramente fiquei muito decepcionado com o filme; eu não esperava algo maravilhoso, mas o que vi foi simplesmente deplorável. O roteiro e a direção e a atuação* são pífios.
*exceção para Ian McKellen e (talvez) Jean Reno
Segunda-feira, 22 de Maio de 2006 - 7:13
Eu não li o livro, mas não achei o filme tão ruin assim não… vendo pelo lado SÓ do filme.
Heheh, é complicado, nunca é oq todos esperam, ja perceberam isso?
Segunda-feira, 22 de Maio de 2006 - 8:11
Realmente, é um crime que um livro tão excelente seja transformado num filme tão ruim… ah, façam-me o favor, LEIAM e ASSISTAM coisas DECENTES. Assim quem sabe vocês deixam de ser BURROS e de falar tanta besteira.
Ano passado a Lindinha leu esse livro (eu não tive paciência de passar nem da página 20) e gostou tanto que tive que levá-la para a Europa, quando fizemos um tour pelos locais mostrados no livro. França, Escócia… ah, que beleza. Mas ela tem ainda está fazendo o ensino médio. Já vocês… bem, na verdade não ficam muito atrás.
Segunda-feira, 22 de Maio de 2006 - 8:19
Fui assistir ontem. ADOREI… acho que o BURRO sou eu, mas gostei muito do filme (de verdade). Como não li o livro, não perco tempo comparando um com o outro e me preocupo apenas em me divertir durante algumas horinhas no cinema.
O curioso é que minha irmã e eu discutíamos exatamente isso antes de chegar ao cinema. E o que eu dizia pra ela é que os críticos de cinema me parecem atores frustrados… hehe. Estão sempre prontos a “meter o pau” em algo que não fizeram.
Como eu costumo dizer sempre, quem tem a caneta escreve o que quer, né? Afinal, o papel aceita tudo…
Só para concluir, na minha opinião, as contribuições históricas para o cinema de atores como o Tom Hanks - por exemplo - deveriam atribuir-lhe o status de “incriticável”.
Abraços,
Segunda-feira, 22 de Maio de 2006 - 8:46
Fiquei sabendo q a “Lindinha” foi vista numa festa tupiniquim em Perdizes, é verdade?
Segunda-feira, 22 de Maio de 2006 - 8:53
Segunda-feira, 22 de Maio de 2006 - 9:34
O filme dói de tão ruim
Segunda-feira, 22 de Maio de 2006 - 9:43
Filme “Meia Boca”…
Como não li o livro, não tenho condições de fazer uma comparação Livro X Filme…
Considerando todo o alarde criado pela mídia em torno do livro, porém não criando expectativas por isso, resolvi conferir o filme na primeira sessão…. e não me arrependi…. não tinha o que fazer mesmo!!
Embora o filme seja mediano… ele consegue prender a atenção tendo, de certa forma, uma trama legal e tal…….
Tirando isso, o filme não surpreende e não fica a frente dos telespectadores… sendo possível “descobrir” facilmente os acontecimentos que se sucedem…..
Para uma momento sem ter o que fazer é um boa pedida… Mas só neste caso!!
Segunda-feira, 22 de Maio de 2006 - 10:03
Ir ao cinema com os sentidos apurados para a crítica é perda de tempo. Em meio a tanta confusão em nossas vidas, porque não vamos apenas nos divertir? Nos envolver em ficção (ou realidade) apenas para nos distrair e não “pagarmos uma de críticos de cinema”. São comentários baseados em conhecimento nenhum ou algum de vocês é formado em cinema?
Bom, como todos fizeram seus comentários, está escrito o meu. Um ótimo filme. Dentro de 4 paredes de concreto, olhando pra uma tela, esqueci do mundo caótico em que vivemos.
Segunda-feira, 22 de Maio de 2006 - 10:31
mrcksn, que bom que você esqueceu do mundo. Quando eu ( e pelo visto um monte de gente ) diz que não gostou do filme é justamente porque não foi tragado para dentro da trama, como acontece com os filmes indiscutívelmente bons.
Honestamente, eu esperava mais de um filme baseado em um best-seller com 60 milhões de cópias vendidas.
Segunda-feira, 22 de Maio de 2006 - 10:52
Já assistiu algum filme em que alguém já te contou a história e pior, o final?
Pois talvez isso explique o fato de pessoas que leram o livro terem se decepcionado com o filme.
Veja que o pessoal que gostou do filme é justamente a galera que não leu o livro. Então dizer que não gostou do filme é um tanto…não consigo encontrar a palavra.
Tudo bem que existem adaptações que são ótimas como “O silêncio dos Inocentes”. Mas no caso eu, que havia lido o livro, não me apeguei ao fato de saber o que iria acontecer e sim em como eles fariam as cenas que eu havia imaginado na leitura.
Segunda-feira, 22 de Maio de 2006 - 11:06
o filme é uma bosta
só salva a tautou (sei lá o nome da amelie poulan).
Segunda-feira, 22 de Maio de 2006 - 11:29
Se matem!
Hehe, é engraçado ver tudo isso, esse monte de criticas boas e ruins e tal.No fundo é aquilo mesmo, foda-se se é bom ou não, olha a bilheteria do filme, sera q o cara ta preocupado com tudo isso aqui… aueuauheAUHAEUHAEUHAEuhaehueHUEAE!!Só to falando isso pq é aquela coisa, falando bem ou não, estamos falando…ja foi falado isso ali em cima.
OLha, eu tb so assim, entro no cinema e esqueço do mundo, viajo no filme, crio filosofias minhas, depois saio e continuo a vida.Adoro filmes, mas ficar encanando com isso…. se mata então, problema seu, a vida é sua.
Aliás, encanar com oq vale a pena??
Segunda-feira, 22 de Maio de 2006 - 13:01
podemos fazer como o fejão e não nos encanar com nada, exceto com o que as pessoas postam aqui noblog, que o preocupou tanto a ponto de postar a baboseira acima.
Segunda-feira, 22 de Maio de 2006 - 13:25
Pela primeira vez em toda minha existência eu literalmente DORMI no cinema… hahaha
E pelas pouca partes que assisti só tenho a lamentar… péssimo!
Um prensadão de informações perdidas. Nenhum ator foi capaz de segurar o personagem. Aquela era a mesma Sofie do livro?? rs
A única coisa que valeu meus 16 reais do ingresso foi ver os detalhes do Louvre, Saint Sulpice, etc. Se bem que com as perfeitas descrições de Dan Brown nem era preciso ver com os olhos…
Fora que não apresentar o romance dos dois é inadmissível.
Esse filme foi um erro dos grandes.
Segunda-feira, 22 de Maio de 2006 - 13:25
não vi ainda, mas é sabido que adaptações são bem arriscadas de fazer . o que me impressiona é vc dar 1 estrela pro ‘código davinci’; enquanto dá 5,5 pro ‘v de vingança’; que convenhamos, não é lá uma boa adaptação também . eeeeeenfim .. vou pagar pra ver, né . ;D
Segunda-feira, 22 de Maio de 2006 - 13:47
Victor,
Mas é que na verdade, eu falo do “V de Vingança” como obra cinematográfica, até pq eu não li as HQs de Alan Moore. E como filme achei fantástico.
Roteiro inteligente, com produção hollywoodiana e um personagem que vc realmente se importa e torce por ele. Esse sim, eu esqueci que estava numa sala de cinema.
Quero que saia logo em DVD.
Segunda-feira, 22 de Maio de 2006 - 13:51
Pô, não li o livro e tô louco pra ver o filme. Mas o que eu já ouvi de opiniões distintas sobreo o filme. Tanto da mídia quanto do público. Tá 50/50. Tem gente que gostou, tem gente que odiou. Tem crítica dizendo que quem leu o livro vai odiar o filme, tem crítico dizendo que só entende o filme se já leu o livro. Vou assistir essa semana e tomara que essa p***a preste!!!
Segunda-feira, 22 de Maio de 2006 - 13:53
Cara, eu li o livro e realmente e inevitavelmente criei muiiiiita expectativa para o filme. Quando assisti o filme tive uma sensação meio de frustração… achei q faltaram muitos detalhes importantes, q ficou meio atropelado e as vezes cansativo…mas ao mesmo tempo é sompreensível, pq é uma história com muitos detalhes q não tinha como serem reproduzidos num filme de duas horas meia! para ser fiel ao livro precisaria de pelo menos umas 5 hrs! rsrs Mas o q aconteceu foi q enxutando os detalhes a história ficou meio sem graça! Acho q para quem não leu o livro ficou um pouco difícil de acompanhar…acho q deixou uns buracos na mente dos q não leram o livro…enfim…Não o filme não se compaaaaara ao livro em todos os quesitos, principalmente EMOÇÃO! Po no livro vc tem tempo de desconfiar de vários personagens! até o dono do banco eu desconfiei!!!! no filme não dá tempo! Enfim…já escrevi muito!
Essa discussão livro X Filme vai dar pano pra manga! rsrsrs
Segunda-feira, 22 de Maio de 2006 - 14:38
cara…. n li o livro… e kero ver o filme…
pra tirar a minha própria conclusão…. a maior maniera de lucrar com bilheterias… é assim… criando polêmica… esse já entrou para a história
Segunda-feira, 22 de Maio de 2006 - 15:47
Ia escrever exatamente o que a Tatiana escreveu!
Li o livro, vi o triller criei uma expecitativa gigantesca em cima do filme, comprei ingresso antecipado pro cinema( me desculpe carol mas eu paguei 12 reais! credo 16 por um ingresso de cinema?? onde é isso?)e acho que faltou algo do gênero do “ohhhhh”. é muita informação pra pouco tempo de Filme, quem não leu o livro, e viu o filme deve ter ficado bem confuso em relação as milhares de informações que eles literalmente “socaram” em 2 horas e meia de filme, até eu que li o livro fiquei meio perdida em algumas cenas.
Já tinha lido as críticas em jornais e revistas, e comperei o ingresso com um pé atrás, e acabei por oncordar com algumas críticas, tanto positivas qto negativas…
Tom Hanks que me desculpe mas o Ian McKellen dá de 10 à 0 nele Como disse um amigo meu “parece que ele queria que aquilo tudo acabasse logo”. E a Atriz que faz a Sophi ( não me lembro do nome dela agora)tão sem sal…
Segunda-feira, 22 de Maio de 2006 - 15:48
Ia escrever exatamente o que a Tatiana escreveu!
Li o livro, vi o triller criei uma expecitativa gigantesca em cima do filme, comprei ingresso antecipado pro cinema( me desculpe carol mas eu paguei 12 reais! credo 16 por um ingresso de cinema?? onde é isso?)e acho que faltou algo do gênero do “ohhhhh”. é muita informação pra pouco tempo de Filme, quem não leu o livro, e viu o filme deve ter ficado bem confuso em relação as milhares de informações que eles literalmente “socaram” em 2 horas e meia de filme, até eu que li o livro fiquei meio perdida em algumas cenas.
Já tinha lido as críticas em jornais e revistas, e comperei o ingresso com um pé atrás, e acabei por oncordar com algumas críticas, tanto positivas qto negativas…
Tom Hanks que me desculpe mas o Ian McKellen dá de 10 à 0 nele Como disse um amigo meu “parece que ele queria que aquilo tudo acabasse logo”. E a Atriz que faz a Sophi ( não me lembro do nome dela agora)tão sem sal…
Segunda-feira, 22 de Maio de 2006 - 15:55
Eu gostei bastante do livro. É uma obra de entretenimento, que garante boas horas de diversão. Da mesma forma é o filme. Confesso que já fui assistir contaminado pelas críticas negativas. Mas depois percebi que não passavam de intrigas da oposição. O filme é pura diversão também. Niguém vai assisti-lo à procura de grandes atuações (tá, o Ian Mckellen rouba a cena, mas o cara é foda mesmo). E não é preciso ter lido o livro para entender o filme. Assisti com algumas pessoas que não o leram e elas sacaram tudo tranqüilamente. Só é preciso um pouco de inteligência, coisa que muita gente que comenta aqui não tem.
abraços
Segunda-feira, 22 de Maio de 2006 - 16:04
Concordo com o Bruno Boer Silva, o and®é falou e disse, o Ronald não tem opinião e tá falando da boca pra fora, o mrcksn mandou ver, enfim não vou ler todos os comentários…
eu li o livro e gostei do filme, os críticos em Cannes, são apenas críticos, pessoas que não conseguiram ser o que queriam, não conseguiram ser os diretores do filme, então viraram… CRÍTICOS!!
ohhh eu li o livro, minha mãe não leu, nem meu pai, e nem minha irmã, e eles entenderam tudo! acharam muito bom…
pegar um livro desses e colocar em menos de 3h de filme é realmente cabrero, mas foi de arrepiar, e tem o lance que na minha opinião, o papel de Robert Langdon pro Ton Hanks foi muito fraco, foi um personagem sem muita ação, não usou o potencial que o ator pode dar… e aí ficou fraco.
mas não tenho críticas.
vlw
Segunda-feira, 22 de Maio de 2006 - 16:07
tô querendo ver só por causa do McKellen.
Segunda-feira, 22 de Maio de 2006 - 16:32
O Filme é realmente decepcionante.Milhares de enigmas são lançados o tempo todo, todos abordados de maneira superficial de modo que o telespctador nem consegue ficar realmente intrigado.As soluções para os enigmas aparecem ainda pior, são superficiais, bobas e dadas rápidas demais.Além disso há muitas ceninhas de ação forçadas, dignas de missão impossível.Sem contar as muitas vezes em que o casal protagonista se vê completamente sem saída, com uma arma em direção a eles,e escapa cada vêz de uma maneira mais imbecil. Para os que leram o livro uma total decepção, e para os que não, uma estórinha superficial e por vezes confusa.
Segunda-feira, 22 de Maio de 2006 - 16:32
ai ai…. todo mundo já falou muito… a crítica, vcs, cannes…
mas a verdade doi. o filme é uma m#*%@!!!! mas, um m#*%@ muito da mal feita…..
E não por que é adaptação de um livro complexo. Outros tantos livros (muito mais complexos, inteligentes e cheios de detalhes - pelamordedeus neh gente) já foram transformados em filme, com muito brilho e sucesso. Mystic River, só p. citar um caso, entre tantos outros.
O CV tem um problema grave de direção. Atores incríveis estão mal dirigidos. E óbvio isso acaba por derrubar o filme, não tem jeito. Nem o meu querido “profissional” Jean Reno se salva. Audrey Tautou coitada… vai ser p. sempre Amelie Poulan…
Outra coisa péssima é o roteiro. O filme é quase esquisofrênico com relação aos mistérios e descobertas de Robert Langdon e sua turminha….
na minha humilde opinião perderam a grande chance de fazer um filme bacana com um tema que já tava na boca do povo. tinham a faca e o queijo na mão e nao souberam aprovietar a oportunidade….
simples assim
PS - Tom Hanks vai ser eleito o coxinha do ano depois desse filme!!!!
Terça-feira, 23 de Maio de 2006 - 5:42
“…estando fadado a cair no esquecimento caso não fosse as bobagens ditas por fanáticos religiosos.” Merigo.
E a sony agradece. rsrs
Tenho certeza que muita gente só foi ver o filme por causa da polemica em torno do livro e do filme. Inclusive gente que não teve paciência de ler a obra de Dan Brown.
Mais de 220 milhões de dolares em 3 dias? Foda-se as criticas. hehehehe
Terça-feira, 23 de Maio de 2006 - 8:40
Terça-feira, 23 de Maio de 2006 - 8:48
Lennon, você é o filho do Pesca? Sou o filho do Sidon… se for você será mesmo uma tremenda coincidência ter concordado com o que eu escrevi… hhehhehe… abrasss
Terça-feira, 23 de Maio de 2006 - 9:59
É impossível fazer um bom filme com matéria-prima ruim. O livro pode até ter uma idéia original e interessante, mas é muito mal escrito.
Terça-feira, 23 de Maio de 2006 - 11:01
Eu gostei.
Quarta-feira, 24 de Maio de 2006 - 19:42
Cheguei agora do cinema. Decepcionado.
Tudo está errado, desde o cabelo almofadinha do tom hanks até o albino loiro.
Amigos, o filme foi assassinado, a história central, a trama que daria a coesão da história foi hjogada no lixo.
Faltou o beijo no final! Faltou a coragem dos produtores!
De repente lembrei das minhas aulas de técnica de resumo no ginásio e percebi que o filme não é uma adaptação, mas um resumo mal feito de uma grande obra.
Quinta-feira, 25 de Maio de 2006 - 0:42
e tudoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo o fimel …. vcs q nao sao culta ta desculpas …….adorei a forma que foi tratada o opus day
Quinta-feira, 25 de Maio de 2006 - 11:01
Nãio concordo caom a su aopinião. O filme foi muito bom! Está certo que tem alguns percalços, mas nem por isso deixa de ser interessante. Prende do início ao fime e foi bem fiel ao livro. Isso sim é válido.
Quarta-feira, 31 de Maio de 2006 - 15:23
Caramba… eu akabei di vim duh cinema… e estou decepsionada cum essi filme, além deu num intender nada pq é legendado… as imagens num me passaram nada, e amanhã tenhu ki fazé um resumo e uma resenha sobre uh filme, e num intendi porcaria nenhuma..
¬¬
Agora to venu na net se achu alguma coisa pá eu ler neah.!!!
Domingo, 9 de Julho de 2006 - 0:13
Fiquei mto triste, o filme foi um resumo frenético dos acontecimentos sem emoção, sem paixão, sem envolver o espectador, no livro vc torce pelos dois, vc tenta adivinhar, vc se emociona e no final chora. No filme esqueceram o Irmão de Sofia…isto foi lamentável.
Terça-feira, 11 de Julho de 2006 - 17:04
O filme foi horrível, boa parte se passa no escuro, talvez para esconder erros.
Nao senti nada de emoçao, pelo contrário foi fraco, fraco.
Domingo, 27 de Maio de 2007 - 11:07
até que foi interessante, um pouco longo por se tratar de um assunto já conhecido, que é o poder da igreja, mas valeu apena.
Quarta-feira, 1 de Agosto de 2007 - 19:17
esse filme foi uma merda foi @!$#@¨¨$%¨#¨#¨/$¨##%$#¨%#$¨%{fvytddty
Quarta-feira, 8 de Agosto de 2007 - 16:12
pow eu assisti o filme horas dpois de terminar de ler o livro e tenho q dizer q me decepcionei bastante…
tá certo q naum dá p/ botar tds os detalhes q nos dão tanta vontade de continuar lendo o livro no filme…+ tenho certeza q poderia ter sido melhor…
praticamente tds as pessoas q eu conheço q viram o filme + num leram o livro ,amaram o filme…de certa forma concordo c/ elas pois a historia central do filme,obviamente,eh mt boa.Porém,sabendo q tantos detalhes q dariam mt + brilho a essa obra cinematografica foram descartados,sinto-me encapacitada de considerar esse filme um dos melhores q já vi.
Além de q a atuação de varios atores exlentes presentes no filme podia ter sido melhor explorada e assim trazer mais “sentimento” ao filme
Bom,apenas acho q o filme poderia ser melhor,não acho q foi horrivelmente ruim,apenas fikou faltando algo….