LANGUAGE:

Perrier T-Shirts

Terça-feira, 14 de Junho de 2005 | 2:01 am

Essa campanha muita gente já viu, foi veiculada há quase 3 anos e é clássica. Portanto, clássico é clássico e deve aparecer aqui no Brainstorm #9.

Trata-se de uma série de anúncios da água mineral francesa Perrier, marca pertencente a Nestlé, em que elementos da cultura pop estampados em camisetas interagem com a garrafa d’água.

É uma campanha muito famosa, criada pela Ogilvy, que faz parte do posicionamento mundial da Perrier de criar uma imagem de água valiosa. Não é simplesmente água, é Perrier.

Aí chegamos naquele ponto polêmico que muito já falei aqui e que vira e mexe é assunto nos comentários. Aliás, acho isso ótimo, continuem comentando e sintam-se a vontade para escrever o quanto quiserem.

Vocês realmente acham que o objetivo dessa campanha é vender água? Eu, sinceramente, acho que não. Claro que uma empresa anuncia porque visa lucros, porque quer que seu produto seja vendido. Mas um anúncio não é necessariamente criado para isso.

Nínguem com pelo menos um dos olhos funcionando vai sair correndo para comprar Perrier apenas porque viu um anúncio. Afinal, água é água e pronto acabou.

Porém, tem uma série de profissionais sendo pagos para transformarem uma garrafa d’água mais do que numa simples forma de matar a sede. Uma Perrier tem status, tem um significado, um valor para quem decide pagar mais caro por um pouco de H2O.

E não foi com anúncios criados para vender água que tais profissionais conseguiram isso. Não foi pensando em fazer você sair correndo comprar Perrier que conseguiram estabelecer essa relação emocional entre produto e consumidor. A venda vem depois.

Um exemplo simples. Um anúncio de um carro importado, vamos escolher um aleatoriamente: Audi. A compra de um carro desse tipo não é decidida atráves de uma peça publicitária. Nínguem compra porque achou o comercial bonitinho ou porque o publicitário foi muito criativo.

Comprar um carro (só pra ficar nesse exemplo) exige a tomada de uma decisão muito maior, que influe na vida de uma pessoa de várias maneiras. Quem compra um carro pesquisa, busca opiniões, custo-benefício, vantagens e etc, etc. É por isso que uma série de fatores precisam estar alinhados para que uma venda se concretize de verdade.

Quem faz um anúncio, que não seja o de varejo é claro, não pretende que você ligue imediatamente solicitando o produto. E sim que, quando você decidir comprar, lembre que aquele produto existe.

Muitos certamente não devem concordar com essa minha opinião, que não é apenas minha e nem foi criada por mim, já vem sendo dita e repetida há anos por dezenas de profissionais e transformada cada vez mais na comunicação do futuro.

Com a enorme concorrência e a nivelação da qualidade dos produtos, construir marcas se torna cada vez mais necessário. Muito mais do que simplesmente vender imediatamente, anunciando preços e promoções (não que isso não seja importante), é preciso se tornar uma referência no mercado, se manter vivo seja com milhões em vendas ou numa crise momentânea.

Ajude o Brainstorm #9 para manter o Brainstorm #9 no ar. Adquira um CD ou clique em um dos anúncios Google no topo do site.

Caregorias/Tags: Bebidas Não Alcóolicas, Impresso/Print, Perrier
Compartilhe:

27 Comentários para “Perrier T-Shirts”

  1. Tiago Andrade: Reply to this comment
    Terça-feira, 14 de Junho de 2005 - 9:23

    Fiquem a vontade,
    Um abraço


  2. edo: Reply to this comment
    Terça-feira, 14 de Junho de 2005 - 11:04

    Perfeito!!!!


  3. edo: Reply to this comment
    Terça-feira, 14 de Junho de 2005 - 11:04

    Perfeito!!!!


  4. kinho: Reply to this comment
    Terça-feira, 14 de Junho de 2005 - 11:58

    É isso mesmo. Também compartilho da opinião de que nem sempre o objetivo de um anúncio é vender, mesmo sabendo que toda empresa visa o lucro. Mas o que foi comentado nessa peça é realmente o que ocorre. Cada vez mais os objetivos de alguns anúncios é fazer com que as pessoas lembrem de uma determinada marca quando estas desertarem o seu desejo de compra por um produto.

    O objetivo da Assolan, por exemplo, não é fazer com que as pessoas vejam seus anúncios e comerciais e saiam de casa para comprar esponjas de aço, mas sim que o nome Bombril (marca concorrente) seja desassociada do produto e que a sua marca seja lembrada e preferida pelos consumidores.


  5. kinho: Reply to this comment
    Terça-feira, 14 de Junho de 2005 - 12:01

  6. Ligia: Reply to this comment
    Terça-feira, 14 de Junho de 2005 - 12:14

    Simplesmente FANTÁSTICA!!!
    Daquelas peças que vc pensa “queria ter pensado nisso antes…”


  7. Leonardo Nicolay: Reply to this comment
    Terça-feira, 14 de Junho de 2005 - 12:21

    Concordo com o que vc falou, mas agora eu to com vontade de beber Perrier pra aumentar as vendas e a conta continuar na Oglivy pra que outras campanhas como essas sejam veiculadas. rsrrsrsrs


  8. Daniel: Reply to this comment
    Terça-feira, 14 de Junho de 2005 - 12:45

    Peças bem legais!


  9. Bruno Seixas: Reply to this comment
    Terça-feira, 14 de Junho de 2005 - 14:17

    Concordo. A propaganda é um artifício. Algumas empresas investem em outros meios senão a propaganda e nem por isso deixam de ser bem sucedidas. É um dos caminhos na escolha de marketing. Pode-se fazer propagandas para fortalecer um conceito, para diferenciar uma classe de pessoas a utilizar determinado produto. O que tenho visto ultimamente é que as campanhas se utilizam de uma linguagem diferenciadora. O conceito de massa está sendo trocado pelo conceito de “grupos” da massa. É incrível como existe a aceitação de produtos e marcas que sequer fazem propaganda pelos meios convencionais aqui no Brasil, mas têm aceitação porque sua consolidação no exterior foi bem realizada. Apostem na diferenciação.


  10. Daniel Cabral: Reply to this comment
    Quarta-feira, 15 de Junho de 2005 - 0:27

    Cara, vou me identificar agora com sobrenome pq tem outro Daniel com opiniões bem diferentes da minha, daí tava tendo confusão… O que comentei sobre o anúncio da Land Rover era justamente porque parecia um anúncio solto, perdido, sem encaixar em nenhum objetivo, e num país (México) que como o Brasil, não deve ter toda uma cultura de aproximação com a marca Land Rover para justificar esse tipo de anúncio em mídia de massa (acredito que, como no Brasil, foquem mais em ações com nichos específicos, patrocínios, etc).
    O caso da Perrier é totalmente diferente.
    A campanha vende (repare que “vender” a gente usa como jargão, no sentido de ser bem sucedido em seu objetivo, não necessariamente de varejo)muito bem o posicionamento, o conceito, e trabalha com uma marca consolidada em mercados que tem um histórico com ela. Não à toa, ele não foi publicado no Brasil, pois aqui é necessário todo um trabalho prévio antes que a Perrier entre de vez e dessa forma na mídia de massa.
    Bom, é isso. A campanha da Perrier é embasada por um posicionamento, por um conceito criativo e poderoso, em um mercado que está apto a se relacionar dessa forma avançada com a marca.
    O anúncio solto da Land Rover está perdido no tempo e no espaço, num mercado que não tem relação sofisticada ainda com a marca.
    Em suma, a diferença entre propaganda eficiente e propaganda pra prêmio. E ambas são criativas, diga-se de passagem.
    Inté.


  11. Daniel (o outro): Reply to this comment
    Quarta-feira, 15 de Junho de 2005 - 6:52

    Quem consegue vender ÁGUA tem q ser mto criativo mesmo… hehe
    nem vou me extender aqui, criei um topico na comunidade no orkut p/ discutir melhor.


  12. BR@VO: Reply to this comment
    Quarta-feira, 15 de Junho de 2005 - 12:26

    O Cabral ai em cima disse tudo. A Perrier tem um posicionamento muito firme. Otima arte. Realmente um classico. Agora, com o preço que eles vendem essa àgua, não tem anúncio que resolva.

    Abraços a todos¡¡


  13. Rafael: Reply to this comment
    Quarta-feira, 15 de Junho de 2005 - 13:15

    Discordo de vc quando diz que este anúncio não quer vender a água. É claro que quer. Não quer diretamente, mas cria um conceito, um diferencial para a água que vai pesar quando o consumidor estiver cara-a-cara com a perrier no supermercado e decidir pagar um absurdo por ela ao invés de pagar beeeem menos por outra água. Taí, o anúncio é pra vender. E o resto o Cabral aí disse tudo.


  14. Água...: Reply to this comment
    Quarta-feira, 15 de Junho de 2005 - 14:19

    (resolvi deixar claro que sempre uso o mesmo nick, ok?)

    Sobre o objetivo de comunicação de campanhas como essa, sem dúvida, concordo. Sobre o fato de as peças serem lindas, uma produção de causar inveja a quem “brinca” com imagens, não há no que discordar. Achei as peças bonitonas apesar de não ter gostado de uma delas (a da bola de basquete, porque não sei o quão “popular” - no sentido de bem aceita em todas as situações - a Perrier é no exterior.

    Agora, voltando a parte mais geral do post, concordo em gênero, número e grau desde que seja tão bem realizada como a da Perrier foi. Aquela (publicada meses atrás) que cobria Nova York com mato, não apresenta diferencial nenhum… podia ser de qualquer veículo 4×4, tanto que nem me lembro mais de quem era a peça.

    Enfim, opiniões…

    Beijo, Carlos!


  15. Julio CM: Reply to this comment
    Quarta-feira, 15 de Junho de 2005 - 17:48

    Água? Perrier é água? Não, não…É o peso da marca. Essa dai mata outro determinado tipo de sede…

    Exatamente como você abordou. É fidelizar a marca à sua importância, nesse caso utilizando elementos pops (a própria Perrier já é um)…
    Se pergarmos o comercial, nem vamos perceber que é água em si…

    Quando tiver um tempo, tente entrar em contato comigo por mail. Estou tentando montar meu portfólio é a sua opinião, dicas e sugestões serão bem-vindas…

    Abraços,

    Julio


  16. Daniel (o outro): Reply to this comment
    Quinta-feira, 16 de Junho de 2005 - 0:04

    eu só acho que as pessoas deveriam APRENDER a mexer no photoshop antes de sair colocando modelos de 4 dedos e garrafas sem sombra nas peças.


  17. Gabrielly Ferreira: Reply to this comment
    Quinta-feira, 16 de Junho de 2005 - 13:29

    Ola, queria dizer que concordo com o conceito de que a construção, posicionamento e reposicionamento de marcas será com certeza o futuro das empresas voltadas para o marketing contemporâneo. Publicidade com certeza é perfeito, mas é uma ferramenta para a vendagem do produto, e não o Deus do produto. A marca, muito mais do que a propria propaganda é importante para o produto, pois agrega valores. Se a publicidade em si fosse sozinha eficiente, nao prescisaríamos criar as marcas, era so o cara chegar na loja e dizer, me de aquele produto que o etezinho apontava o dedo la na propaganda.

    Um abraço a todos.


  18. Junio Finfa: Reply to this comment
    Quinta-feira, 16 de Junho de 2005 - 15:11

    Que tal coisas novas?


  19. vento: Reply to this comment
    Sexta-feira, 17 de Junho de 2005 - 1:31

    “Nínguem com pelo menos um dos olhos funcionando vai sair correndo para comprar Perrier apenas porque viu um anúncio. Afinal, água é água e pronto acabou.” Amigo, pelamordedeus! Vc acha mesmo que só quando o cliente sai correndo pra comprar um produto, a propaganda alcançou seu objetivo de venda? Ótima iniciativa esse blog. Mas por favor, não escreva coisas demais. Vai acabar com a carreira de vários iniciantes no ercado publicitário. Ah, e Audi deve estar feliz por não ser vc quem cuida de suas campanhas.


  20. Milena di Castro: Reply to this comment
    Segunda-feira, 20 de Junho de 2005 - 21:57

    Noh adorei o site, você possui algo de publicidade brasileira com desenhos animados???
    Por gentileza, entre em contato comigo.
    Mui grata.
    Beijos Mil


  21. Fernando Audibert: Reply to this comment
    Segunda-feira, 20 de Junho de 2005 - 22:47

  22. ajfcpnp: Reply to this comment
    Sexta-feira, 9 de Fevereiro de 2007 - 10:49

    seduction porn stories


  23. uoowwhl: Reply to this comment
    Sábado, 17 de Fevereiro de 2007 - 6:17

    gay asain bondage men


  24. uoowwhl: Reply to this comment
    Sábado, 17 de Fevereiro de 2007 - 6:18

    gay asain bondage men


  25. ya02ot: Reply to this comment
    Sábado, 17 de Fevereiro de 2007 - 18:21

    gay bondage classifieds


  26. d5mh6f2g2g: Reply to this comment
    Domingo, 18 de Fevereiro de 2007 - 18:41

    free pics of family fucking


  27. sfi0ik8: Reply to this comment
    Sábado, 24 de Fevereiro de 2007 - 18:40

    youngest gayboy video



Arquivo por Data
* 2009: Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
* 2008: Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
* 2007: Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
* 2006: Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
* 2005: Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
* 2004: Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
* 2003: Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
* 2002: Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec


Categorias Principais
AVISO: O sistema de comentários é disponibilizado aos usuários do Brainstorm #9 exclusivamente para a publicação de opiniões e comentários relacionados ao conteúdo deste site. Todo e qualquer texto publicado na internet através do referido sistema não reflete, a opinião deste blog ou de seus autores. Os comentários aqui publicados por terceiros através deste sistema são de exclusiva e integral autoria e responsabilidade dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste site reservam-se, desde já, ao direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos, de alguma forma prejudiciais a terceiros, ou que tenham caráter puramente promocional.