Aqueles-cujo-nome-não-se-menciona
Tenho visto vários críticos achincalhando o último filme de M. Night Shyamalan, porém, permitam-me dizer que tais críticos parecem ter dormido durante a projeção.
“A Vila” é sim um filme excelente e carrega tantas metáforas que chega a ser delicioso analisar cada diálogo entre seus personanagens.
Primeiro, Shyamalan criou uma aura em torno de si quando fez o fenomenal e neo-clássico “O Sexto Sentido”. Portanto, as pessoas vão ao cinema querendo ver mais do mesmo: sustos e um final surpreendente.
Isso aconteceu com “Sinais”, que muita gente não gostou exatamente porque não trazia o tal final, mas que eu considero um dos melhores filmes de suspense que já vi.

“A Vila” padece do mesmo problema, pessoas que esperam ver um “Sexto Sentido - Parte 2″. Claro, concordo que desta vez o suspense e os sustos não são o ponto forte, mas o roteiro é tão bem amarrado e inteligente que já vale o ingresso.
Aliás, é dificil falar do filme sem revelar qualquer coisa importante, mas posso dizer que Shyamalan me surpreendeu mais uma vez. Quando você já está pensando que o filme vai terminar daquela forma boba, o diretor vai lá e nos belisca mais uma vez com uma grande revelação.
E se você rever a história, percebe que tudo está bem amarrado, para cada pergunta existirá uma resposta. Um grande mérito de “A Vila”, que se tornou especialidade do diretor, é nos deixar pensando quando saímos do cinema.
Assim como “Sinais”, que discutia a fé, “A Vila” é uma grande metáfora para falar dos nossos medos, da fuga que tentamos para não encararmos a dor e o sofrimento.

Além disso, Shyamalan se consagra ao criar momentos silenciosos e lentos que fazem a platéia ficar pregada nas cadeiras. A cena em que a personagem Ivy fica parada na porta com a mão estendida é um ótimo exemplo disso, um momento memorável do cinema.
Aliás, o que é essa Bryce Dallas Howard? No seu primeiro trabalho como atriz e já dando um show. Além de ser linda, é claro. Adrien Brody, que protagonizou o “O Pianista”, também provou mais uma vez ser um grande ator.
“A Vila” é um filme para ver e rever, prestando atenção em cada momento e diálogo. Definitivamente, não é uma produção para quem quer filme fácil, para quem quer apenas tomar sustos e não pensar.
“A Vila” se deixa aberta para nossas interpretações. Espero poder falar do filme novamente após os comentários do pessoal aqui no site. Portanto, assistam e comentem! ![]()
53 Comentários para “Aqueles-cujo-nome-não-se-menciona”
| Hoje no Passado |
- 2007: Projeto Absolut Brasil — Desde 1985 que a Absolut rompeu com as barreiras da publicidade por si só, e envolveu sua marca em torno [...]
- 2006: Nike | Little Less Hurt — Quando postei na semana passada o comercial da Australian Childhood Foundation, mais um com trilha sonora a lá Johnny Cash, [...]
- 2006: Antena 3 | Two Premieres — Campanha do canal de TV espanhol Antena 3, para divulgar as estréias de filmes que aconteceriam simultaneamente na rede. O título [...]














Segunda-feira, 6 de Setembro de 2004 - 0:43
Duas cenas atraíram minha atenção, especificamente.
A primeira, quando Ivy está na floresta, com um dos acompanhantes, e começa a chover. É possível observar nos galhos das árvores as gotas de chuva tornando-se gelo. Pode parecer meio absurdo e fora de contexto, mas, examinando-se a cena, existiria uma alusão à Guerra Fria? Ok, passamos um pouco do limite do bom-senso.
Vamos a outra cena. Ivy chega ao fim da estrada e encontra o jovem guarda. A placa em seu peito, que o identifica, aponta um sobrenome de origem russa. Ao ser questionado quanto a seu nome, o jovem responde ser Kevin, nome tipicamente americano. Não é possível que essa cena seja à toa.
Podem parecer bizarras estas suposições, mas as cenas estão lá, e não cremos que estariam lá sem uma razão. Talvez o desenvolvimento da vila tenha a ver com a vida política dos EUA, sempre relacionada com o uso do medo para a dominação.
Talvez eu seja só muito descoupado, também. E estúpido.
Segunda-feira, 6 de Setembro de 2004 - 1:04
——- SPOILERS —————-
Não é estúpido não Humberto, achei bem interessante suas colocações. Não percebi isso durante o filme, mas vou ver de novo e observar bem.
Quanto ao uso do medo, acho que o filme todo fala disso. A cena em que a criatura persegue a Ivy na floresta por exemplo, mesmo sabendo da verdade, ela ainda acreditava que existia uma criatura ali.
Isso foi a cultura do medo implantada na cabeça do pessoal desde pequenos.
Aliás, vc viu o Shyamalan lendo jornal? Muito legal. No jornal que ele lia aparecia notícias relacionadas a morte, vítimas, acidentes e etc. Tudo a ver com o filme.
Segunda-feira, 6 de Setembro de 2004 - 11:29
Bem,
acredito que vcs sao abertos a lerem algo contra o filme também não é?
Seguinte,
Quando o Carlos fala que as pessoas esperam ver um sexto sentido 2, é interessante, pq eu mesmo comparo os trabalhos do M. com sexto sentido!
particularmente eu não gostei de A Vila, pode paracer presunção mas depois que a segunda familia comenta sobre um assassinato brutal! eu deduzi (afinal nao tinha visto o filme todo para ter certeza) que era um refugio.
Sei lá, o filme pode ser bem amarrado, mas ele nao me prendeu tanto, quanto sexto sentido ou sinais. Sinais por exemplo, foi um filme simples, com poucas grana e que ele conseguiu um grande resultado.
Particularmente acho que ele errou em A vila e Corpo Fechado.
Essa eh minha opinião.
Mas foi interessante o comentário do Humberto.
Vou aproveitar e ver denovo.
T+
[]‘z
Segunda-feira, 6 de Setembro de 2004 - 12:42
Claro que sim Bruno, é pra isso que serve esse espaço, dar opiniões.
Eu notei que muitas pessoas na vila tinham uma história trágica e fiquei pensando que isso não estava sendo dito ali a toa.
Mas cheguei apenas a desconfiar que no bosque não tinha nada, mas quanto a reviravolta final eu nem imaginava.
Acho que o erro das pessoas está justamente em comparar um filme com outro, são obras diferentes, criadas em outros momentos e com outras intenções.
É o mesmo que querer comparar todos os filmes do Scorcese com “Taxi Driver”, ou todos do Ridley Scott com “Blade Runner”, e por ai vai.
São produtos diferentes.
Eu considero “A Vila” sensacional, pelo seu clima envolvemente, a forma como algumas cenas foram construídas e principalmente pela história cheia de simbolismos e extremamente criativa.
Claro que se vc for comparar, a surpresa de “O Sexto Sentido” é bem maior, o suspense de “Sinais” também prega mais sustos, mas “A Vila” é sim, mais um grande filme do Shyamalan. Esse cara é bom.
Abraço.
Segunda-feira, 6 de Setembro de 2004 - 14:33
Bom galera!
Achei o filme sensacional e muito bem amarrado.
Nada deixa escapar ao olhos do diretor.
Muitos não ficaram surpreendidos com o final mas eu sim. Já imaginava que os animais da floresta seriam armação do conselho mas nunca poderia imaginar que esles estariam em pleno seculo XX!
Quando a menina pula o muro e dá de cara com uma LandRover é demais! Fiquei parado igual ao garoto que a dirigia.
O suspense nos filmes de Shyamalan são impressionantes.
Digamos que Corpo Fechado ele nos deixou tenso com a historia do cara que se quebrava (vai dizer que ninguem ficou tenso quando o cara andava?), mas o final deixou a desejar. Até porque todos eperavam O Sexto Sentido.
Sinais eu achei pior, houveram várias falhas mas Shyamalan sempre deixou a galera tensa, aquela menina bebendo um gole d´agua dava nervoso e o garoto com problemas respiratorios.
No mais é isso!
Segunda-feira, 6 de Setembro de 2004 - 14:57
O problema foi o marketing feito pelo filme… que passa a informação de ser um filme de suspense e terror… se fosse passado outra imagem, um filme que chega a ser mais um drama que um terror… não sairíamos tão desapontados do cinema…
O filme é bom para aqueles que não criaram expectativas… e se for pra analisar… vá ver Matrix que é muito mais rico!
Segunda-feira, 6 de Setembro de 2004 - 17:17
O filme é ótimo, mas notei uma incoerência de datas tal e qual acontece com a sofrível novela das oito da globo. Não dá pra ser específica sem estragar o final, portanto, não leia a parte entre **** se não quiser estragar a surpresa…
**********************************************
Os dirigentes são pessoas que, quando jovens, sofreram muito e resolveram fundar a tal vila. Só que, para as outras pessoas da vila não saberem de nada do mundo exterior, elas deveriam todas terem uma idade compatível com os filhos dos dirigentes. Acontece que nas cenas de casamento e funeral, vemos pessoas de todas as idades. Isso é incoerente, já que apenas umas oito pessoas saberiam do mundo real lá fora, e a vila tem bem umas 200 pessoas. Não dá pra todo mundo ser filho dos dirigentes, então, deve supor que só os adolescentes e crianças foram enganados com os monstros da floresta? Para se formar uma vila daquele porte, deveriam ter se passado gerações e gerações e não foi isso que aconteceu. A Vila teria uns 30, 40 anos no máximo??? Todo mundo sofreu lobotomia pra esquecer o mundo real????
**********************************************
Terça-feira, 7 de Setembro de 2004 - 1:56
Achei ‘A vila’ fraquinho, nada de mais, um filme nota 5.
Mas gosto é gosto e nenhuma crítica é absoluta -principalmente sobre filmes.
Enfim, para os que gostam de filmes que passam mensagens metafóricas, eu aconselho o espetacular ‘Dogville’, protagonizado pela nossa amiga Nicole Kiedman. O trama passa tantas mensagens através de cenas que, à principio, são simples, que você fica pasmo o quão Lars Von Trieur é genial. Assistam, e depois leiem os comentários na comunidade destinada ao filme no Orkut. MAS ASSISTAM !
Terça-feira, 7 de Setembro de 2004 - 8:09
Bem, não escrevo muito aqui, mas The Village merece comentário. Enfim, achei o filme espetacular. Shyamalan é um gênio. O problema é que as pessoas associaram Shyamalan a filmes de terror ou suspense. Apesar de mexer com espíritos, Sexto Sentido é um DRAMA, como Sinais ou o a própria Vila. São filmes metafóricos que sempre tem uma crítica acentuada a alguma coisa. The Village é um filme maravilhoso que retrata o amor por uma causa, seja esta causa alguém que se ama ou uma tentativa de abolir o sofrimento. Ao mesmo tempo, o filme é uma metáfora da vida, de que não podemos nos esconder de situações ruins, que a vida é feita de sofrimento também, é assim que funciona. A cena dos dirigentes conversando atraz da casa é que repassa toda a essência do filme.
Andrian Brody está fantástico no papel de Noah, são papéis assim que levam oscar e o melhor é que ele não segue a linha Dustin Hoffman/Sean Penn, ele está fazendo o dele, isso é importante.
Sobre as falhas, existem algumas, Continuidade e até mesmo de ordem cronológica como foi citada acima. Mas isso não desmerece o filme, que tem MUITO MAIS IMPORTANTE para passar é uma mensagem filosófica, sociológica e até mesmo sobre o que é a vida.
Valeu povo, desculpem as longas palavras
Terça-feira, 7 de Setembro de 2004 - 11:37
Concordo totalmente com os comentários do Rodrigo e do João Paulo, é exatamente essa a visão que tenho dos filmes do Shyamalan.
A grande maioria das pessoas não pegou o espírito da coisa de “Sinais” e “A Vila”.
E tambem em nenhum momento diz que as outras pessoas não sabe. Os membros do conselho eram apenas alguns, mas isso não impede que as outras pessoas convidadas para viver na vila também não soubessem.
Então podemos supor que apenas os adolescentes e crianças estavam sendo enganados, já que eram justamente as pessoas que os “anciões” queriam defender e livrar da dor e sofrimento.
Terça-feira, 7 de Setembro de 2004 - 18:23
Bom…eu ADOREI a Vila…eh claro q eh inevitavel compara com Sexto Sentido principalmente, mas eu particularmente gostei bem + do ultimo. No Sexto Sentido o medo é o único fator que envovle o público, no outro filme não. Há várias histórias que juntas compoem a trama do filme.
Eu achei a cena em que a Ivy estava parada na porta esperando o Lucius muito emocionante.
É um filme inteligente que ao contrário dos outros filmes do diretor criam um clima bem mais envolvente e misterioso.
O final é perfeito!
E todo o simbolismo por trás da história, suas metafóras mostra claramente uma crítica muito forte a política estado-unidense.
Com certeza vou comprar o DVD pois considero um dos melhores filmes da atualidade. E eu esperava bem menos do roteiro.
Beijos!
Terça-feira, 7 de Setembro de 2004 - 23:35
Gostei muito da Vila e achei tudo muito bem bolado, amarrado e com um propósito… Menos a cor vermelha.
Não entendi o propósito de adicionar esse elemento à farsa… Tudo bem que daria mais credibilidade aos monstros acrescentar detalhes como esse, mas como tudo que tem no filme tem um propósito bem maior, fiquei achando que deixei escapar o lance do vermelho…
alguém ajuda?
Quarta-feira, 8 de Setembro de 2004 - 0:44
Bom.. to vendo uma certa polêmica por aqui..
Beijos
Quarta-feira, 8 de Setembro de 2004 - 9:56
Quarta-feira, 8 de Setembro de 2004 - 12:05
Não consigo me lembrar de uma cena em que o cinema todo deu uma risada rápida, seguida por um silêncio pensativo… Vou ter que assistir denovo.
Imagino que 99% dos que assistiram ao trailer do filme chegou no cinema preparado para tomar uns bons sustos.
Aqueles que NÃO assistiram ao filme, NÃO leia o texto entre *******.
*************************
Achei que a capa dos monstros estragou a fantasia. A capa tem que ser confeccionada com uma máquina e o fio precisaria ser tingido! Que monstro conseguiria fazer aquilo? Ao assistir o trailer, reparei na tal capa vermelha e imaginei que os monstros seriam na verdade alguma tribo de índios.
O crânio utilizado na fantasia era de que animal???
*************************
Quarta-feira, 8 de Setembro de 2004 - 13:58
Quando assisti Sexto Sentido, achei que não fosse haver filme tão bem feito quanto esse … Mas Shyamalan conseguiu me surpreender novamente! Lógico, que o enredo é diferente, lógico que um filme não é igual ao outro … Mas adorei A Vila!
Achei parecido com A Praia em alguns aspectos, o fato de tentarem fugir da realidade dura do mundo atual, por exemplo.
No entanto em A Vila não há o lado feio do ser humano - que pra evitar ouvir a dor do proximo, isola o dentro da floresta.
Em relação a dúvida do Alexandre … a cor vermelha esteve presente tb em Sexto Sentido, e segundo o próprio Shyamalan, marcava as cenas fortes …
Era uma espécie de indício de que algo aconteceria importante naquele momento …
Quando revi Sexto Sentido, já sabendo do adendo da cor e seu significado, prestei mais atenção quando aparecia … Vou fazer o mesmo com A Vila, vou rever e me prender a esses detalhes !
Não ouvi ninguém que não estivesse reclamando na saída do cinema. O problema é que as pessoas não entendem o filme. Se o final fosse bastante mentiroso ou algo parecido, elas dariam se por satisfeitas … Nas entrelinhas hã explicação pra tudo! O filme é realmente bem amarrado e extremamente inteligente!!
Vou ver de novo !
Um Abraço
Quarta-feira, 8 de Setembro de 2004 - 14:45
abraços
Quarta-feira, 8 de Setembro de 2004 - 19:52
Entao…sobre a cor vermelha, é o que uma pessoa ai falou! É a cor do sangue! O que também impediria que houvesse violência dentro da Vila, já que se alguem se ferisse a cor ruim estaria ali. E quanto a confecção da capa, as pessoas corriam dos monstros! Niguem da vila iria reparar nesse detalhe, pois o medo era muito grande!
O cranio eu acredito que era de javali ou algo do tipo.
Bom…pelo menos é o que eu acho!
beijos
Quinta-feira, 9 de Setembro de 2004 - 13:57
OI… comprei o cd brainstorm segunda feira passada (dia 30/07)mas ate agora eu nao o recebi! Gostaria de saber o notivo pelo qual isso ocorreu. Vc recebeu meu e-mail? jah te mandei 2! por favor entre em contato! Obrigado
Quinta-feira, 9 de Setembro de 2004 - 17:00
Roteiro Inteligente? Acho que eu não entendi.
Shyamalan precisa desencanar dos finais “surpreendentes” que acabam sendo forçados e simplórios, criando uma falsa expectativa para um filme tão ruim quanto Sinais.
Quinta-feira, 9 de Setembro de 2004 - 17:16
Vou fazer o mesmo que a Áqua… Depois eu volto… isso se tiver algo mais a dizer… rs
Bjos pessoas inteligentes desse site inteligente!
Quinta-feira, 9 de Setembro de 2004 - 17:17
Vou fazer o mesmo que a Áqua… Depois eu volto… isso se tiver algo mais a dizer… rs
Bjos pessoas inteligentes desse site inteligente!
Quinta-feira, 9 de Setembro de 2004 - 18:29
Não achei grande coisa esse filme não. Aqueles-cujo-nome-não-se-menciona (Harry Potter?) hehehehehehehhe… Mas não chega a ser um filme ruim, acho que apenas não faz meu gênero.
Flw aew Merigo!
Sexta-feira, 10 de Setembro de 2004 - 1:19
Então, e aquele lance que os 2 guardas conversam.. eu acho que não prestei atenção, mas eles falam sobre porque os aviões não podem sobrevoar a reserva… e falam de alguns moradores… procede isso? alguem lembra???
Sexta-feira, 10 de Setembro de 2004 - 9:16
A Vila é um filme controverso, do tipo que se ama ou se odeia. No meu caso fico com a segunda opção e para reforçar esta idéia me baseio no site de um crítico especializado. Se você achou o filme bem feito, e muito bem amarrado, leia a crítica e tente responder a essas perguntas.
Obs. Dogville da de dez a zero na Vila! Realmente surpreendente
Sexta-feira, 10 de Setembro de 2004 - 9:44
Eu sempre acompanho as críticas do Pablo Villaça no Cinema em Cena.
E desta vez acho q ele dormiu no filme, pois ele fez perguntas que são perfeitamente respondidas no próprio filme
Por exemplo, ele pergunta quem era o tal membro do conselho que estava matando os cães, diz que o filme não revela.
Revela sim e explica muito bem que era Noah quem estava fazendo isso.
Até agora não vi nenhuma pergunta que o filme não tivesse respondido.
Abraço
Sexta-feira, 10 de Setembro de 2004 - 9:48
Ah, e eu tambem gostei de “Dogville”, mas leia essa crítica de um crítico também especializado sobre o filme:
Sexta-feira, 10 de Setembro de 2004 - 12:58
Fiz a besteira de ler primeiros os Posts de você e em seguida ir assistir o filme. Mesmo sabendo como terminaria o filme, e que o tal final surpreendente não me surpreenderia, assisti e gostei.
Pra quem espera um filme surpreendente, realmente não é um filme surpreendente, também não apresenta nada de novo. MAS se você assim como eu, assistiu o filme, não com olhos críticos, mas com prazer, pode com certeza ver que existem camadas no filme.
Dou nota 8 para o filme.
E é um daqueles filmes que eu não me importaria de ir assistir uma segunda vez pra descobrir mais detalhes, mais nuances.
Aconselho a assistirem
Sexta-feira, 10 de Setembro de 2004 - 15:10
Não pude deixar de ler os comments a respeito do filme. E, como estou “um pouco” atrasado (como vcs podem verificar a data do post), acredito q ninguém vai ler o q escreverei… Então, que sirva apenas como desabafo.
Como alguém pode comparar “A Vila” com “Sexto Sentido”, “Corpo Fechado” ou “Sinais”? Cada filme tem sua pretensão!!!
“Sexto Sentido” é um filme extremamente espiritualista; “Corpo Fechado” não é nada menos que uma declaração de amor descarada às histórias em quadrinho, e “Sinais”, pelo amor de Deus… É a representação cinematográfica daquilo que chamamos FÉ.
Já “A Vila” é um filme extremamente politizado, repleto de mensagens que vão desde o começo até seu final…
Bah, chega de desabafos… Eu curti e ponto final.
Sexta-feira, 10 de Setembro de 2004 - 15:32
O avô de Ivy era um homem muito rico e o dinheiro dele foi usado de alguma maneira (suborno ou alguma coisa do tipo) para manter a vila sob sigilo dentro da reserva pois dava impressão de que o guarda que lia o jornal da vila.
Sexta-feira, 10 de Setembro de 2004 - 15:50
Para confirmar, a reserva era particular, Reserva Walker.
Sexta-feira, 10 de Setembro de 2004 - 15:52
Concordo plenamente com o comentario do RFC. Resumiu em poucas palavras o que significam os filmes de Shyamalan.
E eu de novo, essa informação é muito importante. Ela responde várias perguntas e deixa toda a historia mais verossimil.
Pois como a familia Walker tinha grana, logo possuiam uma reserva florestal, e logo puderam pagar quem fosse para manter-se isolados do resto do mundo.
E vc percebeu quais as manchetes que tinham no jornal? Falavam de violencia, medo, atentados, acidentes e etc.
Abraço
Sexta-feira, 10 de Setembro de 2004 - 16:11
Você poderia criar um TOP 10 com os posts mais discutidos, mais comentados, algo do tipo.
E olha eu uns posts acima escrevendo sem completar umas frases!Hahaha!
Sexta-feira, 10 de Setembro de 2004 - 22:15
Muito ruim o filme.. e nao achei isso pelos motivos enumerados pelo Carlos…o roteiro não se sustenta e você descobre que não existe nenhum chupa-cabras-malvado-da-floresta-proibida nos primeiros 20 minutos e aí restam mais 80 minutos de sofrimento vendo o joaquim phoenix intepretar o cigano igor e a ceguinha destemida que corre no descampado sem bengalinha.
Talvez eu esteja no curso errado.. talvez nao entenda de cinema como achei q entendia durante todos esses anos.. mas que o filme é uma porcaria..isso é!
Sexta-feira, 10 de Setembro de 2004 - 22:16
Muito ruim o filme.. e nao achei isso pelos motivos enumerados pelo Carlos…o roteiro não se sustenta e você descobre que não existe nenhum chupa-cabras-malvado-da-floresta-proibida nos primeiros 20 minutos e aí restam mais 80 minutos de sofrimento vendo o joaquim phoenix intepretar o cigano igor e a ceguinha destemida que corre no descampado sem bengalinha.
Talvez eu esteja no curso errado.. talvez nao entenda de cinema como achei q entendia durante todos esses anos.. mas que o filme é uma porcaria..isso é!
Domingo, 12 de Setembro de 2004 - 11:35
O problema da recepção deste EXCELENTE filme está nas expectativas equivocadas que espectadores nutrem antes de assisti-lo. Não se pode ver “A Vila” esperando um “Sexto Sentido II - A Missão”, oras.
“A Vila” é uma parábola de tempos nos quais armas de destruição de massas são tão verossímeis quanto monstros na floresta. E, em tempos nos quais filmes de terror repletos de banhos de sangue (vide as Horas do Pesadelo e Pânicos da vida), Shyamalan mostra uma impressionante habilidade em criar climas a partir de uma certeira escolha de enquadramentos (vide a cena em que a personagem de Bryce Dallas Howard estende as mãos para fora de sua casa).
Em “A Vila” M. Night Shyamalan comete a proeza de fazer um filme extremamente político e, ao mesmo tempo, envolvente. Para mim, cri-críticos que se pautam em furos de script para desdenhar desta obra devem sofrer de alguma miopia cinematográfica ou de muita má vontade (como o Pablo Villaça, por exemplo). Por acaso eles se incomodaram com os McGuffins de filmes como “Intriga Internacional”, “Pulp Fiction”, “A Bela da Tarde” ou “Relíquia Macabra”?
Domingo, 12 de Setembro de 2004 - 13:21
Mais uma vez, M. Night Shyamalan conseguiu impressionar. Tudo bem que o trailer fez muita gente se decepicionar com a obra. Eu mesmo tinha criado uma expectativa totalmente diferente, tanto que eu quase dormi no decorrer do filme. Mas após pegar a essência, pude constatar que não era algo “blockbuster”. Fiquei irriquieto com todas as tentativas de adivinhar as conclusões, impressionando-me com todas as reviravoltas.
O filme mostra, completamente, o nosso medo interior que sentimos com relação ao “mundo de hoje”. A cada dia que passa, tentamos achar um meio de fuga para todas estas coisas bombásticas com as quais nos deparamos diariamente. E também faz alusão ao que todo mundo está perdendo, que é o de nutrir um amor acima de tudo. Não só o caso de Lucius pela sua amanda, ou vice-versa, mas também o de proteger quem amamos do malefícios da vida moderna. Uma relação de pai sempre querendo proteger o filho de tudo o que há de ruim. Às vezes, até podando a liberdade de descobrimento pessoal, mas sempre querendo o melhor para o seu próximo, em consequência de sua carga de perdas e danos vividos.
Um fato que vi, e que me deixou encabulado, é que só deixaram Ivy Walker ir na sua busca, por causa que ela é cega. Posso estar enganado!! Mas, sendo ela cega, não poderia ver a grande dualidade dos mundos. Por mais que apareça, quase ao final do filme, o carro e o guarda (trajando roupas completamente diferentes), isto tudo já seria o suficiente para atiçar a curiosidade, de Ivy, para se debandar para o “nosso” mundo e abandonar o mundo “quase-perfeito” que é a vila.
Abraços
Domingo, 12 de Setembro de 2004 - 16:50
Só acho que aquela conversa entre os dirigentes sobre as marcas se faz desnecessaria! mas o filme é otimo! e tem cenas antologicas, como a da cega na porta, e eles caminhando com as tochas, e a do alpendre!
abraçao
Domingo, 12 de Setembro de 2004 - 22:40
Eu ainda não tive a oportunidade de ver este filme pois aqui na minha cidade não chegou. Mas muitos amigos meus que moram em capitais foram ver e acharam o filme RIDICULO. Essas e muitas outras foram as palavras. Não entendia o porque sendo que eu vi o trailer e achei fantástico (coisa q tem q ser feita para um trailer pois é isso que vai chamar o telespectador).
Gosto muito dos filmes de M. Night Shyamalan, Sinais é, na minha opinião também, um dos melhores filmes de suspense que eu já vi. Me deixou numa adrenalia que só. Me fez comprar o DVD e tudo mais. Até mesmo porque naquela cena do noticiário na TV em que a jornalista diz que tem cenas de uma festa de aniversário numa cidade do Brasil - PASSO FUNDO é uma das cenas q eu mais gosto pois nos mostra de como realmente é o extraterrestre e de como eles estão mesmo invadindo o mundo e também porque é nessa cidade, Passo Fundo, que eu moro!!
Sexto sentido e Corpo Fechado foram outras grandes obras deste grande diretor. Filmes que ainda irei comprar. Agora só me resta o filme chegar aqui para eu poder, MAIS UMA VEZ, desfrutar da grande mentalidade e inteligência de M. Night Shyamalan.
Domingo, 12 de Setembro de 2004 - 22:51
O fato da personagem de Bryce Dallas Howard ter ido para a cidade só reforça a idéia de que Shyamalan teceu uma grande parábola, não apenas sobre a cultura do medo, como também a respeito do amor como a resposta a esse estado de coisas surgido após o 11/09/2001. Aliás, a obra toda de Shyamalan pode ser interpretada dessa maneira. Vide “Sinais”, na qual a trama sobre ETs é o pano de fundo para a história de um pastor que recupera sua fé, ou “Corpo Fechado”, na qual o surgimento de um super-herói representa uma brecha de esperança em um mundo infestado por serial killers e dementes afins. Lamento pelos que assistem aos filmes de Shyamalan buscando apenas finais mirabolantes, porque eles perdem o melhor.
Terça-feira, 14 de Setembro de 2004 - 15:24
Algumas observações, depois de ter lido alguns comentários:
1 - Gostei muito do filme, só acho que pecou na edição. As cenas da Ivy com o pai na Torre e o que acontece com o Noah poderiam ter sido mostradas no final, durante a última cena (tentando not spoil). Se ela vai pra floresta e vc não sabe que ela soube da verdade, vc ficaria muito mais tenso.
2 - Bryce Dallas Howard é filha do Ron Howard ator e diretor talentosíssimo. A mãe dela é uma roteirista de cinema. O Ron Howard fez tv (”Happy Days”, “Laverne & Shirley” etc. Fez muito cinema, produziu e dirigiu muita tv e dirigiu Apollo 13, Cocoon, Edtv entre vários, o mais recente, O Código de Da Vinci.
3 - Pro Shyamalan, a cor vermelha mostrava a presença de espíritos no Sexto Sentido. se houvesse qualquer vermelho, havia um espírito presente. Na Vila, marca a presença do medo.
4 - Ninguém se incomodou com o que acontece com o Joaquin Phoenix? Estava na cara que isso ia acontecer.
5 - Mal posso esperar pelo dvd, aposto que vai ter cenas deletadas e quem sabe, um final alternativo.
Terça-feira, 14 de Setembro de 2004 - 15:28
Algumas observações, depois de ter lido alguns comentários:
1 - Gostei muito do filme, só acho que pecou na edição. As cenas da Ivy com o pai na Torre e o que acontece com o Noah poderiam ter sido mostradas no final, durante a última cena (tentando not spoil). Se ela vai pra floresta e vc não sabe que ela soube da verdade, vc ficaria muito mais tenso.
2 - Bryce Dallas Howard é filha do Ron Howard ator e diretor talentosíssimo. A mãe dela é uma roteirista de cinema. O Ron Howard fez tv (”Happy Days”, “Laverne & Shirley” etc. Fez muito cinema, produziu e dirigiu muita tv e dirigiu Apollo 13, Cocoon, Edtv entre vários, o mais recente, O Código de Da Vinci.
3 - Pro Shyamalan, a cor vermelha mostrava a presença de espíritos no Sexto Sentido. se houvesse qualquer vermelho, havia um espírito presente. Na Vila, marca a presença do medo.
4 - Ninguém se incomodou com o que acontece com o Joaquin Phoenix? Estava na cara que isso ia acontecer.
5 - Mal posso esperar pelo dvd, aposto que vai ter cenas deletadas e quem sabe, um final alternativo.
Quinta-feira, 16 de Setembro de 2004 - 17:19
Sem comentários… Você descreveu exatamente o que eu penso sobre o filme. Genial!
Sexta-feira, 17 de Setembro de 2004 - 22:19
bom galera na verdade achei o filme uma porcaria talvez porque tenha sido divulgado como um grande filme de terror, o q mais me incomodou durante todo o filme é q em praticamente TODAS as cenas de dialogo o camera mostrava o maldito micrfone no alto do video, revejam o filme e reparem, é até engracado
Sábado, 18 de Setembro de 2004 - 12:59
Segunda-feira, 20 de Setembro de 2004 - 18:47
Atenta aos detalhes do filme, em busca de desvendar o tal mistério da “VILA”, identifiquei alguns pontos intrigantes,pois bem…a deficiência visual da personagem Ivy me fez lembrar o livro de José Saramago- O Ensaio Sobre a Cegueira que relata a reação das pessoas de uma
cidade,na qual todas perdem a visão, mas o filme
vai além e explora a igenuidade do ser humano em acreditar e conformar-se com a situação.
Realmente p/quem está em busca de terror,até o brinquedo assassino é mais assutador,agora p/refletir mesmo após a sessão do filme não há nada melhor.
Quarta-feira, 22 de Setembro de 2004 - 20:19
Vai a merda! O filme não presta!
Não diz nada, e é um Sexto sem Sentido, muito mal feito!
Segunda-feira, 2 de Maio de 2005 - 1:28
Se o filme se passa em 1897 como é que a protagonista encontra um guarda dirigindo um carro moderno na reserva florestal???
ISSO FOI DE LASCAR!
Terça-feira, 14 de Junho de 2005 - 13:12
achei legal bem elaborado eu recomendo demorei meia hora pra ler mas valeu á pena
Quarta-feira, 20 de Setembro de 2006 - 11:49
assistir o filme e gostei muit.. so que queria entender um pouco do lado filosofico em relação ao filme???
Quarta-feira, 25 de Abril de 2007 - 17:04
Achei o filme bem interessante. Prende a atenção da gente e também faz com que reflitamos até que ponto o SENSO COMUM chega. Digo isso, pois as passoas da Vila, simplesmente acreditaram no que diziam os mais velhos, sem se questionarem se realmente eram reais Aqueles-cujo-nome-não-se-menciona.
De muito bom gosto o filme.
Quinta-feira, 14 de Junho de 2007 - 10:55
ielpst sxry pghqzjbo asme qzbuv ceqfrjkzn cxdiybmeq
Quinta-feira, 14 de Junho de 2007 - 10:55
ielpst sxry pghqzjbo asme qzbuv ceqfrjkzn cxdiybmeq