LANGUAGE:

Thank You?

Quinta-feira, 10 de Fevereiro de 2005 | 1:37 pm

Eu tinha outro comercial reservado para hoje. Um bem mais legal, engraçado, leve. Mas ao assistir esse outro filme mudei de idéia.

Não sei se foi por indignação ou por não entender esse sentimento que é retratado no anúncio. Não sei se acho isso o cúmulo da escrotice ou se penso: “Poxa, grande parte desses caras não queria estar lá”.

Ora eu lembro das fotos-tortura na prisão de Abu Ghraib, ora eu lembro das famílias implorando para os soldados americanos voltarem pra casa no “Fahrenheit 9/11″ de Michael Moore.

Será que Bush e sua corja são tão bons em manipular a opinião pública americana, a fim de que as pessoas possam um dia aplaudir quando seus soldados regressarem aos Estados Unidos? Ignorando claro, todas as atrocidades cometidas do outro lado do mundo?

Rebeldes islâmicos não são flor-que-se-cheire, Saddam realmente devia estar preso faz tempo. Mas nada justifica o que se tem mostrado nessa guerra por enquanto. Muito menos agradecer aos soldados quando voltarem pra casa.

Enfim, acho que não tenho muito o que dizer sobre esse filmete. Os que são a favor da guerra devem ter aplaudido junto, ainda mais que trocentos milhões estavam com a TV ligada, já que o anúncio foi exibido durante o Super Bowl na semana passada, o único evento esportivo no mundo em que o intervalo comercial é mais importante que o jogo.

Quem criou foi a DDB de Chicago para a Anheuser-Busch, uma companhia que detém várias marcas de cervejas e bebidas, entre elas a Budweiser. A direção é de Joe Pytka, o cara que é uma lenda no mercado publicitário e está sempre por trás de anúncios milionários.

Ele já dirigiu muita coisa boa, incluindo esse fantástico comercial da Disney intitulado “Big Night”. Mas desta vez, acho que ele poderia se dar ao direito de ter ficado calado, mesmo com os milhões que deve ter recebido pra isso. Pior de tudo é o cliente, que certamente acreditou que acordou de manhã e teve uma grande idéia.

Enfim. Assista o filme e dê a sua opinião aí nos comentários. Porque, sinceramente, eu não entendi essa. O “Thank You” no final me soou como uma piada.

Clique aqui (botão direito - Salvar destino como…) para fazer o download do filme em formato .MPG. O arquivo tem 4.63 MB.

Caregorias/Tags: Anheuser-Busch, Bebidas Alcóolicas, TV/Film
Compartilhe:

28 Comentários para “Thank You?”

  1. Marcelo: Reply to this comment
    Quinta-feira, 10 de Fevereiro de 2005 - 13:53

    Em nível de comercial, tem sua qualidade. Mas só para os americanos da direita.

    No contexto, achei péssimo. Tentou humanizar, criar lovemark, o que seja, usando como fundo uma idéia tão estúpida como guerra. De mal gosto, não há como negar.


  2. Vinicius: Reply to this comment
    Quinta-feira, 10 de Fevereiro de 2005 - 14:17

    É semelhantes certas feições dos rostos humanos, aos que verem os olhares baixos, os sorrisos tímidos e o ar de desconfiança dos soldados, talvez pensem, são atítudes humildes de heróis. Mas para a pequena fatia de telespectadores informados e de opnião própria, aqueles soldados estavam envergonhados, pois sabiam que não mereciam aqueles aplausos, e que estes soavam para eles tão vazios quanto os motivos que foram para a guerra. Não houve heróis, só vilões e um punhado bem cheio de inocentes. Aplaudir ao Senhor da Guerra é o mesmo que matar junto com ele.


  3. Água...: Reply to this comment
    Quinta-feira, 10 de Fevereiro de 2005 - 14:23

    Depois de ler seu texto, a minha opinião já estava quase formada antes de mesmo de assistir ao filme… Mas, vamos às minhas considerações.

    Artisticamente o filme tem seu valor. Trilha forte, pessoas, emoção, sem palavras… se não fosse o contexto seria bonito.

    Criticamente é estranho dizer. Os soldados que estavam voltando provavelmente não queriam ter ido. As pessoas que estavam aplaudindo talvez o faziam por impulso (supondo uma situação real), no estilo “maria vai com as outras”. Ao ver aqueles voltando, ficou em segundo plano a idéia de quantas pessoas (não só americanos) morreram nessa brincadeira (de muito mal gosto).

    Em um detalhe, tem uma menininha ruiva, criança, que tem a melhor expressão de todo o filme. Ela olha como se não estivesse entendendo nada, e chega a dar impressão de que está triste.

    Enfim… depois de falar tudo isso, eu não sei o que dizer. Desculpa, Carlos.


  4. Thiago: Reply to this comment
    Quinta-feira, 10 de Fevereiro de 2005 - 15:26

  5. Julio CM: Reply to this comment
    Quinta-feira, 10 de Fevereiro de 2005 - 15:54

    Sinceramente, não sei…
    O péssimo gosto impera. Fico imaginando os pais que tiveram seus filhos enviados à guerra, sem ter opção, como receberam isso?
    Mas para os patriotas de 4 de julho deve ter caído como um prato cheio!
    Parabéns pelo comentário!

    Abs


  6. tiago: Reply to this comment
    Quinta-feira, 10 de Fevereiro de 2005 - 19:24

    é realmente lamentável como as pessoas tratam coisas tão serias, o desacaso com a vida é cada vez maior, ao invés de evoluirmos estamos regredindo.


  7. BR@VO: Reply to this comment
    Quinta-feira, 10 de Fevereiro de 2005 - 19:48

    Eu sei que do ponto de vista ético e moral, para a nossa realidade, esse comercial é um absurdo. Porém, uma vez entendendo o contexto lá nos EUA, talvez começe a fazer algum sentido. Mesmo não concordando. A regeição a guerra, e a Bush, não é tão grande, visto as eleições. No mínimo 60% dos americanos ou apoiam a guerra ou são indiferentes a ela. Como americano adora uma conspiração, eu não duvido nada que o governo americano não deu um geito de bancar esse comercial. Mas porque não assinam eles mesmos? Porque fica com cara de manipulação. Uma empresa bem conceituada passa muito mais credibilidade. O impacto disso na imagem de uma empresa como essa é quase nulo. Sabe lá o que eles ganharam com isso, mas a toa não foi. Tudo, meus amigos, tem um propósito e “alguém, em algum lugar, sabe o que aconteceu”.(arquivo X)

    Abraços a todos e abaixo Bush!!!


  8. Bruno: Reply to this comment
    Quinta-feira, 10 de Fevereiro de 2005 - 20:26

    Como residente dos EUA, eu posso dizer que esse comercial pegou muita gente de surpresa. Primeiro porque a A-B, no Superbowl de um ano atras, estava rodando comerciais com cavalos que peidavam. E pra vender cerveja! E agora com essa de querer fazer o pessoal chorar?

    Só que mais importante é o fato de que o comercial toca numa verdade. A situaçao do comercial acontece toda semana, em cada aeroporto daqui, quando um soldado aparece, voltando pra casa ou a deixando. As pessoas aqui tem a opiniao dividida com relaçao a guerra, sem dúvida, mas uma unanimidade é o respeito que o americano tem em relação as forças armadas — gente que coloca a vida em jogo em prol do país.

    Independente da opinião sobre a guerra, um comercial desses não é muito diferente de qualquer comercial com qualquer jogador de futebol antes, durante, ou depois de uma copa do mundo.


  9. BR@VO: Reply to this comment
    Sexta-feira, 11 de Fevereiro de 2005 - 13:50

    Verdade Bruno, foi como eu disse. Pra você aí, esse comercial fez o maior sentido. Mas ainda acho que tem mão do governo aí. Quem sabe um dia saibamos. Talvez não.

    abraço a todos!!


  10. gah!: Reply to this comment
    Sexta-feira, 11 de Fevereiro de 2005 - 14:29

    não gostei. odiei.
    americanos e seu orgulho, ego, idiotas.
    “thank you” aos soldados pelo q será?
    péssimo post, na minha opinião.


  11. Fernando Botelho: Reply to this comment
    Sexta-feira, 11 de Fevereiro de 2005 - 14:56

    eu acho que esses soldados são heróis deles próprios! foram obrigados a ir, queriam voltar, vários morreram mas… e os que voltaram? o que fazer com eles? o que PENSAR deles?

    talvez soe tão hipócrita a idéia de “fingir que eles não existem”, quando bolarem a idéia de “super-heróis americanos”. mas existe meio termo para isso?

    a guerra é indiscutivelmente imbecíl e, nesse caso, um ato covarde! talvez em épocas onde alargavam-se mundos, algo passível de aceitação, mas não hoje.

    também acho que o governo bush é imbecíl e que possui um poder de adestramento (meus amigos americanos que me perdoem) absurdo! manipulação mental é quase um dom, para eles.

    enfim, esse vídeo não mudou a opinião formada que tenho sobre o governo americano/bush em um milímetro sequer, mas também não achei que fosse esse o objetivo (mas então, qual foi?)

    um abraço!


  12. RodTramonte: Reply to this comment
    Sexta-feira, 11 de Fevereiro de 2005 - 15:35

  13. Leonardo Mendes: Reply to this comment
    Sexta-feira, 11 de Fevereiro de 2005 - 18:18

    Ainda não assisti, mas vai ser a primeira coisa que vou fazer quando chegar em casa. Mas queria dizer algo a respeito da guerra.
    Assim como existem diferentes tipos de pessoas, existem diferentes tipos de soldados, inclusive aqueles que são voluntários, que vão pra guerra por gostarem da guerra.
    Um seriado/filme/livro muito bom é o Band of Brothers (Stephen Ambrose / Steven Spielberg)

    Mas que essas guerras dos americanos são estúpidas, isso ninguém contesta.
    Soldados aqui no Brasil são crianças de 18 anos com um treinamento medíocre, não os valorizamos.

    Aplaudir alguém que fez algo heróico é natural, mas ninguém sabe o que está sendo feito lá…


  14. Leonardo Mendes: Reply to this comment
    Sexta-feira, 11 de Fevereiro de 2005 - 19:53

    Assisti o comercial.

    Creio que ou eu entendi tudo errado ou todos os outros posts estão errados.

    Aqueles soldados que voltam do front, não são melhores do que eu ou você, eles foram lá e fizeram o trabalho sujo que algum F.D.P. sem coração e sem moral mandou eles fazerem.
    Ser soldado é uma profissão como qualquer outra.
    E agradecer é uma forma de dizer parabéns por ter voltado vivo, pela bravura e por estar aqui pra ajudar caso precisemos.

    O que é errado é mandar os caras pra lá. Não é errado as pessoas voltarem de lá.


  15. malakl: Reply to this comment
    Sábado, 12 de Fevereiro de 2005 - 13:22

    Kara eh a coisa mais R-I-D-I-C-U-L-A q eu jah vih meu deu ansia de vomito, mas e ate bom ver comerciais e notar o tanto q existe gente estupida neste mundo q nao enxega um palmo diante do nariz.


  16. Silvino: Reply to this comment
    Segunda-feira, 14 de Fevereiro de 2005 - 12:08

    Olha, eu tentei procurar um significado mais absurdo e o mais longe que consegui chegar foi, que as pessoas aplaudindo são meramente ilustrativas e o “THANK YOU” no final é para agradecer a volta, sã e salva, de mais consumidores de “BUD’S”.
    Com toda certeza eu estou errado, mas assim, pelo menos, o negócio fica, um pouco, mais fácil de digerir.


  17. Joao Jardim: Reply to this comment
    Segunda-feira, 14 de Fevereiro de 2005 - 17:16

    Antes de mais nada, não estou defendendo o Bush, até porque abomino o cara. Concordo com todos que essa é a guerra mais sem noção que existe, porém não é isso que estamos iscutindo, mas sim o valor do comercial.
    Como disse Bruno (que mora lá) essa cena se repete diariamente lá, e é p opúblico americano que esse comercial é dirigido. Não existe uma pessoa sequer nos EUA que não tenha alguém na família, vizinho, ou amigo que foi, ainda está ou faleceu na guerra.
    A propaganda, assim como qualquer outra, simplesmente representa e demonstra um sentimento que indiferente da sua posição política, se concorda ou não com a guerra é o mesmo. Alívio, emoção, imagina você no luagr de uma pessoa dessa, vc teve um amigo, um parente que foi p guerra e vc passou, ou ainda passa, noites em claros por causa disso?
    Concordo também que o Thank you no final, faz parecer uma apologia ao Bush, mas se todos tivessem visto pela primeira vez sem terem ouvido qq opinião contraria ou ao favor iam dizer q realmente é um belo e emocionante filme.
    Vale lembrar q esse é um filme atemporal, poderia ser passado na 1ª, 2ª GM, Vietnã, Guerra do Golfo, sei lá.
    E se esse filme tivesse sido feito com Bombeiros na época do 11 de setembro?
    O Thank you acho q foram principalemnte p os soldados que faleceram, independente da ideologia, mas essa é uma questão que não vem ao caso.


  18. Guedes: Reply to this comment
    Quarta-feira, 16 de Fevereiro de 2005 - 16:55

    A impressão que tenho é de que o resto do mundo está evoluindo, e os EUA estão parados, no mesmo lugar, com a cabeça em uma política imperialista, como uma nova Roma, do século XXI.
    Um povo que se considera o mais livre do mundo é escravo de sua própria ignorância, de seu medo.


  19. Fernando: Reply to this comment
    Quinta-feira, 5 de Maio de 2005 - 12:19

    O anti-americanismo imbecil está bem representado aqui. Eu nao costumo ser politicamente correto, costumo obter informaçoes das mais variadas fontes possiveis e formar a minha própria opinião sobre as coisas ao invés de ser um “maria vai com as outras”. Aqui no brasil odiar os EUA é um principio básico para ser aceito em qualquer lugar, se eu disse que nao odeio, ao invés de ser respeitado eu serei criticado. Ter uma opinião própria e imparcial aqui é praticamente um crime.


  20. prepaid legal service: Reply to this comment
    Sexta-feira, 27 de Maio de 2005 - 19:12

    Pre-Paid Legal
    prepaid legal
    pre-paid legal
    prepaid legal plan
    prepaid legal service


  21. create a website: Reply to this comment
    Quinta-feira, 9 de Junho de 2005 - 22:48

    how to create a website
    create a website
    web site design
    affordable web design
    church web design


  22. Free Porn Trials: Reply to this comment
    Domingo, 12 de Junho de 2005 - 13:25

    This is indeed a great site for free trial porn. Check out free trial porn, adult video on demand or pay per view porn. You’ll love the adult video on demand and pay per view porn stuff for sure.


  23. alan torres: Reply to this comment
    Sexta-feira, 23 de Dezembro de 2005 - 0:50

    todos os soldados americanos são voluntários. claro, muitos estavam na reserva ou não sabiam que o fdp ia invadir o iraque, mas entraram no exército por vontade própria. de qualquer jeito, entre os americanos há um grande sentimento de dívida e de respeito para com os soldados que vão se arriscar numa guerra, mesmo eles não concordando com ela. agora, o que eu não entendo muito é publicitário criticando a falta de ética de quem fez ou de quem bancou o anúncio. boa parte do trabalho de um publicitário é o de vender uma mentira (não venham com ladainha me dizer o contrário). eu queria saber se vocês sempre recusam (ou recusariam) contas de empresas grandes, ou multinacionais, que estão em sua maioria em sintonia com os rumos que os estados unidos insistem em enfiar goela abaixo do resto do mundo. ler essas críticas em um blog de publicitário foi o fim da picada.


  24. Doug: Reply to this comment
    Terça-feira, 14 de Fevereiro de 2006 - 7:32

    Se levar em conta o assunto patriotismo, é uma peça que o expressa muito bem. Agora a mensagem da propaganda é muito malvada, maquiagem a algo tão cruel. Não dou razão a nenhum dos lados, mas é algo degradante a pessoas que sofreram sem culpa.


  25. Desmond Ford: Reply to this comment
    Terça-feira, 31 de Outubro de 2006 - 18:50

    qvaeyecx


  26. Desmond Ford: Reply to this comment
    Terça-feira, 31 de Outubro de 2006 - 18:51

    qvaeyecx


  27. Arturo Creech: Reply to this comment
    Quarta-feira, 1 de Novembro de 2006 - 5:46

    evexupqqva


  28. Arturo Creech: Reply to this comment
    Quarta-feira, 1 de Novembro de 2006 - 5:47

    evexupqqva



Arquivo por Data
* 2009: Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
* 2008: Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
* 2007: Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
* 2006: Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
* 2005: Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
* 2004: Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
* 2003: Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
* 2002: Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec


Categorias Principais
AVISO: O sistema de comentários é disponibilizado aos usuários do Brainstorm #9 exclusivamente para a publicação de opiniões e comentários relacionados ao conteúdo deste site. Todo e qualquer texto publicado na internet através do referido sistema não reflete, a opinião deste blog ou de seus autores. Os comentários aqui publicados por terceiros através deste sistema são de exclusiva e integral autoria e responsabilidade dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste site reservam-se, desde já, ao direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos, de alguma forma prejudiciais a terceiros, ou que tenham caráter puramente promocional.