Vale do Rio Doce muda de logo e nome

108
notas
0
likes
0
Tweets
0
Pin it
108
notas
0
likes
0
Tweets
0
pin it

A Companhia Vale do Rio Doce apresentou hoje no Rio de Janeiro a sua nova marca, que a representará em todo mundo.

O logo foi criado pela empresa norte-americana Lippincott Mercer, especializada em branding e design, em parceria com a brasileira Cauduro Martino.

A empresa vai abandonar também as expressões “Companhia Vale do Rio Doce”, “Rio Doce” ou a sigla CVRD. A decisão levou em conta a brasilidade, a força, a simplicidade e a sonoridade do nome “Vale”, que será usado em oito idiomas.

Roger Agnelli, presidente da mineradora, disse sobre a nova marca: “Em qualquer lugar do mundo, a pronuncia Vale é fácil. Vale significa valor. É um nome curto e de fácil fixação. O logo, eu vejo um coração, porque adoro essas coisas de emoção. Pode ser um simbolo de infinito. Ao mesmo tempo, é um símbolo de vale e de uma mineração a céu aberto já em seu plano final. Se colocar de cabeça para baixo, parece o triângulo de Minas Gerais.”

valelogo.jpg

A Vale vai investir US$ 50 milhões nos próximos quatro anos para alterar todos os logotipos e nomes da empresa ao redor do mundo.

Para divulgar a nova marca no Brasil, a agência África inicia nesta noite uma série de teasers na TV e nesta sexta-feira, 30, nos principais jornais convidando para ‘um batismo’. No domingo, 2, entrará no ar o filme “Surgimento”, que revelará o nome do batizado com o jingle criado pelo próprio Nizan Guanaes com o refrão “Todo brasileiro gosta de dar um apelido”, em referência ao nome Vale. A campanha terá seqüência na mídia impressa e também no exterior.

O leitor Vinícius Theodoro, que enviou a notícia, chamou atenção para a similaridade da nova identidade da Vale com o logo do Banco Real, incluindo cores e tipologia. Já eu, chamo atenção para a bela viajada de Roger Agnelli na explicação/justificativa da marca.

| Com M&M e O Globo

LEIA TAMBÉM
COMENTE
  • http://www.danieljacob.wordpress.com Daniel Jacob

    Será que vão chamar a Ivete Sangalo?

  • Vinicius Theodoro

    Puuuuutz ñ tinha lido o comentário do Roger Agnelli, ñ sei oq é pior !!

    DETALHE IMPORTANTE MERIGO! A Lippincott Mercer tem entre seus clientes o ABN AMRO, dona do Banco Real.

    Há quem diga que foi trabalho de estagiário que mandou as logos da copa de 2014!!

  • Alfredo

    coração? tá mais pra coador de café!

    vai um aí? ta fresquinho, acabou de sair.

  • http://blog.wanderingabout.com alexandre van de sande

    vamos concordar que depois daquelas logos horrorosas de micreiros da copa de 2014 ficou provado que comentarista de brainstorm9 só sabe cuspir no trabalho dos outros.

    Digo com coragem. Gostei. Belo resultado, simples mas com efeito. Excelente metafora, simplicidade de formas, funciona em 3d em duas cores, em 30 cores, com ou sem brilho, e transmite a mensagem de escavaçao (verde?) e de quebra ainda mantem uns elementos geometricos do logo original.

    As cores parecem com as doo banco real sim, que por coincidencia se parece muito com as da petrobras, da cbf e até mesmo – será? – da bandeira do brasil. A tipografia, tirando o fato de ser sem serifa não tem nada a ver,a do banco real é nem mais grossa e comprimida, uma univers quase enquanto essa é folgada, aberta com detalhes arredondados no A e no V.

  • Riba

    Maneiro, nova cara…mas ta muito próximo ao do Banco Real…

  • bonanza

    E como eu ja li em um comentário aqui no B9: “A canastrice em explicar logotipo, continua sem tamanho”.

  • luiz roberto

    Pense numa aplicação monocromática desta marca com todo esse gradiente verde?

    Impóssível dissociar essa marca da do banco real. A única diferença é que com o banco real não foram tão cretinos a ponto de utilizar gradiente de cores.

    Tá sobrando sempre pro coitado do estagiáio, e os donos das agências enchendo a pança…

  • Livia Magno e Isabela Ramos

    Colocaram o logo do Banco Real no Corel e ficaram brincando com os nos.

    Fala serio, uma empresa do porte da Vale, e o seu presidente fazer um comentario destes. Ele ve um coracao, porque adora essas coisas de emocao, estamos emocionadas com a sensibilidade dele, ah nos poupe!

  • http://www.georgiarodrigues.com Geo

    Achei muito parecido com o estilo do logo do banco real… até na combinação das cores. Está bonito, mas lembra demais o logo do banco…

  • ivan

    pra mim parece mais um ticket refeição do banco real..

  • fabio yagui

    eu achei familiar mas não tinha pensado no banco real… poatz! o que tem acontecido com a (RE)criação de marcas importantes??? será que nós ficamos mais exigentes ou eles decaíram?

  • João Lucas

    Meu Deus, estou começando acreditar que fazer logomarca é mais fácil doque pensava… só parece depender do gosto do freguês…

    • Pedro

      Mas isso é uma verdade voce vai fazer uma logo pro seu cliente e nao pra voce. E isso vai depender do que ele quer alcançar nao adianta vc fazer uma marca cheia de conceito se o publico alvo dele vai ficar sem entender nada.

  • Eugenio Hertz

    1 – é chato o povo q so reclama das coisas.

    2 – acho q nao ficou claro… é chato mesmo o mar de reclamacao

    3 – pode ter ficado parecido com o logo da gelatina royal q seja,
    mas bem ou mal isso foi justificado e aprovado…
    tenho a certeza mais absoluta q ninguem da agencia tem algum video
    comprometedor de ninguem do alto escalao da vale, pra poder enfiar
    isso goela abaixo.

    4 – pq sempre vao ter os q gostam e os que nao gostam. existe uma teoria
    do primo de albert einstein, o Albers Bundan Molle, que diz que no
    dia em q um trabalho de design for 100% aprovado por todos, o
    continuo espaco tempo sofrerá um efeito semelhante a um papel
    de propaganda de igreja evangelica, amassado ao ser recebido na rua.

    5 – uma pena grande eu nao ser o dono da conta dessa agencia… pena
    mesmo.

    6 – continuem viajando… viajar é essencial a saude, e qualquer um
    sabe disso.

    7 – Amem senhor, saravá, e sangue de cristo tem poder…

    8 – É cada um por si, e Deus contra Todos…

  • filipedurando™

    Só falta a proxima Campanha Publicitária da Vale* ser de Sustentabilidade do Planeta…ai eu não Duvido mais Nada.

    Banco Real e Vale – Pensando no seu Futuro.

    O Pior não é nem quem criou, mas sim quem aceitou que com certeza foi um Brasileiro que nem televisão tem em casa…hehehehehehehheheheh!!

  • http://geracaointernet.com Rodrigo Cunha

    Gostei da logo e da redução do nome para VALE. Já as cores, acho que poderiam ter utilizado outras. Sei que deve haver fortes razões para utilizarem estas, mas realmente ficou muito “Banco REAL”.

  • miguel

    Lembrou a da Lycra também … só que invertida.

  • juliaA

    Gostei. E nao acho que seja trabalho de estagiario.

    Ja estava passando da hora da Vale modernizar a logo e pricipalmente abandonar a sigla CVRD, que em muitos paises onde a empresa tem negocios muita gente nem sabe o que significa.

  • Bann

    Frequento o Brain9 a uns 2 anos e pouco…sempre olho os comentários pra ver a repercussão das coisas entre os publicitários, mas nunca comento nada! Mas agora tenho que falar!

    PUTA POVINHO RECALCADO!

    Aposto que a inveja grita TANTO na orelha de todas essas pessoas que criticam (seja o logo a Copa, seja da Vale), que o modo que eles encontram pra extravasar tudo isso é da forma mais primitiva do ser humano: NEGAÇÃO!
    “Não gostei”, “Coisa de micreiro”, “Canastrice em explicar logotipo”

    AAAAAHHH meu, quer saber??? FOGE! vai trabalhar no CVV se só gosta de ouvir reclamação!

    Termino com uma frase que ouvi a ultima agência que trampei…

    “FAZ MELHOR!”

  • http://www.portifoliopublicitario.blogspot.com Duda Pan

    A associação com a logo do Bco Real é inevitável, mas assim como alguns que aqui comentaram e também gostei da logo.
    Claro que quem criou a logo deveria ter pensado um pouco na associação com a logo do banco e que outras cores poderiam ter sido aplicadas, mas o cliente aprovou e pelo jeito gostou.

    E realmente concordo com Bann, não gostou faz melhor!

  • http://drigoteixeira.blogspot.com Rodrigo Teixeira

    Hoje em dia está muito fácil desenvolver logos e marcas, infelismente.
    Mas esse superou todas as mais pessimistas expectativas.
    Agora pergunto, o que tem a ver a logomarca apresentada com o conceito da empresa? Me desculpem, mas nada.

    Repito, está muito fácil desenvolver uma logomarca nos dias de hoje…

  • http://juniorvaller.com Junior Valler

    bacana, so pecou no gradiente.
    do resto achei bem moderno.

  • http://brunosofia.blogspot.com Bruno Sofia

    Mesmo que sendo um cara altamente tradicional…e gostar muito da antiga…que eu acho que passava muito bem a solidez da “Vale”…gostei da nova…afinal todos nós devemos nos modernizar, a famosa idéia de “dar movimento” …

    legal…

    quanto sera que foi esse Job ?! ;)

  • http://www.red.art.br Noa

    Mandem um email para o pessoal da Lippincott Mercer avisando que a logo está parecida com a do Banco Real… acho que eles não perceberam ainda…

    ÔÔÔ povo reclamão, estou com o Bann, ” FAZ MELHOR “

  • http://www.amigosdomario.com.br Renato Gil

    A redução do nome foi uma puta estratégia, já que muitos já chamam a empresa assim….

    O logo (nao quero criticar por criticar..juro!!!)…na hora em que vi, pensei no banco real…e pelo visto, foi mó galera….

    Mas talvez isso seja nóia de publicitário…vou pedir a opinião de alguem que não manja nada desse assunto….se o cara falar: nossa..igual o do banco real….aí sim, tem algo errado com esse logo…

  • Marcos

    Bom eu tava lendo os comentários e alimentando a mesma opinião do Bann..
    Show de bola véio… não há outro pensamento nesse meio…
    Queria ver o “não-micreiro” matar os logo dos “micreiros” na galeria…
    Queria ver tbm ter competencia pra pegar esse Job…
    Faz melhor!

  • http://jaderubini.wordpress.com Jader Rubini

    Não sei qual é pior: a semelhança com o logo do Banco Real ou o comentário super non-sense do presidente da Vale (que, pelo menos aqui em Ipatinga, a região do Vale do Rio Doce, sempre foi só Vale).

    “O logo, eu vejo um coração, porque adoro essas coisas de emoção”

    Huahuahua. Na boa, quando bati o olho vi logo um coador de café, um funil, ou algo do tipo…

  • Fernanda Dias

    Bacana a ideia de mudar a identidade da logo e o nome. Eu particularmente ja me referia a companhia apenas como Vale heehe
    Mas antes mesmo de ler sobre o assunto passei o olho no site e qdo vi a logomarca jurei que era alguma parceria da Vale com o banco real

    Depois qdo li, vi que não foi só eu quem pensou nisso rsrsrs

    Definitivamente isso não será bom pra empresa. Cadê a identidade?

  • Rafael

    Bati o olho e de cara pensei no logo do Banco Real. Antes de ler ainda pensei “Pô, será que tem alguma relação da Vale com o Real agora?”.

    A marca original do Real não possui o gradiente, mas várias divulgações deles possuem, o que aproxima ainda mais os logos.

    Poderiam no mínimo no mínimo escolher cores e gradientes diferentes.

  • http://www.kriatividade.com Ueuler

    Uma mistura de Banco Real com Visa

  • http://seumodesto.blogspot.com Tiago Pereira

    Tirando as cores idênticas, não achei a nova logo parecida com a do Banco Real. Achei legal a idéia da Vale querer inovar, mudar a cara e criar um apelido. Só acho que eles pecaram em duas coisas, essa idéia do apelido de “Vale” pra mim não vai colar, pelo simples fato de todo mundo já conhecê-la como Vale e quanto ao tão polêmico logo, que uns gostaram e outros não, acho que é muito legal quando uma empresa desse tamanho se preocupa com a sua identidade institucional, mas também acho que qualquer aluno de faculdade faria melhor sim e que logo com gradiente é pra acabar mesmo.

  • http://josetelmo.blogspot.com José Telmo

    Adorei a idéia e justificativa do nome agora ser apenas “Vale”, fácil leitura e memorização, inclusive em outras línguas, mas… o visual… tsc. Parece até que o ABN Real comprou a Vale… e digo mais sobre o layout: “Valeu” a pena?

  • china

    eu gosto da mudança, e acredito que a necessidade já era antiga.

    porém foi instantaneo, eu olhei e vi a marca do banco real, a semelhança é enorme.

  • tiago

    realmente por causa da combinação cromática lembra muito o banco real. mas gostei da solução. só acho uma pena uma empresa, que se diz 100% brasileira, contratar um escritório de branding dos estados unidos. sendo que aki tem muitos bons como: ana couto branding, gad design, oz design etc…
    uma pena.

  • http://www.brunopinheiro.com.br/blog Bruno Pinheiro

    As cores, do Brasil e não do Banco Real, são escolha óbvia para uma empresa que atua no mercado internacional e quer apresentar-se como empresa brasileira, nacionalista. Mais do que justificado. Mais fácil questionar as cores aplicadas ao logo do Banco Real (ex-ABNAmro e atual Santander, grupo espanhol) do que à logo da Vale.

    O símbolo me agrada, apesar de duvidar muito da aplicação nos diferentes suportes que deveriam levar a marca da vale. Na tela do computador, tudo funciona, em duas cores ainda vai, mas imagino aplicação em ferro fundido, por exemplo, dos materiais de escavação e perfuração. Mas inegavelmente vende a visão e missão da empresa.

    Quanto ao logotipo, as alterações na tipografia parecem primárias, recurso já utilizado em outras N marcas, inclusive uma feita pela própria Lippincott Mercer…vejam a marca da SK (http://www.sk.com), por exemplo. Se o vértice pontiagudo é metaforicamente explorado no símbolo, não me parece lógico abandoná-lo justamente no logotipo. Fica a sensação de que tinha que se inventar uma “bossinha modernizante” para o logotipo e utilizaram um recurso pra lá de manjado, arredondando a naturalmente pontiaguda letra “V”. Pra mim, esvaziou a força da marca, que aliás reduzida perde a bossinha, basta entrar no site da Vale pra perceber que as alterações na tipografia se perdem no logotipo reduzido, dando a sensação de que tem alguma coisa errada com a fonte.

    É o famoso “praqueisso” que não se sustenta ao passar por um mínimo de aplicações um pouco mais criticas do que o telão de uma sala de reunião.

  • http://www.lgla80.wordpress.com Luiz Guilherme Amaral

    Bati o olho e lembrei da marca do ABN Amro

  • Eduardo

    A redução do nome foi uma ótima estratégia.
    A logo realmente abusou no gradiente e ficou realmente parecida com a do banco
    (acho q faltou uma boa pesquisa e planejamento).

    Acho que se o conceito da marca fosse mais bem explicado não haveria tantas criticas.
    Vamos aguardar a campanha para ver se esse conceito vai fluir.

    “Coração, porque adoro essas coisas de emoção” foi uma tremenda infelicidade. Mas fazer o que falou ta falado.

    fuiii

  • France

    Eu achei bonita, apesar de lembrar de cara o Banco Real. Já era hora de mudar a logo da empresa, e mudar a imagem de estatal. Acho que o verde e o amarelo foram inevitáveis já que o briefing deve ter pedido brasilidade.
    A mudança de nome foi só uma formalidade, por aqui o Companhia… e a sigla CVRD eram só para evitar repetições nos textos.
    Mas acho q o verde do banco é mais aberto. Não é?

  • Joao

    Infinito? Um coador de café, pra mim, tem o sentido contrário, levando tudo para um mesmo lugar kkkkkkkkkkk O degrade é horroroso e qualquer objeto de 3 pontas, vai lembrar a bandeira de Minas. Pq sera? kkkk

  • Fábio Maia

    Tem gente que não viu (ou não quis ver) que a empresa que fez a “nova” marca da Vale TAMBÉM atende o ABN. Tanto lá fora quanto no Brasil. Então, na boa, desconhecimento ou falta de referência não foi.

    Pra mim rolou aquela famosa fórmula pronta. A tal da requentada de café, aproveitando que o símbolo parece mesmo um papél-filtro.

    Concordo que a redução do nome para somente “Vale” foi uma boa sacada. E só. Todo o resto, na minha opinião, ficou com cara de trabalho preguiçoso e mal feito.

    Pra galera do “faz melhor”, do “o cliente aprovou tá valendo” só digo uma coisa: é por causa dessa falta de senso crítico que a gente continua vendo um monte de porcaria por aí. E dá-lhe gringarada ganhando dinheiro fácil.

    Que eu queria ter ganhado essa grana… lógico! Mas, pelo menos, a gente ganhou um motivo para uma boa discussão.

    : )

  • S.

    Ótimo deixar só Vale. O Logo a primeira vista não gostei. Mas conceitualmente é Muito Legal, tira a minha primeira impressão.
    A Cor já é outra historia… Realmente é um VERDE AZULADO (ou pra azul esverdeado) como a do REAL, impossível desvincular. Contudo a cor institucional da Vale creio que é um pouco mais escura. Como tem essa versão com degrade (éca) a cor fica muito mais próxima.
    Só para constar, o verde não tem NADA com o verde Petrobrás, como disseram num comentário acima.

    Quer escutar só elogios? Mostra o trabalho só para a Mãe ou pra VÓ… te garanto que vem palavras doces.

  • Lui Brito

    Gostei, achei legal a redução do nome, a fonte e a idéia, mas olhei o logo e instantaneamentelembrei do Banco Real.. Esse foi o único defeito, e não tem como negar.

  • BANN

    “Pra galera do “faz melhor”, do “o cliente aprovou tá valendo” só digo uma coisa: é por causa dessa falta de senso crítico que a gente continua vendo um monte de porcaria por aí.”

    Caro Fábio

    O “FAZ MELHOR” em nenhum momento é sobre falta de senso crítico.Minha opinião sobre a logo, a despeito do FAZ MELHOR, é que ele REALMENTE lembra DEMAIS a logo de certo BANCO, mas até ai…qual logo hoje em dia é 100% original? Existem TANTOS, e TANTOS são criados a CADA MINUTO que seria IMPOSSIVEL todos serem COMPLETAMENTE DISTINTOS! Criatividade NÃO é infinita…tem que ser BEM USADA e REUTILIZADA! E na sinceridade? Positiva ou Negativamente, a logo está sendo VISTA, NOTADA e COMENTADA!

    Sou ninguém pra dizer do trabalho de outros, quado EU me ponho em xeque e pergunto: “Consigo fazer melhor?” e a resposta (positiva ou negativa) não vem NA HORA, acho melhor abster QUALQUER comentário. Seja um totalmente parcial “não gostei” (que é tão infundado e pessoal quanto uma “canastrice em explicar logotipo”) até um “Tá show, parabéns”

    o “FAZ MELHOR”, senhor Fábio, diz respeito a SEMPRE ter uma MULTIDÃO a CRITICAR NEGATIVAMENTE e NUNCA mostrar algo melhor! Meu, num gostou? Beleza…escreve ai:
    “Num gostei, porque não gosto de verde/amarelo/degradê/cone/café/coador/meia/funil/logo/propaganda
    existência/seres vivos/universo-como-um-todo etc” mas ficar AVACALHANDO…pqp, isso irrita!

    Conhece aquela: “É melhor parecer um idiota de boca fechada, do que abrí-la e dissipar a dúvida!” Pois é…num gostou, beleza…comenta sem avacalhar e POR FAVOR, MOSTRE ALGO MELHOR!

    Senso crítico é uma coisa…crítica sem senso algum é outra completamente diferente!

  • http://www.dumafiga.com James

    gradiente… num logo! gradiente!!! 50 milhões de investimento para colocarem um gradiente num logo! vai aplicar isso onde cazzo!

  • julio

    Sem entrar na polêmica do “porcaria/faz melhor”, acho o seguinte: a marca é muito boa.

    Mas tem 2 detalhes, 1 pequeno e um grande.

    O pequeno é a base do V de Vale arredondado. Fica parecendo, em muitos casos, defeito. Não precisava.

    E o grande é a utilização das mesmas cores do Banco Real, que está aí a ostentá-las há um bom tempo. Impossível não fazer o link imediato. Também não precisava.

  • Wendell Raphael

    “50 milhões de investimento para colocarem um gradiente num logo”

    HA HA HA HA!

  • pedro

    é bacana ver que em toodo post tem muita metendo pau em cima do trabalho dos outros…mas não vi ninguem por aqui dizer que foi o seu próprio trabalho postado aqui no blog. Pessoalzinho bem medíucre esse…adora xinga, fala mal, falar de que só pode ter sido o povo brasileiro que aceitou e blablabla…
    a logo ficou muito banco real, a explicação do cara foi muuito viajona…”coração, triângulo, e blablabla”…mas ficou um bom logo, trabalho sem dúvida bem pensado.
    parem de ficar reclamando e façam avaliações construtivas, acho que o blog foi feito com o intúito de avaliar os trabalhos, e nesse ponto meia dúzia de pessoas postam algo não negativo! o resto só xicoteia!

    OBS: 50 milhões para trocar toda a comunicação visual espalhada pelo mundo, não para cologar um degrade ¬¬

  • http://marioav.blogspot.com Mario Amaya

    O símbolo é legal, tem um formato original, fácil de lembrar e reconhecer em qualquer tamanho, e tem uma conexão com mineração. Só não precisava do gradiente, que parece amador em pleno ano de 2007 fazerem carnaval com gradientes em símbolos corporativos. Mas percebi nos materiais da empresa que ele não é obrigatório.

    As letras são um lixo. Me perdoem. Mais uma vez, pegam uma fonte moderninha e anônima (vide Porto Seguro) e… picotam uns cantos. Faz o favor. Isso é a segunda prática mais banal em marcas atualmente … (A primeira é a surrada elipse Bézier, “unha cortada” pros íntimos.) Ainda bem que não lembraram de tentar uma dessas nesta marca, ou todo mundo estaria gritando “Bradesco”.

    Mas tem o seguinte: todo mundo está gritando “Real”, “ABN AMRO”. O que eu vejo imediatamente nesse funil? Wacom…

    Agora, por que um escritório brasileiro competente, tradicional, que já fez lindas marcas (a do Metrô de SP me vem primeiro à cabeça) TEVE que fazer esse trabalho com um gringo de cavaleiro. Politicagem? Complexo de subdesenvolvido do cliente? O que é isso? Experts, me eduquem no assunto, por favor.

  • rafael

    pra que diabos eu quero colocar uma marca de cabeça pra baixo ?

    isso é um presidente né ? segura na mão de deus e vai meu querido…

    é bom a vale ativar o plano de contingência pq o que devia ser um momento de mudança pra melhor vai virar uma crise…

    gosto da explicação de virar só VALE, mas a escolha das cores foi a coisa mais infeliz que um escritório de design podia ter feito.

  • Alexandre “Antigo”

    Galera,

    Que está defendendo a logo só tem dito que: as cores não são do Banco, dão da Bandeira. Pra criticar você tem que saber fazer melhor, etc.

    Primeiro, tudo bem que as cores sejam da bandeira, mas não precisa ser necessáriamente grande parte verde com um “cotózinho” amarelo.
    Ninguém percebeu que o fato de 90% desses comentário terem achado as duas logos parecidas pode significar que há algo de errado?
    A identidade visual é do Banco Real e pronto.

    Agora pra galera do FAZ MELHOR, me digam uma coisa. Você nunca criticou durante toda a sua vida?
    Se você for à padaria e comer um croissant velho com um gosto super esquisito, você não pode reclamar só porque não sabe fazer croissant?

    Dá um tempo né… Cada um tem o direito de fazer suas críticas MESMO sem saber fazer melhor… Sou redator, não saberia fazer essa logo melhor, mas achei que eles pecaram incrívelmente na semelhança com a outra logo!

    OBS: A mudança do nome foi perfeita. Também gostei da explicação. E acharia a logo extremamente adequada se o Banco Real não existisse!

  • Valdir is back

    Essa parada das logos da copa de 2014 poderia ser aplicado pra todos os posts. O que vcs acham?

    Mete o pau na marca e mostra uma melhor.

  • Valdir is back

    Merigo voc~e tem alguma pesquisa que aponta o público do Brainstorm9?
    Eu gostaria de saber.

  • Alexandre “Antigo”

    Tudo bem fazer o esquema da Copa de 2014…

    Mas nada de meter o pau na cara né… Pelo amor de Deus… rs rs

    Brincadeira hein Valdir, não resisti.
    Espero que vc não leve a mal.

    Abraço.

  • Alexandre “Antigo”

    Huahuahauhaa… Foi mal…

    Eu li errado… Bem que tinha achado estranho…

    É meter o pau na MARCA!!!!
    Hauhauhauahuaha

    Que comentário idiota o meu… rs rs

  • Vanessa

    É muito igual ao logo do Banco Real. Se as cores fossem um pouco mais fortes talvez não parecesse.

  • Rômulo Queiroz

    O símbolo é feio, parece um filtro de cafeteira e de cabeça pra baixo um chapel de festinha.
    E que fonte mal desenhada.

  • http://www.virb.com/neemau victor

    ok, eu admito . achei que tinha sido o hans ‘pai-de-deus’ donner que tinha feito essa aí .

  • JJ Jr.

    E tome bate boca …

    Essa galera aí do “FAZ MELHOR” deve ser uma cambada de criativos frustrados, vcs são oq? Operadores de Telemarketing, estudantes de primeiro periodo ou quem sabe presidentes viajandões de grandes empresas ???

    Quem tem tempo de escrever 2 comentários gigantescos e deve estar dando F5 até agora achando que tá abafando ñ deve trabalhar em agência mesmo … me poupe!

  • David R

    Na verdade não interessa se gostou ou não…até quando vc’s vão trabalhar com gosto? O importante é saber se funciona.
    A associação com o Banco é sim um problema, pq se vc vê isso, milhões de outras pessoas também vão ver. A marca tá carregando uma informação a mais (da associação ao banco) que é desnecessária.

  • Estudande

    e na moral quem tem que gostar não são vocês…é o cliente

  • bonanza

    Discordo da frase: “Não gostou faz melhor”
    Eu sou clientes, não sou designer, não sou publicitário. Tenho o direito de não gostar, mesmo não sabendo fazer.

  • http://maximogarcia.wordpress.com Máximo García

    Maravilha de defesa, de cara dá pra identificar a inversão de criação-significado.

    As cores e as formas primarias (apesar de mais curvilíneas) de cara também me remeteram ao logo do Real. Só que numa versão hansdônnica.

  • http://www.fotolog.com/cottonet86 cottonboy

    Eu fico me pergunando desse pessoal q reclama de tudo e de todos…

    se vocÊs são tão bons, por que vocês não tem a conta da Vale do Rio Doce e não estão criando a logo?

    expliquem-me, por favor.

    estou meio confuso!

  • Adolfo

    Só acho o seguinte. Pode estar feio com o diabo, ter as cores do 13 de campina grande, o formato de uma calcinha comestível de hortelã com manga, mas quem pode gastar 50KK pra mudar de marca, pode fazer do jeito que quizer e stá cag*@#$ e andando pra quem gostou ou não. Eu continuo comprando ações do mesmo jeito ;)

  • Bruno Torres

    Do mesmo jeito que foi criado um concurso para o logo da copa de 2014, porque o dono desse blog não cria um “concurso” para eleger outro logo da Vale do Rio Doce.

    Assim acaba de vez com essa dúvida do “Faz Melhor”

  • BANN

    “Essa galera aí do “FAZ MELHOR” deve ser uma cambada de criativos frustrados, vcs são oq? Operadores de Telemarketing, estudantes de primeiro periodo ou quem sabe presidentes viajandões de grandes empresas ???”

    Olá caro senhor JJ JR! Nós, da galera do “FAZ MELHOR” somos todos publicitários, e acredito devo falar pela MAIORIA quando digo que SIM, trabalhamos em agência!
    Um adendo: Quem tem tempo de fazer um comentário, invariavelmente tem tempo de fazer dois…ou TRÊS! Já ouviu falar em “horário de almoço?” ou quem sabe “esperando renderizar”? São termos comuns em agência…se você desconhece, pergunte pra alguns criativos que TAMBÉM postam aqui! Eles também tem tempo e podem inclusive usar algum para te ajudar com termos que não se aprende no MOBRAL!

    Agora, pessoa SEM TER O QUE FAZER MESMO são aquelas que além de reclamar (deve ser um hobby pra vocês né? Um tipo de terapia creio eu), ainda entram nos comentários, postam uma mensagem para RECLAMAR dos outros pura e simplesmente…sem NEM AO MENOS escrever NADA quanto ao assunto em pauta!

    Depois NÓS que não trabalhamos em agência?

    Por favor…NOS POUPE!
    (de preferência, de comentários dessa estirpe)

  • Bruno L.

    Hahahahahaha, que vergonha!

    Essa nova marca da Vale é IGUAL a dos calçados Vitelli.

    http://vitelli.com.br/

    Os gringos pegaram uma referência errada…

  • Fred

    alguem sabe o valor que foi pago ai por essa replica da logo dos calçados vitelli, por que é muito parecida.

  • http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=9102639352152331405 Onildo Filho

    Este final de semana me deparei com um outdoor de uma marca de sapato chamada Vitelli. Olha só a semelhança!

    http://www.vitelli.com.br

  • Luciano

    Galera,
    Como os leitores do Brainstorm são na maioria designers, existe algo que não foi observado – além dos contratempos da nova marca (realmente muito parecida com a do Banco Real). A redução do nome “Vale” foi vista como algo “natural” e “normal”, pois a empresa já era tratada assim no Brasil. No entanto, no exterior, existe uma empresa, muito forte por sinal, que é a Valeé. Se o Jorge Ben, teve que mudar pra Benjor em função do George Benson, caramba, e a Vale agora em relação à Valeé. Estou praticamente convecido de que, quando há 50 milhões em jogo, não existe mais coerência no que diz respeito a valores (estéticos, de marketing…).

  • http://ea.com.br E Aê

    Cara ficou muito boa! Vi um pássaro. Parem de criticar galera! Gente chata da porra!

  • marcao

    chega de discussao. o que importa eh a pertinencia da marca. e nesse caso, sinto muito, foram infelizes. nao eh preciso saber fazer melhor pra poder julgar. isso eh perda de tempo. tudo a todo tempo eh julgado e avalido de alguma forma. mas o importante eh colocarmos em pauta que por diversas vezes um trabalho que deveria ser feito localmente, eh mandado pro exterior por causa da nosso eterno complexo de inferioridade tupiniquim (salvo excessoes). que me desculpem os defensores e acionistas da vale que aqui postaram comentarios. ta ruim, fora de contexto do brasil, fora de contexto da propria vale. eh soh mais um exemplo de desperdicio de talento brasileiro, sem falar a oportunidade de firmar o brasil no cenario do design mundial.
    estao um duvida se eh boa ou nao
    acessem

    http://www.vitelli.com.br

    sem mais.

  • Mateus de Melo

    Gostei… Quanto à comparação com o Banco Real… Sim, lembrou um pouco… e aí? A mesma empresa q fez a logo da Disney, fez a da Coca e Da Heineken… Todas são somente letra e são onduladas e tal… Nem por isso deixaram de ser grandes logos e conhecidas em todo mundo.

    Quanto ao lembrar um coração e o n sei o q… Isso é coisa do cliente mesmo… Uma vez eu fiz uma logo para um evento e a organizadora me falou que gostou porque eu simbolizei uma jangada… Detalhe… Eu nem tinha pensado em jangada… Hehehe.

  • fsciarra
  • carlos

    eu ganho 70 mil por mes
    e vc?

  • http://malluco.com Malluco

    Nossa, agora sim ficamos na duvida, quem plagiou? Vitelli ou Vale?

    coincidencia, plágio, sorte acaso ou etc??

    =D

  • Fernando

    Será que a vale também vai exportar sapatos?

  • Rodrigo

    FICOU MUITO LINDO O COADOR DE CAFÉ VERDE AMARELO.. AFFFFFFFFFF…..

  • http://victorfialho.carbonmade.com Victor Fialho

    Merigo estou enviando um link, que tem uma logo muito mais parecida do que a do banco real, http://www.vitelli. com.br, entre nesse site e veja essa logo será que ficou parecida?! Sei que não iriam copiar só faltou um cuidado maior em pesquisar logos já existentes.

    Atenciosamente,

    Victor Fialho

  • Mario

    Quanto Vale um Vitelli?

  • LC22

    Vamos parar de falar mal da logo e vamos para o site deles, http://www.vale.com.br

    Eu achei bem clean e usual, oque vc’s acharam ? muito legal o trabalho da agência, quem fez, alguém sabe ?

    ATT,
    Lc.

  • http://www.brazmauricio.blogspot.com Maurício Braz Matos

    Não vou dizer nada. Acessem o link, comparem e comentem.
    http://www.vitelli.com.br

  • http://osinuteros.blogspot.com/ Rafael Rosa
  • Rodrigo Lima

    Well … the book is on the table e tudo mais …

    E mais uma marca que entra no episódio “Chupadas Clássicas Parte 987361″ !!

    ^_^

  • http://fotolog.com/pinhais Bruno closs

    a do vitelli calçados http://www.vitelli.com.br alí foi de foder hahahahaha !
    bem parecido mesmo !
    mas enfim ! a verdade agente nunca vai saber !

  • http://www.designgrafico.art.br Armando Fontes : : )

    A marca da Vitelli é de 2002, e ela acionará a VALE judicialmente. Leia sobre, aqui.
    http://www.designgrafico.art.br/site/2007/12/05/vitelli-acionara-judicialmente-a-vale/

  • http://www.dote.com.br Nelson Palermo Neto

    Somos a agência de publicidade da Calçados Vitelli, e já estamos levantando as providencias que serão tomandas quanto ao suposto plágio.
    Segue a nota da Vilage Marcas e Patentes enviada aos meios de comunicação nesta tarde de quarta-feira.

    COMUNICADO

    Como já é de conhecimento de todos, desde ontem os principais veículos de comunicação do país informaram sobre a semelhança da identidade visual das logomarcas da empresa de calçados *Vitelli*, situada na cidade de Franca, em São Paulo e da Vale, nova identidade da Vale do Rio Doce.
    A Vilage Marcas e Patentes vem, por meio deste comunicado em nome da *Vitelli*, informar que tomará as devidas providências no âmbito judicial em relação a semelhança das logomarcas.
    Informamos ainda que a *Vitelli* possui o pedido de registro sob número 825.079.721, referente a marca “VITELLI”, na forma mista, acompanhada do logo em questão, requerida junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) em 04 de dezembro de 2002.
    Além disso, a Vitelli reveste-se das garantias legais sobre o logo, asseguradas pelo Direito de Autor (Lei nº 9.610/98), independentemente de registro. Sendo assim, mesmo as duas empresas atuando em ramos diferentes, a identidade visual do logo da *Vitelli *tem seus direitos protegidos anteriormente.
    THIAGO GUIMARÃES
    Assessor de Imprensa
    (17) 8135-7018
    VILAGE MARCAS E PATENTES

  • Raff Nassur

    Bem, o logotipo do Banco Real parece uma pipa com um rasgo na parte direira inferior (detalhe, o céu é amarelo) e o da Vale é aproximadamente um cone ao inverso(parece até aquelas figuras para calcurar a área em matemática…) : ou seja, quem está falando que está idebtico ou muito parecido com o do Banco Real, tá precisando de óculos…A cor verde e amarela, porraaaaaa, moramos no Brasil, né?! Nada melhor do que nossas cores símbolo para representar uma empresa que nasceu aqui, ou já esqueceram que a Vale foi privatizada? putz… Eu gostei, impactante, rápido, objetivo…

  • http://www.coroflot.com/robsonsanchez Robson Sanchez

    O que me impressiona é o valor gasto na criação para ficar identico da Empresa Vitelli.

    Até a fonte é muito proxima.

    http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/foto/0,,12024525-EX,00.jpg

    É nada se cria, tudo oque mesmo? :)

  • http://www.pap.com.br Roberto

    No Blog da PAP tem o comentário do lado legal, a matéria esta em http://www.papear.com.br onde é comentado assuntos sobre marcas, patentes, direito de autor e tudo que diz respeito a propriedade intelectual, ou seja, tudo do intelecto humano capaz de ser registrado.

  • Miguel Vieira Junior / FLORIPA

    Se o sentido original da crítica é a análise e não a reclamação, fico mais à vontade para “analisar” o novo logo. Em publicidade existe o que chamamos de “Zona de Conforto”, quando utilizamos nossas referências mais próximas para a criação. Me parece que foi o que aconteceu. Me surpreende foi a falta de uma pesquisa mais detalhada para evitar as comparações, análises e possíveis problemas legais.

    Quanto aos posts, todos são válidos, os que “analisam” e os que defendem. Aos que se interessam, o importante é não estar indiferente.

    Ah como eu queria essa conta…

    Grande abraço à todos.

    P&P Estacio

  • Thiago Hansted

    Primeiro o lance da mudança da marca achei mt boa, VALE… realmente valeu a pena, só fico imaginando um chinês falando VALE hahaiuahai, pelo menos é melhor que Companhia Vale do Rio Doce, imaginem!

    Sobre o logo, gostei bastante, simplão mas eficiente, porém parece com um coador de café msm, comentário de alguém, as cores minha gente é o Brasil!

    Só faria o V diferente, como o símbolo, sem o arredondado embaixo e talves o ondulado nas perninhas, e o VALE na cor preta… pois bem, opnião pessoal.

    Valew…

  • http://dansign.blogspot.com/ Danilo

    dei um find na pagina e pelo jeito ninguem viu isso ainda..
    alguem ouviu falar da Vitteli Calçados??? pois bem, como um bom leitor do Brain e do JB tbm, nao pude deixar de colocar meu comentário.. o logo tem o mesmo desenho que a a Vitteli calcados (www.vitteli.com.br), porém sem o gradiente (puts!). Será este mais um elemento usado como “referência”, além do banco real??????

  • Marcos

    Thiago.
    Achei no site da vale uma seção que mostra o nome da empresa falado em diveros idiomas, inclusive chinês … rs
    Tambhém achei a nova marca maneiríssima.
    vlw!

  • Marcos
  • http://www.flogao.com.br/subterfugios Wallace

    Mais um caso clássico de “erre conosco”, lembram?????

  • Fred

    Prefiro o antigo mil vezes. Eu adorava o logotipo antigo. Gostava muito
    É uma pena

  • http://guezth.wordpress.com Diego Teixeira

    Ressucitando o topico…

    me parece… o trofeu do premio para propagandas da globo, não lembro o nome…

    tem o slogan “nada substitui o talento”

  • dede

    ha!!!! legal

  • http://www.supernovastudio.com.br Marta – Supernova

    Lí em algum lugar que a mesma agencia européia que criou o logotipo do Banco Real também criou o da Vale. Não sei se é correto.

    Mas, sejamos honestos, preferivel o da Vale que o da da Xerox.

  • Mauricio Nalvaiz

    Realmente o logo lembra o Banco Real, isso ninguém aqui pode negar. Se negar é porque não conhece marcas. Sem contar que com certeza esse logo foi aprovado por gosto pessoal da diretoria da Vale, porque se houvesse uma pesquisa de mercado não teria sido aprovado. Olhem só quantas pessoas aqui acham o Logo ridículo (acho que a maioria). Não é inveja, é a pura realidade.
    Gosto da simplicidade, ter diminuído o nome foi muito bom, porém o Logo poderia ter sido melhor explorado. Não são as cores que estão erradas, porque concordo 100% em usar o verde e amarelo do Brasil, porém do jeito que foi usado com o verde quase que por inteiro e com um detalhe no canto em amarelo remete ao Banco Real, e você olhar a marca de uma grande empresa e pensar em outra é péssimo né?

  • Henryque

    E o pior! Isso é um plagio, mal escondido. Se estão dizendo que parece com a marca do banco real imagina se vocês verem a da vitelli.