LANGUAGE:

Bundamolismo

Quinta-feira, 16 de Fevereiro de 2006 | 6:28 pm

Você sabe o que é bundamolismo? Talvez você não tenha percebido, mas o mercado publicitário brasileiro foi dominado por esse terrível mal.

Assista abaixo ou acessando aqui.

| UPDATE: Não vou entrar no mérito da qualidade do viral. Primeiro porque não seria capaz de ser imparcial nesse sentido, e outra porque ele não foi feito para ser engraçado e apenas isso.

Porém, vocês não concordam que a publicidade brasileira está carecendo de ousadia, de inovação, frescor? A culpa não é de alguém, é culpa é de todos nós. Tanto publicitários, como anunciantes, Conar e até estudantes de comunicação são culpados pela falta de criatividade e o falso moralismo que está instalado no mercado.

Não é preciso ir muito longe pra descobrir porque nosso trabalho está ficando aquém do prestígio que o Brasil sempre teve em publicidade. Basta observar o que está sendo feito mundo afora, em agências independentes que, por ousarem, estão sendo consideradas as melhores da atualidade.

Devemos parar pra pensar porque elas são chamadas de agências do futuro. Vou ficar só em um exemplo constante aqui no Brainstorm #9: a Wieden+Kennedy. Toda semana tem alguma ação fantástica da agência, com integração entre as mídias, uso da internet como aliada e trabalhos que são entretenimento para o consumidor, não um simples comercial invasivo e chato.

O mercado, as mídias, o comportamento das pessoas muda a todo instante. Acho que mais do querer fazer graça, o “bundamolismo” é um chamado para nos fazer pensar.

Não acham?

Caregorias/Tags: Viral/Internet
Compartilhe:

24 Comentários para “Bundamolismo”

  1. Marcelo:
    Quinta-feira, 16 de Fevereiro de 2006 - 21:53

    gostei da campanha

    em termos de bundamolismo,
    a da joana deve ta parecendo uma gelatina


  2. betinho:
    Sexta-feira, 17 de Fevereiro de 2006 - 8:44

    odeio arrogância e prepotência na televisão
    NOTA 0


  3. andré:
    Sexta-feira, 17 de Fevereiro de 2006 - 9:29

  4. Arnaldo Cunha:
    Sexta-feira, 17 de Fevereiro de 2006 - 9:44

    Parabéns pelo blog, mas esse viral aí é uma droga.
    Muito ruim.
    E também discordo do seu comentário. Criticar um trabalho é fácil quando não se sabe o que rola por trás.

    Abraço


  5. kadu dias:
    Sexta-feira, 17 de Fevereiro de 2006 - 10:27

    lamentável. também era de se esperar, coisa feita pela Fischer américa. deprimente.


  6. Marcos Issler:
    Sexta-feira, 17 de Fevereiro de 2006 - 11:21

    Concordo com a falta de criatividade nos comerciais. Mas acho que isso é pleno culpa dos diretores e criadores delas. Por que todos os artistas envolvidos na criação dela muitas vezes são obrigado a fazer aquele roteiro péssimo e enjoativo. O tempo para fazer comerciais está cada vez mais curto e virando uma “padaria” em plena produção!
    Mas o lixo faz sucesso não?


  7. andré:
    Sexta-feira, 17 de Fevereiro de 2006 - 11:56

  8. Carlos L.:
    Sexta-feira, 17 de Fevereiro de 2006 - 13:57

    Acho louvável a atitude da Fischer, mas achei meio sem direcionamento. Os clientes contratam agências para terem bons resultados, não só boas piadas. Seria o bundamolismo a falta de boas piadas na propaganda? Ou será que os únicos que não são bunda moles são os caras que criam uma peça com cara de Cannes? Perdemos o foco na venda e nos tornamos artistas? Tá, claro que humor vende, propaganda ousada vende… mas será que o público já não está cansado de ver anúncios com títulos engraçadinhos que fazem uma bela ponte entre o nada e o lugar nenhum? Será que, se não fossemos publicitários, acharíamos grande parte das peças que vemos em Cannes bacanas ou apenas artísticas? Façamos o teste. Vamos colocar um anuário na mão de uma pessoa e ver por quantos segundos ela pára em frente a um anúncio “premiado”. Sou contra o bundamolismo, mas sou contra os que pensam que toda boa propaganda só precisa de uma boa piada.


  9. Joana D'Arc:
    Sexta-feira, 17 de Fevereiro de 2006 - 14:23

    Bundamolismo é achar uma campanha fantástica antes de saber se o lucro do cliente também foi fantástico.
    Bundamolismo é acreditar que anúncios e filmes engraçados sempre vendem mais que os ditos tradicionais.
    Bundamolismo é não ser cético em propaganda e engolir tudo o que nos é passado e, pior de tudo, muitas vezes achando “o máximo”.
    Bundamolismo são os cursos de propaganda que não preparam os acadêmicos para o mercado de trabalho, muito menos ensinam sobre o que já foi feito em propaganda, fazendo com que os alunos saiam achando que são os novos super criativos.
    Puro bundamolismo.

    Se o Sr. do 1º post se referiu a minha pessoa, só podia mesmo ter gostado dessa campanha. Bundão que nem ela.


  10. Luciano Andrade:
    Sexta-feira, 17 de Fevereiro de 2006 - 14:26

    Que coisa mais idiota esse negócio de bundamolismo. Na minha opinião, a falta de criatividade na publicidade brasileira está em:
    1) No consumidor, que assite as propagandas de cerveja e acha aquilo maravilhoso; 2) No cliente, que quer satisfazer o desejo do seu cliente; 3) e, por fim, No publicitário, que ergue uma estrutura Freak para divulgar a Assolan….


  11. Carlos Merigo:
    Sexta-feira, 17 de Fevereiro de 2006 - 15:18

    E ai pessoal,
    Valeu pela participação, mas temos dois pontos aqui que gostaria de comentar:

    - A CULPA É DE QUEM?

    Como eu disse, de todos. Não é apenas do cliente e nem das agências. É do cliente, da agências e até do CONAR, que veta alguns comerciais por motivos tolos

    Agora, culpa do consumidor? Culpa de quem assiste? Mas isso não é mesmo. O consumidor quer curtir a vida dele, ter o melhor que puder, e ele vai atrás disso. Se a sua marca não conseguir fisgar esse cara, o problema é seu.

    Hoje o consumidor tem uma míriade de opções de tudo, tem informação da maneira e no meio que ele quiser. Muitos de nós e muitas marcas é que ainda não sabem como pegar esse cara no novo contexto que estamos vivendo.

    - PROPAGANDA VENDE?

    De novo esse assunto não? Um velho conceito de faculdade que não funciona no mercado atual.

    Números? relatórios de vendas? faturamento? Claro, isso é crucial. É pra isso que as marcas anunciam e é pra isso trabalhamos, pra ganhar dinheiro.

    Mas o consumidor não quer saber de nada disso. Ele quer saber de uma marca que signifique algo pra vida dele, que converse com ele. Pra ele não importa o quanto a empresa tá ganhando ao vender aquele produto, ela tem que oferecer algo de valor pra ele. Emoção!

    Olhem o que a Wieden+Kennedy está fazendo. O que a Strawberry Frog está fazendo. O que a Crispin, Bogusky.

    Nós, como profissionais de comunicação, temos obrigação de ditar o que acontece no mercado. É das agências que saem as campanhas, as mensagens que podem modificar o comportamento do consumidor. Nós é que temos que nos adaptar ao que eles querem, e não o contrário.

    abraço


  12. Lemon:
    Sexta-feira, 17 de Fevereiro de 2006 - 17:30

    criatividade xiste meu velho, velho cada peça legal na gaveta de vários amigos e nenhum sai. sabe o por quê? donos de agências “empresários” e clientes cegos e susdos.


  13. Luciano Zidane:
    Sexta-feira, 17 de Fevereiro de 2006 - 22:27

    Bundamolismo? O íncrivel é criticar a falta de criatividade com outra peça não muito criativa. Acho questionável essa atitude da agência Fischer, afinal de contas o chamado “Bundamolismo” não é culpa dos criativos e na maioria das vezes do cliente e dos briefings mal elaborados. É muito simples criticar uma peça sem conhecer o que se passou durante todo processo de planejamento e de criação.
    Outro detalhe que precisa ser lembrado, é que é impossível criar todas peças de forma “revolucionária”, com idéias mirabolantes e que penetre o inconsciente coletivo de uma nação. Por mais dotado de criatividade que o publicitário seja. Assim como nem todos quadros de Picasso são nota 10, assim como nem todas músicas dos Beatles são inovadoras, assim como o Ronaldinho Gaúcho faz má partidas de vez em quando e etc. Não se pode cobrar uma “revolução” para cada peça publicitária.
    Essa é a opinião de um humilde estudante de publicidade que sabe que precisa aprender muito do ramo, mas tem uma opinião formada sobre o assunto.
    Abraços!


  14. Marco Patriota:
    Sábado, 18 de Fevereiro de 2006 - 2:17

    Eu concordo com o intuito de criticar a falta de idéias nas campanhas publicitárias (vide os anuncios de cerveja…) que já havia sido encabeçada pela Escola Panamericana de Artes com o site http://www.maiscriatividade.com.br, mas caso a Fischer America tenha tido a pretensão de ser engraçada com esse “bundamolismo”, devo dizer que o próprio anúncio incorporou a crítica, pois achei muito sem graça e de um gosto discutível. Achei que o humor da peça é de um nível muito baixo, o roteiro é um lixo, as interpretações idem e a produção em si… aposto que filmaram com um celular essa porcaria. Se há a intensão de ser crítico, que pelo menos demonstre nível e não dê um tiro no próprio pé. Na minha opnião, deveriam tirar isso da internet, pois está um verdadeiro lixo! Nota (-)1.


  15. Heinar:
    Domingo, 19 de Fevereiro de 2006 - 4:25

    Merigo, seu blog está cada vez pior, e seus comentários idem.

    Um abraço


  16. andrey:
    Segunda-feira, 20 de Fevereiro de 2006 - 10:24

    Para mim, a Fisher está demonstrando claros sinais de bundamolismo. Que comercial péssimo e chato!


  17. Pedro:
    Segunda-feira, 20 de Fevereiro de 2006 - 15:31

    É impressionante como tem muito bunda mole escrevendo aqui. Primeiro sequer entendem que esse filme nunca, em momento algum, teve a intenção de ser engraçado.
    Segundo que também nem sabem ler, porque agora acabei de conferir e o próprio Merigo escreveu isso no post “Não vou entrar no mérito da qualidade do viral. Primeiro porque não seria capaz de ser imparcial nesse sentido, e outra porque ele não foi feito para ser engraçado e apenas isso”
    Concordo com aqueles que dizem que a culpa não é de um só mas de uma grande gororoba formada por anunciantes quadradinhos, agencias que nao insistem em vender ideias mais criativas com medo de ofender o cliente (entenda-se consequentemente perder o milhões), estudantes preguiçosos e ignorantes que existem por aí, e o “medo” de ter uma campanha excluida por causa das estupidas atitudes de falso moralismo do conar.

    Alguem ai em cima disse que o blog e os comentarios estao cada vez piores. concordo apenas qto aos comentarios. O blog continua sendo fonte de referencia para muita gente e é inclusive um dos mais citados pelos professores na faculdade.

    Abraço


  18. Pablo Moreira:
    Terça-feira, 21 de Fevereiro de 2006 - 11:50

    Po achei interessante a campanha, mais engraçada do que interessante, mas tenho que concordar que a mesmice está deixando a desejar, fazendo com que nossa clase fique desmoralizada.


  19. Bruno Portela:
    Terça-feira, 21 de Fevereiro de 2006 - 17:47

    Ficou uma bosta.

    Mas o que ocorre é que a busca pelo viral é febre, e nessa corrida por acertar a fórmula (que em nossa área não existe, muito menos quando se trata de um conceito tão recente) muitas merdas estão sendo feitas, e mais ainda virão.


  20. André:
    Terça-feira, 21 de Fevereiro de 2006 - 18:27

    Ohhh!! Quer dizer que não podemos ser bunda-moles? Que isso é uma doença? Nossa!!
    A falta de coragem como doença é uma das analogias mais originais que já vi! Só pode ser superada pela historinha do consultório com o teste do médico(garanto que todo mundo lembra ao menos de uma propaganda semelhante). Daí colocam um cara com a bunda de fora para dar um toque cômico “sutil”…lamentável… E não venham me dizer que a idéia não era ser engraçado porque essa historinha de médico examinando o paciente em uma situação ridícula é velha que dói… Fraco!…bem fraco!…Mais fraco que suco de melão coado. Coisa de bunda-mole!


  21. fã do merigo:
    Terça-feira, 21 de Fevereiro de 2006 - 23:19

    Merigo, quanto a Fischer te paga para ser plataforma de lançamento dos viraizinhos toscos dela?


  22. fã do merigo:
    Terça-feira, 21 de Fevereiro de 2006 - 23:25

    Merigo, esqueci.

    Estas agências todas estão fazendo coisas lindas lá fora, como você disse aí em cima.

    Mas o que VOCÊ, Merigo, está fazendo na Fischer??

    Fez alguma mega campanha?

    Identificou alguma mega tendência?

    Criou algum lindo conceito?

    Não. Mas VOCÊ, Merigo, é uma bela “mídia espontânea” comprada.

    A Fischer é bunda mole.


  23. skull:
    Sexta-feira, 3 de Março de 2006 - 13:34

    huahauhauha….muito bom!

    obrigado pelos esclarecimentos fã do merigo, eu nao sabia de nada disso…obrigado por me contar.

    até parece, quem nao sabe disso?


  24. bruno:
    Terça-feira, 7 de Março de 2006 - 10:46

    pô.. além de tudo esse anúncio é uma cópia descarada de Footbalittis, um anúncio criado pela adidas para a copa de 2002. quem se lembra sabe que é!

    a vinheta de entrada e saída é simplesmente idêntica.



Arquivo por Data
* 2008: Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
* 2007: Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
* 2006: Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
* 2005: Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
* 2004: Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
* 2003: Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
* 2002: Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec


Categorias Principais
AVISO: O sistema de comentários é disponibilizado aos usuários do Brainstorm #9 exclusivamente para a publicação de opiniões e comentários relacionados ao conteúdo deste site. Todo e qualquer texto publicado na internet através do referido sistema não reflete, a opinião deste blog ou de seus autores. Os comentários aqui publicados por terceiros através deste sistema são de exclusiva e integral autoria e responsabilidade dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste site reservam-se, desde já, ao direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos, de alguma forma prejudiciais a terceiros, ou que tenham caráter puramente promocional.